Review – Katanagatari, a busca pelas 12 espadas mais poderosas do mundo

Um anime que infelizmente pouca gente viu no ano passado e que merecia mais atenção do que realmente teve.

Katanagatari começou em janeiro do ano passado com uma proposta diferente do que estamos habituados para uma série. Seriam 12 episódios no total, um episódio por mês e assim iria durar um ano inteiro para você saber como a história iria terminar. Uma estratégia um pouco inusitada, que acabou afastando algumas pessoas e algumas até tinham a intenção de esperarem o anime acabar para ver, mas vejo que a maioria o esqueceu depois. Ainda por cima veio Durarara!! que acabou se sobressaindo em relação aos outros animes, trazendo a maioria dos comentários e atenções para ele.

Esse ano eu finalmente terminei de assistir todos os 12 episódios e venho comentar sobre o anime. Será que ele é realmente bom ou apenas um daqueles que você vê e no outro dia esqueceu completamente sobre o assunto? É o que vocês vão descobrir logo abaixo.

A história

Katanagatari é a adaptação feita pela White Fox de uma light novel escrita por Nisio Isin. A história fala sobre as 12 espadas feitas por um dos ferreiros mais famosos do mundo, Shikizaki Kiki. Dizem que a natureza maligna dessas espadas ultrapassa qualquer outra espada famosa ou enfeitiçada e que mesmo um exército de guerreiros poderia ser destruído por apenas uma delas. Antigamente o Shogunato chegou a contratar ninjas e espadachins, mas estes não suportavam a tentação de possuir uma das espadas e acabavam fugindo com elas, um ato claramente de traição.

Togame, uma mulher que se autodenomina uma estrategista responsável por supervisionar o exército do Shogunato, resolve ir a uma ilha onde dizem que o líder de um dos estilos mais poderosos reside. Lá ela encontra Yasuri Shichika, o último praticante do estilo Kyotoryu, o estilo de assassinato mais poderoso e que não usa nenhuma espada.  Ao contrario do que a descrição aparenta, ele é um jovem bem inocente e que nunca se relacionou com o mundo fora da ilha. Ela diz que não pode confiar em alguem que a seguiria por dinheiro ou pela honra, então ela apela dizendo que Shichika deveria segui-la pelo amor! Um ninja possuindo uma das espadas aparece e os ataca, começando assim a luta e a busca pelas 12 espadas de Shikizaki Kiki.

Considerações Técnicas

Como você deve ter percebido, são 12 episódios de 40 minutos retratando a busca por 12 espadas, então dá mais ou menos uma espada por episódio. Então sim, basicamente a história do anime é sobre Togame e Shichika indo atrás das armas. E isso é ruim? Claro que não! Uma base simples faz com que eles desenvolvam mais os personagens e alguns de seus inimigos com detalhes que não são vistos na maioria dos animes. A cada episódio nós conhecemos personagens novos e suas motivações que acabam refletindo em Shichika, fazendo com que ele aprenda um pouco mais com o passar do tempo. Fora que você realmente vai se surpreender com as viradas que o enredo possui, fazendo você ficar grudado na cadeira enquanto vê aquele turbilhão de emoções passarem pela sua cabeça. O anime possui um humor bem divertido, nada forçado e bem natural.

Um dos grandes destaques para a série é a qualidade da sua animação e a uma arte bem puxada para as antigas tradições japonesas. O cenário é muito bem detalhado e podemos pegar como exemplo a humilde casa do personagem principal. O contraste de “qualidade de imagem” é absurdo se comparado com os personagens, que são bem mais simples e cartunescos. Isso não quer dizer que o design dos personagens é ruim, longe disso: a simplicidade é uma das grandes armas do visual desses personagens. A animação nas lutas é bem fluída, dando uma ação divertida e intensa, enquanto fora das lutas você percebe que os personagens possuem movimentos característicos e até graciosos em alguns momentos. Lembrando que o estúdio de Katanagatari é o mesmo que fez Steins Gate, o último anime que eu comentei aqui no Chuva de Nanquim.

A relação entre os dois personagens principais é desenvolvida com muita qualidade. No começo você acha meio estranho, mas vai acabar percebendo e se importando com os dois. Togame é muito carismática, feminina, inteligente e fraca enquanto Shichika é um cara muito forte, ingênuo, sem muito conhecimento do mundo (ele precisa aprender como é o “cheiro de uma mulher”). Com essas atitudes e jeito de ser, os dois acabam se complementando, deixando como minha única reclamação sobre personagens em relação a alguns que apenas entravam na historia para mostrar o quanto um cara era poderoso. Pra mim não precisava disso.

O único ponto fraco vai para um episódio que havia sido anunciado, no qual uma das lutas que mais prometiam deveria acontecer. No final, o estúdio acabou não fazendo, mudando todo o rumo anunciado na preview para apenas uma conversa entre os dois protagonistas falando sobre como foi difícil recuperar a espada. E de acordo com o @PowerOtaku não tinha realmente a luta na Novel mesmo, trollada veio direto da autora. ( vlw cara ^^)

Comentários Gerais

Katanagatari para mim foi o melhor anime de 2010. Falo isso porque ainda não terminei de ver Durarara!! (eu sei, eu sei…) e infelizmente Katanagatari acabou passando batido por muita gente. Com uma história simples e envolvente, lutas que ficam cada vez mais e mais incríveis com o passar do desenvolvimento de Shichika, um humor muito divertido e uma direção de arte maravilhosa, essa é uma série que todos deveriam ser “obrigados” ver uma vez na vida.

Recomendado para todos, e até mesmo aqueles que não gostam de animes devem se interessar por ele. São 40 minutos que passam voando e com um episódio final que eu considero um dos mais emocionantes que eu já assisti… Queria poder falar mais dele mas já estou dando spoiler demais. Vou deixar vocês na curiosidade. Então corre logo pra assistir! Katanagatari merece sua atenção!

por Luk

47 Comentários

Arquivado em Animes, Review, Séries

47 Respostas para “Review – Katanagatari, a busca pelas 12 espadas mais poderosas do mundo

  1. Sem Duvida um Anime Fantástico!! Sobre o episodio da luta que “não aconteceu”, não achei um ponto negativo….achei até legal, inusitado, que tenha se criado expectativa p aquela grande luta e no final ela tenha sido apenas narrada pelos personagens. Mas parece que nos extras no Blu-Ray de Katanagatari colocaram essa luta na integra. Enfim, achei um dos melhores animes do ano passado (junto de Giant Killing e o Remake de Full Metal) e o seu episódio final é eletrizante!!

    Curtir

  2. Diego

    Opa, to vendo agorinha (ia ver o quinto episódio), depois volto e comento mais. Já digo que é sim muito bom. Seus textos são ótimos.

    Ah, outro que merecia mais atenção é Code Geass! animal!

    (se me permitir, sugiro como meio que um complemento ao review de Next Dimension que se faça o review de Epi G). Valeu!

    Curtir

  3. Anime muito legal, foi o que mais gostei de 2010 junto de Panty & Stocking.

    Curtir

  4. Não sei se alcançou o sucesso esperado no Japão mas, que ideia de 1 episódio por mês não é das melhores,

    Vi alguns vídeos e a animação é belíssima e me vejo obrigado a assistir.

    Mais um ótimo texto no ChuNam, parabéns.

    Curtir

  5. Pessoalmente eu adorei o anime, enquanto assisti ano passado.
    Não foi o melhor mais foi um deles, o anime foi muito bom e eu simplismente adorei o fato de ser um episodio por mês.
    Sobre o episodio final adorei ele, pois todos os episodios foi para o final.
    Se alguen souber aonde posso encontrar as novel em inglês, por favor me diz.

    Curtir

  6. Denuncio

    Eu assisti se nao me engano ate o 3 mas parei pq 1 por mes estava dificil de acompanhar, ja estava pra assistir tudo a um tempo apos essa resenha quem sabe eu tome vergonha na cara e veja logo….

    Curtir

  7. Jader

    Por que os japoneses gostam tanto de fazer estórias com final triste? Acho que bão havia necessidade de apelar para o emocional numa série tão boa. Sei lá, é a minha opinião.

    Curtir

  8. ProZ

    Sem dúvidas parece ser bom, acabei de ver o primeiro episódio e achei bem interressante ainda mais a expressão de sentimentos dos personagens em certos momentos são hilárias.

    Curtir

  9. Débora

    Você esqueceu de comentar algo que eu acho que faria muita gente se animar (pelo menos foi o aconteceu comigo assim que comecei a ler sua review), o autor/autora é o mesmo de Bakemonogatari, que pra mim foi um dos animes mais fodas que eu já vi nesse formato de 12/26 episódios…

    Curtir

  10. Só não foi o melhor anime do ano passado por causa de seu irmão mais velho, Bakemonogatari. Esse anime de comédia foi genial, e foi feito também por NisioisiN.

    Curtir

  11. GuilhermeLebowski

    Eu ainda não assisti Katanagatari. Mas não tenho dúvidas que é um ótimo anime. Confio no estúdio, e confio principalmente no autor(a). Eu sei que o Bakemonogatari é um dos melhores animes de todos os tempos, fácil, fácil. Esse ae deve ser no mínimo bom.

    Curtir

  12. Sheol Halerquinade

    Gostei do que você escreveu sobre o anime, já até comecei a baixar os episódios.

    Não da pra comentar sobre o que acho do anime, não vi nem um episódio, quando eu acabar de baixar os 12 episódios, volto aqui no site e comento sobre o que achei do anime.

    Por enquanto só posso dizer um valeu por você ter falado sobre Katanagari.

    Curtir

  13. Katanagatari foi uma experiência fantástica e única, já que acompanhei o anime desde Janeiro até o Dezembro e tinha uma hype imensa já que era um anime de Nishio Ishin, que eu tinha virado fã após assistir Bakemonogatari e esperava ter uma experiência similar.

    Me enganei redondamente, não encontrei nada parecido com o clima sombrio de Bakemonagatari, mas fiquei espatando com a arte e as técnicas empregadas na execução do anime, uma verdadeira obra de arte.

    E sim, eu ainda quero ver a luta do Sabi Hakuhei, foi uma das coisas mais tristes do anime não ter mostrado a luta dele, mas a história que foi mostrada no lugar valeu a pena.

    Curtir

  14. tsukasa_kun

    O melhor anime do ano na minha opinião, apesar de Durarara! e Bakemonogatari serem quase tão bom quanto. Porém Katanagari teve um final muito interessante.
    Acho que poderiam fazer um especial ou um extra com a luta contra o Sabi Hakuhei.
    Katanagatari para mim tem uma das melhores artes em anime, com certeza este anime esta no meu top 10.

    Curtir

  15. “São 40 minutos que passam voando…”
    Nao senti isso quando vi o primeiro episodio, na verdade demoro muito pra passar. O primeiro episodio é 40min de coversa praticamente oq me deixo muito entediado, eu esperava ver mais açao no primeiro episodio axo q foi por isso q foi monotono para mim. Nao me entendam errado, ainda irei assistir, so q mais pra frente.

    Curtir

  16. Hum, tá aí mais um anime da listinha que tinha feito a uns 4 meses atras….
    Agora que foi recomendado, não posso esperar pra pegar os 12 ep. duma vez e fazer um festival de animes aqui em casa.

    Valeu pelo post. o/

    Curtir

  17. Diogo

    Eu só não gostei do corte da luta entre o Shichika(acho que escrevi errado) eo Sado Hakuhei (concerteza escrevi errado).
    Pow era pra ser a luta mais foda do anime.

    Curtir

  18. @Luciano
    Isso é um dos efeitos colaterais de assistir muito shounen porcaria, você acaba perdendo a noção de como uma história deve fluir, sem ofensas.
    @Luk
    Concordo com você, pra mim foi o melhor anime de 2010, tanto pela história quanto pelos ótimos personagens com personalidades – e aparências- únicas. Vale lembrar também que Nisio Isin foi quem escreveu Bakemonogatari e Death Note – Another Note: O caso dos assassinatos em Los Angeles.

    PS: Você esqueceu de falar do episódio que foi todo em flash e ficou maravilhoso.

    Curtir

    • Na verdade axo q foi o fato do anime ter 40min. Sei la, nao gosto muito do desse tipo de formato axo muito demorado. Se fosse 24 episodios fluiria melhor o anime. E nao axo q estou intoxicado por shounens, eu gosto de historias boas e no minimo divertidas, nao importa o genero.

      PS:Shounens q estou assistindo/lendo no momento:Naruto, One Piece(comecei a ler faiz poucas semanas), Fairy Tail, Air Gear, Ao no Exorcist. Eles sao porcaria?

      Curtir

      • Não é por nada não, mas somente One Piece se salva na sua lista, Ao no Exorcist foi uma terrível decepção, principalmente depois de dois episódios fodásticos. Naruto foi bom até a parte da luta do Sasuke e do Naruto. Depois disso virou uma perseguição homossexual terrível e chata. Fairy Tail nunca foi bom, mas pelo menos passa o tempo. Air Gear para mim é uma droga! E One Piece…ODA ME ADOTA!!!
        Não me leve a mau, mas Fullmetal Alchemist e Tegami Bachi são mil vezes melhor que esses mangás que você vê XD

        Curtir

      • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
        Fairy tail é passa tempo mesmo. Fullmetal……É MUITO FODA, axo MUITO melhor esses mangas q eu falei, nem se compara, mais como ja assisti por isso nao botei na lista. Tegami Bachi eu vi o primeiro anime e tava gostando muito, so q eu nao aguentava o personagem principal chorao e acabei dropando Naruto eu axo foda tirando a boiolagem do naruto com o sasuke, se esse emo nao existisse axo q o manga/anime seria muito melhor. Air Gear é MUITO FODA, me surpreendo bastante com esse manga, é o meu manga preferido.

        Curtir

  19. Pss

    Dá de 10 a zero em Durarara!! Adorei Drrr, mas é muita sessão da tarde pro meu gosto. Katanagatari surpreende, ironiza e tem uma execução perfeita. Amei.

    Curtir

  20. Gui

    Katanagatari é ótimo, e pra mim supera Durarara!! com uma certa distância.
    Nisio é mestre! Consegue desenvolver histórias criativas, originais e de fácil “digestão”. Com certeza é um anime que vale a pena conferir. A animação é ótima, a trilha sonora é extremamente bem trabalhada e o char. design é lindo e diferente, visualmente um dos animes mais legais que assisti nos últimos tempos.

    PS- o último ep. é uma chuva de epicness indescritível, isso sim é porrada decente… faz Naruto, One Piece e seus amigos passarem vergonha a ponto de cometer Seppuku.

    Curtir

  21. Lippe

    Eu não gosto de reviews, porque são textos longos, então adorei isso de ter um comentário no fim, é exatamente o que eu quero ler (sendo que eu já assisti).

    Devo dizer que é realmente um anime muito legal, seu destaque é a arte visual muito linda. As lutas são muito boas e com um movimento bem feito na animação.

    Agora, a parte de não ver os 40 minutos passar é mentira xD, tem cenas que rola muita conversa, o anime tem muito papo mesmo, então não é algo que parece passar voando.

    As lutas finais foram ótimas. E aquela luta que não apareceu foi muita sacanagem xD.

    Quem for assistir, que assista em blu-ray, vale muito apena.

    Curtir

  22. HardPuncher

    Bah, me identifiquei com o post, por que curti o anime e não vi Durarara! ainda também XD(nem sei se vou ver)
    Eu me lembro que comecei a ver porque na Punch dizia que tinha um final foda, e como eram só 12 episódios, vi desde o começo, mas eu estranhei bastante no início os 40 minutos de episódio(talvez por preguiça mental), mas depois foi tranquilo.
    Mas é um baita anime totalmente recomendado e o post o descreve muito bem.

    Curtir

  23. RoxDan

    Vishe, o cara soltou um spoiler agressivo ali.
    E sim, katanagatari é MUITO bom, não esperava menos da mesma pessoa que fez Bakemonogatari.
    Não acho que ele perde pra Durarara, é bom, mas katanagatari é melhor.
    Melhor anime de 2010 pra mim é com certeza FMA: Brotherhood :3

    Curtir

  24. Gostei do post *_* , me interessei bastante pelo anime , eu estava achando que por ter só 12 episódios a adaptação ia ser um lixo mas parece esse não é o caso ^_^

    Curtir

  25. So pelo fato de ser do mesmo autor de Death Note – Another Note, sou obrigado a assistir. Este livro eh sensacional.

    Curtir

  26. Gojiro

    JESUS CRISTO ! EU NÃO ESTOU SOZINHO NO MUNDO !

    Eu acompanho todas as Light Novels de Nishio Ishin, sou um grande de seus trabalhos, então após o Bakemonogatari eu fiquei achando que não teria outra obra dele passada por Anime, já que não fez um grande sucesso pois a temporada tava meio caida, mas Deus é bom.
    E certificou de deixar minha vida mais feliz ainda ❤

    Katanagatari sem sombra de Duvidas, pra mim foi o melhor Anime da Temporada 2010. Foi unico, igual a ele nunca mais !
    É perfeito, meu 3° anime preferido ❤

    O motivo de não ter passado a luta do Sabi Hakuhei foi por causa da duração do Anime, e tambem uma piadinha dos produtores, so fizeram um puta dum Trailerzinho no final :u
    No Light novel é uma luta do caralho –'

    O final foi meio 'inesperado' mesmo eu sabendo o que ia acontecer, eu achava que seria diferente do lightnovel 😦
    E fazer um epi todo em Flash… não é pra qualuqer um Amiguinho.

    Nunca na historia deste Pais houve um Anime tão bom quanto Katanagatari.

    Curtir

  27. Doug

    Nãooooooooooooooooooo!!! O episódio que não mostraram teve até um preview promissor!!! Daí no ep. seguinte, vem aquela tiração na nossa cara /= . Mas assista e leve na esportiva, esse é o clima de Katanagatari, divertido e filosófico ao mesmo tempo, com muita, muitaaaaaaaa mesmo fala das personagens. Katanagatari só teve uma coisa ruim, saiu no mesmo ano de Durarara!!! e Angel Beats. Perdeu o brilho pros 2, mas seria épico se tivesse saido um ano antes. AH, e alguém comentou de Bakemonogatari, e ao contrário da maioria especializada (ham ham) eu também gostei!!! =) (isso serve pra um certo blogger que coloca Elfen Lied num patamar divino)! Abraço a todos!

    Curtir

  28. Manji

    Que vontade de mandar o carinha que deu spoiler tomar naquele lugar, viu. Se manca, mano.
    Acompanheie sse anime durante todo o ano de 2010, mas acabei não assistindo os dois últimos episódios. Após esse post pensei: “É, agora tenho que terminar de assistir”, aí vem esse carinah aí com spoiler. Os comentários deveriam ser gerenciados pra evitar esse tipo de coisa, sinceramente.

    Enfim, ótimo review, com certeza Katanagatari é um dos melhores animes ever.

    Curtir

    • Manji

      Desculpem pelos erros de digitação, agora que vi.

      Enfim, estou replicando meu próprio comentário pois vi que eles são moderados. Então como permitiram o spoiler? Vacilo. ;|

      Curtir

      • Dih

        Nós sempre tentamos cortar os spoilers dos posts, mas alguns entram direto sem moderação. Não entendemos isso ainda nessa loucura de wordpress. Tirando que na maioria das vezes eu não tenho tempo de ler todos os comentários na hora, apenas aprovo alguns pelo celular e prontinho. Alguns acabam passando. Peço desculpa pelo inconveniente. ^^’

        Curtir

  29. Estou assistindo o anime e concordo que é brilhante, desde a historia até os personagens. O traço simples é perfeito, de longe o melhor que eu vi, cada cena é como uma obra de arte.
    Alem disso temos as características dos personagens muito bem boladas, como o ninja que falava de trás pra frente e me fez quebrar a cabeça para ler a legenda ahsuhaushauhsh” alem da “doce” irmã do protagonista que é um personagem a se comentar aparte.
    Resumindo, acho que esse anime merece nota 9.99999999999999…. quase 10, só que a “trollada” da autora na ausência da “grande luta” foi meio demais, porem o resto do anime ainda consegue cobrir essa pequena “falha”

    Curtir

  30. cycy-chan

    eu tinha ganhado um poster desse anime,até pensei em dar uma olhada só que os traços não me atrairam.mas depois de tudo que vc falou com certeza vou atras! arigato *—*

    Curtir

  31. wallace

    Essa novel e foda, e so podia ter sido mesmo de isin, o melhor autor de novels \o/

    Curtir

  32. Homem de Negócios

    Por causa de Katanagatari que eu comecei a ler Medaka Box e assistir Bakemonogatari. Francamente, para mim a melhor obra dele das que eu conheci(essas 3) é Katanagatari. Apesar de não ter gostado do final, é uma obra para ser lida/assistida.

    Curtir

  33. Eu realmente achei muito bom katanagatari que pena que acabou merecia uma 2-temp mais só tem 12 epi no anime que foi muito bom!!!

    Curtir

  34. Junjou

    Os episódios passam tão rápido, que eu só percebi que duravam 40min no capítulo 6 .-.
    A luta que não aconteceu realmente foi muito troll, eu nunca vejo o preview, aí quando eu vejo dá nisso… -_-
    Enfim, foi a primeira vez que eu terminei um anime tão rápido, apenas um dia! Katanagatari realmente me prendeu ❤

    Curtir

  35. Junior

    Muito bom!

    Não sou um profundo conhecedor de animes/mangás mas tentarei ao máximo (e sem spoilers) conquistar o pessoal que anotou Katanagatari na lista de “próximos animes” mas ainda falta aquele “empurrãozinho” para começar a ver.

    O primeiro ponto forte que considero é o formato: Mais de 40 min!
    Isso tornou o desenvolvimento da história muito mais bem feito, sem a pressa dos 17 min tradicionais (tirando aberturas, recapitulações, prévias); a história assume um ritmo bacana, as falas são mais detalhadas, sem aqueles “ganchos” forçados em períodos curtos. Eu gostei muito.

    Outro ponto é a aparente simplicidade do enredo, permitindo trabalhar mais a fundo a motivação e personalidade de cada personagem, bem como suas relações e desenvolvimento.

    Enfim, assistam. Com ótimas lutas, bons traços e um formato diferente – que possibilitou um desenvolvimento muito agradável da história – , Katanagatari realmente vale a pena! Assistam!

    P.S.:Estou comentando em 2013, então quem não gosta de esperar não tem desculpa, o anime ta prontinho para ver.

    Curtir

  36. Marcelo

    Surpreendente! Muito bom!
    O anime meio que te engana no final, pra mim é um ponto fortíssimo.
    Quem está na dúvida veja!
    Alguns desses episódios de 40 min não passam tão rápido, mas… é com certeza um anime que vai ficar na memória!
    Se voce procura um anime com diferencial pode assistir!

    Curtir

  37. tatiane

    “””Um anime que infelizmente pouca gente viu no ano passado e que merecia mais atenção do que realmente teve.””

    essa foi a melhor !!!

    realmente eu achei esse anime muito bom !! do início até o fim !
    mais ainda acho que o final devia ter sido mais épico mais intrigante e menos triste …………
    bom foi perfeito !!

    Curtir

Deixe um comentário