ChuNan! Top #3 – 5 coisas que eu mais sinto saudade da minha infância

Na verdade eu ainda sou uma criança, só que infelizmente tenho mais responsabilidades…

Hoje é dia das crianças. Bom, pra quem não ganha presente é um dia que relembramos como nossa infância foi boa e a nostalgia começa a dominar todos os lados da internet e aqui no Chuva de Nanquim não vai ser diferente! Começando o terceiro ChuNan! Top com uma postagem sobre o lado otaku da infância desse pequeno redator. No twitter você pode ver mais desse lado nostálgico com os meus posts na madrugada de terça para quarta. Será que hoje eu sou uma pessoa mais feliz por ter vivido em uma época com pouca censura ou me tornei um psicopata por ter visto o Seiya arrancar a orelha do Cassius?

5 – Band Kids

Uma das principais causas desse pequeno otaku gostar de animes. Não tive chance de ver a Manchete porque não pegava na minha casa e sempre fico de fora quando o pessoal lembra com saudades do canal. Até que onze anos atrás começava um programa na tarde da Band com uma japonesa linda em uma roupa colante, um robô bizarro e um olho gigante. O Band Kids foi uma das principais atrações da emissora, possuía os animes Dragon Ball Z, Tenchi Muyo, El Hazard e Bucky, que faziam o programa durar mais de uma hora e meia só com animes e a maioria sem cortes!

O grande problema veio pouco tempo depois: a Band se animou para comprar diferentes animes, só que a maldita censura chegou para ficar e depois o programa, que reprisava Dragon Ball Z milhares de vezes, perdeu a saga Majin Buu para a Globo e com isso a audiência caiu com muita força, forçando o seu fim em 2001. O programa tentou voltar várias e várias vezes, inclusive com o aclamado Cavaleiros do Zodíaco, mas nunca com aquela força de antigamente. Hoje a Band se limita a Power Rangers e reprises estranhas de Cavaleiros. Um triste fim para um programa que me fez tão feliz.

Nota do editor: Ao menos para nós garotos, a lembrança da nossa querida Kira ainda continua firme e forte em nossas mentes. Mas é claro que nós também merecemos o nosso presente que pode ser adquirido clicando AQUI. Relembrar é preciso!

4 – Tazos e a Elma Chips

Antigamente não se podia falar a palavra tazo na minha rua que todo mundo ia correndo ver. Eu como um bom viciado, adorava ir pra padaria comprar o meu Cheetos bolinha por um real, tirar o tazo e dar o biscoito para o meu pai comer. Basicamente foi assim que eu conseguia aumentar minha coleção na época dos Tazos do Looney Tunes. Mas só fui descobrir outro meio de conseguir outros tazos jogando bafo quando chegaram os tazos do Pokémon!

Hora do recreio era aquela correria pegando os tazos da lancheira e descendo pro pátio pra tentar pegar aquele Snorlax do gordinho da 6 série. Tenho muita saudade daqueles 20 minutos de recreio que passavam rapidinho. As figuras dos pokemons já estavam todas descascadas de tanto roçar no chão e quando acabava eu sempre ia correndo na cantina comprar meu chocolate surpresa com cromos de dinossauros (sempre queria pegar a do Tiranossauro Rex). É triste saber que fazem mais de 6 anos que não como um salgadinho da Elma Chips e que faz tempo que não sai um tazo como antigamente. Porque desistiram de investir em coisas assim sendo que hoje temos tantas coisas “colecionáveis” como Bakugan? Vai saber.

Nota do editor: E não podemos esquecer daqueles cardzinhos da Elma Chips de Pokémon que venciamos comparando o poder dos Pokémons! E um tempo depois saíram outros modelos de cards também do Pokémon com os da segunda geração. Tenho as duas coleções completas até hoje. Me invejem.

3 – Tokusatsu

Poderíamos falar aqui só dos Power Rangers e toda a febre que eles causaram na época de seu lançamento. Lembram daqueles bonequinhos que viravam a cabeça pra trás e aparecia eles com o capacete? Era demais cara! Mas antes dos Power Rangers tivemos alguns personagens que realmente ajudaram no sucesso deles. Foram os tokusatsus que eram exibidos na TV brasileira (Manchete, Bandeirantes, Gazeta), alguns na década de 80 e outros na década de 90. Quem não se lembra de Jaspion (o japa-nego com cabelo afro), Jiraya (Eu tinha o disco com as músicas cara!!!), Changeman e o nosso eterno Kamen Rider Black?

Até hoje tokusatsus antigos são lembrados com nostalgia e eu poderia ficar aqui dizendo diversos nomes que fizeram sucesso como Machineman (eu adorava aquela bolinha de baseball falante), Maskman e até mesmo o Ultraman (que não é tokusatsu literalmente, mas tá valendo). Uma pena que hoje em dia, provavelmente esses tipos de heróis não façam mais o sucesso que fizeram em outras décadas (basta ver o fracasso de Ryukendo e a queda de popularidade dos Power Rangers). Resta nos contentarmos com os DVD’s deles (alguns muito mal feitos, diga-se de passagem) e com a lembrança desses carinhas engraçados que nos faziam torcer por eles a cada episódio novo.

2 – Mangás baratos

Antigamente eu conseguia comprar mangás economizando apenas o dinheiro do lanche e do busão, acredite se quiser! Após uns dois dias andando a pé e roubando lanche dos amigos dava pra ir na banca e comprar o meu exemplar de Dragon Ball e ainda sobrava troco para balas de melão. Claro que você tinha o tão odiado formato meio tankohon, mas naquela época eu não me importava muito, e por apenas 3,90 eu me divertia bastante com Dragon Ball, Love Hina, Sakura e Cavaleiros.

Hoje em dia mangás custam em sua maioria 10,90 com o dobro de páginas de antigamente… Entendo que tem inflação, ajuste de preços e tudo mais e ainda dá pra comprar economizando dinheiro de passagem e lanche.. Mas nunca mais vai dar pra comprar aquela quantidade de coisas em apenas uma semana! (Até o Kinder Ovo ta caro, caramba na minha época custava um real!)

1 – Manchete

Ora bolas, como eu posso dizer que o primeiro colocado é a Manchete se lá no quinto eu disse que não pegava o canal na minha TV? Eu devo tudo a minha tia Eliane que fazia praticamente um “trabalho de fansub” pra mim. Meu pai comprou várias fitas VHS quando passamos em São Paulo e deixamos na casa dela. No fim do mês essas fitas chegavam pelo correio com episódios de Cavaleiros do Zodiaco! Sim queridos leitores, basicamente foi assim que eu vi o anime na manchete e sem as malditas reprises, já que ela nem gravava os episódios repetidos.

A rede Manchete foi a maior responsável pela vinda de programas do Japão, os já falados Tokusatsus e animes que se tornaram rapidamente clássicos aqui no Brasil. Os que eu lembro são: Yu Yu Hakusho, Shurato, Cavaleiro dos Zodiaco, Super Campeões e Sailor Moon. Você consegue imaginar um canal de rede aberta que trouxesse essa quantidade de clássicos, sem corte nenhum e comerciais rápidos? Pois é, isso é impossível hoje em dia por causa da maldita censura burra que impera no Brasil. Basta ver o que acontece com Naruto no SBT, que parece ter virado um outro anime totalmente diferente. As crianças de hoje em dia estão sendo tão protegidas de tantas coisas que eu fico preocupado com o futuro dessa geração… Pelo menos temos a internet e podemos ver o que quisermos… por enquanto.

E é isso, gostaria de desejar um feliz dia das crianças e apenas como um último recado deixar essa imagem linda para o pessoal que viveu nos anos 90, apenas cliquem aqui.

por Luk e Dih (Parte do Tokusatsu e notinhas)

106 Comentários

Arquivado em Chunan! Top

106 Respostas para “ChuNan! Top #3 – 5 coisas que eu mais sinto saudade da minha infância

  1. Saudações

    Mangás em 2001, saudades imensas…
    Me arrependo de não ter comprado SCC na época, sério…
    Mas Love Hina, Rayearth (que não cistate no post) e Dragon Ball estão bem guardadinhos.

    Quanto à Rede Manchete, eu me recordo muito bem de tal época. Ótima época eu diria. Não era tudo perfeito, mas havia variedade, entre tokusatsus e animes, para os mais variados gostos (fã de Jiraya e de Shurato here!).

    Quanto ao Band kids, nada precisa ser acrescentado. Agradeço imensamente por El Hazard e por Tenchi Muyo!…

    Ótimo post, com ótimas lembranças.

    Até mais!

    Curtir

  2. A Rede Manchente tem seus méritos, graças a ela conheci vários animes em rede nacional, mas pra quem tinha directv há alguns anos, deve se lembrar da extinta locomotion!Devo muito a aquele canal

    Curtir

    • Locomotion! Como eu assistia esse canal quando era moleque! Se a Manchete que me fez gostar de anime foi a Locomotion que me mostrou os meus favoritos. Evangelion, Cowboy Bebop, Saber Marionette e mais tantos outros animes com doses esporádicas de Duckman, South Park e The Critic. Que saudade…

      Curtir

  3. Paco

    Manchete é o triunfo que todo jovem pode usar contra os ditos otakus de hoje em dia.

    – Vejo Naruto, sei o nome de todos os personagens de One Piece, tenho 850 pôsters de Bleach, meu pai me trouxe um Death Note do Japão e blá blá blá

    – Tu tem quantos anos, guri?

    – 14

    – Tu viu (e viveu) a Manchete?

    – Não

    – Então tu não sabe de porra nenhuma.

    FUCK YEAH!

    Curtir

  4. Matt

    OMG, eu ainda tenho os tazos ♥
    Nunca consegui completar a coleção masOK.
    Os cardzinhos eu tbm tenho *-*… mas bem poucos~
    Teve cards do Digimon tbm *-* Eles eu completei e tenho até hoje XD

    Curtir

  5. RenaHMP

    Yo,
    Muito bom relembrar tudo isso.
    Feliz dia das crianças =]

    Curtir

  6. Embora o meu gosto por animes tenha começado de fato aos 8 anos, com Pokémon, o meu contato com os animes veio um pouco antes, com o Sábado Animado. Quem não se lembra de Dragon Ball, Fly, Guerreiras Mágicas e Street Fighter II? Pura nostalgia.

    Curtir

  7. RenaHMP

    @Paco
    “- Tu viu (e viveu) a Manchete?

    – Não

    – Então tu não sabe de porra nenhuma.

    FUCK YEAH!”

    Adoro esse argumento XD

    Curtir

  8. Suna

    ChuNan me fazendo querer chorar de saudade daquela época…
    Tirando os tokusatsus, que eu não ligava muito, concordo com todos os outros pontos. A tv aberta já prestou!

    A censura só existe porque pais e mães estão relapsos com a educação dos filhos, em mostrar o que é certo e errado ao invés de confiar essa tarefa ao governo e à mídia somente. Triste.

    Eu era feliz, sabia disso e lamento que o tempo tenha passado tão depressa… Y_Y

    Curtir

  9. Posso dizer que desses aí eu peguei os itens 2 e 4 =D

    Me lembro até hoje e ninguém acredita quando eu digo: Quando tinhas essas coisas colecionáveis nos salgadinhos da Elma Chips, se eu abrisse o salgadinho de cabeça pra baixo, VINHAM DOIS ò_ó Aconteceu várias vezes isso, especialmente naqueles cards de Digimon (QUE EU COMPLETEI, HA)

    Aqueles cards de Pokémon pra comparar pelo poder eram incríveis! Eu acho que eu era uma das poucas garotas que colecionava, e adorava tanto que tinha medo de jogar contra os meninos, que com certeza iam ganhar de mim xD

    Sakura #01 foi o primeiro mangá que eu comprei na vida e me orgulho tanto disso *–* Se eu soubesse, teria cuidado dele com mais carinho… =( Tá tão amarelo… Ainda bem que vão relançar e comprarei o Tankohon com ORGULHO \o/

    E pra quem perguntar “Ué, mas se você só pegou os itens 2 e 4, você não assistiu anime quando era mais nova?” Assisti sim, COM CERTEZA ♥ A diferença é que eu peguei TV a cabo bem pequenininha, então eu era bem viciada em televisão (Difícil imaginar uma criança viciada em internet discada, né?) Estudei durante muito tempo na infância à tarde, mas nas férias era uma beleza: Das 16h~17h sempre passava shoujo no Cartoon, então era Sakura, Sailor Moon, Corrector Yui, Super Doll Licca Chan… Daí eu mudava pro Fox Kids (Eita!), pra ver o Invasão Anime: Digimon, Metabots… Tinha um que acho que se chamava Dinossauro Rei (Me corrijam se eu estiver errada). Depois veio o Toonami também; Pokémon, Cyborg 009, Super Campeões, Yu Yu Hakusho, Cavaleiros do Zodíaco.

    Ai ai xD~~ Depois dos 10 anos me mudei, aí juntou a casa com o escritório do meu pai, fizemos uma rede e comecei a usar banda larga (Velox) \o/ Continuei vendo anime na TV, mas agora o vício maior era PC e começou a era dos animes legendados :D~~ E assim é até hoje xD

    Embora eu tenha nascido em 93 e não tenha visto muitas coisas que consideramos hoje clássicos, anime e cultura japonesa desde sempre fizeram parte da minha vida. Posso dizer sem medo de errar que isso contribuiu (contribuí, no presente) muito para meu amadurecimento pessoal e cultural e com certeza eu seria uma pessoa muito diferente e sem opinião se não tivesse uma infância tão maravilhosa e enriquecedora assim xD

    Excelente post! Talvez não tenha sido TÃO nostálgico para mim como foi/será para os outros leitores, um pouco mais velhos que eu, mas ainda assim foi ótimo!

    Doumo arigattou, ChuNan ♥ \o/

    Curtir

    • Eu também sou de 93 e fui MUITO marcado pelo Toonami no Cartoon, era MÁGICO… Sakura, DBZ, Kenshin, CdZ, YYH, Pokémon e muitos outros, tudo começando +/- 16h e só terminando lá pras 19h, era perfeito esse bloco :/ Alguém lembra do Histórias de Fantasmas, que passava mais de noite? lol

      Curtir

  10. Coitada de mim, tinha 7 anos quando o Band Kids acabou…
    Mas daqueles tazos eu lembro! Tenho aqui até hoje!! (…mas seria dose procurar no meio das minhas tralhas…)
    Mas os meus estão inteirinhos… Me invejem. xP

    Curtir

  11. Rocks

    Kira ❤ eu lembro,já fiz muitas homenagens pra ela,se é que vcs me entendem

    Curtir

  12. thoty

    Excelente matéria !!!!
    Sou dessa época !!!
    matei mt aula para assistir CDZ e Yu Yu Hakusho
    hehehe…
    Tokusatsu :JIraya, Jaspion, Flashman,Gogo Five,Lion Man,Changeman, Cybercop,Jiban , entre tantos…..

    Minha infância !!!!!

    Curtir

  13. hahaha, nostalgia é algo engraçado. 1 real pelo Kinder ovo parece barato, mas na época era bem caro! Lembro que o Big Mac custava 6 e pouco e a galera reclamava pra cacete do preço kkkkk…é como ver as propagandas do Mc Donald’s dos primeiros anos o cheeseburger custando 15 cents.

    Os mangás JBC no começo mesmo eram 2,90! Com 3 moedinhas você saia com um mangá na mão. Por mais que critiquem o formato meio tanko, ele foi genial na penetração do mangá no Brasil. Agora que o publico amadureceu e gostou da coisa, formato melhor e margem maior para a editora.

    Eu colocaria o SBT até na frente da Manchete. Ok, lá que eu conheci Cavaleiros e algum outro anime, mas no SBT eu via Chaves, Chapolin, Dragon Ball, Street Fighter 2V, Punky, Pica Pau, Vovó Mafalda etc…era de longe a emissora que mais assistia! A Própria Cultura, que tinha Doug, Anos Incríveis, Tin Tin, Castelo Ra Tim Bum, Ra Tim Bum, Glub Glub….

    Curtir

  14. Helio Neto

    Ó, chorei….como eu iria esquecer da tão aclamada TV manchete!!!
    Agora os tazos sim foi o meu maior vicio, eu era tão louco por eles que já roubei dinheiro da bolsa da minha mãe pra compra um monte, e quando ela me via já jogava o chinelo e dava uma bronca em mim!!!
    sou Otaku pq amo a cultura japonesa tudo que vem com ela e sim eu tbm já fiz muitas homenagens pra Kira kkkk

    Curtir

  15. Em concordância total. Sem mais.

    Ass: Panino Manino

    Curtir

  16. GFreitas

    Não lembro de nada da Manchete, mas do Band Kids lembro sim *3*, lembro que podia estar fazendo qualquer coisa, as vezes estava na rua (ficava muito na rua quando era criança XD”), mas quando fosse para começar o Band Kids, logo eu chegava em casa o/. Outro que também peguei foi Pokémon, nossa, tinha esses tazos (infelizmente não guardei nada) igual os de Digimon, lembro que mandava a minha irmã comprar salgadinho para mim do curso dela só por causa dos cards rsrsr, e quando então o salgadinho vinha com 2 cards? Eu ficava rindo sozinho kkkkk…era tão bom esse tempo que poucas coisas já nos satisfaziam, outra coisa que foi fundamental para eu gostar de mangás e animes até hoje foram as revistas Ultra Jovem, Anime Do, Henshin e uma que se chamava Anime Kids, alguma coisa assim, nossa tenho várias até hoje \o/, lembro que sempre destacava o poster e colocava na parede do meu quarto kkkkk.

    Tão bom relembrar a infância.

    Curtir

    • GFreitas

      Outra coisa que comprava muito também era os chicletes para colecionar as figurinhas, lembro que comprava 1 real de clichetes, abria todos para pegar as figurinhas e depois guardava de novo os chicletes kkkk, isso quando não jogava fora, fiz isso no álbum de Pokémon, Dragon Ball Z e Cavaleiros do Zodíaco, e cheguei a ter os álbuns de banca de jornal de DBZ saga do Cell, saga do Boo, Cavaleiros do Zodíaco saga de Asgard e Yu Yu Haksuho.

      Curtir

      • nick

        verdade, tinha figurinhas de todo tipo nos chicletes, ainda lembro das da turma da monica e dos digimons, boms tempos x3
        não sei se conta, mas era legal tambem ir nas locadoras alugar fitas para super nintendo, nintendo 64 ,etc :3

        Curtir

  17. Lucas Norte

    Minha época foi transição entre 90-2000, jah que nasci em 94, vivi metade da década de 90 e metade dos anos 2000, ateh que foi bom, tinha animes bons, tipo Beyblade, Yu-Gi-OH! original, Digimon. Eu vi o nascimento do manga no Brasi, para mim perfeito.

    Curtir

  18. Carlitoz

    Luk e Dih é a primeira vez que posto a e adoro o chuva de nanquim ja mostrei pra varios amigos meus,mas vou reclamr de algo como bom chato que sou,po vcs podiam ter feito uma,sei la,menção honrrosa ao TOONAMI e a FOX KIDS.Manchete eu não peguei muito mas,band kids é inesquecivel,porem o que marcou minha infancia e a de muita gente que eu conheço,e ainda começou a fazer eu gostar de anime foi sem duvidas TOONAMI junto com a FOX KIDS,chegava da explicadora via todos os animes e depois saia na rua pra brincar de qualquer coisa.Pq essa época não volta??!!!

    Curtir

  19. Mickie-chan

    Puxa vida, alguém tinha de lembrar da Manchete nesse dia, que saudades… eu era feliz e não sabia!
    Sei que vai vir aqui uns otakus aborrescentes que vão dizer que isso é paixão de véio e que hoje é melhor e blá-blá-blá, mas foda-se! Chupa otaku que não viu a Manchete!

    Curtir

  20. Nossa, sou um pouco mais velha que vocês mesmo… vamos lá:

    5 – Programa Enigma, da TV Cultura. Eu não entendia nada das perguntas, mas eu adorava as provas!!!

    4 – Novela Vamp

    3 – Animação Dartagnan e os Três Mosqueteiros, o anime com o cachorro Beagle. E sim, passava na TV Manchete.

    2 – Chocolate Surpresa, um que vinham uns cards super maneiros de bichos e afins. A gente aprendia naquela época!

    1- Os Caça-Fantasmas. Eu gostava tanto deste desenho, que fazia fiachas de episódios, roupas que eles usavam no episódio, etc. Como me arrependo de ter jogado fora!!!

    Sandra Monte
    http://www.papodebudega.com

    Curtir

  21. PuriHae

    A culpa de eu gosta de anime foi da manchete, ainda lembro que voltava da escola no fim da tarde e ia correndo pra TV, e sim um dia manga custava 2,90 que era o preço da Sakura hoje em dia parece mentira. Eu também gostava do Band Kids, foi lá que comecei a gostar de Dragon Ball!

    Curtir

  22. Marcus

    Que. Post. Bom.

    Sério, devo muito à Manchete. Minha única preocupação do dia era o horário que começava e terminava o programa. Ainda lembro de quando dava a propaganda entre Yuyu e Shurato eu ia pegar algo pra comer e chegava no sofá na hora do “S-H-U-R-A-T-O, Shurato!”

    Peguei cada um desses itens aí em cima. Luk é dos meus, via na TV aberta, com chuvisco e ainda achava que era a melhor coisa do mundo.

    Curtir

  23. Pra falar a verdade, meus maiores vícios eram os animes que passavam no SBT, o Mortal Kombat que passava na Record e parecia anime, se não era mesmo, e era a única coisa que eu vía na Record, e Bambuluá, que foi quando começou a passar Dragon Ball Z na Globo, era a única coisa que eu vía na Globo também.

    Mano, Band Kids FTW, sempre ligava na Band às 18:00 pra assistir o Tenchi Muyo! Que era o que começava primeiro, depois era o Dragon Ball e depois vinham os outros, que eu não lembro! Mas Bucky eu já assisti, mas me parece que foi em outro canal!

    Tazoo que era demais cara! A ultima era dos cards/tazoo que houve foi quando eu tava na sexta série com os cards do Yugi-Oh e aqueles cards do Brasileirão. Eu tinha um Deck dahora, mesclado cards do Joe, do Kaiba e do Bakura. Ninguém me ganhava no Yugi-Oh, mas no bafo eu era uma negação total! XD

    Curtir

  24. Hmm… saudade mesmo, não tenho de nada. Tenho é coisas que guardo com muito carinho na minha memória. Como eu digo, sou uma pessoa que que gosta de nostalgia mas não de saudosismo XD. Mas farei minha ista mesmo assim:

    5 – A esfirra do Habib’s quando eles ainda faziam direito XD
    4 – ♫ Jimboooo! ♫ kkkkkk
    3 – Aqueles brinquedos de plástico vagabundo que eram vendidos na feira cheios de um suco muito suspeito dentro XD
    3 – Animaniacs, porque aquilo era GENIAL.
    1 – Os tokusatsu da Manchete, especialmente Jiraiya, Jaspion, Flashman, Kamen Rider Black e Winspector, que eram meus favoritos =D

    Poxa, foi mais difícil do que eu achava XD! Eu era feliz e sabia sim, rs

    Curtir

  25. KAUIS

    Hahaha.. realmente isso lembra a infancia, e acho que sou mais novo que vcs, tenho 18 anos…. Lembro do primeiro manga que comprei um CDZ edição 39, tenho até hj, fora os tazos de pokemon, tinha o lig-mon de digimon e também, que não faz parte do contexto, o da famílias Adams (não sei se estar certo) que vinha dedo, orelha era daora….Parei se não o comentário vai ficar muito grande

    Curtir

  26. Alice

    Verdade … continuo uma crinaça só que de fto com responsabilidades bem maiores agora, aff XP.
    Sinto falta da Band Kind, sei lá acho que o que vc disse resume basicamente, começou até muito interessante mas depois……..descarrilhou de vez.
    ( a achei que era que era só eu que tinha esse problema com o épico canal Manchete, pq todos a quem conhecia viam esse canal menos eu, por bem problemas técnicos, aff)
    Fui uma dessas crianças tb que adoravam os tazo na hora do recreio e sim aquele tempo passava rápido demais, como tudo quando estamos nos divertindo, era sabe uma brincadeira pura e simples, talvez via assim pq era uma criança sem malícia ou talvez pq era mesmo assim XD.
    Acho que Power Rangers deve ter marcado muito gente da minha geração, sério eu gostava muito desse gênero nas primeiras temporadas, acha tipo um máximo, lol. Claro e tinha o Jaspion e sua eterna contra o Satan Gross( era assim o nome do cara?Me perdoe se não for, tipo faz um tempo e minha cabeça não é tão boa XD).
    De fato a inflação chegou com tudo nos bolsos dos otakus, e realmente os mangás podiam pecar em muitas coisas, mas pelo menos eram baritinhos e economizando um pouquinho dava para comprar dois ou até três títulos por vez, mas agora, com a crescende demanda de títulos vindo para o BR, não me entenda mal, adoro isso, mas o bolso sofre né, ui………..
    Realmente a Manchete foi épica para a geração dos anos 90 sério não tinha como não associar animes e não citar esse canal, tá certo que poderia pecar em muitas coisas, mas foi uma das primeiras( senão a primeira) a trazer animes para cá( e animes bons mesmo), introduzindo muitos ao gênero.
    Esse post foi ótimo para nós crianças dos anos 90 que temos tudo isso para relembrar e para nós eternas crianças a cultivar isso para sempre.

    Curtir

  27. Guilherme Martins

    pooo
    niguém lembra de gundam wing no cartoon ???
    esse sim era épico!!
    xD

    Curtir

  28. Lembro de começar vendo animes na Manchete e Sábado Animado do SBT, depois migrei para o Band Kids como você, era o maior barato ver aquele tempo de anime com aquela japonesa apresentando e aprontando com o olho gigante e robôzinho. Tempos que não voltam mais, mas sempre irei lembrar com carinho.

    Curtir

  29. Gustavo

    Me emocionei em. Yuyu hakusho tbm marcou bastante x)

    Curtir

  30. ViniciusDiz

    hoje em dia o salgadinho ta mais caro que o mangá kkkkkk

    Curtir

  31. Tem um episódio do Banana Atômica que falamos dessas nostalgias: BAC # 7 – Primata Memories: Anos 90 http://bananaatomica.com.br/artigos/155/bac-7-primata-memories-anos-90/

    Curtir

  32. Lucas

    Nossa muito bem lembrado , pena que o mangá hoje é muito caro, mais vale apena.
    acabei lembrando que eu ainda tem uns tazos gurdados no minimo 250

    Curtir

  33. Rayovac

    Cara muito legal sua matéria nostalgia rolou solta por aqui… Mas é verdade, da um saudades dos velhos tempos… Mas é assim fuu

    Rayovac!

    Curtir

  34. Yohhhhhhhh concordo plenamente com vc…Band kids também foi o motivo de me transformar em otaku……..rsrsrsr..também não pegava manchete na minha casa…….tazos e elma chipps era o barato……..tokusatsu e tantos outros do genero também….e mangás baratos AHHHHHHHHHH Saudades….da manchete também naum pegava em casa mas falam tão bem que eu tenho saudades!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  35. Em concordância total. Sem mais.

    Ass:kudo
    E Sim imitei o panino

    Curtir

  36. Mari

    Ah, mas e os mini pokémons de máquina de 50 centavos? E os pokémons que vinham na tampinha do guaraná? Esses eram os melhores.

    Curtir

  37. A nostalgia é foda!

    Eu fico até triste quando eu vou pra rua e não vejo ninguém joga bola, bolinha de gude, roda pião, brincar de polícia e ladrão, jogando bafo, etc. É triste.

    Hoje tem um clima de proteção de tudo e de todos que não esta protegendo a criança mas sim, destruindo a infância e experiência de vida dela.

    É chato imaginar que nos dias de hoje seria impossível a gente se divertir e ter uma infância que tivemos.

    Parabéns pelo post.

    Curtir

  38. cleris

    Devia ter uns tres anos quando vi dragon ball na band mais so me lembr desse meu pai fl q tambem gostava de yu yu hakusho mais eu n me lembro

    Curtir

  39. Saiu uma lagriminha quando vi aquela imagem do fim do post!! Ah, nostalgia… Não vou começar a citar o que foi legal pra mim naquela época porque os outros comentários já disseram…

    Curtir

  40. São EXATAMENTE essas 5 coisas que sinto saudade da infância.Como era bom poder comprar barato e assistir ao Band Kids com o “Grande Olho” ( ou seja lá como era o nome ). Não vou nem falar da Manchete, pois acho que é com unanimidade a coisa na TV que mais dá saudade em todos… Esse post merece reconhecimento. Perfeito!

    Curtir

  41. Cássio

    Bem, levando em conta o preço da passagem do busão e dos lanches hj em dia, vc também consegue comprar um manga andando a pé por 2 dias…. e temos de levar em consideração que a qualidade dos mangas hoje está bem melhor que de alguns anos atras…uhahuahuauha

    Curtir

  42. Fabio Hayate

    SBT merece uma menção honrosa também. Fly, Dragon Ball e Street Fighter II Victory eram ótimos. E eu peguei tampinha de coca do lixo pra conseguir todos os minicraques, mas perdi todos qdo precisei me mudar, uma pena

    Curtir

  43. Não sou da época da manchete mas como um bom otaku posso imaginar como deve ter sido assistir cdz, conversar com os amgs sobre o assunto e colecionar as figuras de ação, pelo menos consegui ver o band kids que marcou mto minha infancia, principalmente dragon ball e bucky. meu primeiro contato com cdz foi qndo uns amgs meus da escola na 3 serie disseram que havia um “desenho’ super legal, com “uns caras de armaduras” que passava na band, um dia fui assistir e ai começou a febre (1º episodio que vi foi a luta do hyoga com o ikki na ilha da rainha da morte), depois disso virei fan fanatico e comprei tudo que tenho hoje… também alugava fitas antigas do jaspion, changeman e flashman em uma locadora perto de casa e batia bafo com os tazos da loney tunes e pokemon na rua da casa da minha vó, onde passava minhas tardes… comprava os vhs dos filmes do dragon ball e os mangás do cdz e dbz; quando lembro daqueles tempos até dá arrepios, dias que nunca voltarão e quem nunca os viveu não soube o que é infancia…

    Curtir

  44. felipe

    pessoal falando dos tazos do pokemon, mas esquecem (ou nao viveram) que a primeira colecao de tazos foi do pernalonga (looney tunes), a qual tenho completa em um porta tazo. alem disso teve a dos bichos em extincao do chiclete ping pong e os holograficos dos tiny toons e do mascara (que tb tenho completo em um album).

    Curtir

  45. Diogo

    Quando eu era pequeno tinha uns pokemóns que viam na garrafa do refrigerante antartica. Uma vez meu pai trouxe 3 caixas daquilo lá e consegui quase todos os pokemon mas com o tempo fui perdendo e hoje só tenho 4. Gostaria que voltasse aquilo

    Curtir

  46. infelismente não vivi a rede manchete.por q nasci em 97,mas mesmo assim vi os animes no brasil como,DRAGON BALL,DRAGON BALL Z,SAILOR MOON,DIGIMON,BEYBLADE que eu éra super viciado,até tinha uma beyblade de ferro,quem ai n tinha uma e quem n tinha pegava a tampa do detergente e jogava,ah que época.
    E os mangás,porra
    No começo comprava só pra pintar depois até que um dia meus lapis sumiram e eu (que tinha 8 anos ná época) comecei a lê o volume 5 de dragon ball(sim eu pintei todos os outros mas ainda dava pra ler) e simplismente VICIEI eu amava aquelas historias,sempre levava pro intervalo pra lê junto com meus amigos.
    E quando começo a passa cavaleiors do zodiaco na band lá por volta de 2003 2004 e seu assisti e sempre que chegava na escola(uns vinte minutos antes) ficava comentando sobre o episódio com meus amigos,que época,que vida.

    Curtir

  47. Gabriel

    pra mim em primeiro ficaria a Fox kids, chegava da escola correndo para ver invasão anime.

    se eu corresse bastante quando chegava em casa ainda via o final de sakura kard kaptors no cartoon network.

    bons tempos, velhos tempos…

    Curtir

  48. pyramid

    manchete foi a melhor tokusatsu ke eu nunca perdia era winspector nossa faltava ate na escola pra pode ver liuma era o cara e tmb yuyu hakusho nossa tenho ate hoje duas fitas vhs ke meu irmao gravo na epoca e um dos melhores ke eu assisti samurai warrior eh muita coisa ke da pra lembrar era muito bom

    Curtir

  49. Josue

    Eu sou mais novo e não peguei tudo isoo mais tenho muitas saudades da epoca.

    A globo ja foi boa de manha grades saudades de yu-gi-oh, Beyblade, HAMTARO, e tambem hamtaro, pokemon so fui gostar quando começou passar na redetv ja grande ve se pode.

    quando era muleca a era de ouro os tazos de todos os tipois na sei como nos não temos HIPERTENSÂO hoje porque eu era 2 salgadinhos por dia, ja cheguei a achar quatro em um so pacote,lebro que batia tambem as cartas de yu-gi-oh depois vei naruto que me faz aguaentar esses fillers ate hoje bons tempos

    Curtir

  50. Yumi shirogami

    O mundo, pelo menos para mim, parecia bem melhor antigamente… Apesar de ter nascido na década de 90, prefiro mil vezes as coisas que vieram até mesmo antes de mim… Preferia estar assistindo Cyborg 009 na Tupi ou Sailor Moon na Manchete, ao invés de Naruto e Bakugan no Cartoon… >_<

    Curtir

  51. Smolder

    Caraca! Nunca me identifiquei tanto com uma coisa, como foi nesse post sério mesmo.Perfeito só tenho agradecer, tudo que você falou, parece que aconteceu comigo! Sabe do mesmo jeito! Sério! Luk muito obrigado por ter feito eu relembrar da minha infância tão magistralmente,muito obrigado mesmo(saudades dessa época e essa Kira é mt GOSTOSA E GATA D+).

    Curtir

  52. Saudades da Manchete, ela concerteza fez minha infância muito mais feliz, coisa que meus irmãos não tiveram oportunidade de ter, mangás baratos então nem se fala, huahuahauahuahaua

    Curtir

  53. O post me fez matar saudades dos tokusatsu da Manchete, vi todos… além do Metalder, Gyaban, Sharivan, Sheider.. vi todos esses aí. Hj em dia eu não vejo mais nada disso, mas era legal na época. Flashman, acho o melhor supersentai q eu vi na época. Outras coisas q lembrei:
    -Rayearth no SBT (ótimas OP e ED em português)
    -Fly, Street Fighter Victory entre outras coisas
    -Uma porrada de animes na Fox Kids e Cartoon… lembro q vi a estréia de Sakura e Sailor Moon R na Cartoon
    -e um mte de coisa q virou moda da época… tamagotchi, ioio da Coca-Cola, o Mini Craque da copa e uns programas legais na TV, Mundo de Beakman, X-Tudo, Hugo, entre outros

    Curtir

  54. Diego

    Também passei por tudo isso com certeza foi a melhor época da minha vida, band kids vai ficar para sempre na minha memória \o

    E quanto ao tazos eu tenho até hoje hahahah e os mangás de 2,90 e 3,90 também são inesquecíveis(pelo preço é claro xD)

    Mas adorei o post senti uma nostalgia maravilhosa agora =D

    Curtir

  55. wallace

    Censura do naruto foi ruim ???? se do naruto foi ruim, imagina a do one piece, que praticalmente foi um outro anime, com outra historia, outras lutas, outros personagens, hoje em dia eles querem censurar os animes, mas nao querem censurar as novelas.

    Curtir

  56. rktales

    Para aqueles que acham que assistir os clássicos hoje em dia no pc é o mesmo que assistir na época dos mesmos, NUNCA irá se comparar ao que minha geração vivenciou, conhecia alguns que estudavam a tarde só para ver os animes na manha, comprar os salgadinhos só para vir os tazos, chegar tarde na escola só para ver o dragon ball, digimon, pokemon, saylor moon…
    Na locomotion fazia a festa assistindo Blue Seed, Bowboy Bebop, RahXephon, Lain, Evangelion, Boogiepop Phantom, Nightwalker….
    Tirava a manhã de sabádo para ver o sábado animado no sbt…Fly, fly, fly…
    O triste é saber que a infância de hoje não existe mais, basicamente com 12 anos já vemos mães cuidando de seus filhos, pessoas alienadas que acham que ter um apelido é bullying, crianças que dificilmente hoje praticam os esportes pq hj em dia tudo se resume à internet/computadores/tablets/smartphones/celulares/notebooks.
    Enfim, quando nossa infância se resumia apenas estudar, fazer amigos, ver nossos desenhos/animes de QUALIDADE, brincar, brincar….pega-pega, pique-esconde, queimada…ahhhh esses tempos foram tão bons….deixo um abraços para aqueles que viveram isso, ou algo semelhante, guardem isso nas suas memórias, pq não irá voltar.

    Curtir

  57. Jr. Almeida

    Como assim Luk??? Tu esqueceu de colocar o “Guarana Antártica Caçulinha Pokemon”! O povo tomava tanto guaraná, que só faltava dar ataque de gastrite, só pra conseguir o Mew Two pra ser FUCK YEAH do grupo!! kkkkkkkkk Bons tempos sem dúvida! Quando essas crianças de hj forem relembrar a infância, vão lembrar de Peixonauta, Galinha Pintadinha e Dora a Aventureira :/ .

    Curtir

  58. Que Saudades dos Tazos do Pokemon 😛 so esqueceu o jogo do berlinde

    Curtir

  59. Ueki

    Vivi tudo isso, ótima matéria!!!

    Curtir

  60. Para meus pais…
    sou criança o ano inteiro, por ficar vendo “desenhos” e gostando de coisas estranhas para eles, até que chega o Dia das Crianças e me dizem que não sou mais criança para ganhar presentes e outras coisas…

    Curtir

  61. WPG

    Cara muito nostalgico esse post…q saudades dos tazos…apesar de q nao tive a coleçao de pokemon so a do formato card…jo ken pokemon…e tinha quase todos de digimon…tokusatsus nao acompanhei so os rangers…da manchete acompanhei sailor moon e cavaleiros mas nem sabia o q era anime ainda descobri depois q comecei a ver dbz buck e tenchi no band kids…muito legal akela epoca…saudades do kinder ovo de 1 real…e era mais gostoso…pena na epoca nao conhecer mangas colecionava gibis monica e disney…mas tive meu db e dr slump ai descobri o q era manga…mas infelizmente eu comprava aquelas revistas sobre animes q eram febre no meu bairro…chunan d+!!!!!

    Curtir

  62. O Kinder Ovo é extremamente caro em Portugal! /o\

    Curtir

  63. Rayovac

    aff nostalgio agora… que saudades dessa epoca em que a unica preocupação era conseguir os tazos do pacotes de salgadinhos e assistir a desenhos mirabolantes cheios de poderes esquisitos, mas é verdade foi graças a pequenas coisas que a gente nem se da conta que estamos aqui hoje…

    Bom falando bem sério agora, realmente essa cosia de proibir tudo na TV aberta está sendo um problema, eu venho falando isso a muito tempo, que essa geração tá presa de mais, todas as crianças estão seguindo o exemplo de mundo que as empresas e politicos querem, isso não pode continuar assim, Fairy Tail foi barrado na TV aberta pelo que me falaram, como assim?? Ele chega a ser mais infantil que Yu Yu Hakusho entre outros, são situações hoje que não fazem o menor sentido para mim…

    Rayovac!

    Curtir

  64. Pedro

    Rachei de rir em lembrar das guerras onde vencia quem amarrava melhor seus comandos em ação nas sacolas, muito bom isso!

    Curtir

  65. Paulo

    Matéria sensacional! Rolou até um flashback na minha cabeça rs
    Todas essas coisas citadas no texto marcaram a minha infância, mas com certeza a lembrança da época da Manchete é aquela que eu guardo com mais carinho, sou muito grato por ter vivenciado uma época tão boa como aquela.

    Curtir

  66. Sinto falta das MEEEESMAS coisas! T.T

    Curtir

  67. Foi graças a Manchete que eu conheci os animes! *eternamente grata* Lembro-me que era uma verdadeira guerra para o canal pegar em casa…rsrsrs mas pelo que me lembro os comerciais eram eternos! Lembro-me também com saudade do Sábado Animado do SBT, meus primos vinham todos para minha casa e assistíamos juntos Dragon Ball e Street Fighter… bons tempos! Acho que nunca mais teremos animes na tv aberta, quem viveu, viveu!

    Curtir

  68. samurandre

    manchete>>>>

    Curtir

  69. J

    tinha um tokusatsu duns robo que tinham uma roda no peitoral que foi um dos primeiro que eu vi mas aaaaaaaahhh não me lembro o nome!!

    e taloko a kira =). post mo nostalgia vei T_T

    Curtir

  70. J

    e os tazo intão, meu pai tinha um restaurante na epoca… os cara da elma chips traziam akeles guarda tazo cheio (que era pra da de brinde mas eu pegava tudo muahahahahaha).
    melhor epoca da minha vida, hje em dia criança com 10-11 anos ja ta querendo fude, chinga pai-mãe, ja tem namoridinha e etc…
    nakela epoca e idade eu nem sabia o que era fude. kkkkk

    e se alguem soube o nome do tokusatsu dos robo com a roda no peitoral favor me lembrar…(passava na band depois foi pra globo mas eu não lembro o nome dakela joça)

    Curtir

  71. Eduardo.W

    Realmente valeu a pena nascer em uma época sem computador e internet, pena que as futuras gerações não tem isso.

    Curtir

  72. saudades da tv manchete e do jaspio ne a linda japa ai do 5o. lugar eu ñ lembro dela ñ rsrsrsrs

    Curtir

  73. Nati

    Ah da minha infância eu lembro das miniaturas de pokemóns que vinham na garrafa do Guaraná Antarctica Caçulinha *-*
    Eu tenho o pichu e o mew até hoje hehe

    Curtir

  74. A Manchete tinha o pequeno problema das traduções serem HORROROSAS, tanto que quando CdZ, YYH e Sailor Moon foram ser reprisados no Cartoon mandaram redublar…

    Curtir

  75. Artuba

    As primeiras edições de Samurai X e Sakura eram 2,50 ou 2,90 se não tô enganado. Beeem mais barato que hj! Bons tempos. E pow! Naquela época as emissoras fechadas também eram supremas!! Quem não se lembra do programa Talismã do CN?! De Patlabor e Super Pig na finada FoxKids?!

    Curtir

  76. Bandkids era tudo, e a tvglobinho prestava! Sinto falta dos desenhos da Cultura também: Tintin, Rupert, Animais do Bosque…as crianças de hoje que me perdoem, mas a década de 90 foi mágica. Adorava as promoções da Coca-cola, em especial os Geloucos que tenho até hoje,e os ímãs de geladeira, antes bastava juntar tampinhas, hoje ainda tem que pagar mais um pouco por coisas sem graça, aff, cursos gratuitos para a mãe é pra pedir pro mundo acabar…

    Curtir

  77. Thais Pascoalon

    ESQUECERAM DOS CARD GAMES DE DIGIMON ( DA PRIMEIRA TEMPORADA) QUE VINHA NO ELMA CHIPS KKK!

    Curtir

  78. Binho-kun

    Nunca assisti a Manchete, tampouco a Band (minha TV não pegava), mas o SBT me apresentou aos animes (com os já citados “Fly”, Street Fighter, Dragon Ball). Vivi pouco essa era dos mangás baratos, não tinha grana (T_T); tenho, da época, apenas um mangá de Love Hina que me fez querer assistir a série (que assisti, finalmente, ano passado)…

    Curtir

  79. Luiz

    3,90 nada
    Paguei já 2,90 primeiras edições de sakura

    Curtir

Deixe um comentário