Mangá Enigma é cancelado na revista Shonen Jump

O que já era esperado aconteceu.

É, ele resistiu o quanto pode, mas não deu. Enigma, série que viveu de altos e baixos, haters & lovers, foi cancelada e terá seu encerramento na edição 47 da Shonen Jump. A série que vivia constantemente no último lugar dos rankings de popularidade da revista teve no total 54 capítulos publicados. Um ranking de popularidade dos personagens do mangá e o capítulo de “encerramento” da série, o 55, será feito na edição de dezembro da Jump Next, revista destinada à one shots (histórias de um único capítulo). Mesmo completando um ano de publicação recentemente e com vendas tecnicamente razoáveis nos volumes fechados, a série da mangaká Kenji Sakaki não sobrevivou a pressão.

Com o encerramento de Enigma, agora a Shonen Jump fica órfã do gênero “suspense” na revista, uma vez que a série que deve substituir o mangá já na próxima edição será Nisekoi, como dito aqui ontem. Desde Nougami Neuro e Death Note, nenhuma série desse tipo conseguiu se firmar nas páginas da revista, como por exemplo Kiben Gakuha, lançada em 2010 e cancelada no mesmo ano. Há quem considere Psyren nesse gênero, e eu até concordaria se não fosse o caminho que o mangá tomou do meio pra frente em sua publicação, quando passou a ser mais um shounen de “luta” preocupado em se manter vivo na revista.

Junto do cancelamento de Enigma também foi anunciado que uma nova série “gag” (uma espécie de gênero de humor que só japonês entende em 90% dos casos) estreará na revista: Genson! Kodai Seibutsushi Pakky de autoria do mangaká (ou da) Retsu. Para falar a verdade, até achei estranho a demora do lançamento de um mangá desse gênero desde o encerramento de Jaguar. Na verdade, até surgiram outros, mas nenhum vingou, como disse meu amigo Kiri do Cast Mangá.

Para quem me acompanha no twitter sabe que eu vivia um caso de “amor” e “xodó” com Enigma. Ainda tentava confiar na vida do título até o fim do ano, conseguindo um final razoável, mas minhas esperanças foram em vão. ST&RS deve ser o próximo a rodar se continuar com essas marcas (a não ser que as vendas do volume fechado salvem a série). De qualquer maneira, isso fica de lição para nós brasileiros que reclamamos de mangás nacionais cancelados.

Sei que o mercado é totalmente diferente e que lá é a “fonte”, mas a quantidade de títulos descontinuados ou encerrados as pressas é de se arrepiar, principalmente graças a Shonen Jump que tem a política de “não vendeu, caí fora”. Com esse cancelamento de Enigma, o mangá se junta à Amatsuki, Double Arts e tantos outros que tinham tudo para dar certo, mas que ao final se tornaram só “mais um”. Uma pena. Resta esperar o lançamento dos volumes encadernados finais (que devem chegar a 7 e só devem se concluir no ano que vem).

por Dih

34 Comentários

Arquivado em Mangás

34 Respostas para “Mangá Enigma é cancelado na revista Shonen Jump

  1. Até eu que não lia fico chateado com o cancelamento. Amigos do twitter semprem tweettavam sobre essa série com muito amor =/

    Curtir

  2. gustavo

    Uma duvida, esses titulos cancelados principalmente da shounen jump, são titulos que venderam relativamente bem, mas não tão bem quanto os outros.
    É comum alguns desses titulos migrarem para outras revistas ou continuarem só com os encadernados?

    Curtir

  3. O que já era esperado né. Não me importo muito, acompanhava, mas acompanhava com um pé atrás né… pois sabia que seria cancelado, vide as últimas pesquisas da Jump. Indo muito mal e o volumes não estavam vendendo tendo uma boa venda também. Enfim enfim, meus pêsames. Bom… no aguardo agora de um título de mistério decente, que vingue MESMO, como Death Note vingou.

    Curtir

  4. Shinuki no Reborn

    Lastimavel

    Acho que era um dos maiores fãs (pelo menos não encontrei muitos mais assim hahahaa)

    Acompanhava desde quando não tinha nem 10 capitulos ainda e mesmo com capitulos ruins eu estava sempre na torcida

    Mas é assim mesmo e ja virou padrão na Jump
    E sentencia 2010 como um dos piores anos da Shonen Jump
    E 2011 vai ir na onda…

    Curtir

  5. Já foi bom, até o final do arco da escola.
    e tinha tudo pra ser melhor mais foi perdem o folego nos ultimos capitulos e ficando sem foco.
    Mais mesmo assim é uma pena perder uma serie de suspense na Shonen Jump.

    Curtir

  6. Felipe

    Depois que cancelaram Shaman King, não duvido de mais nada da Jump.

    Curtir

  7. É por isso que eu prefiro a Magazine.
    Pode não ter os melhores mangás, mas eles começam e TERMINAM.

    Curtir

  8. Feliz por o Dih não considerar Hokenshitsu no Shinigami um mangá de suspense. Esse mangá é um lixo e merece desprezo, mesmo.

    Mas, triste por ter falado “achei estranho a demora do lançamento de um mangá desse gênero (gag manga) desde o encerramento de Jaguar.” Pô, Inumaru Dashi é um mangá gag muito bem sucedido na revista.

    Curtir

  9. Freddie

    Apesar de ainda ta bem no começo eu to curtindo ST&RS, essa semana ele conseguiu subir um pouko, to torcendo para que consiga uma posição melhor e não tenh o msmo fim de Enigma.
    Até meio q mes aasustei com a notícia do cancelamento, sempre ouvi otimos comentarios dobre enigma

    Curtir

  10. Rozeex

    Eu gostava de enigma, até pensava que teria um final forçado mas se foi antes disso. E é bom levar isso como lição, e só começar a acompanhar títulos shonen jump como número de capítulos acima de 100 por que parece que ele tem uma paciência maior como essas obras.

    No mais, sorte que os mangás aqui no Brasil não são cancelados com essa freqüência, até porque seria um tiro no pé pois, geraria um desconforto na compra de novos títulos em um país onde o habito da leitura é extremamente inferior aos dos japoneses.

    Curtir

  11. Chorei litros! Eu comecei a ler enigma logo que os scans começaram a traduzir quando saiu na jump, aí o scan que eu acompanhava epacou e voltei a acompanhar pouco tempo atrás eu estava achando muito foda. Os personagens, os poderes, as reviravoltas da história. Porra, eu adoro a Jump, mas esses cancelamentos me deixam puto, Shaman King, Busou Renkin e agora Enigma. Eles tem é que ficar com um monte de calcinhas sem história nenhuma mesmo ¬¬

    Curtir

  12. Nossa e eu que fique feliz pensando que agora com a noticia de que teria anime de Kuroko no Basket o prossimo seria Enigma, bati com a carra no muro…Não intendo à jump, por que outros autores podem “escrever apenas quando queren”ou deixa algo ruim dentro da jump[começa com N].
    Bem é por esse tipo de coisas que eu gosto mais da Shonen Sunday! Lá você tem mangás para varios gostos, Não apenas de porrada.Sem contar que nenhum dos mangás que já lí da Shonen Sunday foi cancelado.A não ser quando acontece briga entre o autor e a editora caso de Konjiki no Gash Bell.

    Curtir

  13. eu gostei ate o cap 43, depois começou ficar chato pra caramba e eu desisti, parei de ler no cap 48… eu esperava que continuasse e tivesse outro arco bom que nem o primeiro ^~ é uma pena que tenha acabado

    Curtir

  14. bruno

    Coitado do Kenji Sakaki,eu já sonhei em viaja para o japão para virar mangaká (já que desenho bem..).E acho q se esse sonho se realizar NUNCA vou querer ter a minha serie cancelada.

    Curtir

  15. GABRIEL

    Enigma acaba e aquela merda de Toriko nao.Da odio desse mundo injusto

    Curtir

  16. Uma pergunta. Quais as chances desses títulos que a Jump não valoriza continuarem em outras revistas?

    Curtir

  17. KAUIS

    Pena que não foi naruto, rs. Eu sei que é impossível, mas sonhar não custa nada

    Curtir

  18. Mateus

    Gente falando que Toriko é uma merda, OMG hein.
    Eu ia começar a ler enigma, mas ele tava com cara que ia ser cancelado. =/
    Tenho medo do Magico e do Nura no Mago, que são outros que podem dançar e que gosto muito. Essa infelizmente é a politica da Jump, por ser a maior do Japão eles procuram os melhores, quem arrisca a fama na Jump em vez de outra revista menor pode acabar cancelado com maior facilidade do que na outra concorrente =/.

    Curtir

  19. Vergonha mesmo 😥 Estão aí a dizer que Toriko é mau mas não é, mas preferia ter sido ele do que Enigma. Porra ainda tou a pensando nisso, e agora quero ver se NuraMago e Magico também vão ser, estas também têm muitos altos e baixos. Se forem abandono todos da Jump exceto One Piece

    Curtir

  20. Lucas

    Porque todo mundo diz que St&rs vai rodar?
    Gente tem Harisugawa na revista também e junto com ele tem Magico. Os três são novatos que correm risco de cancelamento, mas sempre citam que “St&rs vai ser o proximo a ser cancelado”.
    St&rs subiu essa semana e está até acima de Harisugawa!
    Somente semana que vem poderá dizer se essa subida de St&rs foi momentânea e que ele voltou pro fim da ToC.

    Curtir

  21. Panicooh

    li mangá bakuman e ouvi falar em un ep desse anime … que supostamente o cara pegou o cenario e isso me chamo atençao .. li sinopse e achei muito bom .. chamo minha atençao .. e agora vejo issu .. acho q esse anime tinha tudo pra dar sucesso .. q pena . !!

    Curtir

Deixe um comentário