Review – O ABC do Baseball em Major!

Aprendi a gostar de Baseball com animes.

Baseball é um esporte em que pouca gente entende o que está acontecendo no meio do jogo. Ao menos no Brasil, que não temos tradição no esporte e nem ao menos sabemos ao certo se existem times por aqui. Quem está atacando? Quando rebato e quando eu não rebato? Zona de Strike? O que é isso? Confesso que eu só sabia o básico das regras por causa do “futebaseball” que minha professora de Educação Física fazia (nem vou tentar explicar). O esporte é um dos mais populares no Japão e com isso uma grande quantidade de autores se inspiram nele e acabam gerando diferentes mangás e animes baseados, abordando diferentes aspectos como a estratégia em One Outs, a vida dos jogadores em Cross Game ou o relacionamento de uma equipe em Ookiku Furikabutte. Mas um dele consegue reunir um pouco de cada e mesmo assim se focar mais nas partidas em si. Trata-se de Major, o anime escolhido que irei falar nesse post.

A história

Major conta a história da vida de Honda Goro, um garoto talentoso que deseja se tornar um arremessador profissional de um grande time de baseball como o seu pai Honda Shigeharu. Só que esse desejo acaba tomando todo o tempo do garoto, ainda mais que seu pai sempre fica longe de casa e sua mãe acabou morrendo enquanto ele era muito pequeno. A professora do jardim de infância acaba cuidando dele quando Shigeharu está fora, o que acaba “incentivando” ela e o pai a manterem um relacionamento muito afetivo. Porém um acontecimento acaba mudando a vida dos três para sempre.

Após alguns anos vemos o garoto entrar finalmente no time da baseball do bairro e começar a seguir em frente na busca do seu sonho. O problema é que ele precisa erguer o time, que agora não tem condições de competir em campeonatos, reunir integrantes e acabar superando as grandes dificuldades que vão surgir.

Considerações Técnicas

Você que nunca viu nenhuma partida de Baseball pode ficar tranquilo pois a história tem a preocupação de ensinar as regras do esporte logo no começo, com toda a primeira temporada na infância de Goro. Depois na segunda temporada eles já começam a tratar do assunto de uma maneira mais séria, mostrando todo o duro caminho para ser um profissional. O anime também possui uma ação emocionante, deixando as partidas frenéticas e divertidas, uma das características necessárias para uma ótima história com esportes. E não se preocupe quanto a bolas brilhando, pegando fogo ou pessoas pulando a 2 metros de altura. Isso não é “Capitão Tsubasa”. Levam a sério e tentam buscar o máximo de realismo possível. Claro que nem sempre é possível.

E não pense que Major é apenas um anime de esporte que só mostra milhões de partidas e mais nada. O autor se preocupa em lançar pequenos plots e até mesmo uma carga dramática para o crescimento dos personagens, ainda mais de seu protagonista. Porém algo me incomoda quanto a repetição de alguns temas durante as seis temporadas, como por exemplo o fato do time que ele participa ser sempre o azarão. Ele acaba pegando um time fraco e sempre consegue jogar contra a equipe mais forte de igual para igual, uma coisa que quase nunca aconteceria na vida real. (Seria a mesma coisa que 5 cavaleiros de bronze vencerem 12 cavaleiros de ouro… Oh wait.)

Um dos grandes pontos positivos é em relação aos seus personagens. A grande maioria dos protagonistas de Major são bem desenvolvidos e você se apega muito a alguns deles. Goro é um ótimo exemplo: ele começa como um garotinho solitário e com o passar das temporadas ele se torna um homem forte, com muito carisma e na sexta temporada ainda podemos ver algumas características daquela criancinha dos primeiros episódios. Major mostra com qualidade o relacionamento dos jogadores, seja amizade ou rivalidade, você se importa que o time vença, quer que eles sejam felizes e torce para que o rival tenha uma derrota esmagadora. Boa parte dos personagens secundários somem com o decorrer do tempo, mas o autor tem a preocupação de mostrar eles aos poucos, mesmo que por pouco tempo e sem nenhuma fala.

A animação não tem lá muita coisa especial, mas é competente em relação a partidas e para um anime de esporte esse é o mínimo que esperamos. A trilha sonora é uma das minhas preferidas, todas as aberturas são excelentes no quesito música, ainda mais a da primeira temporada “Kokoro e” da banda ROAD OF MAJOR, responsável pela composição de 3 das 6 aberturas da série. É tão marcante que acaba sendo repetida várias vezes na série para representar cenas memoráveis.

Comentários Gerais

Major é um prato cheio para os fanáticos por esportes como eu. Mesmo as pessoas que não entendem de Baseball podem conferir o anime sem medo e depois até começar a acompanhar os jogos da MLB sabendo de todas as regras ou maior parte delas. Você vai perceber como o Goro cresce como personagem e como pessoa, seus relacionamentos, sua família e sua profissão vão moldando cada vez mais seu caráter.

No total são seis temporadas, duas com 25 episódios e as outras quatro com 26, um filme e um ova. Um segundo ova foi anunciado e deve sair em dezembro. Não fique desanimado com a quantidade de episódios que você vai assistir, vale a pena e vai acabar indo rapidinho. Quem já assistiu todos os episódios pode dar uma conferida nos spoiler que eu vou dar logo abaixo, com minha opinião sobre cada temporada.

SEÇÃO SPOILER – Cuidado ao ler os comentários!

Primeira Temporada

A primeira temporada é a minha segunda preferida apesar do começo lento. Um dos motivos seria que é nela em que conhecemos a base que vai definir toda a personalidade do protagonista. Vemos a relação que ele tem com o pai e como ela infelizmente a cortada por sua morte. Essa cena me causa arrepios até hoje, eu fiquei extremamente chocado com o episódio inteiro e possivelmente foi ali que o anime me capturou.

Dizem que os amigos que temos para sempre são aqueles que conhecemos na infância e isso acontece também em Major. Komori, Shimizu e Sato são figurinhas carimbadas na maioria das temporadas. O meu episódio favorito dessa temporada é quando Goro e a Shimizu vão ver o jogo do Gibson na partida das estrelas onde o astro fica apenas arremessando bolas rápidas e fazendo uma homenagem ao pai do garoto, mostrando o quanto o cara era realmente bom.

Segunda Temporada

A minha temporada preferida, basicamente porque finalmente Goro e Sato estão jogando juntos e mostrando um pouco mais do lado profissional do Baseball. Não temos mais meia temporada sem nada relacionado ao esporte, a partir de agora tudo está focado nele. Muito legal que começa com aquela tensão: o Goro diz não querer mais jogar baseball e você quer saber por que raios ele diz isso. Descobrimos que ele acabou estourando o ombro direito e só pode usar o esquerdo, mostrando toda a superação que o protagonista precisou passar para virar canhoto. Ainda tem o drama que aconteceu com o amigo, que acabou sendo abandonado pelos pais e quase perdendo todo o futuro por esse ato egoísta.

A única coisa que volta a me deixar desconfortável  é o fato de um time claramente mais fraco vencer o time mais forte e é ai que tomamos um tapa na cara com o meu episódio favorito da temporada! Goro promete a Sato que ele iria destruir o colégio Kaido, só que não é bem assim que acontece e o time dele acaba sendo humilhado por terríveis 19-0. É pessoal, na realidade isso aconteceria mesmo e não uma vitória apertada ou algo do tipo.

Terceira Temporada

A terceira temporada é a que mais me incomodou e ao mesmo tempo uma das mais empolgantes. Goro está um monstro, arremessando bolas extremamente rápidas que não dão chance nenhuma aos rebatedores. Só que o grande problema é que o time que ele está não vale nada e que apenas um jogador é acima da média. Isso que me irrita com Major! Ele precisa ir para um time fraco que não tem comparação com o rival da temporada e mesmo assim conseguem jogar de igual para igual!

O melhor episódio da temporada vem a ser um dos últimos. Após várias entradas, Goro está exausto e acaba desmaiando faltando apenas uma bola para eles vencerem o poderoso Kaido. A animação mostrando a bola saindo da mão dele e indo até a luva do receptor foi marcante, ainda mais com o som do impacto.

Quarta Temporada

E finalmente vamos para o Baseball profissional nos EUA, conhecemos como são os tryouts para entrar nos times e que não é tão fácil quanto a gente pensa. Goro chega a impressionar com as bolas rápidas, mas mesmo assim acaba se tornando inútil contra os rebatedores por ter apenas um tipo de arremesso. E ai voltamos infelizmente para aquele tema do time “fraco” que precisa enfrentar os melhores. Coloquei as aspas no fraco porque os Memphis Bats não eram um time tão ruim, apenas não tinham tanta motivação para vencer o campeonato.

A rivalidade entre ele e o Gibson Jr. é marcada pelo primeiro encontro dos dois, onde o rival destrói o pai do protagonista, causando a fúria do Goro e a minha. A partir daí não consegui ter nenhuma simpatia com o personagem, um dos mais odiáveis que eu já vi. (NINGUÉM FALA MAL DO SHIGEHARU!)

Quinta Temporada

Começa finalmente o relacionamento entre Goro e Shimizu, apesar que não é lááá um relacionamento de verdade. O cara só pensa em baseball e os dois acabam ficando separados por quase meio mundo. A Copa do Mundo tem os seus momentos: o jogo contra os EUA é muito bom, ainda mais quando temos a possível batalha entre Gibson e Goro. A única coisa cansativa foi o draminha entre Sato e a irmã onde eu realmente não me importava com ela e queria mesmo é que ele encontrasse os pais. No mais, não tenho muito o que falar dessa temporada.

Sexta Temporada

A mais cansativa, a pior e a mais insuportável temporada de major. Digo isso porque bem… ele já tinha atingido quase todos os objetivos e precisavam de um plot para mais 25 episódios. Então resolveram colocar um trauma no Goro, deixando ele irreconhecível e até mesmo chato, apesar de ser um pouco “real”. Ainda assim não consigo vê-lo assim depois de perder o campeonato. Ainda temos um destaque que é o jogo Gibson VS Goro, que temos uma cena parecida com aquele homerun do pai. O OAD finaliza a história do anime de uma maneira que eu gostei, mas ainda assim não foi tirada do mangá. É por um episódio com o final verdadeiro que eu espero e estamos a espera do novo OAD que sairá em dezembro. Dedos cruzados!

Por Luk.

33 Comentários

Arquivado em Animes, Review

33 Respostas para “Review – O ABC do Baseball em Major!

  1. Realmente Major é muito bom, mas depois que ele começa a ter os lançamentos supremos que parecem um poder começa a ficar meio meh e o fato dele só ter um tipo de lance começa a ficar chato depois de um tempo.
    O caso de ele SEMPRE estar no time underdog também começa a ficar velho, mas da para entender o por que.
    As melhores temporadas são mesmo as 2 primeiras.

    Curtir

  2. É raro eu ler uma review inteira, mas Major me marcou muito pra deixar essa passar….

    Muito bem formulado, e me identifico com quase todas as opiniões, discordando só com a quinta temporada, que pra mim, teve um dos finai mais emocionantes que já vi em animes… Aquele último home run…. nossa!!

    Mas é impossível discordar sobre a sexta temporada, me senti enganado assistindo aquilo. Só valeu pelo final mesmo, que não decepcionou.

    No mais, parabéns por um ótimo review de uma ótima obra!!

    No aguardo das próximas!!

    Curtir

  3. Parabéns pela review, gostei bastante, é raro achar alguém que comente de anime de esportes ainda mais Major que é sobre Baseball, para mim foi uma das melhores séries de esporte sem falar q foi bem realista (tirando a Gyroball), mais não teve frescura de lançamentos mágicos, equipe do protagonista sempre vencer, ser campeão de tudo, ou nunca se machucar(não lembro quantas lesões Goro chega a ter), só tava faltando mesmo o jogo da World Series q pelo visto sera lançado, com isso o anime ficara completo, sem falar que por causa de Major hoje eu admiro muito o baseball. espero futuramente outro anime de esporte mais que seja real.

    Curtir

  4. Rayovac

    é major foi uma serie marcante, de esportes é um dos melhores =) Otima review por sinal, parabéns mesmo!!

    Rayovac!

    Curtir

  5. Raphael Queiroz

    Já tinha ouvido falar muito de Major, mas nunca parei pra assistir um único episódio. Não gosto muito de animes de esportes, com excessão de Hajime no Ippo obviamente, mas esse review me deixou curioso, acho q vou dar uma chance a Major.

    Curtir

  6. Putz, Major é d+!!
    Quando eu li no AN Network que haveria dois OAD’s, pirei. O final da sexta temporada realmente foi complicado. Se não me engano há 4 volumes que não foram transformados em anime, daria até para fazer mais que dois OAD’s, mas dois é melhor que nada. Além do que esses 4 volumes serão reimpressos no Japão, quem sabe os gringos não resolvam ´dar aquela escaneada básica e disponibilizar em Inglês. Gostaria muito de ler o mangá.

    Curtir

  7. Sempre tive vontade de ver Major pelo sucesso que fez e faz! E sempre fiquei com um pé atrás por se baseball mesmo sabendo da maior parte das regras graças aos videogames.

    Curtir

  8. K!

    Faz um tempão q to enrolando pra assistir Major, mas dps dessa review sou obrigado a baixar. Assisti um tempo atrás Ookiku Furikabutte (poutz,vlw google) e peguei gosto por baseball, mas qdo o anime chega no ápice da história não achei mais episódios legendados =P.
    Incrível como vc vibra em ver um home run dps q começ a entender o jogo!

    Curtir

  9. thoty

    Nada contra …
    So que eu ficou com o futebol msm…

    Curtir

  10. will

    é isso ae thoty,futebol é melhor

    Curtir

  11. Arch

    Como assim haverá otro OAD O.O
    Conte-me mais…

    Curtir

  12. Lucas Medeiros

    Eu até gostaria de assistir Major, mas o anime está mais para um projeto de vida, irei atrás do mangá que efetivamente necessita de menos tempo para ler.

    Curtir

  13. MugiBoy

    Nossa foda, eu ainda não assisti Major, mais amo animes de esporte, já vi varios só que no momento estou vendo Hajime no Ippo, depois verei Major.
    Mais em fim vlwww pelo review muito bom mesmo e até a proxima.

    Curtir

  14. Major é demais….

    Junto com Hajime no Ippo pra mim, são os dois melhores animes de esportes da história!!!!!

    Alguém sabe onde posso baixar filme e OVa do Major???

    TKS

    Curtir

  15. Major um anime imperdivel.
    Sobre a Gyroball ela realmente existe, um japonês utiliza ela, não lembro o nome do Dele depois eu procuro…
    Bem luk Sinceramente quando entrei na review de major não esperava que
    One Outs, Cross Game ou Ookiku Furikabutte iriam ser citados, Gostei muito disso, você citar outros anime de Beisebol, mostra que você não é do tipo que assite apenas um anime de um genêro e já diz que ele é “o melhor” como muita gente faz com major.Major está no meu top3 de anime de beisebol que é: Top1 Touch Top2 Ookiku Furikabutte e Top3 Major.
    Muito boa a review luk espero pela prossima review de anime de esporte!
    Ps:Se alguen souber aonde posso achar H2 para assistir diz para mim que irei ficar muito agradessido não importa a lingua que o anime estiver é o unico anime de beisebol que ainda não assiti e estou corendo atras dos episodios que nem louco mais não acho.

    Curtir

  16. Isteves

    Eu vi esse anime a uns meses atrás e gostei muito! Só achei que falou uma sétima temporada, queria ver a caminhada do Goro para ser campeão da Major, ele jogando junto com o Sato e tal. Eu sei que isso deve ser mostrado na OVA, mas mesmo assim eu preferia uma temporada inteira sobre isso.

    Bom review. 🙂

    Curtir

  17. Jun

    realmente a sexta temporada foi a mais fraca, mas a melhor é com ctz a 5º! simplesmente por retratar o segundo (talvez até o primeiro) campeonato mais importante no baseball! e não só por isso, tbm pela parte q não existe aquele protagonismo onde o mocinho sempre ganha!

    Curtir

  18. felipe

    existe algum anime de hoquei?

    Curtir

  19. Villespark

    Falando sobre o esporte no Brasil, existe sim times e até campeonatos de Baseball (aqui ele é mais chamado de yakyuu por conta que a maioria que joga é japonês) mas infelizmente ainda é muito amador. Eu inclusive já cheguei a jogar em alguns clubes daqui de SP como o Blue Jays, Gigantes e o Coopercotia. E a entidade que organiza os eventos é a CBBS (como se fosse a CBF do Baseball), quem quiser saber mais sobre o esporte pesquisa no Google que vocês vão achar mais sobre o assunto. Mas voltando ao assunto sobre animes, eu particularmente gosto muito de animes que retratam o esporte e temos vários exemplos como os que você acabou de citar (só faltou o recente Moshidora). Já cheguei a assistir todos menos o que foi citado aqui neste post. Sim, eu como amante desse esporte não cheguei a assistir o anime mais popular mas por um belo motivo, o anime é demasiadamente LONGO. Detesto assistir qualquer coisa que contenha mais de 50 episódios (exceto FMAB), o anime pode ser épico como o Gintama anda sendo mas não gosto de assistir nada que contenha mais de 50 episódios. Fico com a sensação que estou perdendo tempo além dos vários clichês que podem ter no meio só pra encher a linguiça. Muitas pessoas já chegaram a recomendar esse anime para mim mas não dá, esse infelizmente tenho que deixar na gaveta mas quem sabe um dia…. Não sei se alguém aqui curte dorama mas pra quem gosta de baseball, é indipensável a série Rookies. Recomendadíssimo!

    Curtir

  20. Gustavo Hara

    Nossa Major fez eu começar a gostar de Baseball e agora fiquei até com vontade de assistir as 6 temporadas novamente…

    Curtir

  21. marcellodeth

    Eu assisti a primeira e a segunda depois de ler a review aqui gostei mais da primeira, a segunda ele é meio chato fica bravo com tudo, qualquer coisa q aconteça e ele já fica abalado e nao arremessa direito.

    Curtir

  22. K!

    Vo ‘desenterrar’ essa review só pra agradecer pelo ‘empurrão’ que ela me deu. Me arrependo duramente de não ter visto Major antes, e digo que foi um dos melhores animes que já assisti.
    Ainda estou chocado de terem apresentado um pai tão legal (Shigeraharu) e tirado da história daquela forma. Mas tudo bem, dps que o anime consegue “quebrar” aquele clima de ‘deprê’, só melhora (fod é a musica de abertura da 1º temporada voltar na 5º só pra te lembrar do ocorrido).
    O destaque msm ficou na 3º temporada no jogo contra Kaido, que não tem como não ficar sentido com todo o esforço do Goro mostrando um jogão, e tbem a 5º, que pra mim foi uma verdadeira batalha de titãs. *Gibsonquasevirasayajin \o\*
    Não sei se pode citar o nome do fansub, mas tenho que dar meus parabéns a Mdan por ter feito um trabalho incrível (um dos melhores que já vi) com a legenda. Não sou exigênte com erros e acentuação, mas ver uma legenda bem feita fluir tão bem com o anime merece ser aplaudido de pé!
    Vlw Chunan, já é o 3º anime que retirei do site e não me arrependo de ter visto!

    Curtir

  23. Eu tenho a temporada inteira

    Curtir

  24. Guigas

    Ótimo anime. Bom review!

    Curtir

  25. Melhor anime de esporte DE LONGE.

    Curtir

  26. Pingback: Review – As estratégias e as trapaças de One Outs | ChuNan! – Chuva de Nanquim

  27. Pingback: Ranking Oricon de Vendas de Mangás: 28 de Setembro a 4 de Outubro | ChuNan! - Chuva de Nanquim

  28. Pingback: Eu Recomendo #23 – Mangás de Esporte | ChuNan! - Chuva de Nanquim

Deixe um comentário