Review – Pluto, o Astro Boy de Naoki Urasawa

Nada melhor para homenagear o mestre com a obra de outro mestre.

Confesso que estou nervoso ao escrever esse texto. Confesso que é uma missão quase impossível conseguir escrever algo da importância que Osamu Tezuka merece. Mais impossível ainda é conseguir escrever algo quando um dos maiores mestres dos mangás atuais se junta a isso: Naoki Urasawa. Dois autores, com diferentes importâncias para a história do mangá, mas com uma qualidade que não é discutida em lugar nenhum do mundo.

Em um outro dia eu dizia no Twitter que Osamu Tezuka era um ator overrated. Que muitos diziam muito dele sem conhecer quase nada que não fossem os títulos de suas obras. Mas algumas pessoas confundiram isso e pensaram que eu estava duvidando da qualidade do autor, o que não é verdade. Tezuka teve uma importância sem tamanho para a história dos mangás e dos animes: sem ele nada disso que temos hoje existiria. Nada de Naruto, One Piece ou qualquer outra obra que vocês conhecem. Sem Tezuka não teríamos Urasawa. Sem Urasawa eu não teria me apaixonado por Pluto.

Acho que esse mangá foi um dos mais títulos que mais senti prazer em escrever e comentar sobre. É um verdadeiro reflexo de emoções a cada página virada e a cada momento, a cada cena. E ao mesmo tempo que eu lia Urasawa eu podia ler Tezuka ali também. É como se, de fato, fossem ambos os autores escrevendo juntos o mesmo mangá. Como se Tezuka conseguisse através da técnica e da seriedade de Urasawa, transmitir todos os sentimentos que suas obras transbordam. E o resultado é magnífico.

Conheça Pluto, o mangá que nunca mais vai me fazer enxergar Astro Boy da mesma forma.

A história

No futuro, a sociedade vive lado a lado com robôs que praticamente dividem a população com os humanos e que fazem as mesmas tarefas que eles. Alguns são meros empregados, outros conseguem até mesmo simular a identidade humana e viver como eles, criando família e até mesmo os mesmos costumes. Alguns são policiais, outros aproveitam-se de seu passado vencedor e outros simplesmente tentam simplesmente ter uma vida normal. Mas entre esses robôs, 7 são especiais e construídos pelos mais inteligentes e visionários cientistas do mundo. Sete modelos que foram capazes de chegar a tal “perfeição” que mal conseguem ser identificados como robôs ou como humanos e que cumpriram uma história importante para seus países no passado. Seus nomes são Montblanc, Norse #2, Brando, Heracles, Epsilon, Gesicht e Atom.

Um dia um estranho acontecimento toma conta da vida da sociedade da Terra. Montblanc, um dos sete robôs é assassinado. E não para por aí: cientistas envolvidos na construção dos robôs também começam a ser caçados por uma criatura misteriosa e mais robôs começam a perder sua vida e sua liberdade, todos morrendo com uma misteriosa forma de chifres como um “sinal” de seu assassino. Gesicht – um dos robôs mais famosos do mundo trabalhando para a polícia e sendo responsável por resolver diversos casos – decide investigar mais a fundo o que começa a acontecer com seus amigos enquanto estranhos sonhos o perseguem.

Nesse caminho ele começa a entrar em um mundo perigoso e descobrir que sua vida e de todos os outros correm perigo. Ele precisa da ajuda de todos, inclusive de Atom, um pequeno robô japonês conhecido pela sua avançada tecnologia. Os sobreviventes terão que correr contra o tempo para encontrar o assassino, que tudo indica girar em torno de um nome: Pluto. Quem é Pluto? Qual seu objetivo? Por que ele está caçando todos os envolvidos na antiga guerra dos Estados Unidos da Pérsia? Muitas perdas, muitas lágrimas e muita emoção promete tomar você em cada página e em cada quadro naquela que é considerada por muitos a obra máxima de Naoki Urasawa: Pluto.

Considerações Técnicas

Alguns de vocês não devem ter entendido por que eu escolhi Pluto para ser comentado, uma vez que o mangá não é de autoria de Osamu Tezuka. Na verdade Naoki Urasawa se aproveitou de um dos arcos da mais famosa obra do mestre, Astro Boy, e adaptou para um mangá próprio. Publicado na revista Big Comic, Pluto conta com 8 volumes encadernados, totalizando 65 capítulos publicados entre 2003 e 2009. O mangá foi mais um dos grandes sucessos de Urasawa, bem como seus antecessores Monster e 20th Century Boys (que serão lançados no Brasil em 2012) e ainda contou com um enorme poder de “marketing” ao contar com um gigantesco e chamativo “Naoki Urasawa x Osamu Tezuka” em suas publicações.

O mangá de Pluto não é uma colaboração entre os autores, sendo mais um remake do arco de 180 páginas de “O robô mais poderoso do mundo” publicado no mangá de Astro Boy nos anos de 1964 e 1965. As principais diferenças entre as obras são as formas como os personagens principais são tratados em ambas as histórias. Eles estão presentes nas duas mas isso não as torna iguais e talvez até com ideais e objetivos diferentes. Porém isso não impede de nos remeter diretamente a Astro Boy, bem como não impede Pluto de ser uma obra única.

Pluto é Urasawa tanto quanto é Tezuka. Como disse antes, é como se você conseguisse ler ambos os autores em um só mangá. E não é como o caso de Obata e Ohba em que um desenha e outro escreve. Em Pluto conseguimos identificar ambos os autores, mesmo que Tezuka nada tenha feito diretamente na obra. Porém toda a presença e as mensagens que Tezuka sempre quis passar estão lá: sentimentos e personagens que possuem conflitos internos ou não sobre seu lugar em uma sociedade.

Urasawa se aproveitou de toda ambientação da história original para criar um clima de tensão, de mistério, de conflitos psicológicos e principalmente de emoções. Emoções essas que são impostas a todo instante na leitura para o espectador. Eu por exemplo, não vou deixar de dizer que me emocionei em diversas passagens do mangá. É como se eu sentisse a dor dos personagens, como se o autor mexesse comigo como ele conseguiu mexer em Monster e 20th Century Boys.

Os grandes destaques de Pluto estão em suas formas narrativas, sempre densas e carregadas de emoções que abalam a estrutura e até mesmo os pensamentos daqueles que as lê. Isso sem falar na constante homenagem de Urasawa a Tezuka resgatando elementos que permitem facilmente remeter aos personagens originais do autor, e não só pelos seus nomes, como em suas características e até mesmo no character design. Como eu disse no começo do post, Pluto me fez perceber que nunca mais verei Astro Boy com os mesmos olhos. E é a pura verdade.

O mangá é totalmente situado no futuro, bem como sua obra original, mas não lhe causa essa impressão. Você parece estar lendo um mangá situado no seu dia-a-dia, o que lhe causa a sensação de familiaridade dos robôs, de fato. E é esse um dos grandes pontos do enredo do mangá, que mostra não só o conflito de robô x robô, mas também a tentativa de inserir os mesmos na sociedade, com direito a tecnologias cada vez mais avançadas em busca da “perfeição”. Perfeição essa que também nos leva ao nosso principal “vilão” da história. Mas é necessário cuidado ao se falar de vilão, ao mesmo tempo que também é necessário o cuidado para falar de protagonista. Para mim, Pluto não tem um vilão, bem como não tem um personagem principal. Ele tem ideais que se confrontam e que acabam fazendo o leitor se indagar se realmente tal “pessoa” é o que parece ser.

É importante dizer que Urasawa coloca em cheque durante todo instante os sentimentos que a sociedade acaba “repudiando”: ódio, tristeza, raiva. Ué, mas isso não vai totalmente contra as mensagens que Tezuka sempre tentou passar? Sim, e não. Tudo está ali, implícito para o leitor. Os personagens a todo instantes demonstram sentimentos por outras pessoas e você mesmo não sabe mais o que são robôs ou o que são humanos. Da mesma forma que dentro da história existe essa dúvida em alguns momentos, você também sente.

E não estou falando só dos 7 robôs perfeitos, mas bem como de todos os que aparecem no decorrer do mangá. A esposa de Gesicth é uma das imagens mais claras disso em certo momento da história em que ela começa a se debulhar em lágrimas (e que quase me fez chorar também). Já entre os 7, se tivesse que escolher um dos representantes dos sentimentos, esse seria Epsilon, aquele que desde o começo se recusou a lutar. Epsilon cria um vínculo humano que nenhum dos outros robôs criou e não apenas pelo fato de ter família ou não. O simples fato de ele ter se recusado a participar da guerra, mas ao mesmo tempo ter que fazê-lo de maneira indireta, o torna o mais humano possível. Ele pensa no próximo, mas existem momentos em que você simplesmente não pode ignorar sua situação.

E Pluto nada mais é que isso: a mensagem que não importa quem você seja, você sempre terá um lado humano. Um lado humano que será regado a ódio, a momentos de tristeza e de angústia, mas que sempre de alguma forma, vai fazer você se lembrar do próximo. Na verdade, Urasawa tenta mostrar que no fundo, todo o ódio retratado no mangá na verdade é amor, é carinho, é esperança. Uma das frases mais marcantes do mangá, e recitada por Gesicth é “Nada nascerá do ódio”. Isso retrata bem o que é Pluto.

Comentários Gerais

Como eu falei antes, foi uma opção minha escolher uma obra que não fosse de Tezuka propositalmente. Particularmente, não me acho apto a homenagear um autor, principalmente nunca tendo sido capaz de conhecer a fundo seus trabalhos para analisá-lo. Mas nada melhor do que um dos mais consagrados mangakas da atualidade para desempenhar esse papel da melhor maneira possível: fazendo mangá.

Aliás, ao ler Pluto você percebe o que realmente Tezuka representa para o universo dos mangás. É uma grande teia, que por onde quer que você olhe, sempre acabe percebendo que uma das pontas acaba em Tezuka. Pluto particularmente me lembra muito uma obra de um outro autor que admiro muito, Shotaro Ishinomori. Se você já leu, assistiu ou ouviu falar de Cyborg 009 vai perceber muitas semelhanças entre ele e Pluto, o que acaba claramente evidenciado em uma inspiração em Astro Boy, criado 12 anos antes dos 9 guerreiros robôs.

Mais do que ler Pluto e sua fantástica história, você deve perceber o quanto Urasawa se preocupou em manter a essência de Tezuka ali de alguma forma. Seja na forma como a história é conduzida, nos traços (como nas imagens abaixo, retiradas do site francês du9 em uma postagem sobre a obra), e principalmente no sentimentalismo em que o mangá tenta transmitir. Pluto é uma explosão de sentimentos a cada página virada, é uma gota de verdadeira “mágica” ao ser lido.

Não estou aqui tentando dizer quem é melhor, e longe de mim fazê-lo. Não somos ninguém para julgar Tezuka ou julgar Urasawa, só meros leitores que possuem sua preferência mas ainda não deram (e talvez nunca darão) a mesma contribuição que ambos deram para a história não só dos mangás, como dos quadrinhos em geral.

Osamu Tezuka forneceu as ferramentas. Naoki Urasawa, bem como tantos outros mangakás hoje em dia, as usam e as fazem virar sucesso. Alguns melhores que os outros, outros sem tanto brilho. Pluto é mais uma dessas obras que merecem serem lidas e usadas como lição para o resto da vida. Pluto pode ser uma porta de entrada para Tezuka, bem como a réplica também é verdadeira. A recomendação não preciso deixar mais explícita não é? Para os interessados, o mangá pode ser comprado no Book Depository CLICANDO AQUI, uma vez que o título foi lançado nos Estados Unidos pela americana VIZ. Ainda não há previsão do mangá por aqui, mas quem sabe agora com essa retomada do autor pela Panini sonhar não seja tão ruim assim?

Para aqueles que quiserem saber um pouco mais dessa relação entre Pluto e Astro Boy, leia um pouco no post do Panina Manina no Subete Animes, onde ele entra mais a fundo nesse tema em específico, traçando um paralelo entre as duas obras.

No dia do mestre, nada melhor que outro mestre para homenageá-lo. Obrigado Tezuka. Obrigado Urasawa.

Clique na imagem para ir para a fanpage do #TezukaDay !

por Dih

45 Comentários

Arquivado em Mangás, Review

45 Respostas para “Review – Pluto, o Astro Boy de Naoki Urasawa

  1. Luke

    Pluto é o meu mangá favorito, é simplesmente uma homenagem tão fantástica e bem escrita que não consigo eleger outro conto no mesmo nível. Pluto é uma essência única a ser desfrutada, e um dos títulos que eu sinceramente espero muito que a Panini pense em publicar após as outras duas grandes obras do Urasawa…

    Curtir

  2. Aguardo o seu questionário e respostas na minha mesa até as 10:17h.

    Curtir

  3. Nossa, Dih, você é foda. Não conhecia o Chuva de Nanquim e estou encantada. Acho que eu não era madura o suficiente quando busquei Astro Boy. Apesar desses dois nomes não estarem presentes na minha erudição pop japonesa, a sua abordagem motivou-me a buscar mais sobre os autores. Irei atrás de Pluto com certeza (^__~)b Ah, não posso deixar de comentar: o seu texto é excelente, mas tem umas vírgulas faltando e uns probleminhas com grafia que me incomodaram. Eles estão “matando” a sua resenha, que foi tão profissional (;___; )’ Ah! Já ia me esquecendo… será você poderia me colocar em contato com a pessoa que vez o cabeçalho do Chuva de Nanquim? A tipo que o autor escolheu é muito lindo e eu sou viciada em tipografia. hehe

    Curtir

  4. Zuperman

    Incrível texto, mesmo. Que bom que não fui só eu que senti essa tempestade emocional ao ler Pluto, todos os sentimentos e pensamentos dos personagens são transpassados com uma maestria que é extremamente difícil de explicar. É como você disse, Dih, é simplesmente MÁGICO!

    Ainda espero uma review gigantesca sobre 20th Century Boys apontando todos os pontos dessa obra, que para mim, é o melhor mangá já feito.

    Curtir

  5. Eu me interessei…
    Vou procurar o mangá agora mesmo…

    Curtir

  6. Dih, será que você pode me passar o nome do tipo que você usou no logo do Chuva de Nanquim? Vocês estão fazendo o Tezuka Day bombar no twitter, hem? Parabéns!

    Curtir

    • Dih

      Então, Nee, na verdade o logotipo foi feito por mim na mão e depois vetorizei-o com a ajuda de um tablet Wacom. Não é nenhuma tipografia pronta. Somente a parte do “Chuva de Nanquim” que foi utilizada a tipografia “IMPACT”.

      Curtir

  7. Já li Pluto, me deixou muito emocionada em alguns pontos e me deu vontade de ir correndo ler Astro Boy depois. Muito, muito bom o texto, adorei!

    Curtir

  8. Pingback: #TezukaDay – Um dia para homenagear o trabalho de uma vida que influncieou toda uma forma de contar histórias | ManGONZO

  9. Ícaro "i" @I_akiba

    Realmente é mágico, mágico já é o gênio dos mangás seinen explorar um ambiente do inovador dos mangás shounen.

    A “parceria” do Urasawa e o Tezuka é realmente “mágica” ao ponto de durante sua leitura você chorar ou se emocionar. Ao ponto de você refletir sobre o assunto após você ler. Ao ponto de você ir atrás da obra original do Tezuka e ver a obra de um jeito de diferente, de um jeito mais maduro, de um jeito mais… Urasawa.

    É realmente “mágico”! Parabéns pela escolha e por divulgar essa incrível obra!

    Curtir

  10. Eu me interessei…
    Vou procurar o mangá agora mesmo…{2}
    E a review foi otima parabens Dih

    Curtir

  11. Angélica

    Dos três mangás do Urasawa que eu li (Monster, 20th Century Boys e Pluto), este foi o que eu mais gostei. Como do Dih disse na resenha, a leitura causa uma avalanche de emoções, além de fazer o leitor refletir sobre muita coisa. Torço muito para que a Panini também lance Pluto por aqui – mas só depois de acabar Monster e 20th, ou o meu bolso não vai aguentar!xD

    Curtir

  12. Sempre tive muita vontade de ler Pluto por conta dessa releitura de um dos arcos de Astro Boy. Deve ter tado um trabalhão pro Urasawa ler de cabo a rabo a obra de Tezuka para construir a história de Pluto e executá-la com tal maestria. Ainda pretendo ler o mangá, mas antes eu prefiro ler Astro Boy, justamente para ter mais desse sentimento de “outra visão” sobre a obra original.

    Excelente análise, Dih! O mangá realmente parece ótimo!

    Curtir

    • O original é uma história curta.
      O que o Urasawa fez foi mostrar a história pela visão de outro personagem e apenas inserir o que o Tezuka criou em sua história de suspense habitual.
      Ajudou muito a situação do oriente médio não ter mudado em todas essas décadas.

      E como ele é leitor do Tezuka desde pequeno, há várias pontas de outros personagens. O Kimba aparece em Pluto.

      Curtir

  13. TUDO que vier de Urasawa pra cá e TEZUKA eu vou comprar! Eles merecem! Puta genialidade 😀

    Curtir

  14. Mais um ótimo post do #TezukaDay , deixou tudo mais claro. Sem muitos “rodeios” ou devaneios, foi objetivo com o que quis dizer.

    Mesmo sem ler Pluto, consegui ver as mensagens que o mangá passa e entendê-las em partes, por meio do teu post ^^

    Curtir

  15. Nunca li
    mas a cho q vou começar a ler
    pq muitos dizem q é mto bom

    Curtir

  16. Pingback: Tezuka Day e as homenagens! « Outros Papos em versão WordPress!

  17. Pingback: Ribon no Kishi e o Teatro de Takarazuka – Um mangá bem simpático com uma grande inspiração teatral | Planeta do Moe

  18. Muito legal o texto. Pluto está na lista de mangás que quero ler desde que li 20th Century Boys. Vou ver se consigo os volumes em inglês.
    Parabéns pelo texto. #TezukaDay

    Curtir

  19. Pingback: Guia Nahel Argama para o #tezukaday | Nahel Argama

  20. Pingback: Video Quest Especial #TezukaDay – Adolf « Video Quest

  21. Pingback: Ribon no Kishi e o Teatro de Takarazuka – Um mangá bem simpático com uma grande inspiração teatral | Planeta do Moe

  22. Mauricio

    Pluto é provavelmente o melhor manga que já li.
    Só espero que seja lançado um dia no Brasil, em versão encadernada, capa dura, e não nesse papel de pão que temos hoje.

    Curtir

  23. Magabarai_dih

    Pluto, realmente é um furacão de emoções, fico muito feliz de falarem dele aki, valeu dih. Principalmente nos momentos em que a irmã de atom aparece, de partir o coração. As aparições dela durante os capítulos roubam a cena, assim como outras situações que só lendo para entender.
    Edição da viz recomendadíssima, tenho todas e posso dizer que é um ótimo investimento.

    Curtir

  24. Pingback: Simplicidade, Otimismo e Fantasia – O mundo de Osamu Tezuka | Troca Equivalente

  25. Daniel David

    Um dos meus sonhos é ter a versão original de Astroboy publicada aqui no Brasil. Pluto é outra obra prima, e agora, com outros dois títulos do Urasawa chegando, se torna muito mais possível.
    Parabéns pelo post. Tá lindo!

    Curtir

  26. Que resenha bacana! Poxa, tenho fé que Urasawa vai implacar dessa vez aqui no Brasil e finalmente teremos Pluto lançado aqui! Queria muito que essa década tivessem mais títulos de qualidade como os do mestre Urasawa por aqui.

    Curtir

  27. Caramba, fiquei admirado com o trabalho que esse autor conseguiu fazer com uma obra do Tezuka. Agora vou ficar na espera de lançarem esse mangá por aqui, o texto está de parabéns amigo.

    Curtir

  28. Pingback: #TezukaDay – Que caminho de leitura trilhar? |

  29. Melhor análise e expressão de opinião que já vi aqui no ChuNan, parabens!
    Parece que o mangá é foda.

    Curtir

  30. _NoTuRnO_

    Dih você está de parabéns, esse é o melhor texto que eu já li aqui no ChuNan, e olha que já foram postados textos exelentes aqui heim! Enfim, parabéns pela análise e comentários, e só pelo fervor com que escreveu tudo isso aqui me deu uma vontade enorme de ler esse mangá.

    Curtir

  31. Pingback: #TezukaDay: Ode to Kirihito | Mangás Undergrounds

  32. Pingback: Ranking Oricon de vendas de mangás: 21 a 27 de Maio | ChuNan! – Chuva de Nanquim

  33. Pingback: Review – Monster e a mente brilhante de Naoki Urasawa: Volume 1 | ChuNan! – Chuva de Nanquim

  34. Pingback: Dica de Importação de Mangás – Pluto (VIZ Media) | ChuNan! – Chuva de Nanquim

  35. Pingback: Video Quest Especial #TezukaDay - Adolf - Video Quest - Anime - Mangá - Vlog

  36. Astro Boy é uma farsa, pessoal.
    Apesar do sucesso, a série é uma versão dublada e retalhada do anime Tetsuwan Atom que nunca foi importado corretamente em sua versão original.
    Aliás, valeu pela revisão.

    Curtir

  37. FabrYuki

    li pluto e realmente é muito legal, intenso, o estilo dos personagens ficou excelente, o post muito bom, mas no contraste dos personagens entre a versão classica de tezuka e a de urasawa que ficou magnifica faltou a uran que é uma personagem importantíssima, melhor so incrementando mais o desfecho e fazendo uma versão em anime.

    Curtir

  38. Daniel

    Alguém poderia me explicae o que houve com Robita, o filho de Greischt, na história?
    Isso me passou batido. Não devo ter prestado muita atenção.
    Ele foi morto ou a propria Europol o tirou dele antes de apagar sua memoria?

    Curtir

    • Pedro D.

      O Urasawa não deu uma explicação tão direta sobre isso, mas pelo contexto,na minha opinião, a Europol deve ter enviado ele para um lugar bem bem distante do Greischt e/ou apagado a memória dele . Espero ter ajudado XD .

      Curtir

    • VMarim

      A pergunta já é antiga, mas enfim…
      Robita foi morto pelo psicopata assassino de robôs executado por Gesicht, a Europol apagou as memórias de seu filho e da execução do assassino.

      Curtir

  39. Pingback: ‘Pluto’, de Naoki Urasawa, será publicado pela Panini | ChuNan! - Chuva de Nanquim

Deixe um comentário