Hall da Fama #12 – Shizuo Heiwajima

shizuo header“IIIIZAAAAAYAAAA-KUNNNN!!”

É hora de completar o “casal” LOL com o Izaya de Durarara!!, falando um pouco sobre Heiwajima Shizuo, o homem mais forte de Ikebukuro – e também o mais querido pelos fãs e pelas fangirls – eu já disse que acho ele muito divo.

shizuo1Imagine-se em um grande centro urbano, cheio de movimento de pessoas, carros, prédios e entretenimento. Aí de repente, você vê um sinal de trânsito voando pelos ares. Ou talvez um poste. Ou talvez uma daquelas máquinas automáticas, talvez seja até mesmo uma pessoa voando pelos ares; e quando ela acertar alguma superfície sólida, provavelmente quebrará algum osso do corpo.

Pois bem, em Ikebukuro esta visão é comum aos moradores, que preferem evitar confusões com Heiwajima Shizuo, o violento guarda-costas em roupas de barman que odeia violência – mas não consegue evitar ser violento ao menor sinal de irritação. E no caso dele, ser violento significa devastar propriedade pública e privada a cada acesso de fúria. Legal, né?

Antes de tudo, preciso dizer que o potencial do Shizuo como personagem está não no fato de ele ser complexo (isso é bem óbvio) – diferente de várias figuras de animes que já passaram por esta coluna – , mas pelo fato de ser extremamente simpatizável. Afinal, como não se divertir com o sujeito que literalmente joga tudo pelos ares quando fica nervoso?

shizuo2Mas ora, esse não é o único motivo para que o guarda-costas vestido de barman tenha ficado tão marcado no fandom – afinal, um pouco de passado dramático, um pouco mais de um lado afável e a própria importância peculiar no quadro doido de personagens que é Durarara cumprem bem seu papel.

Afinal, não é como se Shizuo entendesse sua própria condição; desde criança, ele possui uma força sobrehumana e perde o total controle dela quando se irrita, algumas vezes ferindo até pessoas próximas. Por não encontrar uma forma de controlar seus impulsos acaba deixando-se levar, pouco importando-se com o que pode acontecer com seu corpo, além de temer a si mesmo.

Ainda assim, há em Shizuo algo como um lado mais gentil; ele importa-se genuinamente com as pessoas a seu redor e possui relações de forte valor: com seu irmão Kasuka, uma das primeiras pessoas a afirmar que não sente medo dele, durante suas conturbadas infâncias, e que procurava apoiar emocionalmente o irmão que era constantemente demitido de diversos empregos; com a motoqueira sem cabeça Celty, aquela com quem tem maior facilidade em se abrir e ser ele mesmo; e até mesmo com Tom Tanaka, o cobrador que ainda consegue controlar seus impulsos de raiva.

shizuo3Mas até agora tudo são flores – e como falar sobre Shizuo sem mencionar seu nêmesis, Izaya Orihara? Os dois se odeiam desde os tempos de colégio – e bem, não dá para culpar o Shizuo por isso. Izaya sempre viu um incômodo na violência ilógica de Shizuo, e passou boa parte do colegial e mesmo após este período arranjando-lhe encrencas.

E é aí que entra uma das graças do jogo de personagens do autor Ryohgo Narita; Izaya é o grande responsável por manipular todos os elementos em conflito em Ikebukuro, fazendo uma excepcional previsão de suas reações a partir de observação psicológica. Porém, Shizuo, que odeia sua postura manipulativa com outras pessoas, é o único personagem com qual suas previsões falham, e acaba tornando-se um elemento “Deus Ex-Machina” em momentos mais importantes. Pode parecer nonsense mal-construído à primeira vista, mas é a graça de combinar as traquinações elaboradas do Izaya e a atitude explosiva do Shizuo, que só quer viver em paz no seu canto.

Por fim, Durarara é uma coletânea de personagens carismáticos e excêntricos que ganham um valor tremendo conforme suas interações na teia de acontecimentos em Ikebukuro tornam-se cada vez mais importantes; Shizuo é o personagem que mais marca nesse sentido, sabendo cativar o público com suas explosões em especial, com um certo arremesso de lixeira no Izaya que é puro Epic Win xD e seu lado que simplesmente quer viver uma vida normal e se importa com as pessoas a seu redor é muito simpatizável.

por Mary

47 Comentários

Arquivado em Animes, Hall da Fama

47 Respostas para “Hall da Fama #12 – Shizuo Heiwajima

  1. caiohero

    Tem que sair um do Gatts e do Griffith!

    Curtir

  2. Artur

    tem que ter HALL DA FAMA DO VEGETA!

    Curtir

  3. Albano :3

    Até q em fim um hall da fama do Shizuo, um dos personagems mais carismaticos (na minha opniãozinha d merda) do mundo dos animes… não tem como você ver durarara e não gostar do personagem… esperando o prox hall da fama :3 IZZAAAAAAAAYAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  4. JR Carneiro (@WashingtonJoseR)

    Sobre os spillers, sinceramente, se por um acaso eu não conheço o personagem, eu não leio, tem muito mais graça você conhecer o personagem pra depois ler uma analise dele. Pra mim os spoiller deveriam ser completamente liberados nessa coluna.

    PS: Concordo com o Artur. Hall da Fama do Divo Vegeta. IT’S OVER 8000!!! Ou algum de esporte. Ex: Makunochi Ippo

    Curtir

  5. Nilla

    Shizuo é um dos melhores personagens que tem
    Me divirto muito com ele jogando as coisas pela cidade, me identifico muito com ele xD

    E gostaria de deixar uma sugestão para um dos próximos Halls da Fama: Sakata Gintoki de Gintama =)

    Curtir

  6. Thyago

    Concordo com nosso amigo de cima tem que fazer um do Gatts e também do Zaraki.
    Shizuo é muito engraçado, o autor sobe muito utilizar o personagem espero a segunda temporada de Durararara…
    E Mary se não fizer um com Gatts e Zaraki é bom nem aparecer em Ikebukuro rsrsrs.

    Curtir

  7. Taff

    rsrsrs
    adorei seus arroubos de fangirl, me lembrou até aquela ‘segunda personalidade’ da sakura q eu adorava no Naruto clássico e q tanto fez falta no shippuuden.
    E ótimo texto, cabei fiando com saudades de Durara também.

    PS: qnto aos spoillers, concordo plenamente com o JR Carneiro se ñ conhece o personagem ñ lê. Afinal de contas, é ÓBVIO q vai ter spoiller, como vc pode desenvolver bem a descrição de um personagem se vc tem q tirar fatos importantes q o tornaram tão querido e famoso? PelamordeDeus né?
    é oq penso u.u

    Curtir

  8. João Pedro

    so eu acho que o Shizuo se parece com o sainji de one piece?

    Curtir

  9. Bem que o proximo poderia ser Takizawa Akira, o terrorista salvador do japão.

    Curtir

  10. crive

    Izaya >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> abismo >>>>>>> Shizuo

    Curtir

  11. huke

    Pra ficar bonito agora precisa de um Hall da Fama para o casal 20 dos animes, Isaac e Miria de Baccano! Eles merecem! hahaha’

    Curtir

  12. Bruno-sAMA

    LOL, gostei!! muito bom mesmo!! FUCK YEAH

    Curtir

  13. thoty

    Esse tirou onda no anime…
    Foda !!!

    Curtir

  14. hall da fama do fate averruncus, yue e nodoka do Negima!

    deu pra perceber que eu gosto da série n é?

    Curtir

  15. CaioLima

    Eu não sou fã do Shizuo, prefiro Selty.

    O pessoal tá pedindo hall da fama de cada personagem ai viu…
    Vegeta foi pra rir. 😛
    Acho que Gin-san e Onizuka merecem. KKKKKKKKKKK

    Curtir

  16. O CARA È FOD@@@@@@@@!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Me identifico mto com ele pq quando fico com um pouco de raiva saio batendo e tacando tudo em todos mas em proporções menores porque sou um humano normal 😀 Só falta eu ser loiru u.u HAHahahaw O cara é o maximo se eu fosse menina eu gamava nele -qqq HUSHUSAHUAW!

    Curtir

  17. A.G.E.

    bom post

    o que eu acho melhor em Heiwajima Shizuo é que esta provado que o Ser Humano pode ter aquela força bruta apenas não a pode usar quando quer como ele (e falo por experiência própria)

    qualquer descrição tem de ter alguns spoilers senão seria apenas informação básica

    sugestão Takumi Fujiwara de Inicial D

    Curtir

  18. Mugi-chin

    Tem que ter um sobre o Hiruma de Eyeshield 21!! Ele é o cara!!

    Curtir

  19. 0,000000000000001

    Gostei do post principalmente porque o Shizuo e um dos meu personagem favoritos da serie e acho que o único jeito dele ficar em paz e tranquilidade que tanto busca ele teria que ir para o Tibete passar uns longos anos aprendendo como esfriar a cabeça.Acho que e só esperando pelo próximo.

    Curtir

  20. shandowlord

    Poucos sabem mas existia nos anos 90 estes grupos de ganges em Ikebukuro nos anos 90.
    Eu tinha um amigo brasileiro que fazia parte do time vermelho.

    Curtir

  21. Diego

    Shizuo é o melhor personagem de Durarara de longe! E olha que todos eles são ótimos.

    Shizuo>>>>>>>>>>>..Abismo>>>>>>>>>>…….>>>>>>>>>Abismo>>>>>>>> Izaya

    E olha que o Izaya ainda é legal ‘-‘

    Curtir

  22. Nanda

    Um dos meus husbandos 😀 coisa mais linda e deliciosa ❤ só divido ele com o Izaya *.* Eu acho que o próximo hall da fama deveria ser um dos personagens de Arakawa under the bridge,um dos animes mais épicos de comédia que eu já vi.

    Curtir

  23. MugiTRAMPO

    Ótimo Hall da Fama!
    Gostaria de uma “HdF” de qual quer uma das pesonagens de “K-On!” é um anime que muitos gostaran e que daria bons comentarios por aki!

    Curtir

  24. Shizuo é dorgas!!Izaya é dorgas!!Celty é dorgas!!!Durarara em si é dorgas também xDD

    Sério, eu sempre achei extremamente WTF a força do Shizuo, também acho muita coisa em DRRR WTF mas eu como o doido que sou acabo gostando dessas coisas.

    E concordo com algumas pessoas, o Trollzaya é melhor *-*

    Curtir

  25. Takashi

    vixe esse cara é TOP :DD

    Curtir

  26. GuilhermeLebowski

    Shizuo mito.

    Curtir

  27. Qual é episódio em que ele arremessa aquela maquina vermelha de refrigerante? Alguém lembra? Queria ver aquela cena épica denovo.

    Curtir

  28. ahhh shizuo um dos meus personagens preferidos!! ^^
    sobre o spoilers acredito q sejam necessários na hora de descrever sobre os personagens…é simples é so a pessoa ver o anime e depois o hall da fama sobre o tal..se quiser evitar spoilers!!
    o próximo hall da fama poderia ser sakata gintoki – gintama ;D

    Curtir

  29. IIIIIIIZZZZAAAAAAAAAAAYAAAAAAAAAA!!
    Namoral, mesmo não sendo fanboy de DRRR!! tenho que admitir que o Shizuo é interessante…principalmente quando ele decide ajudar a Celty a encontrar a Saika e fica na motocicleta dela pulando com o capacete e falando: KOROSE! KOROSE! KOROSE! KOROSE! KOROSE!

    Curtir

  30. Operador

    Cara Muito fodastico esse personagem gostava dele e do Simon tbm
    para o proximo tem q ser ele HARIMA KENJIIIIIIIIIII DO SCHOOL RUMBLE esse jah fez de tudo na vida trabalho de pescador, mangaka, carregador de moveis, etc.

    Curtir

  31. xD

    Não acho q devem maneirar nos spoilers, é importante para a analise dos personagens vc comentar algumas coisas q aconteçem no decorrer do anime…. sem os spoilers a análise fica sem sal….. É meio obvio q para ler o hall da fama vc tem q ter assistido o anime inteiro ou uma boa parte…. O essecial é sempre avisar sobre eles (oq vcs fazem) pois pegar spoiler tira qualquer um do serio xD… Como descrever um personagem epico sem comentar oq ele fez pra ficar epico hahaha

    Curtir

  32. Gostei desse anime, mas não está entre meus preferidos…mas devo dizer que o Shizuo com certeza é um dos melhores personagens do Durarara!!.
    Quanto a spoilers, não vejo problema, aliás são necessários para vermos a essência do personagem, então, se eu vi o anime eu leio a matéria, se não vi, não leio, é simples.

    Quero ver um Hall da Fama do Onizuka Eikichi….esse cara é muito phoda rsrsrs

    Curtir

  33. O cara é carismatico e foda, mas sem muita utilidade do anime.
    talvez pudesse ser mais aproveitado, mas enfim..valeu o hall da fama =)

    Curtir

  34. Saory

    AAAAAAAAAAAAAAAAH, SHIZUOOOOOOOOOOOOOOO <3! ELE É O MEU FAVORITO, EVEEEEEEEEEEEEEEEEEEER! *OOOOOO*! MEO, ELE É MUITO MUITO MUITO MUITO MUITO DIVO! Só comecei a assisti Durarara!! por causa dele! Mas o anime é ÓTIMO MESMO mas o Shizuo, ah, ele é foda demais demais! Ele é super forte, super fofo, tem um lado gentil escondido, cuida das pessoas que gosta e… ah! Melhorar parar porq se eu não parar agora, não paro nunca mais! XD! Se eu fosse uma Stalker, meu alvo seria, COM CTZ, Heiwajima Shizuo! O cara mais lindo, forte e divo de Ikebukuro! ❤ ❤ ❤

    Curtir

  35. Saory

    Ah! E sobre spoillers, hmm… Bem… Não dá p/ agradar todo mundo, certo? Aqui é o Hall da Fama! Tem que falar sobre tudo tudo tudo dos personagens! Se não querem ler spoiller, é só não ler! Eu sei que não é tão simples maaaaaaaaaas não é necessariamente por aqui que devemos conhecer animes!

    Curtir

  36. Shizu-chan!! Joga máquinas de venda nas pessoas, e depois diz “detesto violência”, é mó engraçado observá-lo, rs. Um dos poucos personagens loiros do mundo dos animes que conseguiu me conquistar, esse merece estar no Hall da Fama! Apesar de ser violento, não consigo deixar de ver ele como um cara legal XD Simples e simpatizante, e um ótimo personagem.

    Curtir

  37. Shizuo e Izaya tem complexo um pelo outro, qual fujoshi não ficaria feliz com essa relação de ódio/amor?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s