Admirando a volta de Takehiko Inoue e Vagabond #301

Para ver, refletir e admirar a beleza desse mestre dos mangás.

Talvez esse seja um post um pouco diferente do que vocês estão acostumados a ver aqui, mas é um daqueles que eu me sinto na obrigação de fazer. Como já devem ter percebido, eu e o Luk somos abertamente fãs de Takehiko Inoue, autor das obras Slam Dunk e Real, ambos com reviews publicadas aqui no Chuva de Nanquim. É meu mangaká favorito, e meu grande ídolo no ramo. Um verdadeiro mestre. Seu traço, sua forma de dar vida para um mangá e a maneira como ele consegue desenvolver uma história é para poucos. Um gênio, resumindo.

Color page dupla do capítulo 301. Reparem na leveza e no nível de detalhes da colorização dessa ilustração. Cliquem para ampliar.

Como eu havia dito aqui há algumas semanas, o autor esteve em pausa devido a uma doença (nada grave) e por isso se ausentou da autoria de Vagabond e Real, suas séries regulares e ainda em andamento. Na semana passada, Vagabond teve seu retorno na revista Morning da editora Kodansha, com o capítulo 301 recheado com algumas color pages e mais de 40 páginas para delírio dos fãs.

Para quem não sabe, a história de Vagabond é baseada na vida de Miyamoto Musashi, famoso personagem histórico da cultura japonesa e que ganhou um romance fictício criada pelo escritor Eiji Yoshikawa contando a história do samurai sem se prender a fatos reais. Não vou entrar aqui nos méritos da história pois pretendo deixar isso para uma review futura, por isso vocês terão que sair aí para correr atrás das edições abandonadas da Conrad (que infelizmente cancelou os dois formatos ao qual o mangá era distribuído no Brasil) ou recorrer a internet loja de importadora mais próxima de vocês.

Mas enfim, falei, falei e não expliquei post. O capítulo 301 de Vagabond acabou sendo o que chamamos um “rascunho” feito pelo mestre Inoue. Mas acalmem-se: não é um rascunho a la Togashi de Hunter x Hunter, e é isso que eu gostaria de mostrar para vocês. Reparem na beleza do traço até mesmo “bagunçado” e estremecido de Inoue. É uma obra de arte a ser contemplada e nada mais. Selecionei aqui algumas imagens e páginas especiais, incluindo as páginas coloridas que vocês podem ver na parte de cima desses parágrafos.

Vamos apreciar um pouco dessa arte então?

Essa color page ficou simplesmente sensacional! Reparem na colorização, no nível de detalhamento do rosto, dos lábios, em toda a atmosfera criada ao redor de Musashi. Vejam com cuidado os olhos do personagem! Sensacional! Poucos conseguem fazer uma ilustração em um mangá que consiga passar tantas emoções assim.

As cenas de ação Vagabond são um show a parte. Reparem que mesmo se tratando de um “rascunho”, Inoue não deixa de se preocupar com a ambientação dos personagens e da forma como eles interagem com o mesmo. Muitos falam que o “cenário” pouco importa em uma história (cof cof Bleach cof cof)  mas a verdade é que qualquer tipo de ambientação bem feita ajuda o leitor a se envolver ainda mais com toda a cena.

Aqui mais um exemplo de cena de ação dentro do capítulo 301. Nesse fica bem claro que o autor utiliza-se de traços rascunhados e semi-prontos, principalmente nas hachuras (quem tiver a chance de conferir os volumes anteriores, verá que o nível de traçado dele nas ilustrações é geralmente muito maior do que esse). Mesmo assim, o autor soube como empregar o uso das mesmas hachuras para dar dinamismo e vida a uma cena de forma rápida e até mesmo poética, com o ataque dos samurais, o olhar de Musashi e a passagem das espadas. Lindo!

Essa cena é a continuação da anterior e novamente eu quero frisar o uso dos cenários e da composição de elementos na página. Como eu mesmo havia dito, é uma narração poética. Vagabond é um mangá de relativas poucas falas, mas com composições assim conseguem passar todas as suas mensagens e sensações do momento para os leitores. Não dá pra explicar, só posso dizer: vejam.

Pra finalizar, duas imagens que retratam no que Takehiko Inoue se destaca em todas as suas obras: a capacidade de retratar através de expressões tudo que o personagem sente naquele momento. Reparam na profundidade do primeiro quadro em cada mínimo detalhe, tanto em seus olhos quanto no movimento de seus cabelos. No segundo, vemos o exato oposto da primeira imagem, com uma imagem nítida mas que demonstra todo o sofrimento da batalha nos arranhões, na barba mal feita, no movimento utilizado nas hachuras para demonstrar o cansaço.

Vagabond é sensacional por inúmeros motivos e Takehiko Inoue não tem mais nada para provar para ninguém. Se isso é um rascunho, imaginem tudo isso no volume fechado, quando eles geralmente redesenham os detalhes para aperfeiçoá-los? Eu espero que um dia possamos ter esse mangá de volta em nossas terras, já que esse gênio dos quadrinhos não pode ficar omitido no Brasil. Vagabond é Vagabond. Inoue é Inoue.

por Dih

32 Comentários

Arquivado em Especial, Mangás

32 Respostas para “Admirando a volta de Takehiko Inoue e Vagabond #301

  1. simplesmente FODA!!!!!!!!!
    cade a TOC dessa semana????

    Curtir

  2. Mister M

    ISSO TUDO É RASCUNHO?! Caraca, imagine no tankohon, quando é geralmente mais caprichado! Isso mostra a muito mangaka por aí (cofcofcofTogashicofcof) que rascunho não necessariamente significa um monte de rabiscos formando um projeto de mangá. O Inoue é mestre mesmo!

    Curtir

  3. YUuuhaha

    Meu Deus….
    Isso ta melhor que os meus mangas completos (ta, eu sei q n sou profissional nem nda, mas o rascunho do togashi eh quase q inteiro rabiscos)

    Curtir

  4. Artur

    se eu conseguisse desenhar 10% o que o Inoue desenha eu já podia virar um mangaka famoso.

    Curtir

  5. O mais impressionante no traço do Inoue em Vagabond é o movimento. As paisagens, com o detalhamento de cada folha, são deslumbrantes…mas a noção de movimento no traço dele é simplesmente fora de série. Se Tezuka introduziu a linguagem cinematográfica no mangá comercial, Inoue leva isso às últimas consequências.

    Curtir

  6. Surion

    “Para quem não sabe, a história de Vagabond é baseada na vida de Miyamoto Musashi, famoso personagem fictício da cultura japonesa e criado pelo escritor Eiji Yoshikawa.”

    cara… Musashi não é personagem fictício, talvez as aventuras narradas por Yoshikawa sejam, mas Musashi em si não xD

    Mas enfim, ótima notícia ver que vagabond continua lindo como sempre!!

    Curtir

    • Dih

      Sim, sim, mas o mangá se baseia na obra do Yoshikawa, por isso acaba sendo fictício. Mas vou refazer esse parágrafo para não haver duvidas. 😛
      Obrigado!

      Curtir

      • Já ia corrigir também! hehe

        Musashi é um personagem histórico e de fato existiu, tanto é que ele é autor do “Livro dos 5 anéis” e ainda tem diversos quadros pintados, entre outras coisas. O Yoshikawa apenas transformou a vida dele em romance sem se prender apenas nos fatos reais.

        O fato dele ser real torna a história ainda mais fascinante!

        Curtir

  7. Podia ter uma semanda só pra Vagabond XD Esse fdp desse Inou merece.
    Sério, voltou muito bem Vagabond, teve coisas muito importantes nesse capítulo.
    Ótimo post Dih.

    Curtir

  8. Nanda

    É de encher os olhos mesmo *-* caiu até uma lágrima aqui de tão bonitas que são as ilustrações do Inoue.

    Curtir

  9. PANINI, o que está esperando pra relançar esse mangá em formato “luxo” pre livraria? =D

    Curtir

  10. Rayovac

    Cara… momento drogadão, você olha para essas imagens e fica meio dããã só com a beleza dela, é engraçado a beleza nos traços é algo sobre-humano, nunca fui muito fã desse manga, mas sou fã desses desenhos que olha são fenomenais, dos mangakas que vi esse é o melhor desenhista sem sombra de duvida… olha se um dia varias pessoas desenharem assim, acho que não precisará mais de anime, pois a beleza deste é incomparável.

    Espero ver mais matérias assim aqui, é bem legal esse tipo de coisa =)

    Rayovac!

    Curtir

  11. Mugi-chin

    Sensacional!! Gênio, gênio, gênio!!
    Lembra bastante o traço do mestre Samura (Mugen no Juunin – que veio pra cá como Blade – A lâmina do Imortal, e que diga-se de passagem foi cancelado pela Conrad)

    Inoue é um legítimo gênio!!

    Curtir

  12. Camilo KUFS

    Deixo aqui uma campanha para que todas as editoras brasileiras se interessem por essa obra máxima biográfica!
    #VAGABONDRETURNBR (Hashtag do Twitter)
    VAMOS FAZER DE TUDO PARA LERMOS ESSA OBRA DE ARTE NOVAMENTE! (Que nem Evangelion e One Piece voltaram)

    Curtir

  13. ravelllino

    Vagabond de volta agora eu to feliz ,o Takehiko desenha muito mesmo

    Curtir

  14. Bokuro

    Tive um orgasmo visual com essas imagens *-*

    Curtir

  15. joaobrizzi

    E desde quando a arte de Vagabond é rascunhada? Nada a ver…
    Usar linhas soltas para dar impressão de movimento é algo totalmente diferente de um rascunho…

    O traço do Inoue é realmente muito foda! O único porém é ele desenhar personagens com rostos parecidos. Mas de resto, finalização perfeita em todos os sentidos.

    Curtir

  16. rafael motta

    Eu desenho mangas, só de saber q isso é rascunhos sinto raiva, a arte desse cara é incrivel bate mo emoção eu ñ sou fã mas curto muito a arte. pra quem viu o inicio do slan dunk ñ percebe q é o mesmo autor se ñ é muito fã e sem formação.

    Curtir

  17. paulovitorcs

    Só de ver essa arte deu vontade ler o mangá. E é isso que vou fazer.

    Curtir

  18. Seme possessivo

    Ótimo post. Falar bem do Inoue e’ chover no molhado, mas o cara e’ um verdadeiro artista, inevitável. Foda demais.

    Curtir

  19. Pingback: Anikenkai - Anime Kenkyuukai

  20. Vinicios Carvalho

    Realmente a arte do inoue é incrivel, eu já fiquei tempos olhando o seu art book sumi que eu importei dos EUA, a edição Water já ta emcomendada. mas eu nunca li os seus mangás de vagabond, apenas o Slam Dunk.
    Eustou pensando em comprar a edição definitiva mesmo.
    Mas alguém sabe min dizer se essa edição tem páginas coloridas? Ou se é mais um fracasso da Conrad!!! HEHEHE

    Curtir

  21. Guilherme

    O Mangá parou ou continua pq faz tempo que só vejo online no 303 O.o

    Curtir

  22. Ricardo Pereira

    GENTE ?!

    Vamos todos mandar E-mail para a Editora Panini e a JBC para que elas comprem esse titulo e publiquem para nós, leitores insatisfeitos.

    Curtir

  23. Rafaela

    “Rascunho” MEU DEUS, se isso não é ser, com o perdão da palavra, fodão, eu não sei o que é então ❤ ❤

    Curtir

  24. lançam tantos mangas ruins hj em dia n custa nd relançar vagabond

    Curtir

  25. E o cap novo de Real, quando será que sai?

    Curtir

  26. Diego

    Cara, eu desenho e digo: o nível dele subiu muito depois que começou a fazer o desenho com traços mais soltos. Se pegar os desenhos dos primeiros volumes, tudo bem certinho, verá que não tem a msma magia.. ;]

    Curtir

Deixe um comentário