Primeiras Impressões – Medaka Box

E chega a vez de mais um dos mangás da Shonen Jump adaptado.

A Shonen Jump sempre foi a responsável por acabar gerando mangás e consequentemente animes para o público popular. Foi assim com os antigos Dragon Ball, Yu Yu Hakusho, Rurouni Kenshin, e os atuais One Piece, Naruto, Bleach, Gintama e outros. Sendo assim, sempre que uma de suas séries é anunciada para uma animação, a expectativa é grande para o resultado final. Recentemente, séries como Nurarihyon no Mago, Bakuman, Toriko, Beelzebub e Sket Dance tiveram suas chances, algumas vingando positivamente e outras nem tanto.

Nesse ano, uma das maiores apostas de adaptação ficam por conta de Medaka Box, mangá do consagrado Nisio Isin (o mesmo de Bakemonogatari e Nisemonogatari) e que conta com todas as fórmulas necessárias para se conseguir o sucesso. Pelo menos no papel. Ou vão me dizer que lutas, garotas com “bustos largos” e muitos poderes especiais não são sinal de que a animação pode servir como uma bela propaganda para os mangás pra molecada?  Bem, é isso que vamos descobrir agora, nas primeiras impressões de Medaka Box.

A história

Medaka Kurokami é uma garota determinada a ser a melhor em tudo desde pequena. Ao entrar no colegial, a garota é eleita presidente do conselho estudantil da instituição Hakoniwa, e se primeiro objetivo é conseguir juntar membros para serem seus ajudantes na missão de “comandar” o colégio. Ela sairá em busca dos mais interessantes estudantes aos seus olhos, buscando aqueles que podem lhe ajudar dali em diante. No meio desses estudantes está Zenkichi Hitoyoshi, seu amigo de infância que é apaixonado por Medaka desde criança, e que fará de tudo para protege-la daqueles que não estão satisfeitos com a presença da garota no colégio.

O nome Medaka Box vem da ideia da protagonista: ela decide criar uma caixa de sugestões onde os estudantes possam colocar seus pedidos para serem realizados por ela de alguma forma. A partir de agora, a garota colocará a mostra seus poderes extraordinários – de todos os sentidos – para provar seus valores e vontade em se tornar a mais reconhecida de todo o colégio. Seus inimigos conseguirão impedi-la?

Considerações Técnicas

Medaka estreou com estilo. Para quem já leu os primeiros volumes do mangá, sabe o quanto é cansativo e até muitas vezes entediante esse início de série. Porém no anime temos os dois lados da mesma moeda se analisarmos esse primeiro episódio: ao mesmo tempo que a série conseguiu manter o clima do mangá, seguindo fielmente como adaptação, a história conseguiu funcionar muito melhor na “tela” do que no “papel”. Foi tudo de uma forma muito mais dinâmica em relação ao original.

Mesmo assim, Medaka não é do tipo de série que empolga logo de cara no primeiro episódio, podendo ser facilmente taxada como “chata” e “passável”, não nego. Mas ao mesmo tempo, paramos para pensar um pouco nos aspectos técnicos da produção. Em primeiro lugar temos a autoria de Nisio Isin, que é extremamente conhecido pela forma como ele desenvolve seus personagens – e não será em Medaka que isso será diferente. Ou pelo menos esperamos, já que o anime tem uma previsão de apenas 26 episódios (mesmo eu apostando em algo ao estilo de Nurarihyon no Mago, com duas temporadas divididas).

De qualquer modo, Medaka começou bem, com uma animação super bonita associada a um character design lindo e uma trilha sonora ótima. A abertura, apesar de genérica no quesito “animes shounen” é boa, com uma boa música e que agrada e condiz com o anime (diferente de Zetman, por exemplo). Não acho que o “ecchi” presente na série seja algo que atrapalhe o desenvolvimento da mesma – pelo menos por esse começo – exceto se você se incomoda com peitos e tiradas cômicas a la Tenchi Muyo. As cenas de ação também ajudarão a prender o público, lembrando bastante séries como Tenjho Tenge, prontas para alcançarem o público alvo. Resumindo: tem a fórmula para ser “pop”. Só resta saber se conseguirá cumprir com essas expectativas.

Comentários Gerais

Medaka Box é o típico anime que você aposta ou desiste de cara. Funcionou muito melhor como adaptação do que Zetman, por exemplo, mas justamente por isso deve demorar para chegar em arcos “empolgantes” lembrando justamente animes como o próprio Nurarihyon no Mago. Porém, como eu disse anteriormente, dá pra ver claramente que os personagens serão melhores trabalhados durante a série – mesmo com o receio da duração da mesma.

O grande ponto forte e atrativo da série serão suas batalhas e a animação da mesma. Se conseguirem manter esse ritmo no decorrer do anime, com certeza teremos um resultado final satisfatório. Tudo dependerá do orçamento disponível para a mesma, mas aposto que todo o visual de Medaka Box possa ter um resultado muito mais satisfatório animado do que se espera. É Nisio Isin puro em um estúdio (GAINAX)  que apesar dos apesares, dificilmente nos decepciona em aspectos técnicos.

Talvez alguns se incomodem com o non-sense de Medaka, outros com as motivações que parecem ser “bestas” no primeiro momento, mas com certeza Medaka Box pode se tornar um bom anime. Será que o suficiente para repetir o sucesso de Ao no Exorcist? Acho difícil. O suficiente para vender muitos Blu-Ray e DVD? Não é dos que eu mais apostaria. Mas independente disso, provavelmente lhe proporcionará bons 23 minutos de diversão, restando somente uma única pergunta: Será que poderemos ver em maiores detalhes o romance entre Medaka e Zenkichi? Só o tempo e a vontade dos produtores nos dirão.

por Dih

37 Comentários

Arquivado em Animes, Primeiras Impressões

37 Respostas para “Primeiras Impressões – Medaka Box

  1. Depois de ver o episódio corri para ler o mangá e… Ficou MUITO fiel, quase idêntico. E não achei ele (o mangá) arrastado (pelo menos no primeiro cap. xD).
    As motivações me parecerem meio bestas, mas creio que vai ser tudo melhor desenvolvido. Quero ver logo um ponto fraco/negativo na Medaka, personagens perfeitos não me agradam muito (apesar de eu ter gostado da personalidade dela).
    E aquela Shiranui é muito engraçada xD
    [SPOILER bem leve :3] Ri demais na parte que ela “entrega” o Hyuga meio que “sem querer” para a Medaka. Confesso que se não tivesse recebido todo hype por esse anime lá do povo do twitter ia acompanhar só pelos momentos de comédia dela.
    No mais o que eu realmente não gostei foi a opening… Mas essas coisas como tempo a gente acostuma xD

    Curtir

    • dragomx7

      é que os primeiros capitulos, e provavel que os primeiros eps
      são mt mais uma apresentação da escola, das habilidades dela, de personagens ( sejam secundários ou principais) começa mesmo mais pra frente xD

      (é bem ala reborn primeira saga é legal mas melhora mt depois)

      Curtir

    • Cara, vai um meio spoil se tu se incomoda com personagem perfeito, tu vai ODIAR a Medaka!

      Mas se tu acompanhar pode vir a entender porque é assim, e talvez passe a gostar, evitarei mais spoils, mas peço que tu compreenda quando a hora chegar, porque a série é boa, e isso é um ponto fundamental. xD

      Vou falar com sinceridade, a Medaka é a personagem mais perfeita criada em mangás (e não digo isso como opinião pessoal, e sim como fato…

      Curtir

  2. dragomx7

    eu espero que como vc disse tenha mais temporadas divididas
    medaka box é mt bom, eu ao menos gostei muito do manga.
    e espero ver o kumagawa na tela xD

    e de fato a adaptação fez mt bem em seguir a historia e melhorar no quesito apresentação

    Curtir

  3. Nanda

    Eu adorei Medaka Box!Apesar do arquétipo de gostosona ela tem uma personalidade muito legal 8D e os personagens secundários são muito bons também.

    Curtir

  4. Medaka Box, fez uma boa estréia, nada espetacular, mas agradável, mostrou seu lado comédia muito bem. Isso é o que se espera de uma estréia, introduziu a história e te deixa com um “gostinho de quero mais”.
    O destaque fica por conta da animação que é muito bonita e competente, a mudança de traço que ocorre com a Shiranui ficou excelente e muito engraçado, com certeza acompanharei.

    Curtir

  5. Fernanda

    Adorei o primeiro espisodio de Medaka, fez bem o meu estilo: lutas, comedia, um pouco de non-sense xD
    Acompanharei, e eu tbm adoro as “primeiras impressoes” vc comenta de um jeito bem geral sem deixar a desejar 😉

    Curtir

  6. rafael motta

    Nunca li o manga só fiquei sabendo dela aqui no blog mas curti o trço dos personagens e por ser da shonem jump acho q vou conferir.

    Curtir

  7. Kurama

    Não sei se vou até o final com ela, Vi o primeiro episódio, não foi tão ruim ao ponto de dropar, mas não está ao ponto de esperar ansiosamente o episódio 2, uma estreia apenas “ok” da temporada.

    Curtir

  8. Velho, realmente eu esperava mais do anime. Diziam muito bem dele e tal, principalmente recentemente com o boato do fim do mangá e tudo…

    Não gostei muito desse primeiro capítulo, a personagem principal me incomodou um pouco, mas ainda sim pretendo continuar vendo. Afinal é o primeiro episódio, só achei meio nonsense para o enredo a que se presta mesmo, verei até o fim mesmo assim pelo crédito que deram a série e pela sua própria palavra de “depois melhora”.

    Mas sobre Nura, to vendo a primeira temporada apenas agora e nem achei “lento” ou “arrastado”, gostei do título desde os episódios primordiais, mas realmente depois começou a se desenrolar.

    Curtir

  9. felipe

    aproveitando que foi mencionado sket dance na matéria:

    acabou mesmo o anime no episódio 51?
    to perguntando pq vi que tem preview do próximo episódio no fim do 51 e não acho nenhuma informação a respeito na internet

    Curtir

  10. Sombra-San

    Achei legalzinho, vou continuar acompanhando. A animação é muito bonita e ainda bem que seguiu o manga pelo que tão falando XD

    Curtir

  11. Rikuo

    espero q medaka tenha 50 epis u.u

    ps: nao custa nada ter esperanças

    Curtir

  12. anabchamploni

    Considerando o excelente trabalho de Nisio Ishin em Bakemonogatari, Nisenmonogatari e Katanagatari, esperava muito mais de Medaka Box . Fala sério, precisamos de um close do enorme busto da Medaka a cada 2 minutos e uma visão privilegiada da calcinha dela já na abertura?
    Falando da obra em si. como o roteiro é feito nas coxas, acaba virando uma colcha de retalhos meio sem sentido, as motivações dos personagens não convencem muito. O começo do mangá é bem chatinho mesmo, o anime conseguiu atenuar um pouco isso, a produção está de parabéns!

    Se você procura uma história coesa e muito empolgante, e se irrita com fanservices apelativos e clichês a o tempo todo passe longe de Medaka Box. E para aqueles que vão ver o anime, fica a dica: será um bom passatempo, nada mais e nada menos.

    Curtir

  13. thoty

    normal..
    Nada grandioso …

    Curtir

  14. Hum, não achei grandes coisas esse primeiro episódio, não me agradou.

    Pra mim esse tema de colegial japonês já tá saturado demais, não aguento mais animes com esse tema. O ultimo mangá com esse tema que eu li foi Beelzebub, muito mais pelas lutas, que eram fodas por sinal.

    Sei lá, talvez eu de uma chance pro segundo episódio de Medaka Box…

    Curtir

  15. Será um bom sucesso, mas vai precisar mais arroz e feijão para se destacar com uma estrela da Jump

    Curtir

  16. Só pela comparação que fizeram com boobs blade, não me dá um mínimo de vontade de acompanhar. Mas vai que o anime desenvolve e fica menos pior (coisa que eu acho difícil de acontecer). Talvez valha a pena assistir sem compromisso.

    Curtir

  17. Seanm

    “Medaka Box, mangá do consagrado Nisio Isin (o mesmo de Bakemonogatari e Nisemonogatari)”
    Levei um susto nessa parte, nem sabia que o Nisio Isin tinha alguma coisa a ver com essa série, para mim era só mais um anime “otaku” da temporada que eu ia deixar passar. Mas agora talvez eu de uma chance… talvez… …

    Curtir

  18. Vinicius Diz

    Gostei só pq o lider dos delinquentes é identico ao Kamina do GurrenLagann ASUHASUAHUAHUAH

    Curtir

  19. André Alves

    O estúdio que já nos deu Gunbuster ,Nadia ,Evangelion ,FLCL , agora faz isso ai ? É ,o Gainax morreu mesmo…

    Curtir

    • anabchamploni

      Pô André, o problema não é o estúdio em si, a parte técnica está incrível. Quando a matéria prima que o mangá, não é essa coca-cola toda, não há estúdio que a faça o anime ficar maravilhoso.

      Curtir

      • André Alves

        É que o Gainax é um estúdio diferenciado ,que a tempos atrás não estaria adaptando um mangá desses ,e sim, fazendo mais um de seus épicos .Bem ,eu assisti o episódio e não tem como negar que a parte tecnica e de direção foi bem feita ,mas com um plot desses ,é como você mesmo disse ,não dava para fazer milagre 😦

        Curtir

  20. Eu adorei o primeiro episódio de Medaka Box (obrigado pelo link Dih ^^). A Medaka é muito cativante. O echi presente na série não me incomodou em nada. Achei tudo ali muito sincero, aliado a uma animação bonita, cheia de cores vivas e character design bastante atraente. Não conheço os racos da série, mas espero que a animação faça bom proveito e, caso fique longa, que dê bons fillers. Esse é o tipo de série que eu acho que daria pra fazer algo muito bom utilizando novas ideías.

    Curtir

  21. Joaozinho

    Que história ridicule tem esse manga/anime parece que ele é só uma desculpa pra botar personagens peitudas.

    Curtir

    • thoty

      Fato !!!

      Hoje historias estão horríveis.. mais colocando ” personagens peitudas”
      é o que vale no Japão agora..
      E tb ñ podemos esquecer das meninas com poderes incríveis lutando em um mundo paralelo ou no mundo real msm…

      Curtir

  22. Diego

    kkk eu gostei bastante desse primeiro episódio. Estava esperando o anime começar para poder ver como seria a história, confesso que sendo junto com Kuroro os mangás veteranos menos populares da jump, fiquei com medo de ser uma história bem meio-boca, e não é que não foi nada disso.

    Não é perfeito pq nenhuma história é perfeita. Mas fez muito bem no papel que a história se propôe: divertir. Talvez pra quem leu o mangá seja entediante, mas pra quem só está vendo agora como eu ficou bom. Não vai ser algo espetacular, mas se continuar no mesmo nível de divertimento do primeiro irei gostar bastante.

    É pra ser louco mesmo, a história é louca, é a proposta, então o que temos que fazer é ver se ela consegue fazer algo bom com isso. Talvez seja pq estava com receio antes, mas Medaka me surpreendeu de um bom modo.

    Curtir

  23. Hibino Hareluya

    Pra galera que não curtiu o primeiro episódio, a coisa realmente vai melhorar lá pra frente, no mangá as lutas começam a partir do capítulo 15, ou seja no anime deve ser lá pelo episódio 6 ou 7. Acho o mangá bem legal, mas eu sabia que muita gente droparia o anime nos primeiros episódios porque o início é bem chatinho e genérico mesmo.

    Espero que animem pelo menos até a saga dos Minus, sempre tive curiosidade pra saber como seria a voz do Kumagawa.

    Curtir

  24. ravelllino

    eu achei bem foda os personagens são muito bons e a animação ficou excelente

    Curtir

  25. Medaka Box, vai ser dividido em dois cours, essa que se iniciou agora, com 13 episódios. E uma próxima temporada em Outubro de 2012. Acompanho o manga há bastante tempo. Saiu uma noticia nós blogs japa que a serie vai ter 45 episódios ao todo = 4º temporadas

    Parece que o anime vai ser bem ritmado e tal. Isso é bom porque vai ter destaque para todas as partes do mangá, vai focar bem nos personagens e valorizar os arcos. O triste é que vai demorar pra chegar nas partes mais épicas, mas até lá com essa animação, OST e seiyuus excelentes (eu não imaginava que a Aki Toyosaki ficaria boa de Medaka, mas não é que ficou?) vai valer a pena esperar.

    Legal demais também como com a Gainax as coisas de Medaka conseguem ficar ainda mais absurdas e overpower. Ou seja, ainda melhor. O tenso é que para quem é novo com Medaka Box, caso assista o 1ª episódio, pensará ser uma série ecchi qualquer. Quando na verdade carrega um conteúdo ótimo, com sua própria originalidade! O pessoal que sempre julga uma série pelo seu início nem vai gostar.

    Meu conselho pro pessoal, que vai começar a assistir esse anime ou ainda não tenha visto, é o seguinte: tem que esperar, pelo menos, até o arco do Plano Flask pra começar a se surpreender. Medaka Box é um dos Shounens mais inovadores dos últimos anos. A coisa começa a ficar de ” bom ” para ”excelente” no fim do segundo volume. Espero que a Gainax cuide muito bem dá série

    Curtir

  26. eu começei a ver faz um tempo e estou adorando,só pelo fato de ser uma comédia escolar de alta qualidade no gráfico e no enredo.agora só o tempomme dirá se o autor tem piadas de sobra ou não. =b

    Curtir

  27. Pingback: Segunda temporada de Medaka Box confirmada | ChuNan! – Chuva de Nanquim

  28. Leandro-sama

    não achei ao no exorcist muito bom, mas vou ver medaka box, pois parece divertido

    Curtir

Deixe um comentário