Primeiras Impressões – Kuroko no Basket

Kuroko no Basket é outro título lançado pela Shonen Jump que ganha sua versão animada.

Kuroko é um mangá com a temática de basquete, como diz o próprio título, escrito e ilustrado por Tadatoshi Fujimaki, cujo começo foi em dezembro de 2008, e já conta com 16 volumes lançados. A série encontrou certa resistência na revista – que constantemente encontra problemas para publicar uma série de esportes que engrene – mas atualmente tem uma posição bastante estável na publicação. O único grande problema de Kuroko, é a constante comparação das pessoas com Slam Dunk (apenas pelo fato de ser basquete) o que acaba afastando alguns leitores.

Porém, posso dizer seguramente que Kuroko no Basket é o mangá que mais ansiava pela animação. Além do fato que animes de esportes, e principalmente de basquete, serem o meu gênero favorito, acompanho o mangá de Kuroko desde maio de 2009, por isso minhas expectativas acerca do anime são muito altas. 

A História

O clube de basquete do Colégio Seirin está recrutando novatos para fazerem parte de seu time, o qual no primeiro ano de existência já chegou às finais do Intercolegial. Entre os novatos, destacam-se dois: Kagami Taiga, que estudou nos Estados Unidos até o ano anterior e chegando ao Japão acredita não encontrar nenhum adversário no basquete que possa derrota-lo; e Kuroko Tetsuya. A grande surpresa se dá no fato de que ninguém percebeu quem era “esse tal de Kuroko”, e então veem que ele fazia parte da Geração dos Milagres da escola Teiko, um colégio que foi incrivelmente forte, com mais de 100 membros e três títulos consecutivos em campeonatos!

Porém, logo no dia de apresentação, Kuroko mal é percebido, e isso é significativo, pois muitas vezes nem percebiam sua presença no lugar, e Kagami não o acha digno de sua atenção. Mas, no dia seguinte, no primeiro treino do clube de basquete, aos poucos Kuroko vai aparecendo, e mostrando sua habilidade, que consiste exatamente em utilizar essa pouca percepção que os outros têm dele para fazer com que a bola chegue rápido ao seu companheiro de time, fazendo com que compreendam que ele era o “jogador fantasma” da Geração dos Milagres da Teiko. Depois disso, Kagami reconhece sua habilidade, e decide derrotar os outros jogadores da Geração dos Milagres, o que Kuroko diz ser impossível. Contudo, diz que toda luz precisa de uma sombra, e que quanto mais forte é a luz, mais forte é sua sombra, por isso seria a sombra de Kagami, e o ajudaria a ser o melhor jogador do Japão.

Considerações Técnicas

Kuroko no Basket atendeu às minhas expectativas, sendo muito fiel ao mangá em seu começo e desenrolar, dando aquela sensação legal, de querer saber o que vai acontecer no próximo episódio (que dá para ter uma pequena ideia no preview ao fim do episódio). As cenas de ação são muito bem feitas, como deveria ser em qualquer anime de esportes, e sempre é legal ouvir o quique da bola e o som da bola entrando na cesta (modo fanático por basquete ON).

Com relação a animação, achei o character design dos personagens bem parecidos com o mangá, dando até para ver bem os músculos dos jogadores (algo que não costuma acontecer muito), além das situações e caras de comédia serem realmente boas. Animação essa, que ficou bem caracterizada pela presença do ótimo estúdio Production I.G., sempre competente nesse quesito na grande maioria de suas obras. Não existe muito o que se reclamar nesse aspecto, tudo foi muito bem dirigido e as sacadas de luz e sombra – até sendo uma metáfora com os personagens – ficaram extremamente caprichadas na animação. E claro, não podemos deixar de falar que Kuroko tem uma certa fanbase fujoshi e fudanshi, que com certeza encontrarão sua dose de “aperitivo” na série.

Gostei da abertura e do encerramento, que seguem a métrica normal de animes shounen, com uma música mais agitada no início e uma um pouco mais lenta no final, mas ambas empolgantes. Apesar da sequência “genérica” em ambas, não necessariamente isso queira dizer que sejam ruins, muito pelo contrário. A abertura conseguiu ser simples, mas bem executada e transmitindo de uma forma coerente toda a sensação da história, dando até uma pitada de dicas do futuro da animação – que ainda não tem previsão de episódios para seu término. 

Outro ponto que vale destacar é a trilha sonora do anime, muito bem ajustada com a agitação do esporte e se enquadrando perfeitamente na cena da partida-treino, por exemplo. Não é algo marcante como uma Yoko Kanno, mas certamente soube ser eficiente no anime em que se propõe.

Comentários Gerais

Gostei muito de Kuroko no Basket! Estava com altas expectativas por já conhecer a história, e não me desapontou. Conhecendo o desenrolar que terá, mal posso esperar pela aparição de outros personagens de dos primeiros jogos no anime. Porém, como foi dito no começo, não assista Kuroko esperando por um Slam Dunk no nível de “seriedade” da série. Ele possui uma temática muito mais leve e fantasiosa do que a obra de Takehiko Inoue, sendo esse o grande charme e atrativo da série. É despretensiosa, engraçada e com boas e emocionantes partidas dentro do clima proposto pelo mangá.

Mesmo assim, estou apostando que Kuroko consiga preencher um pouco o vazio que me deixou o final de Slam Dunk no gênero (pois substituir não irá nunca), e até aqui vem desempenhando bem seu papel.  Só espero que o restante dos personagens sejam mais desenvolvidos como no mangá, pois este primeiro focou apenas na dupla principal, Kuroko e Kagami, e tem alguns outros muito interessantes também. Vamos acompanhar o desenrolar dessa história daqui por diante e torcer por um bom resultado ao final.

por César

43 Comentários

Arquivado em Animes, Primeiras Impressões

43 Respostas para “Primeiras Impressões – Kuroko no Basket

  1. Gabriel Gheno

    otimo texto, eu curti mto anime e junto com madoka ele é um dos q eu irei acompanhar

    Curtir

  2. hornet0

    Nossa, agora estou mais interessado ainda em ver. 🙂

    Curtir

  3. Arch

    Junto com Uchuu Kyodai é o anime q mais empolgou nessa temporada!
    Apostava mto em Medaka Box, que é atualmente um dos meus mangás favoritos, mas por enquanto esses dois etão mto a frente…Aguardo ainda Sakamichi no Apollon e Eureka Seven Ao.

    Curtir

  4. Otimo Texto! (só deixa eu ler ele agora).

    Curtir

  5. thoty

    show de bola..
    .

    Curtir

  6. Estou ansioso pela apariçao do Midorima e Aomine, 2 personagens super fodas.

    Curtir

  7. Então, o problema desses animes de esporte é que exageram demais no jogo.Talvez exista a ideia de que para uma partida de basquete ser eletrizante, a bola precisa cair no último segundo. Mas enfim, poucas coisas podem ser tiradas de mangás/animes de esporte, acho que Kuroko no Basket pode ser uma boa diversão pra quem não sabe muito do esporte, e uma boa opção para quem conhece ficar cornetando. Só tem que se desenvolver tranquilamente e com cuidados técnicos.

    Curtir

  8. Spinardi

    Bem bacana, me deixou com vontade de ver. Ja tinha lido alguns capítulos de Kuroko, mas acabou que não dei continuidade. Bem possível voltar a ler e dar uma olhada no anime também.

    Curtir

  9. Kurama

    Curti esse anime, inclusive essa temporada está bem mais aceitável que a anterior

    das 24 estreias que já teve

    Accel World
    Kuroko no Baske
    Lupin III – Mine Fujiko to Iu Onna
    Sankarea
    Uchuu Kioudai
    Zetman
    Yurumates 3D

    esses já me ganharam com o primeiro episódio, alguns ainda preciso do dois para tirar mais conclusões, como

    Medaka Box
    Hiiro no Kakera
    Saint seiya ômega

    o resto dropado, fora os que ainda nem estrearam, que possivelmente salvarei alguns dentre eles.

    Curtir

  10. Esse já está na minha lista. Acho que ele será um pouco mais sério que Slam, mas mesmo assim é uma boa série

    Curtir

  11. cheffercs

    Nas nova safra de anime foi o q mais
    me empolgou

    Ta muito bom o texto

    Curtir

  12. Pretendo acompanhar, só pelo texto de agora.
    Se realmente tiver tantos pontos altos como disseram, valerá mais a pena de acompanhar, do que o resto dos animes da temporada.

    Curtir

  13. thoty

    cade as primeiras impressões de Accel World ?
    Esse anime realmente achei interessante

    Curtir

  14. Nanda

    Preciso exorcizar minha mente shipper pra ver esse anime KAORKAORKA
    mas falando sério,adorei o design e a premissa.

    Curtir

  15. João Carlos

    Sinceramente essa temporada não me empolgou muito, o único anime que eu estava com expectativa de assistir foi Sankarea, pois eu já estava vendo o mangá (depois poderia rolar um primeiras impressões desse anime) os demais animes a sinopse não me agradaram, mas vou dar uma chance a esse anime, excelente texto.

    Curtir

    • João Carlos

      Acabei de assistir, até gostei, entretanto o motivo do Kuroko é muito vago, ele encontra um cara é de um dia para o outro vai ajudar ele a ser o melhor jogador de basket do japão??? Ficou um pouco sem sentido.

      Curtir

  16. Lucas waroshi

    Desde que li Slam Dunk passei a amar basquete, quando eu soube do anime de Kuroko, fiquei super empolgado pra assistir. Essa temporada está bem melhor que a anterior, com toda certeza. Até agora os animes que me ganharam foram Uchuu Kyoudai e Medaka Box, só esperado terminar o download do Kuroko.

    Curtir

  17. Ismael

    Kuroko No Basket,deve melhorar nas TOC agora pq seu anime foi incrivel,eu tava ansioso pelo Kuroko e Medaka Box,mais acabei me interesando por outros,porém depois de muito refetir ou não ,percebi que talvez Kuroko no Basket vai ser o melhor anime da temporada,em segundo ficaria o Saint Seiya Omega.

    Curtir

  18. Um anime realmente bom, se tratando de basquete, claro que não é nenhum Slam Dunk, mas, veio para suprir a necessidade de animes de basquete para os fãs do esporte ( eu sou um deles ), curti muito o primeiro episódio e vamos ver o que vem por ai. No aguardo. Não foi citado no texto, e estou curioso a quantidade de episódios que terá o anime, alguém sabe?

    Curtir

  19. Marcus

    ChuNan, é serviço de utilidade pública vcs fazerem aquele guia de animes da temporada com as respectivas sinopses! Seria melhor ainda se, depois das sinopses, vcs colocassem um resumo do “primeiras impressões” de cada anime, coisa de 1 parágrafo, dizendo se vcs recomendam ou não.

    Tem tanta coisa saindo que a gente se perde!

    Curtir

  20. hinasan

    Junto com Uchuu Kyoudai, esse é o anime que mais me empolgou. ² Também acho que nunca conseguirá superar Slam Dunk, mas mesmo assim me empolguei muito assistindo.
    Nem acompanho o mangá, mas agora penso em ler. Espero que tenha movimentaçao de jogo realista e que explore cada personagem com as qualidades e defeitos como jogador de basquete.

    É isso. rs

    Curtir

  21. ravelllino

    uma serie de basquete só de ver já me da uma saudade do Slam Dunk,vou ver essa serie parece ser divertida claro não sera um Slam Dunk mais eu acredito q nunca mais tera um anime sobre basquete tão bom quanto ele

    Curtir

  22. Fernanda

    Estava aguardando ansiosa pela estreia do anime e esse não me decepcionou!! Ótimo texto, não sou nenhuma fã de animes de esporte, mas me apaixonei por Kuruko no Basket! Tomara que sejam 26 ou mais episódios! Como disseram acima, junto com Uchuu Kyoudai foi o anime que mais me empolgou ³

    Curtir

  23. Não costumo procurar e nem assistir animes de esportes por não ser um gênero que me interesse muito… Mas simplesmente adorei Kukoro no Basket! Certamente será um dos melhores da temporada. Só o primeiro episódio já foi de tirar o fôlego e teve, na minha opinião, uma excelente estreia, coisa que nas últimas temporadas está ficando cada vez mais díficil.

    Curtir

  24. Ana

    Esporte realmente não é meu gênero favorito, mas confesso que Kuroko no Basket me chamou atenção desde que o anime foi anunciado! Vou já procurar pra assistir 🙂

    Curtir

  25. Rafael A.

    Realmente ótima estreia junto de uchuu kyoudai (epi 2 mtu bom),Lupin e Sankarea, só esperava mais de fate =/

    Curtir

  26. Hidekee

    Não sou fã de anime de esporte, não pela temática, mas pelo lugar comum que a maioria cai, inclusive Slam Dunk (idolatrado por mtos). Mas esse anime me conquistou qdo vi a OP, que já dá para ter noção dos personagens e é justamente pelos personagens que adorei esse primeiro episódio e quero ver a série. Para mim, que não conhecia, foi uma excelente surpresa.

    PS: Vendo o comentário do Rafael acima, lembrei que Lupin fez uma excelente estréia, mas não entendo pq os fansubbers brasileiros aqui estão meio que ignorando-o (só vi START a subá-lo), enquanto tem trocentos fazendo os mesmos animes…

    Curtir

  27. Fábio [Portuga]

    Nunca tinha lido o mangá de Kuroko no Basuke, apesar de já ter ouvido falar muito bem do mesmo, mas me interessei elo anime e não me arrependo de ter baixado esse primeiro epi. Foi muito bom, gostei dos personagens e acredito que se bem trabalhado pode ser um grande anime.

    Curtir

  28. ravelllino

    acabei de ver o primeiro episodio e é muito bom mesmo estou muito ancioso para os proximos

    Curtir

  29. Cadmus-Senpai

    Estarei conferindo a animação. Adoro animes de esporte.

    Curtir

  30. Também acompanhava o mangá e tava ansioso pelo anime. O jogo de luz e sombra ficou bem feito mesmo, isso sem falar da Opening do GRANRODEO. E não tem como não gostar do Kurokocchi xD

    Curtir

  31. youkodlh

    Não gostei muito dos dois primeiros episódios… mas o terceiro me deixou animado pra ver o resto da história. Espero que seja realmente boa como diz.

    Curtir

    • Akai Kan

      Eu não gosto de animes de esportes, acompanho exclusivamente Kuroko no basket.
      Os efeitos das jogadas no anime me deixaram *o*

      E, é impressão minha ou rola um fan-service entre o Kise e o Kurokocchi (amo o ‘cchi’ *¬*)???

      Eu assisti apenas os 4 primeiros episódios, e me deu essa impressão.
      No mangá não rola, o q achei estranho, pq gerlmente (qd rola) é no mangá, não no anime.

      Bjs!

      Curtir

      • Lary

        Eu tb achei bem mais forte esse fanservice entre os dois (e outros) no anime do que no mangá, principalmente aquela imagem que botaram no final do episódio 4 do Kise segurando o Kuroko *——*
        Além daquela imagem do 1º episódio em que o Kuroko está quase deitado no colo do Kagami *¬¬¬¬¬*
        Ok, ok, mas podem me ignorar, esses são os delírios de uma fujoshi ;D
        Mas o anime está muito bom e estarei esperando ansiosamente pelo Aomine aparecer! (AominexKuroko *—–*)

        Curtir

  32. anegreene

    Me deixou com vontade de ver, espero gostar.

    Curtir

  33. Aikawa

    Gostei muito deste anime e estou acompanhando semanalmente!!! Sou fã de animes de esporte, gostei muito de Slam Dunk e principalmente Dear Boys, esse último é uma pena que é muito dificil achar a segunda fase do mangá que só tem na net até o volume 5 em inglês e o scantrad demora muito para lançar capitulos.

    Curtir

  34. Kuroko no Basket é muito bom, vale a pena ver! NÃO DIGAM QUE É PLÁGIO DE SLAM DUNK PORQUE NÃO É!

    Curtir

Deixe um comentário