Primeiras Impressões – Nazo no Kanojo X

Uma história de babar!

Os japoneses são conhecidos mundialmente pelas suas bizarrices nada convencionais para fugir da sociedade fechada em que vivem. Isso vai dos comerciais sem noção nenhuma até os pornôs em que alguns se superam. Claro que animes e mangás nunca escapariam disso, talvez por isso seja tão divertido encontrar um desse tipo em uma época com tantos animes iguais, tanto em história como personagens.

Nazo no Kanojo X é baseado no mangá seinen de mesmo nome, publicado na revista Afternoon e que conta com 8 volumes publicados, ainda em andamento desde 2006. Ele parecia ser a velha história de animes com romance na escola: o principal conhece uma aluna transferida, se apaixona a primeira vista e seriam 12 episódios até que eles fiquem juntos. Não vou mentir e falar que eu não gosto desse tipo de coisa. Ano Natsu de Matteru foi assim e me agradou bastante. Mas eu realmente estava acomodado no meu ponto de conforto e o Japão veio me dar um tapa na cara com essa série que é totalmente surpreendente!

A história

Todo garoto quando descobre sobre sexo, sempre pensa sobre como vai ser sua primeira vez, quem vai ser a garota e quando vai ser? Akira Tsubaki é um adolescente que ultimamente tem tido sonhos um tanto estranhos e que podem estar ligados a uma nova aluna transferida na sua classe: Urabe Mikoto. A menina tem alguns hábitos bem estranhos que acabaram afastando todos da classe e acaba ficando sem nenhum amigo, não que ela ligue para isso.

Um dia, após o fim das aulas, Akira esquece um material e volta para buscar em sua carteira. Chegando lá ele encontra Urabe dormindo na classe e vai acordá-la. Ainda sonolenta a garota sai e deixa uma poça de baba na carteira. No impulso, o garoto acaba pegando e colocando a saliva da garota em sua boca (!!!), influenciado por um de seus sonhos. E esse singelo ato vai acabar mudando sua relação com Urabe para algo um tanto quanto estranho.

Considerações Técnicas

É, ele se apaixona pela garota e precisa da saliva da garota para não ficar doente. Ok. Claro, pode ser que ela seja uma alienígena, um esper ou uma garota mágica, que possui uma baba mágica que faz as pessoas se apaixonarem, mas ela não declarou isso nesse primeiro anime. Eu já vi muita bizarrice em mangás e animes. Alguns exemplos: Um garoto cuida de um pintinho e ele vira uma garota; um herói que precisa de leite dos seios das garotas para ganhar poderes; vilões querendo dominar o mundo com peões; uma garota que se apaixona por um menino por causa de pirulito; entre outras.

E essa trama com o tema de saliva não é novidade pra mim. Eu já tinha visto algo assim em um outro mangá (que eu não lembro o nome), no qual na verdade só havia uma cena onde a garota beijava o protagonista de uma forma totalmente violenta e bizarra. Ver esse tipo de coisa animada é realmente estranho, um tanto nojento e me fez perguntar como os produtores foram convencidos a deixar passar esse projeto. Não é algo que vemos todos os dias em uma televisão, convenhamos.

O protagonista de Nazo no Konajo aparentava ser um garoto normal, mesmo apesar dos seus sonhos bizarros. Mas a história muda totalmente quando ele parece levar essa história de chupar dedos babados numa boa, parecendo que foi enfeitiçado com uma mágica, macumba ou seja lá  o que for pesada, lançada pela sua “namorada” e “companheira”. Urabe é uma garota um tanto quanto estranha, desmaia durante o recreio dizendo que está com sono, começa a rir descontroladamente do nada e tem glândulas salivares bem desenvolvidas. Provavelmente irá aparecer uma nova garota para formar o bom e velho triângulo amoroso. Ou não. Tudo está muito imprevisível nessa série.

A animação até que é bem feita, com algumas coisas que representam mais ou menos a viscosidade de baba… É, o diretor deve adorar esse tipo de cena, como uma flor derramando alguma coisa (que eu não consigo identificar) ou o garoto colocando mel na torrada. O character design, apesar de ser algo “retrô”, até pouco convencional para os animes atuais, ficou bem no clima da história. O visual de Urabe, tirando os momentos das babas, até que a torna bem bonitinha, e os dubladores também combinaram bastante com os personagens.

Não tivemos abertura, mas o encerramento me fez rir bastante. Eles pegam aquele clichê de fotos e colocam as personagens femininas dormindo e babando. Algo que com certeza você jamais viu na sua vida.

Comentários Gerais

Nazo no Kanojo X foge do comum e, como eu disse no começo, pode provavelmente sair da sua zona de conforto, fazendo com que você não consiga acompanhar o anime pelas cenas “pouco convencionais”. Eu realmente não vou continuar assistindo, mas talvez lá pelos dois últimos episódios eu volte só para ver como vai fechar essa história. Algo muito diferente ainda deve acontecer pela frente, basta ver a cena em que a garota tem uma tesoura escondida em sua calcinha.

Vale a pena assistir pelo bizarro? Claro, a maioria das coisas na internet vale a pena se ver somente pelo fato de ser bizarro (menos 2 girls and one cup e seus derivados). Claro, estou julgando apenas pelo primeiro episódio. Pode melhorar muito ou mudar totalmente o estilo de narrativa do primeiro pro segundo episódio como em C³ (que mesmo assim continuou ruim, desculpem), mas mesmo assim não conseguiria recomendar assistir para meus amigos. Então Nazo no Kanojo é um dos animes dessa temporada que eu vou passar tranquilamente apesar de todas as apostas de alguns de ser a grande “surpresa” da mesma.  

Me desculpem pela repetição do tema baba, isso realmente me perturbou e fiquei imaginando se ela estava gelada quando o garoto botou na boca… BLARGH!

por Luk

45 Comentários

Arquivado em Animes, Primeiras Impressões

45 Respostas para “Primeiras Impressões – Nazo no Kanojo X

  1. Zuperman

    JAPAN SUPERIOR!

    Curtir

  2. BIZARRO é poko!
    Mais achei engraçado o cara chupando o dedo da guria! xD
    Bom vou usar a regra dos 5 primeiros episódios, se não me cativar vamos pro Drop.

    Curtir

  3. Marcos Correia

    O manga é bizarro mesmo, e não é pra qualquer público. Eu me divirto justamente pela bizarrice. Não deve ser levado à sério.
    Mas embora o desfile de fetiches estranhos possa ser encarado como uma crítica do autor, às vezes me passa a impressão que ele é quem tem esses fetiches todos e os valoriza muito.
    O lance da tesoura tem um pouco a ver com o “X” do título, e a menina tem um talento digamos “especial” com a tesoura. Mas isso se dilui um pouco no meio de tanta coisa doida.
    Orelhas de gatinho, maiôs, comer bacon cru (esse foi de matar), etc. Tem de tudo nessa série.
    O que mais me intriga na série é que, apesar da ligação profundamente intima entre os dois (afinal, ele bebe a saliva dela!!! Quem faz isso, que não seja beijando?), o distanciamento físico deles é um dos maiores que já vi numa série de anime. É tudo platônico.
    E pra quem espera um desfecho, se o anime seguir o manga, não tem fim à vista por enquanto e pelo visto, o autor pode ir pra qualquer lado que quiser, pois com um início tão bizarro, zumbis e alienígenas podem aparecer sem causar estranheza…

    Curtir

  4. seijikun

    Hahha
    Esse anime é muito bizarro mesmos! Eu acompanho o manga e a história tem este estilo o tempo todo e o pior é que ainda tive a sensação que a Urabe estava mais calminha que no manga Hahaha… bom acho que só é recomendado para quem gosta de bizarrice mesmo (eu por exempo)

    Curtir

  5. Operador

    cara pode assistir quem curti um shoujo bom, e diferente assista jah li o manga bem pra frente e o que torna ele legal é essa bizarrice da baba

    Curtir

  6. o manga é bizarro?É,mas a comedia,o amor q você senti no decorrer do manga pela Urabe,a forma q ela usa as tesouras,e outras coisa acho q vale apena,e so pq tem saliva deveria ser algo nojento?se for por isso muitos animes saum bizarros e nojentos,acho q naum deveria criticar algo q viu so um episodio.

    Curtir

    • Dih

      Mas muitos animes são bizarros e nojentos. Ninguém falou o contrário. E ninguém criticou, acho que você não leu até o final. 😛

      Curtir

      • Eu por algum momento cheguei a citar seu nome?
        Estava falando de criticas em geral,por nenhum segundo usei seu nome como alvo,pelo contrario,todos posts seus levo em consideração e gosto muito,so falei das criticas pq Chuva de Nanquim é muito conhecido entaum o usei como um centro pra expressar minha opinião,se demonstrei algo q vc naum gosto desculpa aew.

        Curtir

  7. Er… Definitivamente é um dos poucos animes que jamais terei curiosidade de assistir…

    Curtir

  8. Eduardo

    nuss eu tava aque vendo zetman,e eu sabia q eu já tinha ouvido a voz do dublador do “tiozin” de cabelo branco,lembrei do Kira de Death Note,então é a mesma pessoa que dublou o kira o que dubla essa pessoa certo?

    Curtir

  9. Ryogachan_Michelangelo

    Num primeiro momento fiquei meio incomodado com o lance do moleque pegar a baba da mina da mesa e botar na boca como se não fosse nada demais. Mas passado esse estranhamento inicial, comecei a curtir a ideia bizarra desse anime e acabo por me empolgar com as possíveis bizarrices que podem vir a aparecer mais pra frente(sim, eu sou meio louco e curto bastante coisas que contenham suas excentricidades).

    Curtir

  10. rafael motta

    bizarro pra caranba, realmente os japas tem ideias doidas……
    Bem até q é er….original…eu acho , acompanha quem quiser ver algo diferente por que ñ é todo dia q vemos um viciado por baba é até mesmo na ficção.

    Curtir

  11. Ouma Shu

    “Um garoto cuida de um pintinho e ele vira uma garota; um herói que precisa de leite dos seios das garotas para ganhar poderes; vilões querendo dominar o mundo com peões; uma garota que se apaixona por um menino por causa de pirulito” Se alguma boa alma conseguir me dizer de que animes ele ta falando eu realmente agradeceria =/

    Curtir

  12. Kurama

    Eu gostei desse anime, Prefiro animes diretos como esse, do que chatices como Kimi ni Todoke.

    Curtir

  13. Suelcbj

    Eu particularmente gostei do anime e pretendo acompanhar, ele foi o que mais me cativou nessa temporada.

    Curtir

  14. Fernanda

    Na moral, muito bizarro mesmo!! De certa forma é bem original, vou acompanhar porque fiquei com muita curiosidade de ver como é que vai ser daqui para a frente. Eu, particularmente, não gosto muito de shoujos, tem que ter algo bem “diferente” para me me chamar a atençao, e esse anime conseguiu. Agora acho que nada mais me assusta em anime nenhum! xD

    Curtir

  15. Ton

    cara…. nao precisa de opening nao.. aki no Brasil já tem uma opening apropriada pra esse anime kkkkk

    Baba baby.. baby baba.. da kelly key hasuasuashas

    mta resenha

    Curtir

  16. O outro mangá sobre saliva é Sakuranbo Syndrome, um seinen onde a garota contrai uma doença que enlouquece as enzimas do corpo fazendo com que o metabolismos dela mudo fazendo o corpo rejuvenescer. Ela vai se tornando cada vez mais criança. Para evitar morrer ela acaba precisando beijar todo dia um cara, porque ele naturalmente produz proteínas no corpo que funcionam como anticorpos para isolar as proteínas dela que a fazem rejuvenescer.
    A imagem que você viu provavalmente é minha – http://i.imgur.com/ngkve.jpg

    Nesse caso a saliva é muito mais gratuita do que em Nazo no Kanojo X, porque só está lá para forçar os personagens se forçarem e fazer um triângulo amoroso com traição e netorare.

    Como já deu muito o que falar, estão dando muito chilique por nada com Nazo no Kanojo. A baba não está lá jogada, não existe fetiche por baba, o personagem provou a saliva da garota puramente pela ocasição e ele não fica tomando a baba dela por gostar.
    Além disso, por esse episódio mesmo você vê como tudo tem um motivo, desde a borboleta coletando o néctar da flor, que faz associação o garoto provando a baba da garota que ele diz que era doce, até os significados dos sonhos. O roteiro faz sentido, cheio de sutilezas e a parte técnicas está primorosa. As músicas foram uma surpresa pela sua imensa qualidade e a dubladora estrante da Mikoto é um grata surpresa, excelente voz, muito agradável e grave! Garota com voz grave em um anime, aleluia irmãos!

    Não vou me estender aqui, quem quiser mais da minha opinião pode ler mais no Subete – http://goo.gl/BonfM

    Só digo para não ficarem de frescura por tão pouco e deixar passar esse anime, além do quê, baba é apenas uma das coisas estranhas dele, se acham que isso é ruim, esperem pelo segundo episódio onde o garoto descobre onde se meteu, com o risco constante de ser castrado pela Mikoto.

    Curtir

  17. Fábio [Portuga]

    Eu acompanho o mangá a muito tempo, e podem ter certeza que esse clima deve continuar! Muitas bizarrices com babas entro outros trecos. Devem ser adicionados mais alguns personagens importantes depois, e talvez se forme o tal triangulo amoroso previsto (no mangá tem, mas num sei até onde o anime vai cobrir), mas o que gosto mesmo em Nazo no Kanojo X é ele ser bem diferente de outros mangás do gênero.

    A outra coisa, aquele clima meio “misterioso” do anime eu nunca notei dessa forma no mangá, mas achei bem interessante.

    Curtir

    • HSKajino

      a maior diferença que eu considero em Nazo no Kanojo é exatamente não formar um triangulo amoroso, aparecem outras mulheres, mas a ideia por de trás é elas serem “tentações” pro protagonista (como na vida as vezes acontece)

      Curtir

  18. KKKKKKKKKKKKKKK essa da baba é engraçado. Meu amigo, os japoneses conseguem se superar (seja no que for) e continuam impressionando (para o bem ou para o mal) os ocidentais. Bizarro Master.

    Curtir

  19. Rayovac

    Horra meu, eu vou continuar assistindo com certeza, é muito sinistro e engraçado aquilo tudo, se continuar nesse ritmo, e não virar um triangulo amoroso, com certeza vai entrar na minha lista de animes que eu não posso esquecer nunca mais, é algo totalmente novo pra mim essas bizarrices, mas cara, ficou legal, e deu pra rir varias vezes, mas sei lá, tratar isso como um anime de romance é complicado, eu curti o anime pela bizarrice e pelas cenas engraçadas e até por alguns trechos do enredo, mas como anime de romance eu ainda não posso dizer muito, apesar que nessa hora eu sou muito critico e até cínico pois anime de romance pra mim, tem que ser bom, e eu não sei se ele alcança minhas expectativas, me pareceu bem atraente a primeira vista, mas tudo vai dos próximos episódios, só rezo para não ser um triangulo amoroso (omg), com uma guria babenta, um pia esquisito e mais uma pra infernizar esse anime seria o caos dos romances, talvez eu encare ele como um anime de comédia e esqueça o resto, assim com certeza eu vou gostar do começo ao fim.

    Bom pra mim esse já é uma das revelações dessa temporada, se mantiver o ritmo provavelmente será uma das revelações do ano, e com certeza vai me entreter muito, estou muito ansioso pelo próximo episódio só pra saber se realmente vai valer toda a pena…

    É isso, dos poucos animes que eu vou assistir nessa temporada, Nazo no Kanajo X entra na lista de Zetman, Sainty Seya Omega e Fate / Zero e todas as continuações e super animes que eu vou acompanhar nessa temporada, é isso parece que encerrou-se os lançamentos importantes, não tenho expectativa em mais nenhum, talvez eu vá assistir mais algum dessa temporada quando ela acabar e é isso.

    Vlw por essa primeiras impressões que eu estava esperando que vocês fizessem, mas achei que vocês iam deixar passar, brigado mesmo pelo ótimo texto e trabalho de sempre!

    Rayovac!

    Curtir

  20. caiojows

    Bizarrisse e originalidade são legais 😀

    Alguém sabe me falar quais animes ele citou abaixo?

    “Alguns exemplos: Um garoto cuida de um pintinho e ele vira uma garota; um herói que precisa de leite dos seios das garotas para ganhar poderes; vilões querendo dominar o mundo com peões; uma garota que se apaixona por um menino por causa de pirulito; entre outras.”

    Curtir

    • firedasrh

      O pessoal respondeu lá em cima. Copiei abaixo:
      faheldragon
      2012/04/10 às 8:16 PM
      O segundo é Seiqwon no Qwaser e o terceiro acho que é beyblade. Mas o primeiro REALMENTE me intrigou xD

      Responder
      Luk
      2012/04/10 às 8:31 PM
      Acertou os dois.

      Kurama
      2012/04/10 às 9:16 PM
      Se um seikon no qwaser o homem procura leite dos seios, em astarotte no omocha a mulher também precisa de leite, só que para um motivo mais crítico, se manter viva, só que esse “leite” é um pouco diferente, de macho.

      Carlos
      2012/04/10 às 8:33 PM
      o 1° seria http://myanimelist.net/manga/20755/Tama_Hiyori.

      lembro quando saiu esse manga na revista, obviamente foi cancelado com 12 capitulos rsrs.

      Curtir

  21. HSKajino

    De boa Luk… nojo de baba? Vc seca a boca antes de beijar sua namorada por acaso? xD Sim! fora da boca é bem bizarro, foi só brincadeira!

    Deve ser uma tara do autor, mas se ninguem percebeu, esse sonho com a flor e a borboleta não existe no mangá, é pra dar uma desculpa pro protagonista ter provado a baba, pq ele realmente prova ela do nada, sem motivo nenhum.

    Adorei o estilo do anime, principalmente na parte dos sonhos me fez lembrar os inesqueciveis filmes de Hayao Miyazaki, quem gosta do traço atual do mangá não deve ter gostado, mas eu sou acostumado a esse estilo mais desleixado e cheio de charme.
    Mais que bizarro, eu achei nostalgico, afinal quem não está de saco cheio dos animes iguais da atualidade? O traço contribui, mas a história ainda mais: nada de tramas complexas, preocupações com cliches, alias o mangá pega os cliches e vai quebrando um a um, sem triangulos amorosos fixos (mas é claro que eles aparecem, mas se vão, como devem ser, afinal não existem mais garotas tontas de vão ficar se humilhando como acontece em mtos outros mangás, e os triangulos só aparecem pq eles insistem em manter segredo)
    A trama é menos imprevisivel que parece, alias… ela se desenvolve muito pouco no mangá (quero ver como vão resolver isto no anime) a ideia é das antigas também: histórias curtas que vão desenvolvendo os personagens aos poucos como eles são, sem sair do desenvolvimento psicológico moldado do personagem, a ideia é não desenvolver uma trama que leve a solução dos misterios que temos a curiosidade de descobrir pelo titulo, mas sim mostrar os personagens para que o leitor tire suas proprias conclusões sobre o universo e não simplesmente dar as respostas a toda essa complexidade, pois a resposta provavelmente não pode ser resumida em uma frase, como acontece com a nossa vida. É um charme reservado apenas a poucos mangas: os leitores conseguem imaginar possiveis desdobramentos da história muito distantes do imaginado pelo autor, não só da trama mas como do desenvolvimento dos personagens, ai o autor surpreende todos com algo diferente de tudo que foi imaginado. A monogamia quase completa do personagem principal a sua namorada misteriosa é um dos pontos que é totalmente inesperado pelos leitores,

    Curtir

  22. Katom

    Dih… Luk
    Falem comigo :d

    Curtir

  23. Felipe Vaso

    Gostaria de ver as Primeiras Impressões do remake de SAMURAI X ! : ]

    Curtir

  24. Nay

    VÉÉÉÉÉI…
    meu irmão me fez assistir esse episódio. JU-RO que ela deve ser um alien pq tem várias referências a naves espaciais, a cidade q se ilumina do nada e O Q DIABOS AQUELA TESOURA NA CALCINHA DELA? E COMO VC FALA D FAZER SEXO COM UM CARA Q VC NEM BEIJOU?? (ok, trocou baba, mas teoricamente não beijou).

    Vou ter q assistir essa porcaria só pq foi mto bizarro…. aff Japão… sério??

    Curtir

  25. Renato Kunz

    Nazo no Ki-Nojo

    Curtir

  26. Acho q estava morno hehe shuahsuahsua

    Curtir

  27. cdzcov

    A bizarrice só começou XD, quem le o mangá sabe do q eu to falando

    Curtir

  28. giovanne

    “um herói que precisa de leite dos seios das garotas para ganhar poderes” seikon no qwaser? XD

    Curtir

  29. george

    bizarro? acho que voces nunca tiverao uma namorada o ….é a mesma coisa de dizer que beijar é bizarro.

    Curtir

Deixe um comentário