Nuvem Musical #02 – Yuya Matsushita

O autor do fantástico encerramento de DRRR! dá seu ar da graça no segundo Nuvem Musical.

E estamos de volta! Fiquei feliz com o feeedback do primeiro post do Nuvem Musical, e agradeço a todos pelas dicas e opiniões dadas, foram de importância impar para mim.

Para o segundo post, um artista que em pouco tempo conseguiu atingir o estrelato, e que já fez de tudo um pouco: Yuya Matsushita!

Sobre ele

Yuya Matsushita, que tem 21 anos, é um cantor de R&B e hip hop japonês, e que estreiou no mercado em 2008 com a single ”Foolish Foolish”, e desde então vem trabalhando com muita frequência no mercado, aparecendo em musicais, doramas; e com suas músicas fazendo parte de varias mídias, como animes, filmes e outros. Desde os 12 anos, ele estava decidido a seguir essa carreira, entrando numa escola de música, mesmo não tendo o apoio de sua família. E foi após uma viagem a Nova Iorque (coincidentemente, a mesma cidade onde gravou seu 1° clipe), ele voltou ainda mais determinado em fazer seus sonhos se tornarem realidade.

Em 2008, ele assinou contrato com a Epic Records Japan Inc., mesmo selo de outros artistas como T.M Revolution (e seu grupo Abingdon Boys School), Ikimono-gatari, Scandal, etc., e a partir daí começou sua trajetória de sucesso. Como ator, Yuya ja participou de 2 dramas e 3 filmes (e para alguns deles, foram usadas músicas suas), e também já atuou em um musical (segurem os corações, fujoshis) de Kuroshitsuji, como Sebastián! E claro, mais para frente no post, vocês vão ver isso.

Claro que não poderia deixar de citar isso, mas a grande inspiração musical de Yuya é o icônico Michael Jackson (na verdade ele gosta de muitos artistas americanos, mas o MJ é o favorito), e vendo suas musicas, clipes e afins, você pode ver a clara influência dele em suas músicas (lembro de quando vi ele fazendo um dance cover de Beat It, se não me engano, nunca tinha visto o Yuya tão feliz antes).

As Músicas

Yuya, desde o seu debut até agora, ja lançou muito material musical: Foram 10 Singles (muitas delas com versões diferentes), 2 digital singles e 2 álbuns, e desde 2010 (onde ele teve seu primeiro top 10), ele vem lançando muita coisa. Comentarei brevemente sobre suas singles de destaque (e que vocês DEVEM ouvir).


Como ja foi dito, a primeira single  dele se chama Foolish Foolish, e mostra o início brilhante da estrela que estava a nascer. Essa foi a segunda música que ouvi dele (a primeira foi Negai Ga Kanau Nara), e gostei bastante do que vi. Claro que no começo não pude deixar de compará-lo com outros artistas como Daichi Miura ou Shimizu Shota (com quem já chegou a fazer um grupo, em 2004), mas ele provou ter seu estilo “único”, além do ótimo trabalho que sempre faz com suas composições.

Nas performances ao vivo (que vocês vão ver mais pra frente) ele usava o piano como acompanhamento (isso no começo, depois ele resolveu fazer uma performance com coreografia dela, mas ele varia entre as duas), e era muito legal ver ele junto do piano, além da música ser ótima. A outra musica do single, Mr. Broken Heart, foi usada no filme que marcou sua estréia como ator, Kanashii Boyfriend.

A sua 3° single, foi sua  primeira single ”dupla”, Honesty / Negai Ga Kanau Nara, onde ele promoveu as 2 músicas. Até aí, o Yuya ia bem mais ou menos nos charts (essa single tinha sido sua melhor, chegando na 55° posição), mas eu particularmente adoro esse single! Ambas as músicas são ótimas, e mostram como ele queria desbravar novos estilos pra sua carreira.

Neste mesmo ano, o Yuya também fez sua estreia em musicais, estrelando o musical de Kuroshitsuji, onde ele ficou famoso até mesmo internacionalmente, e isso ajudou muito a alavancar sua carreira. Vocês podem conferir um video do musical clicando AQUI, e particularmente, achei que ele representou muito bem o Sebastián (apesar dessa peruca aí), e vocês?

E logo após isso, veio a primeira single de sucesso considerável do Yuya, e creio que a mais conhecida dele até hoje.


Trust Me foi a 4° single dele, lançada em 2010, e marcou como a primeira single do Yuya a chegar no top 10 da Oricon (já influenciada pela popularidade do Yuya), e como podem ver (para os que não sabiam que era dele), foi usada como música de encerramento do anime Durarara!!, na qual eu creio que quem conheceu ele, foi por causa dessa música. A outra música da single, Futari, foi usada no filme Toki O Kakeru Shoujo, na qual Yuya fez uma participação. É uma de minhas músicas favoritas dele, no instante em que ouvi, acabei adorando a musica.


Sua próxima single, YOU, seguiu o padrão de sua última single, e por sinal é uma ótima música (outra que está em minhas favoritas), e além dela, na single contém a musica Hallucination, que foi a tema do 2° musical de Kuroshitsuji (também estrelado pelo Yuya). A coreografia de YOU é um pouco complicada, e chega até a atrapalhá-lo um pouco na hora de cantar, mas claro, o Yuya sendo um ótimo dançarino (nisso eu o comparo totalmente ao Daichi Miura, ambos são sensacionais nisso), ele consegue contornar essa situação.

Um mês após o lançamento de YOU, ele lançou seu 1° album, chamado I AM ME, que é basicamente uma compilação de todas as suas singles , e pra não ficar sem nada postado nessa parte, vejam aqui o video de Koe Ni Naranakute, com participação da cantora Sista.


A sua última single de 2010 foi a dupla Bird/4 Seasons, na qual Bird foi utilizada como encerramento do anime Kuroshitsuji II (como podem ver, o Yuya tem uma ligação forte com a série, não é?), e 4 Seasons foi utilizada no filme Hikari, Sono Saki e As duas músicas são mais calmas, bem diferente do que ele vinha fazendo. Inclusive 4 Seasons tem um clima bem ”verão”, foi interessante essa variação musical que ele fez, não caiu na mesmice.



Naturally é a 8° single de sua carreira, e é uma música mais trabalhada no instrumental, beirando entre estilos utilizados anteriormente, mas com um ar totalmente renovado. Esta single teve 8 versões diferentes (e aposto que teve gente que comprou as 8), e conseguiu ficar na 9° posição do chart da Oricon, sua 2° melhor colocação em charts, até então. E a musica foi usada em uma propaganda para a linha de cosméticos “NATURAL BEAUTY BASIC” .

SUPER DRIVE  foi a 9° single lançada, e é uma das faixas mais dançantes feita por ele, e essa é a single que tem mais referências a sua inspiração, MJ. A começar pelo vídeo da musica que já entrega tudo! Sem contar que ele fez um cover para a música Rock With You, na qual achei muito boa (certeza que deve ser uma das favoritas dele).

Seu lançamento mais recente foi o seu 2° álbum, chamado 2U, e assim como seu 1° álbum, é uma compilação de suas singles, e algumas (poucas, infelizmente) músicas novas. O álbum em si possui 3 versões, com muitos bônus para os fãs. É definitivamente algo que você gostaria de ter em sua coleção. Destaco 2 músicas do album para vocês, Last Dance’ 06 e 2 of Us.

As Performances

Yuya é um artista completo, e isso inclui nas performances também. Sabe cantar, dançar, tocar. Até o momento, ele tem 2 DVD’s ao vivo: ~Last Night Show~ (recomendadíssimo!) e o Yuya Matsushita Live Tour 2011 ~SUPER DRIVE~ (que ainda não assisti, mas deve ser tão bom quanto). E ele já chegou até a se apresentar nesse lado do mundo, no FanimeCon, pra pouco mais de 4000 fãs! Mas para vocês não ficarem com água na boca, vou deixar uma performance que acho relevante. Além do vídeo, confiram esses dois links AQUI e AQUI.

Uma coisa, da qual acho muito ruim, é o Yuya não ter um canal de YouTube (se ele tiver alguém me avise, porque eu nunca vi!), e por consequência é muito complicado achar coisas que seriam bem simples, como seus próprios vídeos… claro que isso é uma maneira de incitar a venda de DVD’s, mas acho que não faria mal ter uma divulgação por lá também.

Para completar, o Yuya é um cara muito esforçado (pode não parecer pra alguns), e ele deu muito duro pra chegar  onde chegou. O admiro por nunca desistir do seu sonho, talvez foi um dos motivos pra eu virar fã dele, não sei. E eu, como fã assumido, espero um dia poder ver ele, se apresentando em terras tupiniquins, porque sonhar nunca é demais!

E aí, o que acharam do post? Duvidas, críticas, sugestões (sim, eu leio TODAS as sugestões, então podem falar sem medo), opiniões podem ser feitas nos comentários. Quem será o próximo artista da coluna? Fiquem vivos para saber!

por Lelou

23 Comentários

Arquivado em Nuvem Musical

23 Respostas para “Nuvem Musical #02 – Yuya Matsushita

  1. suripi

    Muito bom o post, continue assim.

    Torço por UVERworld vir (:

    Curtir

  2. RafaelaSG

    Conheci o Yuya por uma amiga que é viciada¹³¹²³²¹ em Kuroshitsuji e me mostrou o musical. Curti muito a música “Red or Black”. Cheguei ate a procurar algumas coisas sobre ele depois mas depois deixei de lado.
    Recentemente encontrei uma pessoa que é fã dele, e usa um gif de um clipe dele na assinatura. “Toda vez” que vejo o gif vou no youtube e escuto alguma coisa dele hahahahaha.

    Parabéns pelo post!!! Deu pra conhecer um pouco a historia dele (musicalmente falando) ….
    E gostei da musica de Durarara…não conhecia essa ainda.

    PS: Espero que o próximo post seja sobre Clazziquai ou CNBlue *.*

    Curtir

  3. André Ueno

    minhas sugestões são: Scandal, UVERworld, NICO Touches the Walls, L’Arc En Ciel, Girls Generation, AKB48, Faylan, Kotoko, Ceui… ufa, tenho vários outros, mas vou dxar so esses msm xD…

    Curtir

    • Haon

      Err… acho q para receber um post importa mais o visual (mto desagradável em ambos os posts, por sinal) do q a qualidade das músicas ou trabalhos em animes.

      Curtir

      • Dih

        Meu amigo, você realmente leu o post? Você viu a relação desse artista com animes e mangás? Além disso, desde o começo a intenção dessa postagem é apresentar novos artistas para o público. E essa é apenas a segunda postagem, EXISTIRÃO outros artistas sim, mas tudo ao seu tempo. Todas as dicas são válidas.
        Mas por favor, leia antes de falar algo assim, ok? Tenha conhecimento do que está falando antes. 😉

        Curtir

  4. ravelllino

    curti é um post bem detalhado e explica muito bem a carreira dele muito bom mesmo

    Curtir

  5. ravelllino

    a esqueci adoraria ver a Aqua Timez! num post da nuvem musical

    Curtir

  6. bruh.

    Adorei o estilo do post. bastante informação, o que é bem legal pra quem não conhece nada ou só alguma coisa do (no caso) cantor.
    Muito bom ter vários links, imagens, vídeos etc. porque acaba facilitando a procura do material, já que pra quem não conhece acaba sendo difícil achar bom material(se tiver).
    Espero que continue com os posts e espero que fale de cantores/bandas novos(as). É legal saber mais coisas do pessoal que conhecemos e admiramos, porém acho que esse espaço ia ficar bem interessante se alternasse os mais conhecidos com os novinhos que ainda farão sucesso =] como o YUYA.
    boa sorte \o/ e bom trabalho XD

    Curtir

  7. Pedro

    Ótima matéria, tal como a primeira…
    Só tenho curiosidade de saber se a matéria será semanal.

    Curtir

  8. Horse

    Poderiam comentar sobre T.M.Revolution/abingdon boys school =)

    Curtir

  9. Alguem

    Yui seria uma boa, uma boa história, e ja apareceu em vários animes também.

    Curtir

  10. Mugi-chin

    Aqua Timez, Home Made Kazoku e Nobodyknows, seriam boas pedidas.
    Ótimo post, parabéns!! ^_________^

    Curtir

  11. hajimee

    Como por causa da sua última coluna viciei em K-Pop, vou dar uma chance pra ele, e o fato de ele ter cantado Trust Me tb, adoro essa música. Gostei das musicas que vc postou, e já to baixando os cds. Faz o próximo post sobre uma banda de Visual Kei, como Versailles, Nightmare, ou de bandas como One Ok Rock. E se for sobre K-pop, faz sobre BTOB e NU’EST, que eu viciei depois de baixar(depois de ler a sua outra coluna procurei por sites de k-pop e gostei dessas bandas tb)

    Curtir

    • Bacana saber que alguém foi atrás de outros artistas, ao ler a coluna, certamente fiquei feliz ao ler isso! E sobre o próximo assunto, só posso dizer no momento que estamos considerando o Jrock… o que será, hein? hahaha

      Curtir

  12. Muito bom o post…
    Agora tipo, se vocês forem fazer sobre alguma banda de rock, fz sobre o dir en grey, ou x japan, eles são muito fodas. E sobre o Yuya, eu adoro as musicas dele, são muito boas, e sim, conheci ele por causa do Durarara xD

    Curtir

  13. Mauricio

    Olá, o nuvem musical ocorrerá uma vez por mês? Esse tópico é muito bacana! Poderia ser a cada 2 semanas. Obrigado !

    Curtir

  14. Yuki

    Mais um post bem interessante que serviu para me atualizar sobre algumas músicas do Yuya que realmente não faziam parte do meu repertório ^^ ~
    Uma sugestão para um futuro nuvem musical seria fazer sobre o LM.C já que haverá um show deles no Brasil *-* ~

    Curtir

  15. UVERworld é uma boa. Não consigo achar noticias e tudo mais deles. Nem MVs deles eu encontro DD;
    Cara, fã de musica Asiatica sofre pakrai por falta de informação.
    Essa NuvemMusical foi uma otima ideia da ChuNan estão de parebens xD~

    Curtir

  16. Katom

    Parabens Lelouq vc é novo pelo chuva de nanquim,mas ja ta arrebentando! Vc é o maximo!Seus posts são praticamente perfeitos! Te admiro muito!

    Curtir

  17. M.A.C.

    Nossa, vendo o primeiro vídeo do post (Foolish Foolish) só me veio o Ne-Yo na cabeça. É praticamente a mesma mesma coisa musicalmente falando.
    Quem não gostar da comparação pode xingar, se quiser.
    E, me desculpa mas, ótimo dançarino ? Nesse ponto nos discordamos completamente. Ele se meche muito bem, aliais, como quase todo “artista” pop da atualidade. Dançar é uma coisa bem diferente do que ele faz, na minha opinião.
    Mas eu até gostei de Bird (só da música). Retirou um pouco da mistura exessiva de coisas que eu ouvi nas outras músicas. Além daquela maldita batida de “música” pop que parecer ser obrigatoria pra qualquer música ser classificada como pop hoje em dia.

    Enfim, o que crítiquei (e elogiei, embora pouco) foi só com relação ao que vi nesse post. Não conheço esse “artista” a fundo para dizer mais. E, para ser bem sincero, não tenho a mínima vontade de conhecer mais. Mas foi um bom texto de mais uma boa coluna no Chuva de Nanquim.

    Muito Obrigado!
    Até mais!

    Curtir

  18. Ah nao sei pq tantas criticas acimas, sinceramente D=!
    Bom ele é um artista jpop,e o pop seja ele japonês, coreano sofre mt influencia do pop americano…nao vejo problema nisso, é a verdade xP!

    Agora nao conhecia ele tao a fundo, já tinha escutado ‘blue bird’ e eu me viciei pq é aquele tipo de música mid-time puxado para ballad que tem uma melodia bacana de se escutar x)

    ‘Foolish Foolish’ é uma música bacana de debut, é bem aquela que fica na cabeça heuhe e tem um verso legals, vo por pro meu mp3!

    Eu curto artistas assim e é realmente vi um daichi miura menos estiloso nele, falta dar aquelas passos de dança únicos e ir pegando o feeling próprio seja nos mvs ou nos lives algo que o caracterize de longe xD.Eu acho ele um artista sim e nao precisa por em aspas , falo em definitivo para mim uma pessoa que no palco consegue cantar, dançar e tocar algum isntrumento representa a arte logo é um artista. (tentem antes de reclamar pegar o coreografia decente, dps ajustar isso com a voz e por fim estudar um instrumento, não é pouca coisa não!)

    Só espero que ele vá adquirindo mais feelings ao passar da carreira e oh acho que tu nao colocou ae o nome elançamento mais recente dele!

    2012.02.22 – 2U

    Curtir

Deixe um comentário