Prêmio Ichiban Brasil 2012 – Chegou a hora do seu voto!

A terceira edição do Ichiban Brasil agora chega com a participação do Chuva de Nanquim!

Finalmente. Chegamos na terceira edição do Prêmio Ichiban Brasil, hoje, o maior e melhor organizado sistema de votação no Brasil relativo à animes e mangás no geral. E é o mais organizado, pois, independente de gostos em relação à indicados ou não, o Ichiban vem se aprimorando a cada ano que passa com a equipe em relação à aspectos técnicos e funcionais de seu site e do sistema de votação para o público. Além do número de jurados qualitativos que estão fazendo parte da coisa toda.

Nesse ano, o Chuva de Nanquim foi indicado pela primeira vez para ser jurado do evento, e confesso que foi uma honra poder ajudar nesse projeto. E isso me serviu para ver como isso acaba sendo muito bem balanceado. Percebemos que as opiniões entre os blogueiros / redatores dos sites participantes são realmente divergentes em diversas categorias, o que acaba tornando o Ichiban um prêmio “justo”, sem nenhum tipo de favorecimento para um lado ou para o outro.

Como no Brasil não temos algo assim destinado à esse público, qualquer apoio ao Ichiban é válido. E vamos torcer para tornar isso cada vez maior.

Como acontece a votação?

O Ichiban Brasil é dividido em 6 categorias diferentes, para facilitar a pessoa na hora de votar em sua “especialidade”. Logo, não é necessário que você vote em TODAS as categorias. Você pode escolher aquelas que você mais está afeiçoado e efetuar seus votos direcionados para elas.

A primeira categoria é a “Animes”. Aqui você terá tópicos como melhor série, melhor OVA, melhor filme, melhores personagens, melhores dubladores, aberturas, encerramentos, trilha sonora e estúdio de animação. Essa categoria é a mais “visada” de todas e a que tem o maior foco do evento, justamente por estarmos falando de obras somente lançadas no ano de 2011.

Em seguida temos os mangás, que são divididos em duas categorias: Shounen/Seinen e Shoujo/Josei. Aqui acontece o mesmo que havia explicado antes: elas são divididas com o propósito de facilitar o público alvo de determinadas séries. Ainda temos a terceira categoria de mangás, na qual são falados dos lançamentos nacionais, escolhendo melhor publicação no Brasil, melhor editora e o mangá mais aguardado para esse ano.

A quinta categoria foca nos doramas e live-actions japoneses, algo de um público alternativo aos animes e mangás (mesmo que algumas pessoas acabem acompanhando ambos os tipos). Aqui você poderá escolher a melhor série, além de melhores atores e atrizes do ano passado.

Pra fechar, a categoria musical do Ichiban, que nos disponibiliza a possibilidade de votar em nossas bandas, músicas, cantores, álbuns, videoclipes e outros. Essa também é um dos tópicos de “nicho” do Ichiban – lembrando que você não é obrigado a votar em todas as categorias inscritas.

Quem são os jurados?

Como dissemos, esse é o primeiro ano do Chuva de Nanquim na competição. Mas a equipe é bastante forte e formada por pessoas que já estão nesse “ramo” há algum certo tempo. Temos lá o Gyabbo, o Leo Kusanagi do Mithril, o Leandro do Conselheiro Incubator, o pessoal do Philosophy Otaku, a Roberta do Elfen Lied Brasil, o Carlírio do Netoin!, a turma do Troca Equivalente, a Mary do Across the Starlight, a Suzi do Abstrações, o Judeu Ateu do Mangás Underground, o Ninta do Mangás Cult e o povo do Kohaku Brasil.

“Panelinha!” Como disse antes, os jurados votam em categorias específicas e direcionadas de seus blogs/sites. Não existe uma “panelinha” pois a opinião é divergente na maioria dos casos. Também não é possível colocar 50 pessoas como juradas sendo que seria algo extremamente desgastante e cansativo para ambas as partes. Mas podem ter certeza que todos nós indicamos boas escolhas para vocês! Só precisam fazer a sua parte!

E como eu voto?

É bem simples! Você tem até domingo para efetuar seus votos e escolherem seus preferidos! Basta clicar no banner abaixo e você será direcionado automaticamente para o site do Ichiban Brasil 2012! Lembre-se: vote nas categorias que preferir e nos tópicos que quiserem! Mas deem sua opinião! É muito importante para nós! Corre lá que é só até domingo!

O resultado sai no dia 29 de abril e é claro que o Chuva de Nanquim comentará aqui e dará o seu pitaco nos ganhadores! Estão esperando o que?

por Dih

57 Comentários

Arquivado em Animes, Especial, Mangás

57 Respostas para “Prêmio Ichiban Brasil 2012 – Chegou a hora do seu voto!

  1. suripi

    Votarei só nos relacionados á mangás no Brasil mesmo.

    Curtir

  2. Otakumaru

    Faltou os os albuns e singles de Monkey Majik (Melhor banda d tds ^^) 😥
    Faltou + Natsume yuujinchou Shi anime perfect *-*

    Curtir

  3. fatsbuccha

    Tem chance de Oyasumi PunPun ser publicado no Brasil?

    Curtir

  4. Que anime é esse na parte “Quem são os jurados?”?

    Curtir

  5. Satella

    Gostei da iniciativa e das indicações, porém acredito que algumas coisas podem ser melhoradas, eu, por exemplo, assisto vários mangás e animes, mas não sei o nome dos dubladores ou seiyuu (não sabia o que era o termo antes de pesquisar na net) de cada personagem, nem o estúdio que fez cada anime, por isso, não votei nessa última categoria. Acredito que grande parte das pessoas que acompanham animes/mangás são assim. Por isso, coloco minha sugestão de inserir em cada candidato de dubladores, o (os) personagem (ns) que dublou nessa temporada e nos estúdios seus respectivos animes. Isso facilitaria muito e aumentaria o número e qualidade dos fotos, já que tem muitas pessoas que não terão paciência de pesquisar por cada item desses, sendo que vcs já sabem quais são e não seria muito trabalhoso acrescentar essa informação.

    Curtir

  6. SonSonecaTFB

    Cadê o Tomokazu Sugita na votação? (Gintoki-Gintama, Hidenori-Danshi Koukousei no Nichijou) e a Rie Kugimiya? (Kagura-Gintama, Louise-Zero no Tsukaima)
    E a abertura de Kaiji 2? E o encerramento de Mawaru Penguindrum? (Me refiro a Gray Wednesday) Meu, essa premiação é a maior furada ._.

    Curtir

  7. dragomx7

    não tinha uverworld nem mami kawada, que triste

    Curtir

  8. Igor Soares

    Eu achei que o problema da votação foram as categorias de personagens. Têm 4 categorias só pra isso, enquanto só tem 1 pra melhor série. Quanto as indicações… de boa, tem muita gente que podia ser substituída (menma-jinta por tsuruko-popo), mas o nome pesa na hora de elencar. Acho também que a lista de indicados devia ser liberada pelo menos com algumas semanas de antecedência, pra quem vota ter tempo de conferir algumas coisas que deixou passar.

    Curtir

    • a tsuruko não é melhor que a menma e nem o popo é melhor que o jintan…

      Curtir

      • Artur

        Desculpa Lucas,isso é uma opinião SUA!Eu sinceramente prefiro mil vezes o Popo ao bucha do Jintan.Mas eu acho a Menma melhor que a Tsuruko!Você não pode simplesmente falar “A tsuruko não é melhor que a Menma,nem o popo é melhor que o jintan”,isso é uma opinião sua,todos temos opiniões diferentes,por isso se não sabe responder,não responde.

        Curtir

  9. suripi

    Só achei meio estranho que Reborn não tava na lista de mangás esperados para 2012. Deve ser por causa da má repercussão nos EUA, acho.

    Curtir

  10. Giovanni

    Da categoria “Melhor Série” simplesmente nada agradou a mim e meus amigos, ficamos de mão atadas lá, tudo chato :p

    O mesmo p/ “Melhor Personagem Principal Masculino”, “Melhor Personagem Coadjuvante Feminino”, e por aí vai…
    Definitivamente essa enquete não é p/ mim e meus amigos. u.u

    Curtir

    • Igor Soares

      vc diz por não ter animes shounen antigos que continuam ou por não ter aqueles mais desconhecidos? Eu achei a lista de animes legal, mas não dá pra ficar surpreendido depois de todos os blogs que eu leio postarem essa mesma lista nos “Melhores do Ano”. Acho que deviam expandir essa categoria para que outras séries pudessem ganhar destaque.

      Curtir

      • Giovanni

        Né não, até acho bom dar espaço p/ novos animes, o problema é que, simplesmente não há nada lá que eu e meus amigos curtimos, o mais legal é Steins;Gate, a maioria dos meus amigos (contatos na internet, Msn, Forums, etc..) não votaram, eu até votei, mas com muito encomodo.

        Além disso eu não sei porque e como eles classificam como melhores, dos citados, existem alguns que simplesmente quase nínguem baixa, outros razoavelmente, sendo assim, existem muitas outras séries com downloads 5 vezes a mais.

        Curtir

      • Guilty Crown não foi uma série boa pra mim, não mesmo. Em questão de animação e trilha sonora pode atrair, mas do resto… CG foi quase um hipnotismo, uma boneca bonitinha, mas só uma boneca sem vida.
        Entendo que algo de qualidade (não só anime) precisa possuir uma história boa, consistente e não seja um amontoado de clichês sem sentido (isso foi diretamente pra série que você citou), uma boa narrativa, personagens cativantes, uma direção criativa.. Nem precisa possuir um excelente nível técnico, animação estupenda de encher os olhos com grande investimento, precisa me prender nas tramas que estão se desenvolvendo.
        A Production IG produziu Guilty Crown e Blood C, por isso digo que qualidade técnica não é tudo. Não acredito mais que estúdios definam o que é bom ou ruim, são mais as pessoas mesmo, o diretor, o responsável pelo roteiro, pelas trilha sonora…

        Curtir

    • Não agradou ou você não assistiu o que estava lá?
      Por que tem muita série boa que está na lista mas que nem todos assistiram, Mawaru Penguindrum por exemplo.
      Na minha concepção, ter 5x mais downloads não é sinal de qualidade e nunca será! E se trata dos melhores animes do ano passado e não os mais assistidos, a votação é sobre qualidade, não pra apurar o que você assistiu.
      Tirando os que estão na lista, quais animes do ano passado você colocaria no lugar? Claro que eu também discordo de algumas coisas estarem na lista, mas os melhores estão aí. Só pensava que a Beta ia botar Kaiji na lista xD

      Curtir

      • Giovanni

        Assisti, por isso digo que não me agradou;
        Independente de como você veja, a quantidade de downloads retrata o gosto e a popularidade da série;
        Agora, por favor, defina ‘qualidade’;

        Se você estiver falando em qualidade de produção e animação, por favor, ta de bricandeira né;

        Falar que os animes citados possuem tal qualidade, sem levar em consideração Guilty Crown, que foi produzido pelo estúdio Production I.G, chega a ser ignorância.

        Curtir

      • HUASHAUS, acho que a reposta saiu no lugar errado, mas dá pra entender né? Tipo, eu falei a minha concepção e isso vai de cada um. Como disse, tem coisa que eu não concordo, mas acho que o essencial está aí e se eu fosse alterar seria pouco, não seria algo drástico. 😀

        Curtir

      • SonSonecaTFB

        Falar que Guilty Crown foi melhor que Mawaru Penguindrum, ou até mesmo Kaiji, é que é ser ignorante! Aquele anime é somente um amontoado dos melhores momentos de Code Geass e Evangelion, e ainda me diz que tem qualidade? As originais tem qualidade, mas Guilty Crown nem fazer sentido consegue.

        Curtir

  11. Koyuki

    Acharia mais interessante uma votação somente entre os blogs/sites convidados. Acho que no momento que se coloca o povão pra votar… bem sei lá… Por exemplo, se colocasse cavaleiros do zodiaco ou Naruto, pode ter certeza que o povão iria votar neles, sem nem saber o que estão fazendo…

    Curtir

    • Artur

      Cara,essa é a questão,aqui no Brasil por exemplo,se tiver numa premiação concorrendo Foo Fighters e Restart,se a decisão for fechada FF ganha facilmente,se for aberta o Restart ganha,é a lei das premiações abertas,os mais famosos,independente de serem bons ou ruins irão sempre ganhar.

      Curtir

  12. Categoria melhor cantor sem Gackt? E com o Shirota Yu, que eh mais ator do que cantor? Ok, na verdade nem tanto, porque nem bom ator ele eh… 😛

    E acho que teria espaco pra mais Sket Dance, foi uma serie bem regular, mantendo a qualidade, e com um elenco de seiyuus de qualidade. Em especial Bossun (Hiroyuki Yoshino) e Himeko (Ryoko Shiraishi – essa usando o dialeto de Kansai inclusive).

    Curtir

  13. Eu

    Só senti falta da Romi Paku na lista das Seyuus, ela dublou o Ganta de DW e a Naoto de P4A ano passado >:

    Curtir

  14. Nanda

    A pergunta que não quer calar é porque a grande estrela da imprensa especializada (pffff) não está no Ichiban Brasil,o blog mais jornalístico e denunciador que o datena em horário nobre: Acima das oito mil unidades na versão da terrinha ou no melhor do Brasil:MAIS DE OITO MIL.

    Curtir

  15. Baka Neko

    já votei, é claro que puxando sardinha pro Steins Gate ^^

    Curtir

  16. No mangá mais aguardado não tem nem Soul Eater nas opções, e não colocaram Fairy Tail, que pra mim é um dos melhores shounens atuais em nenhuma categoria…

    Curtir

  17. Vou votar, mais cade Asian kung fu Generation e a YUI? e sem dúvida como fã e consumidora melhor Shoujo/Jese publicado no Brasil atualmente é Black Bird.

    Curtir

  18. Ei, alguém sabe me dizer de qual anime é a quinta imagem deste texto (intitulada “ichiban4.jpg”)? Valeu.

    Curtir

  19. Artur

    Steins;Gate ganharia melhor abertura só com aquela guitarra “gritando”.

    Curtir

  20. Rayovac

    Opa é otimo ver o ChuNan crescendo e a gente que tá aqui a um tempão ver esse crescimento junto!! Muito legal mesmo!!

    Rayovac!

    Curtir

  21. Ouma Shu

    Kd Mirai Nikki e Guilty Crown como opção em “Melhor Série”?

    Curtir

  22. Faltou One Puece nos mangás nacionais.

    Curtir

  23. Yumemi A

    Não entendo por que na categoria Shoujo está Sainkoku Monogatari, além de ser bem antigo (2009) quase ninguém assistiu.Mas fiquei realmente feliz com a indicação do meu shoujo preferido
    Mas eu digo vale a pena, quem poder veja.

    Curtir

  24. Carlitoz

    Po podia ter pior lançamento de mangá aqui no brasil e/ou pior edição de um mangá aqui no brasil tbm,assim dava pra ver qual mangá o publico não está gostando,seria interessante vê o resultado final

    Curtir

    • Denys "Fantasma" Almeida

      Nas edições anteriores tivemos categorias de “Piores”, mas pensamos posteriormente que como a ideia é escolher os melhores do ano, não fazia sentido ter essas categorias no meio, apesar de que sim, seria um resultado interessante.

      Gyabbo!

      Curtir

      • Carlitoz

        AHHHHH mais ai tirou muito da diversão rs!!! Então podemos criar um prêmio para os piores do ano(falar é fácil),acho que a votação seria até maior!!Nos EUA tem pra pior filme e na Itália pra pior jogador de futebol.

        Curtir

  25. Alzemir

    O site da votação está off…

    Curtir

    • Denys "Fantasma" Almeida

      O servidor apresentou alguns problemas neste domingo, por isso estava OFF, mas está tudo normalizado. Para não perdermos um dia quase que inteiro de votações, estendemos os prazo até esta segunda-feira.

      Gyabbo!

      Curtir

  26. Alzemir

    Site online de novo! Obrigado pela resposta! ^^
    Ja votei e vou te contar hein! Em algumas categorias eu tive que fazer umas escolhas crueis..

    Melhor série entre Puela Magica, Usagi Drop e Ano Hana. Fiquei ponderando 15 minutos SÓ nessa!! Os OVA’S foram os mais tensos. Tenho a maioria deles salvos no meu PC. “Decições.. decições..” *HisokaFellins*

    A Categoria de Personagens femininos tambem foi MUITO bem construida. Só tem DIVA!! Tive dificuldades em escolher! XD

    Nas restantes, foi ate relativamente facil votar! Senti falta de alguns animes e personagens. Uma sugestão seria fazer uma “pre- seleção” antes da votação principal, com MUITO mais animes e personagens.

    Independente disso, foi nos apresentado uma ótima listagem. Quero expressar meu apoio ao projeto e perguntar se tem algum limite de votos, tem alguns personagens e animes que eu não posso deixar de votar tambem! XDD

    Curtir

    • Denys "Fantasma" Almeida

      Agradecemos o apoio! Se puder passar para os amigos seria melhor ainda, amanhã termina a votação desse ano. Para impedir fãs exagerados votando em massa e desequilibrando a votação, temos um sistema que contabiliza um voto por usuário apenas, não a escolha tem que ser bem pensado antes de mandar =)

      Gyabbo!

      Curtir

  27. O site tá off denovo ¬¬”
    num consigo acessar

    Curtir

  28. Fiuza

    Boa noite camaradas otakus eleitores, num gostei muito ñ prq tinha q ter uma catregoria de animes jah em exibição de 2011, e tipo ao no exorcist e nura mago ñ estar entre os indicados a melhor anime de 2011 e fora algumas coisinha que ñ concordei pois ñ conheço alguns animes indicados mas jah eh alguma coisa e como jah eh a terceira edição, logo estão certos em criar um prêmio assim, alias essa votação deveria ser feita no final de ano, prq tem uma galera que tah mais emplogada com os animes e mangás dessa nova temp. e ate esquecem os das outras passadas, mas está bom, e agora soh uma pergunta Dih, esse prêmio é oficial, tipo, ele é repassado para os japoneses e dai eles tem como saber qual anime ou mangá faz realmente sucesso aki no Brasil, existe outros prêmios iguais a esse nos EUA ou no Japão, seria interessante nós sabermos tmbm como que é , quem ganhou e tal, pois tem muitos otakus que soh fikam sabendo das novidades do mundo do anime e mangá pelo Chunam, vcs tem essa responsabilidade sabiam?, hahaha, mas gostei do prêmio e aos poucos vcs iram se ajustando e tornando o prêmio melhor a cada ano.
    VLW chunam e Orgulho Otaku , EXtinto Nunca. P. S. Melhor Encerramento: Hunter X Hunter. Metal is Law!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  29. João gabriel

    faltou nas bandas a YUI e o meu favorito o NICO TOUCHES THE WALLS alem do HEMENWAY.E bhem q natsume yuujinchou shi póderia estar competindo mais claro q não ia ganhar do grande anime do ano q foi pra min ANO HANA.

    Curtir

Deixe um comentário