Impressões – Rurouni Kenshin: Shin Kyoto-Hen

A volta de Samurai X às telas e às mãos do estúdio Deen em um remake do arco de Makoto Shishio.

Anunciado no final do ano passado como parte dos eventos comemorativos de 15 anos de Rurouni Kenshin para o ano de 2012, Shin Kyoto-Hen é um OAD feito para uma das maiores séries da Shounen Jump de todos os tempos. Ao mesmo tempo em que a história de uma nova animação para o famoso Samurai X foi bem recebida, muitos torceram os narizes ao saberem que se trataria apenas de um remake da fase de Makoto Shishio (daí o nome do OVA de “Kyoto”) e não a esperada animação do arco final da série que só existe no mangá.

De qualquer modo, a primeira parte da animação foi aos cinemas japoneses no dia 17 de dezembro de 2011 e teve seu lançamento oficial em Blu-Ray e DVD no começo de 2012. Claro que a expectativa em torno do especial foi enorme já que a “marca” que ele carrega tem um peso muito grande e fãs fervorosos ao redor do mundo inteiro. Será que esse OAD fez jus à esse hype imenso de seus expectadores?

A história

Kenshin Himura é um homem marcado pelo passado. Foi conhecido durante todo o período do Shogunato Tokugawa como Battousai Himura – o retalhador. Matando a tudo e todos e sendo o mais temido samurai de todos os tempos, Kenshin abandona a vida de assassino após longos anos e diversos acontecimentos. Aos 28 anos ele se encontra na Era Meiji como apenas mais um andarilho portando uma espada de lâmina invertida e em suas viagens ele acaba fazendo diversas amizades e companhias, entre elas o da jovem Kaoru Kamiya, herdeira do dojo Kamiya de estilo espadachim de bambu. Ao lado dela, do pequeno Yahiko e do inusitado Sanosuke Sagara, Kenshin passa a viver dentro do dojo, tentando finalmente ter uma vida de paz.

Porém um novo inimigo aparece e seu nome é Makoto Shishio, um dos revolucionários que tenta acabar com a paz da Era Meiji e restaurar o período de sangue e guerra do Shogunato. Com um corpo totalmente deformado, um poder infernalmente assustador e ao lado de seus 10 mandados da Juppongatana, Shishio fará de tudo para se tornar o sinônimo de ordem e poder. Mas tudo muda quando Hajime Saitou, um dos desafetos do passado de Kenshin, chama o antigo Battousai para deter o inimigo. Muitas batalhas, dor, sofrimento e lições serão o destaque da vida de Kenshin a partir dessa batalha. Quem se sairá melhor nessa? O antigo Battousai ou o atual demônio em pessoa?

Considerações Técnicas

Em primeiro lugar, acho que aqueles que lerem esse artigo e não conhecerem nada de Samurai X poderá estranhar um pouco, então vamos para alguns detalhes. Rurouni Kenshin teve um anime de 95 episódios, um filme e mais duas mini-sagas em formato de OVA’s. O anime chegou a ser exibido no Brasil pela Rede Globo (de maneira retalhada), Cartoon Network e Animax, além do mangá ter sido publicado na integra pela editora JBC, sendo um dos primeiros títulos da mesma.

Como disse no começo do texto, Shin Kyoto-Hen é apenas um remake de um dos principais arcos da história, o da batalha contra Makoto Shishio. Ele divide grande parte da atenção dos fãs com o arco da Vingança, o que não foi animado pelo Gallop/Deen na época. Com isso, uma grande dúvida surgiu em relação a essas novas animações: posso ver mesmo sendo um leigo em Rurouni Kenshin? Pode, mas poderá se sentir perdido ao mesmo tempo. Simplesmente porque eles deixaram de lado todo o primeiro arco da história, na qual somos apresentados aos personagens secundários como Kaoru, Yahiko e Sanosuke – e principalmente não entende nada da história de Aoshi e da Oniwabanshu.

O remake começa jogando em sua cara diversas informações com o intuito que você saiba se situar e não precise de nada explicado novamente. Pode parecer uma desculpa, mas na verdade ele foi feito para os fãs da série e nada mais. Como eu disse, você que é leigo na história de Kenshin e companhia poderá até assistir e gostar, se entreter, mas ficará perdido em diversas passagens e explicações da história. Aliás, o clima “corrido” do OAD ajuda a comprovar os fatos. Várias passagens foram mastigadas e eliminadas nesse primeiro episódio, mas com quase toda a certeza se você conhece toda a história e roteiro poderá passar despercebido nesse ponto.

Um fato interessante sobre a produção é a equipe da mesma. Apesar do fato de ser mantida no estúdio Deen e com a mesma direção de Kazehiro Furuhashi, e trilha sonora sensacional novamente por Noriyuki Asakura, o roteiro do OAD ficou com uma pessoa de altos e baixos em seu portfólio: Mari Okada. Ela foi a responsável pelo desenvolvimento de séries como Black Rock Shooter, Fractale e Vampire Knight, mas ao mesmo tempo fez um belo papel em Hourou Musuko, Gosick e Canaan, por exemplo. Por isso foi uma incerteza muito grande nesse quesito.

Sobre a produção: mistura de sentimentos ao assistir o anime. Talvez por ter assistido diversas vezes a série de TV e ter esperado algo ao nível de Tsuyoku-Hen ou Sensou-Hen (os outros OVA’s antigos da franquia) o visual desse OAD de Kyoto me causou certa estranheza. Ao contrário das produções antigas, aqui temos um visual mais “limpo”, firme e muito menos “escuro” do que o que estávamos acostumados. Não o deixou feio ou nada do tipo esteticamente, mas é possível sentir uma pequena falta da fórmula da franquia. Além disso, a animação não é das melhores do mundo, mas não chega a ser um fator comprometedor, mesmo com a mudança no character design. Todos os cenários são lindos e as expressões dos personagens também ficaram muito bem trabalhadas.

Você sentirá um pouco da falta do humor da série de TV e até mesmo do mangá nesse OAD. Ele tem um clima muito mais calmo e tranquilo, apesar de não ser tenso e pesado como os OVA’s da década de 90 – mesmo contendo cenas bem insinuantes, como uma cena de sexo (não explícito) que passa longe da versão antiga. É agradável, mas como eu disse, senti um pouco a falta da essência de Samurai X ali, mas não significa que tenha sido uma “má experiência” assisti-lo.

Comentários Gerais

Sinceramente, não sei se eu recomendaria Shin Kyoto-Hen para uma pessoa que não conhece nada do universo de Rurouni Kenshin. Você perderá muitos detalhes importantes da história do nosso querido samurai se o fizer. A história e o ambiente de Nobuhiro Watsuki possui uma capacidade muito grande de nos fazer “adentrar” os sentimentos de cada personagem, algo que você com certeza não vai sentir nesse OAD. Por esse motivo, assista a série de TV, ou se possível leia o mangá que é extremamente fantástico e bem desenvolvido.

Já para a ala dos saudosistas, com certeza servirá para matar a saudade de nossos personagens cativantes e imaginar como seria a produção de uma série nos dias de hoje. Ao terminarem de assistir esse primeiro episódio, se perguntem se gostariam de ver a tão sonhada “saga final” animada nesses moldes atuais. Acha que satisfaria os fãs da franquia? Eu tenho minhas dúvidas.

Shin Kyoto-Hen se mostrou uma produção regular, feita na medida para um público fiel a obra e que está sedento por mais produções de Rurouni Kenshin, ainda mais depois da produção do Live Action e do retorno do mangá em um remake feito pelo próprio Watsuki. Mesmo eu sendo um fã muito apaixonado pela obra, não a critico por completo mas também não a abençoo e perdoo de seus erros. Foi apenas mais um caça-níqueis como os japoneses já estão acostumados a fazer, o que a tornou uma animação abaixo do esperado.

Vejam e tirem suas próprias conclusões. Rurouni Kenshin, o nosso eterno Samurai X, merece a atenção na lista de todos. Um dos melhores shounens já publicados na Shounen Jump e que não perderá seus méritos por essa produção. E que venha o segundo episódio, que irá ao ar nos cinemas japoneses no dia 23 de Junho. A batalha de Kenshin contra Aoshi e o desfecho do arco de Shishio estarão lá. Preparados?

por Dih

31 Comentários

Arquivado em Animes, Primeiras Impressões

31 Respostas para “Impressões – Rurouni Kenshin: Shin Kyoto-Hen

  1. Tio

    Baixarei!!!

    Afinal tenho que ver o mitico Shishio-Sama sendo foda como sempre.

    Curtir

  2. Mugi-chin

    Essa saga é, de longe, a melhor!

    Curtir

  3. playersx

    eu nunca fui fã de samurai x entao essa noticia nao me faz diferença

    Curtir

  4. Mich

    Apesar do traço estar limpo e melhor, senti um desconforto.

    Estava acostumado com o traço da série original, e acho que o desse OAD não parece com o do Watsuki.

    Curtir

  5. Leandro-sama

    Esse OAD não faz sentido! Porque não continuam logo com o proximo arco?

    Curtir

  6. GiovannaC

    Curioso, eu gostei da arte… Pela cara a intenção passou longe daquela dos OVAs anteriores, onde a carga dramática era imensa, perfeitamente representado com um design ao mesmo tempo delicado e pesado. Aliás, esses títulos possuíam uma arte diferente daquela do mangá, mas todo mundo (vou tomar a liberdade de generalizar aqui :P) considera maravilhoso o Character Design dos mesmos, e todo o resto da obra.

    Parece que a intenção foi fazer uma versão mais caprichada do animê, mas nada do nível artístico dos anteriores. Algo para fãs, eu acho. Ou até mesmo para alcançar um público novo que talvez prefira este estilo ao antigo, ou tenham preconceito com produções de alguns anos.

    De qualquer jeito, foi o que Dih falou: é uma oportunidade infalível de fazer dinheiro.

    Curtir

  7. aleherculano

    Sempre apaixonada por Rurouni Kenshin, verei com certeza!!! O live Action,Com o Takeru Sato, (espero que ele tenha dado vida ao Kenshin da maneira honrosa) ? Será que rola aqui no Brasil?!

    Curtir

  8. aleherculano

    Eternamente apaixonada por Kenshin Himura… verei com certeza.!
    O Live Action (com Takeru Sato, espero que ele tenha dado vida ao Himura de modo honroso), será que rola aqui no Brasil?!
    Parabéns pela matéria, adoroooooooooo Chunan!!!

    Curtir

  9. Realmente foi feito para fãs, se alguma outra pessoa que não esteja ciente dos acontecimentos da história passada, assistir, provavelmente irá se frustrar com oque ir assistir.

    A animação está estranha, meio “shounen moderno”, ou algo assim. E alguns personagens ficaram meio descaracterizados ou gordos…

    Seria mais interessante se tivessem seguido com a “saga do Enishi” ou Jinchuu, o impacto teria sido muito maior, eu acho.

    Espero que a segunda parte seja mais bem trabalhada.

    E ponto positivo para a trilha sonora e “Kimi wa dare wo mamotte” cantada como ending.

    Curtir

  10. EliabexD

    Eu confesso que ainda não vi esse OVA…
    Mas em janeiro eu vi a série Rurouni Kenshin inteira junto com os filmes e tudo…

    Acho que vou ver sim pra tirar minhas conclusões e tambem quero ver o Live Action.

    Curtir

  11. EliabexD

    Ahhh…e mais uma coisa…

    A saga do Shishio realmente é uma das melhores sagas de todo mundo dos animes junto com a Saga das 12 Casas,Torneio das Trevas e Saga do Freeza.xD

    Curtir

    • GiovannaC

      Verdade.

      Eu apesar de gostar mto de Samurai X, gostei mesmo que eles fizeram a saga de Shishio (mesmo que “repetida”) no lugar da saga do Enishi, que eu acho bem menos interessante…

      Curtir

  12. Ninguém ai pensou na hipótese desse OVA ser um “aquecimento” para a Saga Final e por isso ser meio “precária” – servindo mais para localizar a trama do que para recontá-la?

    Curtir

  13. Lucas

    O arco final do mangá não é contado nos últimos OVAs?

    Curtir

    • GiovannaC

      Seisohen? O próprio Watsuki considera esses OVAs (são dois “episódios”) não oficiais, apesar de serem sequência direta do animê. Chegou a dizer que “desaprova” **spoiler!** os mesmos graças ao final triste.

      Mas no final, como disse, Seisohen é sim como se o animê tivesse apresentado o Arco final. O detalhe é que ele foi seriamente modificado, não só no conteúdo, mas na forma de apresentar a história. Pra dar uma ideia, enquanto no mangá Watsuki apresentou um shonen, no OVA 5 e 6 a intenção parece ser mais seinen.

      Curtir

  14. Samurai

    O problema é q os personagens tem nariz

    Curtir

  15. Neoghoster Akira

    Pra piorar essa Kaoru tá com cara de personagem de K-on . E tenho quase certeza que deixaram a Misao mais meiga do que deveriam. Acho que não vou atrás dele. Se tiver oportunidade assisto mas apenas pra ver como ficaram as lutas. Isso porque o OVA 2 uma das coisas que salvam é justamente a luta de Yahiko com o filho do Kenshin. Os charachter designers andam tão moe que nem série clássica escapa mais…

    Curtir

  16. Ao mesmo tempo que foi feito pra fãs, ousaram mudar bastante coisa ate. Tentaram dar um ar mais maduro (em relacao a serie de TV) em Shin Kyoto-Hen, as lutas foram rapidas (muito rapidas), parecendo dar mais enfase a historia. Alem disso, tiraram o papo de falar o nome da tecnica na hora da execucao de um golpe. Eu nao gostei. :/

    Curtir

  17. Tulio

    Eu como fâ antigo da série, digo que DETESTEI esse OVA, alteraram muita coisa da historia original, cortaram diversas lutas e ficou corrido demais com lutas ficaram sem emoção alguma…. Spoiler alert: Quem derrota o Usui Uonuma nesse anime é Makoto Shishio, e não o Hajime Saitou ou ele não morreu aqui? De qualquer forma foi tão decepcionante que deletei esse OVA do meu HD assim que terminei de assistir.

    Curtir

  18. Já saiu! Preciso assistir!

    Curtir

  19. Cristian

    Gostei da arte! Principalmente vendo em 1080p 😛

    Mas eu queria ver mesmo é a animação do último arco do mangá.

    E aguardo com grandes espectativas o filme live action. É isso aí.

    Curtir

  20. Arthur Duarte

    Ainda não vi o OVA, mas esse, com certeza, é o ponto alto de toda a série. A saga da “vingança” é meio mambembe, intercala momentos ótimos com outros fracos. O Enishi é o único personagem apresentado que vale a pena, o resto são apenas rabiscos e desculpas para sustentar a história.

    Curtir

  21. Simplesmente mediano, porem muito apressado. Poderia ter sido um OVA com mais episódios para assim explorar mais a historia e lutas.

    Curtir

  22. haab

    Esse OAD ficou ruim, bem ruim.
    Foi +- 1 resumao em ritmo ultra fast.
    Nenhuma das cenas sinceramente me emocionou… Todas aconteceram rapido demais e sem qualquer dinamica. A luta de Aoshi e Okina por exemplo, oq foi akilo? Simplesmente 1 cara pulando e 20 mil cortes aparecendo, mal teve dialogo.
    Acho q visualmente ate ficou bom, pra mim eles lancaram esse remake pra promover o filme, eh so olhar o design do Kenshin, ele esta bem mais parecido(principalmente o cabelo) com o Kenshin do filme.
    As coisas q eles resolveram adicionar foram totalmente inuteis, oq foi akela cena bizarra de sexo do Shishio? Alguem realmente quis ver aquilo no anime original? Fora a cena do Shishio praticamente matando o Usui, pq se aquilo nao matou… no minimo tirou qualquer respeito q alguem teria pelo Usui, ate pq por mais q Shishio o estivesse usando, sempre o respeitou.

    Eles me tiram a espada “elastico” do Chou e assim ele fica totalmente inutil, n faz nem sentido ele estar no Juppongatana sem aquela espada.

    Fora que tem outra coisa importante q vc nao comentou, a dublagem, a dublagem brasileira de Samurai X so nao foi perfeita pelos erros tecnicos, mas foi boa demais! Elevou a serie demais, deu a ela um tom mais serio e realista ate, destaque pras vozes do Kenshin, Saito e Shishio e a do proprio Usui tambem.

    Enfim, OAD totalmente dispensavel e decepcionante, nao me fez matar a saudade, so me fez ficar mais puto de nao terem feito a saga Jinchuu quando tiveram a oportunidade…

    Espero q o filme seja bom pelo menos.

    Curtir

  23. Dia 23 de junho ! cade o novo ? hehehehehe

    Curtir

  24. A emoção não foi a mesma que a própria série, houve uma outra versão em cima da história, antes mesmo do Kenshin abater o Shou, ele estava na dúvida sobre a espada e acaba derrotando o Shou no seu instinto retalhador, logo a após a vitória que ele descobre que não matou o oponente por ter uma espada lamina ao contrário.
    Okina e Aoshi, foi uma mera luta sem detalhes, na série entende o porque do Aoshi estar assim e mostra em detalhes o golpe final aperfeiçoado por ele…Eu achei muito ruim. Deveria ter sido um OVA como o primeiro sobre como ele se tornou battousai…
    Mas enfim veremos pelo filme!

    Curtir

  25. Pingback: Rurouni Kenshin (Samurai X) – Saga de Kyoto | Nave Bebop

Deixe um comentário