Review – Hajime no Ippo, de George Morikawa

hajime no ippo reviewUm mangá publicado desde 1990 e sem demonstrar sinais de cansaço.

Eu estou realmente enjoado de anime e mangás. Já devo ter visto pelo menos uma centena e hoje em dia é muito complicado eu pegar um anime já terminado com mais de 12 episódios pra assistir. Então porque raios eu sempre estou tentando fazer com que vocês leitores, acompanhem um mangá que está na incrível marca de 100 volumes? É realmente tão bom assim?

Estou eu aqui tentando mais uma vez mostrar a vocês o quanto Hajime no Ippo é bom. Espero que consiga pelo menos fazer com que 1 pessoa comece a acompanhar e que essa espalhe ainda mais a palavra (tá quase religião isso, parei). Mas vamos parar com o papo e começar a falar sobre um dos meus mangás favoritos? Com vocês, Hajime no Ippo: o melhor shounen que ninguém lê.

A história

Ippo Makunouchi é um garoto humilde, que na maior parte do seu tempo livre ajuda sua mãe no trabalho, uma loja que aluga barcos de pesca. Ele não possui muita vida social por causa disso e acaba sofrendo por não ter amigos e por ser alvo um alvo fácil para os valentões do colégio. Takamura Mamoru aparece para ajudá-lo durante um desses abusos, ele era incrivelmente rápido e consegue facilmente lidar com os valentões que faziam mal ao garoto e Ippo acaba desmaiando por estar muito machucado. Ao acordar ele vê que se encontra em uma academia de boxe, Takamura percebe o quanto o garoto está frustrado por não poder se defender e acaba ensinando como dar um soco em um saco de areia, só que todos se assustam ao perceber como ele tem um soco potente.

Uma chama cresce em Ippo após saber que até mesmo Mike Tyson, o campeão mundial de pesos pesados, sofria com maus tratos também e o garoto decide que também quer ser um boxeador profissional, para renascer como uma pessoa forte. Takamura não acha que ele tem uma atitude de pugilista, então resolve aplicar um teste para o garoto desistir logo: Pegar 10 folhas que caem de uma árvore, sem deixar nenhuma cair da sua mão. Ao conseguir realizar esse teste, Ippo começará uma nova jornada na sua vida, enfrentando coisas que ele jamais imaginaria que poderia passar.

Considerações técnicas

Hajime no Ippo é publicado na revista Shounen Magazine desde 1990, comemorando 22 anos de publicação e atualmente chegando aos 100 volumes encadernados. Como dito mais acima, o mangá não parece estar perto de terminar  e os fãs da obra também não parecem estar incomodados com isso. O título é de autoria de George Morikawa, que parece ter uma criatividade intensa para continuar com a obra sem perder o pique e a qualidade do mesmo.

Hoje, o mangá é uma verdadeira fonte de inspiração para os admiradores do gênero do boxe e diversos outros títulos acabam bebendo das mesmas águas que ele. Mas isso não signifique que ele seja único e extremamente pioneiro nesse quesito. Hajime faz diversas referências à outros clássicos como Ashita no Joe, e embora não tenha a mesma influência como o dito cujo, claramente é um mangá respeitado e de extrema importância para a história do quadrinho japonês.

Sobre a arte do mangá, não é uma coisa que te enche os olhos, nisso temos que concordar. Ele não consegue fazer uma mulher realmente bonita, mas cumpre muito bem o seu papel e que dá aquela sensação de uma mangá clássico. Porém na hora das lutas ele se destaca muito bem, dando uma movimentação para cada golpe e que não deixa você sem entender o que raios está acontecendo naquele momento da luta. Às vezes eu parava de ler para ficar admirando alguns quadros da página. A desenvoltura do traço e a forma como o autor evoluiu no passar dos anos também é incrível. Tudo parece estar cada vez mais claro nas cenas de ação e ajudam ao mangá não se tornar “datado” ou nada do tipo.

Hajime no Ippo mistura dois estilos de história que são bem populares, os animes de ação voltada para as lutas e os de esportes. Porém também temos um lado de comédia que é muito bem feita, que torna a leitura muito gostosa mesmo nos momentos fora do ringue e acaba se tornando um dos trunfos do mangá. Sim, tem mais de 900 capítulos para ler e o mangá não dá sinais de que vá acabar tão cedo, mas todos eles são tão divertidos que você nem percebe o tempo passar e devora pelo menos 5 volumes de uma vez só. E olha que nem estou contando com as lutas, porque sim elas são emocionantes e te grudam na cadeira a cada reviravolta. Algumas das lutas são as mais memoráveis que eu já tive o prazer de presenciar, daquelas que você fica tão empolgado que está desferindo golpes no ar como uma criança. Para se ter uma noção, fico arrepiado toda vez que vejo o começo do filme de Hajime no Ippo, que mostra uma das melhores lutas: Sendo x Ippo. E cara, eu nem vou comentar sobre Takamura vs Hawk, que isso daria um outro post. Aliás, o anime, como já disse aqui outras vezes, é uma ótima adaptação do mangá.

Só que o mangá brilha de verdade quando você começa a conhecer cada personagem da história. Eu tenho a coragem de dizer que eu gosto de todos e apenas um é alguém que eu realmente tenho ódio – Bryan Hawk maldito! Temos o Ippo como protagonista, que é um garoto totalmente humilde, com um grande carisma, esforçado e que você acaba virando um fã com poucos capítulos. Já vi muitos considerando que o Ippo nasceu para o boxe, que é um gênio, mas não é isso… Ele treina 3 vezes mais vezes que qualquer um, ainda ajuda sua mãe com um trabalho que não é leve e isso que faz com que ele seja tão forte.

Também tem o grande Takamura Mamoru, o favorito da grande maioria dos leitores. Um cara que é campeão nacional, gênio no boxe e que mesmo assim é um tarado, gozador, preguiçoso e que só abre a boca pra falar besteira. E os alvos da maioria dessas brincadeiras são os pobres Aoki e Kimura, que não são gênios no boxe, mas ainda se esforçam e lutam para conseguir suas vitórias, mesmo que sofridas. O treinador do ginásio é um velho rabugento, que quase nunca elogia ou sorri e mesmo assim tem um grande carinho por seus lutadores (mesmo não demonstrando).

E esses acima são apenas o núcleo do ginásio Kamogawa no começo, com o passar do tempo o autor vai adicionando mais e mais personagens na trama, desde adversários de luta, como também mais amigos no ginásio e na vida do Ippo. A sua grande maioria não tem uma personalidade rasa, todos são muito bem trabalhados durante os capítulos entre lutas, aonde o foco vai para o treinamento e preparação do protagonista. E eu posso dizer que as partes que eu mais gosto não são necessariamente as lutas. Gosto muito mais de acompanhar o dia a dia do Ippo, do seu relacionamento com os amigos e com a sua família.

Comentários gerais

Hajime no Ippo é um dos meus mangás favoritos, e eu provavelmente o colocaria no meu top 5. Todos que gostam de animes de ação ou esportes deveriam pegar para ler essa obra, que é influente por muitos motivos que vão além apenas do fato de “ter 100 volumes”. Lutas emocionantes, personagens divertidos e um ritmo que pode fazer você ler todos os capítulos em uma semana ou menos. Ele foi adaptado para os animes pela Madhouse, tendo duas temporadas, um filme e um ova – isso sem falar na infinidade de jogos para Playstation, Game Boy e outros consoles. Até recomendo que vocês comecem pelo anime, que foi muito bem adaptado, mas que provavelmente não deve ter mais uma temporada. Porém existem boatos de que ela possa ocorrer ao lado de um filme (que é prometido há anos), mas como acabei de dizer, não passam de boatos.

Tire o preconceito por ele ser longo. Fiz o post sobre o mangá justamente porque sei que muitos iriam pegar o anime para assistir, acabariam com todos os episódios rapidinho e iriam correndo procurar pelo resto da história. Sim são mais de 900 capitulos, mas são tão bons que você nem vai perceber. Hajime no Ippo merece sua atenção e mesmo tendo chances praticamente nulas de ser publicado um dia no Brasil, é um mangá extremamente bem feito e que sabe conquistar o público. Mais que recomendado.

por Luk

101 Comentários

Arquivado em Mangás, Review

101 Respostas para “Review – Hajime no Ippo, de George Morikawa

  1. Eu já acompanha Hajime no Ippo a alguns anos. E realmente é um mangá que todo mundo deveria conhecer. E os 100 volumes passam muito rápido qndo vc lê.

    Curtir

  2. Com certeza meu anime favorito, mas nunca tomei coragem pra passar pro mangá 😦 900 capítulos é coisa demais…

    Curtir

  3. eu gostaria de saber qual a melhor forma de acompanhar a história,pelo mangá ou pelo o anime,e em que site(ou sites) posso acompanhar essa melhor forma(mangá ou anime),de preferencia um site que tenha completo do inicio até agora sem pular partes e talz.Obrigado estou a espera da resposta,se o próprio luk me respondesse(já q ele acompanha) ficaria muito agradecido.

    Curtir

  4. Realmente é um manga genial, e como você falou, ele passa muito rápido, é aquele tipo de manga que é impossível falar “vou ler só um volume”, por que se esse volume tiver uma luta, e ela não acabar, você vai ler outro, e depois mais um e mais um, até ver que acabou lendo 10 volumes.

    Curtir

  5. nunca fui fã de animes de esporte mas acho que por ser de boxe deve ser bom.espero que goste ,pois sua fama mostra me traz previsoes positivas

    Curtir

  6. Lukinhas

    Cara, eu só fui me interessar em ver o anime depois de ter visto os posts do ‘eu recomendo’, depois que comecei a assistir não consegui para, a cada luta e a cada treinamento do ippo era emocionante, sinceramente nenhum dos 102 episódios ‘acho’ me vez perder tempo, todos os epi tinha alguma coisa q prendia vc, agora vou atras do mangá pra saber oq rola.

    Curtir

  7. Michael Kyle

    Hm, acho que tem algo errado na primeira linha do post…1980?

    Quanto ao mangá, já despertei interesse em começar a ler, o problema é a falta de tempo livre atualmente para acompanhar uma série tão grande.

    Curtir

    • Dih

      Valeu pelo toque! Arrumado.

      Curtir

    • É cara, tenho o msm problema q vc, num tenho nem tempo direito pra acompanhar os animes semanais, ainda mais ler mangás ou assistir animes longos, tava mto afim de ler hajime no ippo, slam dunk, e varios outros, sonho com o dia que eu possa terminar de ler tds os titulos q eu queira… o jeito é esperar os 20 dias (–‘) de ferias ansiosamente pra tentar colocar meus mangás e animes em dia (pelo menos uma pequena parcela deles)

      Curtir

  8. Thiago

    Eu adoro mangás/animes de esporte por isso esse anime quanto o mangá é fantástico o crescimento que ele vai tendo, as lutas, os treinos puxados, adversários faz vc se viciar com esse mangá fodástico são coisas que me faz gostar de animes de esporte Hajime no Ippo vale apena ver/ler um clássico.

    Curtir

  9. Zack

    Conheci HnI quando lançou a hajimeproject, bem acho que devo agradecer a naruto que levou a aliançaproject que fez eu mais tarde conhecer Hajime no Ippo, pena que depois que virou a sports fechou =(

    Curtir

  10. Shinji

    tá na minhas lista…depois de ler este post diqei com vontade de ver o anime.
    Vou dar um jeito de assistir o mais rápido possivel

    Curtir

  11. Rayovac

    que vontade de ler, na verdade foi mais legal ver o depoimento de um fã do que o manga em si, mas cara 900 capítulos cara isso é muuito demorado kkk, fico imaginando se ele e os amigos não envelhecem e como ele não se torna o maior boxeador em 900 capítulos kk, mas isso é o que menos importa, to realmente afim de ler e com certeza já sei o que vou fazer nas horas vagas, bem que podia ter alguma editora publicando ele aqui no Brasil, eu não ligaria de começar a comprar no meio da série, era só ir na internet e ver o começo da história e pontos importantes, mas que eu queria ter esse manga na minha coleção, isso eu queria, 100 encadernados é quase metade da minha estante, então realmente valeria a pena ter ele por lá… vamos ver se um dia teremos essa oportunidade.

    Que pena que o anime não segue a risca o manga, talvez fosse até mais fácil de começar a acompanhar, mas acredito que o manga tenha um charme ainda mais especial =)

    Rayovac!

    Curtir

  12. Willian

    Acho que parei no capítulo 800.
    Nem lembro o motivo de parar de ler, acho que foi porque não tava a fim de me matar de ler em inglês.
    O site com a tradução mais atualizada é mesmo o God Hand Scans? Alguem poderia responder? Abraço!
    Aliás, também recomendo MUITO Hajime no Ippo =]

    Curtir

  13. Pacco

    Junte com Conan e Kochikame e não saia de casa nunca mais rs

    Curtir

    • leokiko

      Ler Conan é mais demorado que Hajime no Ippo, apesar de ter 200 capítulos a menos. Deve ser um dos mangás mais demorados pra ler de todos os tempos, se não O mais demorado.

      Não recomendo começar se tiver compromisso….

      Curtir

  14. hajimee

    Meu mangá favorito depois de Beck, simplesmente sensacional. Tenho todos os episódios em DVD, e acompanho semanalmente já faz 3 anos, além de ter sido o primeiro mangá que eu li que não fosse a tríade da Jump( Bleach, Naruto e One Piece). inclusive comecei a ler ele antes de One Piece. Mas só uma coisa, tenho quase certeza que o mangá começou a ser lançado em 1989, e não 1990, pelo menos os sites que eu tinha lido tinham essa informação.

    Curtir

  15. eu achei a arte do autor muito bom e cenas de que vi ai em cima são bem impactantes e melhor que muitas outras séries por ai.
    Eu ñ sei se leria, já q o unico meio é a net e eu desteti ler por esse meio ainda mais uma série tão longa
    Mas se eu for acompanhar vai ser primeiramente através do anime, dai quem sabe eu faço o esforço de le-lá.

    Curtir

  16. Eu lembro de ter visto o aniem em 2 semanas, o anime é foda em:

    História
    OP (Musicas mais que inspiradoras)
    Trilha
    Personagens

    Agora o New Challenger sei lá, não curti muito não, ficou um ritimo muito estranho da 1° temporada, mais acelerado, ficou parecendo que cortaram partes.

    Alguém sabe até onde o anime cobre o mangá?????

    Curtir

  17. Hajime no Ippo é muito bom, apesar do romance arrastado e o traço que decai é sem duvida fascinante e um shonen que nunca enjooa, aliás foi o que me fez começar a fazer boxe.
    Sem dúvida vale a pena ler HNI

    Curtir

  18. Concordo em boa parte do conteudo do review. Mas seria bom ressaltar que alguns leitores acham que a trama se tornou “arrastada” demais depois de certo ponto, onde o Ippo nao evolui tanto como se esperaria. Coincidencia ou nao, mais ou menos a partir do ponto onde o Itagaki entra na historia e comeca a receber maior atencao.
    Critica essa que eu particularmente considero contraditoria, ja que a meu ver um dos pontos fortes de Hajime no Ippo eh exatamente nao se focar somente no personagem principal, dando espaco para os demais personagens mostrarem suas qualidades. 😀

    Curtir

  19. Rafael

    Vlw Luk!! Mais um manga irado pra coleção!!!

    Curtir

  20. Rafael

    Vou espalhar a palavra!!!

    Curtir

  21. laertte

    Alguém pode me dizer ate qual volume do mangá o anime cobriu?

    Curtir

  22. Cláudio

    Este é um mangá de extremo bom gosto. Para quem gosta de boxe é obrigatório. E para quem gosta de boas histórias é um ótimo exemplo de construção de personagens.

    Curtir

  23. lucas

    certamente meu anime favorito
    graças ao anime q eu tive vontade d ler os 975 caps lançados até hoje

    Curtir

  24. Acompanho o mangá de Hajime no Ippo por scan pt/BR, parado no capítulo 891 ainda na épica luta entre Ippo VS. Wally que com certeza irá para a lista de lutas favoritas, a cada capítulo é uma lagrima que caí.

    Curtir

  25. Infelizmente tive que parar no capítulo 750 de Hajime e prometi só voltar a ler depois de terminar minha monografia. Hajime foi um dos mangás que eu comecei a ler sem pretensão nenhuma, apenas para passar o tempo, e que, só consegui parar de ler quando eu não aguentava mais abrir os olhos. É uma obra prima, e espero que continue sendo assim ao longo de toda a sua existência!

    Curtir

  26. Blaster Boy

    Mano Luk…
    Será que já não está na hora de mexermos os pauzinhos para esse mangá ser publicado no Brasil?
    Quer dizer, quando o Blog ” Mangás da Panini”, começou a fazer barulho sobre One Piece, a editora começou a dar sinais positivos sobre a série aqui.
    Será que não está na hora de fazermos o mesmo por Hajime no Ippo?
    Bem, eu garanto pra você que eu compraria as cento e tantas edições fácil!

    Curtir

    • Mas, mesmo sendo um título bastante forte, uma série tão grande e com um “público ainda pequeno” por aqui…acho muito difícil qualquer editora publicar por aqui.

      Seriam 8 anos de série já de cara. Muito difícil.

      Se bem que eu gostaria de ver uma série desse porte (quantidade de volumes) por aqui.

      Curtir

  27. Primeiro mangá “gigantesco” que li e não me arrependo de nenhuma página. A série é bem dosada e sabe muito bem brincar e ser séria nos momentos certos…

    Série incrível! Recomendo totalmente. Leiam!

    Curtir

  28. Ana

    Me convenceu. Já baixei e tô lendo o volume 1.

    Curtir

  29. dougdesert

    esse mangá e muito importante na minha vida, graças a ele conheci o boxe e estou praticando a 3 anos
    e uma ótima leitura que sempre me faz esperar o próximo capitulo com mais e mais empolgação

    adorei esse post o blog esta de parabéns!

    Curtir

  30. Lucky

    Eu to no volume 86…. indo de pouco em pouco… só preciso ter tempo
    mas considero o melhor manga/anime de esporte
    pena que o anime nao deu continuação

    Curtir

  31. EdJnr

    quando a plateia no manga a grita Makunouchi Makunouchi logo quando leio eu ouço as vozes até o ambiente eta bruxaria, e quando um cara la diz aussiliares fora eu nao leio ausiliares fora acaba saindo um secondoardo LOL . pra quem termina de ver o anime do 200 a 320 entre esses capitulos vc pode achar o final da luta do takamura vs hawk ai comece ler apartir dai que termina o new challenger . acompanho manga pela chrono os cara lança 2 cap por dia ta no 892 chupa wolly lutou bem mais ja era pra vc ^^ quem leu o cap 892 sabe oque estou dizendo.

    Curtir

  32. Hibino

    Sem dúvida é um mangá espetacular, mas de uns 15 volumes pra cá entrou em decadência, tudo porque além do traço ter piorado o autor resolver forçar um certo personagem como fodão, deixando assim o verdadeiro fodão de lado.

    Óbvio que isso não tira o brilhantismo de HnI, mas acho que o Morikawa podia dar uma acelerada e finalizar a obra.

    Curtir

  33. Anderson

    eu comecei vendo o anime ate o new challenger, quando terminei de ver o new challenger comecei a ler o mangá e é muito foda, hoje acompanho o manga na net, eu viciei e a historia e muito boa tambem recomendo, e concordo com o titulo do post.

    Curtir

  34. PELO AMOR DE dEUS, ALGUÉM SABE ONDE EU POSSO BAIXAR ESSE MANGÁ? NÃO ENCONTRO EM NENHUM SITE PRA DOWNLOAD :/

    Curtir

  35. Ronaldo

    Escreva um artigo sobre porque a Panini deve lançar os 100 volumes de Hajime no Ippo.

    Curtir

  36. Coxinha

    Sem duvida hajime no ippo é um dos melhores mangas/anime q já vi
    Eu recomendo 😀

    Curtir

  37. Khalil monteiro

    Hajime no ippo e um anime que tem um super potencial de quebrar preconceitos. Apos assistir juro q viciei-me em boxe ate hj eu meu amigo Leandro praticamos e sempre reassistimos hajime pois sempre lembramos de frases e cenas, apos ler esse post me deu mais vontade ainda de terminar ler o manga!

    Curtir

  38. eruru

    Caro autor do post,

    você me convenceu a assistir o anime. Após a primeira temporada meu único arrependimento foi não ter conhecido a obra antes. Memorável.

    Obrigado.

    Curtir

  39. Tronsty

    Sempre me esbarrava com o nome de Hajime no Ippo por aí, mas nunca tinha dado uma chance pra obra, mas esse post acabou me convencendo e essa semana comecei a ver e virei fã, em 3 dias vi os 76 episódios.
    Agora quero ver o filme, OVA e a segunda temporada e depois partir para o mangá, uma pena que não estou conseguindo encontrar o filme e o OVA pra baixar, se alguém souber onde posso encontrar ficaria grato.

    Curtir

  40. Bagua

    Quando vi o anime não me empolguei tanto quanto esperava, afinal só ouvia elogios em relação a Hajime no Ippo… quando você vê um One Piece da vida não se incomoda de ver um homem borracha, pois faz parte do universo da obra, mas ver um Mashiba da vida com braços elásticos ou então um shotgun que parece um gatling em um anime de boxe é desapontante… sem falar do ênfase que é dado em espirito de luta gerando medo nos oponentes, achei muito forçado isso… também não gostei do Ippo como protagonista, ele pode ter amadurecido no decorrer do anime em relação ao boxe, mas continuou o mesmo mentalmente, me deu raiva ver ele no segundo e terceiro round da segunda luta com o Sendo, com medo e dizendo que foi louco de ter pensado que podia vencer alguém como o Sendo… espero que no mangá, com a quantidade de capítulos que tem ele tenha mudado…
    Mas no geral achei um bom anime, com certeza o mangá deve ser bem melhor, mas ainda não tive tanto anime de ler, já que é muito grande e o anime não me empolgou tanto pra tomar a iniciativa para ler.

    Curtir

  41. Tony Couto

    Embora seja realmente forçado em alguns aspectos,como o shotgun do Mashiba e outras coisinhas minimas,o anime nao me desapontou nem um pouco.Assisti em 2005 se nao me engano e esse ano senti falta de algo empolgante para assistir logo no inicio,ja que One Piece tava enrrolando de mais, e baixei tudo de novo,realmente é um anime muito envolvente.Sou novo no ChuNan mas posso ver pelos posts que eu li que a equipe é muito boa.Eu me perguntava se teria ou nao outra temporada e nem tinha a menor ideia da extensao do manga,vou comer ele agora mesmo e espero que continue me surpreendendo.
    Obrigado.

    Curtir

  42. ouvi especulações em comentarios nas aberturas 1 e 2 de hajime no ippo , que quando alcançasse 1000 capitulos teria a 3 temporada. ouvi dizer que seria nesse ano ainda, pq ja ta perto do cap1000, mais nao achei nada na net. mais sou fã e torço que seja verdade, vo me inludi ate o ultimo suspiro LOL.

    Curtir

  43. Carj

    Eu comecei no anime e quando descobri que tinha mangá, fiquei louco!!! Tive que ler, e devorei tudo, até o começo da luta do Wally, na época, em uma semana, com faculdade, trabalho, a primeira dama e tudo mais kkkk. Eu, com certeza, recomendo!!!

    Curtir

  44. Thiago

    Muito obrigado por essa postagem. Não li os demais comentarios, mas se precisava conseguir apenas um novo leito você conseguiu…me encontro hoje no round 340 e não consigo parar de ler. farei mais gente ler….espero que um dia seja publicado no brasil.

    Curtir

  45. Felipe Moura

    tem romance esse bang ?

    Curtir

  46. Jugolino

    Graças ao Hajime No Ippo me apaixonei por boxe e comecei a ler outros mangas de boxe junto e acabei aprendendo a lutar boxing (como dizem no anime) desde então entro em torneios e acabei até sendo convidado a ir treinar em grandes academias.

    Curtir

  47. Joe Santos

    A culpa pela falta de interesse brazuca em Hajime no Ippo deve ser os mangas “modinha”.

    Curtir

  48. hajime é foda
    mais eu odeio o manabu >_>

    Curtir

  49. Reicher

    Vou acompanhar o anime, senti firmeza nas palavras desse post!

    Curtir

  50. Zenkichi

    Li One Piece desde o capitulo 1, Li Shijou Saikyou no Deshi Kenichi desde o capitulo 1. Li + de Oito Mil mangás do cap 1 então Hajime no Ippo vai ser Easy

    Curtir

  51. Hareluya

    O mangá é espetacular até certo ponto, começa a decair quando o autor passa a forçar o Itagaki, deixando de lado os fodões Takamura, Mashiba e Sendou. Mas apesar disso vale muito a pena ler, mesmo sendo longo é uma leitura rápida, em pouco tempo dá pra alcançar os atuais.

    Curtir

  52. Esse post poderia ser atualizado para “Por que você deve ler os 1000 capítulos de Hajime no Ippo”, pois semana que vem sai o milésimo capítulo. Espero que o Morikawa faça algum pôster ou algo do tipo com todos os personagens e que saia alguma notícia sobre retomada do anime.

    Curtir

  53. Maiarme

    Comecei a assistir Hajime no Ippo por indicação de um amigo.
    Quando vi a “character design”, realmente pensei em nem começar…. mas larguei o preconceito e vi o primeiro episodio. De fato, Hajime no Ippo se tornou um dos meus mangás/animes favoritos, sou fã de shounen mas nunca realmente vi um de esporte, HI me conquistou.
    A força de vontade do Ippo te faz vê tudo de maneira diferente, como se nada fosse impossível se a gente realmente se esforçar pelos nossos objetivos/sonhos. As lutas são de tirar o fôlego e a parte da comédia tbm (só que de rir XD).
    Recomendo a todos.

    Curtir

  54. Raion

    Está no meu Top 10, com certeza !

    QUERO CONTINUAÇÃO !!!!

    Curtir

  55. leokiko

    Eu já leio faz tempo.

    Curtir

  56. Cris

    Maldito Luk, sabe que foi por causa dessa matéria aqui do ChunNan que eu li todos os capítulos feitos e entrei naquele seleto grupo dos que mesmo com mais de 1000 capítulos lançados ficam ansiosos por mais 1000 capítulos. Sério, quando comecei não pensei que leria tão rápido e iria querer muito mais. As histórias, não só de preparação pras lutas, mas dos personagens, é um show á parte. Personagens aliás que esbanjam carisma (ou no caso do Hawk por exemplo: ódio) e te faz não saber (eu não sei até agora) se as melhores partes do mangá são as lutas ou as histórias dos lutadores fora delas.
    Entrou fácil e tomou lugar na lista dos melhores mangás que já li/leio.

    Curtir

  57. Bruno

    1000 capitulos
    MIL CAPITULOS
    Que venham mais 10³.

    Curtir

  58. Pingback: Comemorando os 1000 capítulos de Hajime no Ippo! | ChuNan! – Chuva de Nanquim

  59. Alguém sabe em que capítulo/volume do mangá COMEÇA a segunda temporada, a New Challenger?
    (Pergunto isso pois queria acompanhar todo esse arco (dos 26 episódios) pelo anime, para depois voltar ao mangá)

    Curtir

  60. Alan

    Otimo review! Conseguiu demonstrar exatamente oque varias pessoas acham desse incrivel manga.. Porem achei que voce deveria dizer aos leitores o outro lado de Takamura e o seu treinador quando entram no ringue para uma luta seria ou quando estao conversando, eles viram outras pessoas!

    Curtir

  61. DJux

    Velho… Lí esse mangá porque um amigo meu que luta boxe me recomendou… Eu já tinha visto o Hajime no Ippo em mangá, mas pensava que era um daqueles mangá que o protagonista é um viciado em porrada e só pensa em resolver tudo na porrada igualzinho à os modinhas Shonen. E isso somado ao fato de ter mais de mil capítulos me desanimou… No entanto por recomendação do meu amigo eu comecei a assistir o anime e hoje finalmente assisti a luta de Sendo VS Ippo pelo título e tenho que admitir que foi o final fodástico! E realmente o que me chama muita atenção no Anime/Mangá é o fato de não haver um vilão maluco sanguinário que quer matar todo mundo. As vezes as histórias dos lutadores são tão bem feitas, que agente pensa em torcer por eles. Igual a mim que ao saber da história do Volg Zangief fiquei torcendo por ele em suas duas lutas. E também o protagonista ser um cara tão gentil que faz qualquer um virar fã dele… E eu repito! Ele não é um modinha Shonen que resolve tudo na porrada, ele é um HOMEM maduro.

    Enfim irei ler assistir o Filme, depois o OVA, depois o New Challenger e depois irei ler os mais de mil capítulos do mangá com maior orgulho. E espero que um dia o Hajime no Ippo se torne MUITO famoso e que as editoras publiquem no Brasil e em outros países ainda não publicados… Por que essa franquia merece muito. Outra coisa! Eu vou admitir que graças a essa franquia eu consigo encarar a vida com mais disposição.

    AMO essa franquia e recomendo, pois ela merece todo reconhecimento que puder e que venham mais mil, dois mil, “Mais de oito mil” capítulos pois enquanto eu viver eu irei acompanhar essa série. Obrigado por fazer um post sobre uma série tão genial quanto essa. Arigatou Gozaimasu! 🙂

    Curtir

  62. william

    melhor anime / mangá q vi recomendo!!

    Curtir

  63. Thiago

    cara… eu to no 690 eu acho…. muito bom mesmo esse manga…. pena q como vcs disseram é muito dificil vir para o Brasil… (mas se vier… vem pela JBC.. por favorrrr kkkk)…

    Curtir

  64. um manga epico q venham muito mais capitulos

    Curtir

  65. crowking

    deve ser lido porque nunca vao fazer manga melhor perfeito em comedia drama romance tem de tudo mais sempre com ótimas lutas e comédia extrema

    Curtir

  66. Robson

    Realmente uma série fantastica, comecei pelo anime e quando acabaram todos os episódios passei para o manga, em pouco tempo li todos os capitulos e já estou acompanhando as coisas que saem no Japão, a história te prende do inicio ao fim, me tornei tão fã que agora comecei até a praticar boxe e percebo que todos os treinos do Ippo e Cia, são totalmente veridicos, todas as dicas de movimentos tudo é util no boxe, eu recomendo para qualquer um que tem interesse em começar a ler, concerteza é o melhor!!!!!

    Curtir

  67. Raul

    puta merda!!! cara, to quase pra aprender japones pra poder acompanhar o manga japones. cara, a tradução pro ingles tá muito enrolada, jájá o chrono manga passa a tradução americana

    Curtir

  68. Pingback: Terceira temporada do anime Hajime no Ippo confirmada! | ChuNan! - Chuva de Nanquim

  69. Thiago

    Eu venho acompanhando a pouco tempo, praticamente desde março.
    Bem, esse foi o primeiro anime que assisti depois que minha noiva me deixou, acho que essa vontade de colocar minha raiva pra fora, a necessidade de praticar algo junto com o anime, fez com que eu começasse a praticar boxe e acabei tomando gosto pela coisa.
    Posso falar com toda a convicção do mundo, Hajime no Ippo esta no meu top 5 de animes, rebaixando até mesmo Fullmetal que estava encabeçando a lista.
    PS: estou tentando aprender o Dempsey roll a todo custo…kkkkkkk

    Curtir

  70. Luk

    Nem um pouco e onde tomou spoiler? XD

    Curtir

  71. Bruno Miada

    Hajime no Ippo esta no meu TOP 3 junto com One Piece e Saint Seiya
    é um manga muito bom, acordava na frente do pc e ir dormir na frente do pc passando o dia todo lendo, pena que a chrono “morreu”
    pois se tivesse mais 300 volumes eu axo que leria em semanas!!
    Ja recomendei para muitos amigos
    mas axo que ja ter passado de uma centena de animes assistidos e tauz povo deve pensar que eu assisto qualquer merda que aparece e nunca levam em consideração!!
    xD

    Curtir

  72. Pingback: Cenas Marcantes #10 – Páginas Duplas: Parte 2 | ChuNan! - Chuva de Nanquim

  73. DOMINICK

    O Desafio foi aceito e eu pude atestar a qualidade.
    Comecei a ler Hajime no ippo como uma forma de ludibriar a esperar por one piece, o qual já li e reli, como one piece é longo e pra quem se atualiza cada semana é um suplício, pensei em pegar algo longo que me distraísse por um longo tempo, devo admitir que esse plano foi falho com hajime, por que devorei o mangá em menos de três meses, ficando assim agora a espera de dois mangas longos =p. Mas é sem duvida um dos melhores, e me lembrou muito slam dunk que tambem é muito bom.

    NOTA 1000!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  74. samuel isidoro dos santos junior

    A temporada Rising foi boa demais!

    Curtir

  75. Nossa, o anime no total tem de 100 episódios, vou demorar 3 meses pra assistir => Vi em 3 semanas.
    Nossa,, agora tem mais de 500 capitulos, vou demorar 3 meses pra ler => Li em 3 semanas.
    Gente, é viciante isso! Muito bom! Impossível parar de ver no meio de uma luta, impossível não ver as partes de comédia!
    Super recomendo!

    Curtir

  76. Pingback: Eu Recomendo #23 – Mangás de Esporte | ChuNan! - Chuva de Nanquim

Deixe um comentário