O grande sucesso de Sword Art Online

Indiscutível, diga-se de passagem.

Que Sword Art Online já é um dos grandes sucessos dessa temporada de animes, se destacando na maioria, isso não é nenhum segredo. E esse sucesso não é a toa. Adaptado de uma série de light novels do mesmo autor de Accel World (aquele outro anime sobre “games” da temporada anterior e que ainda está em andamento), os livros de Sword Art Online já estão chegando na incrível marca de 1,9 milhões de unidades vendidas, distribuídos entre os seus 10 volumes publicados até o momento. Na atual semana, 6 das 10 primeiras colocações de light novels mais vendidas no Japão foram de SAO, além de todos presentes no Top 30 no ranking de vendas.

Para quem está desligado do mundo nos últimos, Sword Art Online é publicado no Japão pela revista Dengeki Bunko Magazine, especializada na publicação de Light Novels. A revista é o lar de séries famosas como Baccano, Durarara!!, Kino no Tabi, C³ e outras – todas que acabaram gerando um anime, por sinal. SAO ganhou uma série animada pelo estúdio A1-Pictures com previsão de duas temporadas de duração (média de 25 episódios). Como disse no começo, ela vem sendo uma das principais atrações desse bimestre e agora os produtores aguardam o resultado nas vendas de DVD.

O fato é que Sword Art Online consegue agradar uma boa parte do público consumidor de séries “populares” e também as mais “conceituadas”. O autor consegue fazer um ambiente agradável para todos, e no caso do anime a produção de primeira do estúdio colabora. Mas além disso, o mais interessante é notar que light novels vêm ganhando cada vez mais destaques nas adaptações para séries televisivas, desde meados dos anos 2000. Ultimamente os resultados vindos desse tipo de mídia estão se saindo melhor do que adaptações de mangás por exemplo (claro que existem exceções, isso é apenas uma generalização). Basta lembrar que um dos maiores sucessos indústria japonesa é adaptado desse tipo de publicação: Suzumiya Haruhi no Yuuutsu.

Resta saber qual o fôlego que SAO ostentará daqui até o final do anime. Conseguirá se destacar e manter o padrão que agradou e tornou séries como Durarara!! tão famosas e populares? É cedo para afirmar – e podemos simplesmente todos cairmos do cavalo – mas os resultados iniciais são animadores. Continuemos na expectativa.

por Dih

126 Comentários

Arquivado em Animes, Notícias

126 Respostas para “O grande sucesso de Sword Art Online

  1. Gustavo

    a novel pode até ser boa, mas o anime acho que começou muito mal, pra mim avançou rapido, o terceiro episodio foi contraditorio com o final do segundo, sem explicaçao….isso sem falar em outras coisas pra não dar spoiler

    Curtir

    • Gustavo

      o anime ta overrated pra mim

      Curtir

      • Sim. Mas pelo menos tá bonitinho graficamente… esse era o meu medo, pra ser sincero.

        A novel em si já é over. É boa, pode até ser ótima, mas podia ser muuuuuuuito melhor.

        Curtir

      • Katsura

        Essa do terceiro epi pra mim foi mancada mesmo.
        Mas, ta visualmente bonito e eu to gostando bastante do anime,
        Ta em 2º no meu top da temporada.
        Espero que a novel seja publicada logo em inglês.

        Curtir

    • Yamashita-Ren

      Realmente ficou contraditório o fim do terceiro epi com o segundo, mas ainda assim é um dos melhores da temporada junto com campione, na minha opinião.

      Curtir

    • Jhonathan

      É por que a sequência de eventos da Light Novel é diferente da mostrada no anime. O primeiro volume mostra a história principal sem cortes, já o segundo tem histórias paralelas, que ocorrem dentro do primeiro mas foram separadas. O anime juntou os dois volumes em linearidade, mas não funcionou muito bem ao meu ver.

      Curtir

  2. Talvez o ambiente criativo para quem escreve light novels esteja sem tanta pressão ou interferência externa nos autores do que nas grandes revistas de mangás. Não sei dizer ao certo (pois não li muito a respeito) mas me parece as vezes que o ambiente dentro de um Jump as vezes parece saturado demais: o autor é obrigado a seguir algumas fórmulas de sucesso, tem que ter popularidade mensalmente medida, é obrigado a continuar a história além do planejado… Isso faz com que muitas séries escritas nesse ambiente percam um pouco de seu andamento ou fluides (Bleach é uma que o autor desandou na metade, Bakuman seguiu um pouco além do recomendado, até mesmo Naruto eu acredito que poderia ter tido uma historia mais condensada, que iria melhorar em muito a qualidade). E esse ambiente não é fácil de ser mudado, está aí a muito tempo e para o bem ou mal, sempre tem histórias de sucesso.

    Já as light novels me parecem dar mais poder criativo para o autor da série, que pode contar sua história com relativa tranquilidade (mas lembrando, não tenho muito conhecimento) e além disso, uma pessoa que escreve se concentra somente em escrever. Já pararam para pensar em quantos mangás o cara tem que ser bom roteirista e ainda bom desenhista? É dificil alguem que seja bom nos dois e ainda consiga liberar uma edição de sua história todo mês a toque de caixa…

    Enfim, só minha opinião por que as light novels parecem um ambiente mais tranquilo e mais fácil de se criar histórias de sucesso. Mas no final das contas eu realmente não tenho muitas informações sobre o assunto, haha, somente meus ~dois centavos~

    Cya

    Curtir

    • Gustavo

      quanto menor for o publico e menos estrutura precisa para se criar algo, é onde nascem melhores ideias, não é diferente com o ambiente otaku, por exemplo shounen jump e shounem em geral, é um estilo de massa e precisa de uma estrutura grande por tras, para ser realizado, as perdas são grandes por isso é preciso optar por algo mais seguro, ja no caso de light novels e visual novels principalmente é um nicho menor e de mais facil criação, por isso é possivel arriscar mais, e é de arriscar que surgem novas e boas ideias.
      Isso também acontece com os jogos, todos sabem que o mercado main stream, sempre lança coisas que sabem que vai dar certo, as grandes empresas não inovam muito, ja os jogos indie são os mais inovadores.

      Eu particularmente estou um pouo disiludido com animes em geral pois sempre optam por algo certo ao invez de algo inovador, (por isso dou mais chance ao noitaminA), daqui a pouco vou migrar para outro tipo de conteudo.

      Curtir

      • Bah cara, exatamente meu sentimento, hehe. Onde se pode arriscar é que saem as melhores histórias, que realmente fodem com tudo que tu tinha como certo…

        As vezes eu me sinto desiludido também, mas sempre tem um Gundam com personagens cativantes no meio de uma guerra foda, ou um Neon Genesis Evangelion para jogar todo o gênero Mecha para os ares… Até mesmo Fullmetal Alchemist, que não sai muito das normas básicas do gênero, consegue trabalhar com elas para fazer algo com muitíssima qualidade.

        Mas é bem isso mesmo, difícil os caras mais mainstream saírem com algo realmente inovador e diferenciado, mas ainda dá para esperar (exigir?) histórias complexas e com qualidade dentro dessas regras que eles não fogem.

        Bah, imagina alguém tentando fazer um Baccano! direto para mangá. Primeiros 8 capítulos ninguem entende nada e tu tá no olho da rua, ou te obrigam a colocar mais calcinhas aparecendo aueauhe

        Cya

        Curtir

      • Gustavo

        (não da pra responder a terceira ve não?)

        é o que todos falam, e realmente é verdade, não é o uso do cliche que deixa o anime ruim é o mal uso dele.
        realmente tem certas histórias que não tem cara de mangá, mas acho que sempre da pra fazer um anime bom, mas o capitalismo atrapalha (hehe)

        começei a desanimar dos anime depois de ter os cllassicos do ano passado principalmene stains gate, hoje eu mesmo sem querer acabo comparando e em formato de anime é muito dificil encontrar algo novo que seja tão bom quanto

        Curtir

      • (lol, n dá mais para responder ~novo por aqui~)

        Bah, eu não posso falar nada da temporada passada de animês, n tive muito tempo para ver nada, agora com a greve das faculdades eu tô me dedicando pra isso XD.

        Cya

        Curtir

      • Gustavo

        se quiser posso te recomendar varios animes muito bons, que vao fazer voce ficar desiludido com os animes normais, tem MAL?

        Curtir

      • My anime list? tenho não. Manda por twitter ou e-mail qq coisa (edungeon@gmail.com). Vamos ver as recomendações aí,vlw

        Cya

        Curtir

  3. dragomx7

    eu só espero que venha para os EUA, apesar de com toda certeza o manga estar MUITO pra traz da novel eu quero poder ter ele original

    Curtir

  4. Acho legal o anime. Tanto que não estou lendo os LN (que tão dizendo que o anime tá traindo o movimento) pra não levar Spoiler. Mas não acho AWESOME!. Dá pra levar e assistir no domingo de manhã comendo brioche XP

    Curtir

  5. Gustavo

    “Dá pra levar e assistir no domingo de manhã comendo brioche ”
    foi essa impressão que eu tive, acho que deve ser incarado como um anime despretensioso e deve ser visto para passar o tempo, mas pela adaptação deu pra perceber que tem algo por tras, que na minha opinião devia ser mais explorado tendo uma carga psicologica maior, mas como não li a novel não posso ter certeza

    Curtir

  6. Fenrrir

    Realmente o Anime tem seus trços bons, a trama parece ser boa, e aparentemente será bem desenvolvido, tomou a idéia de Hack e mudou um pouco inserindo um personagem principal Anti-Herói que ao mesmo tempo é herói, mas não quer ser herói porque não gosta de ser herói.

    O anime tem muitas possibilidades e com a desenvoltura da trama pode se tornar algo interessante, mas não começou muito bem, a fim de explicar rapidamente a situação de onde querem partir, estão mostrando diversos momentos arbitrários que acabam ficando sem sentido

    Começamos no Início do Jogo, ótimo, pulamos pra quando vão derrotar o 1º mestre, aham ta da pra engolir, derrepente o personagem tem lv.48 é o mais boldaço super poderoso senhor do fogo Ozai, coisa que ninguem conseguiu alcançar nem memso o próprio senhor do fogo que só foi até oo lvl 28 junto com a sua guild que teve uma explicação muito porca mesmo sendo a melhor do joguinho de SAO.

    Claro deve haver um motivo para tudo isso, não vamos nos precipitar ainda temos mais de 40 episódios pela frente e se deus quizer eles concertam essa distorção desnecessária de fatos ao longo da história.

    Mas não dessistam ainda acho q esse será nosso próximo hack numa versão um pouco alterada, Já prevejo o próximo budokai de quando o anime Fizer sucesso

    Kirito de Sord Art Online VS Nosso Querido assassino cruel de Hack

    Curtir

    • Gustavo

      concordo plenamente também tive essa impressão, mas acho que os produtores optaram por fazer isso pra ficar com mais cara de shounenzao mesmo pra vender mais, talvez quando a séria estiver mais consolidade eles expliquem coisas anteriores, por exemplo como passou 1 mes do mundo real e nunguem foi desplugado por familiares…(isso eu sei que é explicado na novel apesar da não ter lido)

      Curtir

  7. Shiro

    Conhecia SAO da light novel que pode ser encontrada traduzida até o capítulo 16 se não me engano e devo dizer que em pouco tempo se tornou uma das séries que eu mais esperava para ver. Acho que o universo de SAO não é nem um pouco original, mas conseguiu me surpreender pela forma como evolui. Sou um fã de mangás de romance e é impossível falar de SAO sem citar este “núcleo”, a forma como o romance de Kirito e Asuna evolui e é mostrado não segue os padrões japoneses que são muito infantis para nós brasileiros acostumados a ver as pessoas quase transando pela rua. O romance de SAO é um meio termo e isso me fez apreciar mais um ponto na história.
    Além do fator romance, há outra coisa que me faz adorar essa história que é o conflito psicológico que o Kirito passa, enquanto os anos vão passando ele passa a gostar do jogo, e não sabe se quer sair pois ele construiu uma vida dentro do jogo, ele possui uma namorada, consegue derrotar monstros, tem poderes incríveis e é considerado um dos jogadores mais fortes. E ao mesmo tempo encontra a morte das pessoas com quem consegue criar uma amizade, por isso a grande dúvida é “Será que quero mesmo voltar para minha vida normal?”, e isso é algo com que me identifico, pois como seria legal viver em um mundo “dos sonhos”, sem se preocupar com as coisas chatas do dia a dia.
    Acho que SAO ainda vai conquistar muito mais fãs e vou continuar acompanhando essa história incrível. Quem sabe um dia alguma empresa decide trazer a light novel que é um grande sucesso, fico agora com esse sonho…

    Curtir

    • Gustavo

      queria saber a opinião da alguem que leu a LN, e parece que é +- o que eu pensei, achei que realmente tivesse essa carga psicológica como foi mostrado bem mais forte no final do episodio 2 mas parece que eles esqueceram isso tudo no episodio 3.
      me falaram uma coisa, a novel tem uma pegada mais seinen e o anime tem mais pegada shounen, o que voce acha? (sem spoiler)

      Curtir

      • Shiro

        Existe muitos comentários dizendo que a obra é seinen pelo fato de que em um único capítulo da light novel há uma cena de sexo (desculpe mas não achei uma forma de responde-lô sem dar esse spoiler), mas pra mim a obra não deixa de ser shounen, até porque esse capítulo é colocado como um extra e até onde li não interfere na história. Outra coisa que algumas pessoas caracterizam como seinen são as cenas de morte, mas pra mim não foi nada forte e sim muito leve, nada que não estamos acostumados a ver por ai.
        Agora se formos comparar a Light novel e o anime, sim a novel tem uma pegada mais seinen, mas não é possível fazer essa comparação com eficácia pois apenas 3 episódios não ajudam muito.
        Espero ter ajudado.

        Curtir

      • Gustavo

        isso nem considero um spoiler.
        Acho que talvez eles estajam fazendo mais shounem pra vender mesmo, e para alavancar a LN que parece que ta dando certo, então acho provavél que continuem com essa linhaa, apesar de que eu prefiro a história mais fechada e com uma pegada psicologica da LN

        Curtir

    • Shiro

      Outra coisa que acho interessante comentar é a forma como os produtores do anime mudaram a ordem cronológica dos acontecimentos da light novel, isso não me agradou mas também não desagradou. A única coisa que acho que pode fazer decair a qualidade do anime em relação a light novel é a possível suavização(não sei se essa palavra existe mas foi a melhor que encontrei) do romance que é um dos focos principais da história, sinto que os produtores podem querer mudar os acontecimentos visando um público mais jovem.

      Curtir

      • Gustavo

        isso é meu grande receio, deu pra perceber pelo anime que os acontecimentos acontecem (?!?!) de uma maneira estranha,parece que tem varios saltos direto pra pancadaria, acaba que aocntecem tragédias mas sem impacto emocional pois não deu tempo de criar ligação

        Curtir

      • Shiro

        Agora vem a primeira falha do anime, os acontecimentos do terceiro episódio são apenas citados pelo Kirito. Os produtores do anime fizeram um episódio sem material base e acabou sendo um episódio rápido e sem um bom aprofundamento. Não consigo explicar bem sem dar spoilers, também não vou recomendar que leia a light novel pois o projeto de tradução para PT-BR é meio lento. E pelo fato de terem mudado a ordem cronológica se a sua intenção for seguir o anime você vai acabar tendo muitos spoilers.
        Caso saiba bem o inglês aconselho que leia pois o projeto de tradução é bem adiantado.

        Curtir

      • Shiro

        Não sei se posso fazer propaganda, mas se alguém quiser ler a light novel, ela é traduzida para o pt-br no site Light Novel Project, o site possui apenas 17 capítulos (sendo um o polêmico capítulo hentai) e é traduzido para o inglês no Baka-Tsuki, o site possui também as ilustrações da novel e os primeiros 9 volumes.

        Curtir

      • Gustavo

        bem que eue achei esse terceiro episodio meio estranho e meio contraditório também.
        Daqui a pouco vou parar de assistir animes da temporada (nenhum bom), e vou comecar a procurar outras fontes de cultura otaku nessa hora acho que vou ler SOA, mas vou continuar a ver o anime para poder tirar minhas próprias conclusoes,

        Curtir

      • HarryTP

        Shiro, os acontecimentos do episódio 3 são descritos sim na LN, mas no volume 2, que é composto apenas de side stories. É só lá que é detalhada toda a história do Kirito com a Black Cats, e tem toda aquela parte do boss do Natal e etc. Inclusive o nome do episódio é o nome dessa side story (Red-Nosed Reindeer, que é o nome da cantiga de Natal que a Sachi cantarola no final do episódio), a última side story do vol. 2. Pelo nome do próximo ep, vai ser mais uma das side stories, dessa vez a primeira do vol 2. O próprio episódio 2, do boss do 1º andar, é uma side story que nem sequer faz parte de nenhum dos volumes.

        O motivo pelo qual eles estão colocando todas as side stories é pra 1) aumentar o número de episódios e o número de personagens que vão aparecer, já que 3 dos personagens que aparecem na abertura só aparecem nas side stories e 2) para contar os acontecimentos em ordem cronológica, e não na ordem em que são apresentados na LN.

        Curtir

      • Shiro

        Olha só não sabia disso, acho que vou ver se consigo ler em inglês, o que vai ser bem difícil. Obrigado pela informação

        Curtir

    • Daniel

      Shiro, vc sabe me dizer aonde eu posso ler a LN de SAO?

      to procurando mas não consigo achar.

      Curtir

  8. Eu to gostando pakas do anime mais nunca li a Light novel

    Curtir

  9. Amhlamdala

    Porra tao de sacanagem neh.
    So ta todo esse “hype” por SAO simplesmente pq ESTA TEMPORADA ESTA UMA MERDA, so tem Ecchi lixoso.
    E na falta de animes decentes, uma historinha fraca sobre video game muito bem animada pelo A-1 se destaca… Ja dei uma lida na Novel e achei o traco(to sem cedilha) uma bosta, eh um anime muito cliche…
    Nao chega nem AOS PES de Durarara!!

    Curtir

    • Gustavo

      kkkkk concordo, tirando ecchi e harém só sobram meia duzia de animes tudo +- SOA realmente é um dos melhores, apesar que natsuyuki realmente está bom

      Curtir

    • Concordo que a história é meio fraca e que essa temporada ta um lixo, mas acredito que SAO faria sucesso mesmo em outras temporadas, é um anime legal de se assistir. (até agroa)

      Curtir

    • E embora Durarara seja realmente bom, considero SAO melhor em vários aspectos. DRR só se destaca nas reviravoltas: é uma história bem amarrada e pouco previsível. Entretanto, se for ver animação, drama, lutas e até mesmo história, SAO é superior (embora o ponto da história em si seja relativo; acho bem mais interessante do que a de DRR).

      Curtir

  10. “Nada se cria tudo se copia”

    Digo isso pq o anime é bom.. sendo basicamente uma copia do anime “Dot Hack”

    Curtir

  11. jvvidigal

    Eu ja estou considerando SAO como o melhor do anos, nas series concorrentes dele… tanto q to planejando uma supresa quanto a ele, para algum evento de anime proximo \o
    no mais to curtindo demais a serie, voltando a analisar as series do ano, eu sempre nao levo em consideraçao Fate/Zero, pq a serie pra mim foi epica, e isso acho q nao vou voltar a ver tao cedo… entao considero SAO o melhor!

    Curtir

  12. Gon Freecs

    Não li a novel ainda, talvez comece a ler mas é bom ou só tem calcinha ,peito e essas ecchiadas todas?

    Curtir

  13. ESSA TEMPORADA TA FODAAAAAAAAA!
    SÓ ANIME TOP!

    E nem preciso dizer que SAO é LV 99 KKKKKKK

    O 1° episódio foi bom demais, o 2°, ÉPICO, SIMPLESMENTE, ÉPICO!
    Já o 3° não me agradou muito, achei um pouco sem noção =\
    Não li a Light Novel, mas vou dar uma olhada.

    Mas tenho certeza que o anime não vai me decepcionar xD

    Curtir

  14. Dih,
    Ótimo post, esse tipo de escrita mais ‘leve’ tem um range de alcance maior entre os leitores, parabéns.
    Abraço,
    Pedro.

    Curtir

  15. The Doctor

    Melhor anime da temporada (opinião). Curtu muito esses animes que se ambientam em lugares, digamos, diferentes. Essa pegada de “viver em um jogo” me lembra a saga Greed Island de HxH.

    Curtir

  16. Eduardo

    Light Novel tem ilustrações? Vale a pena ler a de SAO antes de ver o anime?

    Curtir

  17. Comentando no Chunan '-'

    Eu estou gostando de SAO pelo pouco que foi mostrado até agora.
    Diferente de AW, SAO consegue agradar não só o publico gamer, como também o mais casual, que só procura algo pra se divertir.
    A única coisa que não gostei foi a alteração da ordem cronológica da novel e terem deixado algumas informações de lado que, ao meu ver, valia a pena ter citado, como o que houve com os corpos dos jogadores lá fora.
    Não acho supere um Natsuyuki nessa temporada e dificilmente derrubaria um F/Z como melhor do ano, mas já tem um espacinho reservado no meu HD ‘-‘ .

    Curtir

  18. Roger

    De fato as light novels vem ganhando um grande espaço nos últimos anos e como foi dito tendem a gerar bons animes. Para os que dúvidam basta olhar para os sucessos Suzumiya Haruhi no Yuuutsu, To Aru Majutsu no Index, Spice and Wolf, Shakugan no Shana e o próprio Fate/Zero da última temporada por exemplo.

    Ainda não conheço Sword Art Online mas vou dar aquela conferida marota qualquer hora dessas. Espero não me decepcionar.

    Curtir

  19. Devido ao meu gosto pessoal, mesmo estando a gostar e tal, acho que nunca será melhor que Durarara ou Baccano.

    Curtir

  20. Zackk -> Kyeron

    SAO É MUITO BOM!!!!
    Achei importante a maneira como estudio esta demonstrando o ambiente em q a historia se passa e as opinioes das pessoas sobre os Beta Testers e ter feito o episodio 3 dessa maneira, pq ajudara bastante a intender a personalidade e açoes do Kirito mais pra frente, antes de passar realmente para os acontecimentos mais importantes sem a necessidade de tantos flashbacks…
    Embora ainda ache q a LN seja um pouco melhor, o anime ja esta no meu Top desse ano!!

    Curtir

  21. Himura Battousai

    Eu prefiro mangá a rainobe, pode parecer muito idiota o que eu vou falar mas eu gosto de ilustrações XD.Vou dar uma conferida no Anime.

    Curtir

  22. Paulo

    Eu gostei muito no anime, só acho que muitas coisas estão acontecendo rapido demais. :/

    Curtir

  23. Este Anime está Brutal!!!!

    Curtir

  24. Arch

    Alguém sabe se a novel já está acabando?
    Ou se o anime vai terminar com final filler ou aberto.

    Curtir

  25. lio

    PQP eu estou com raiva de SAO. Estou assistindo o anime e gostando, mas JÁ FIZERAM CAGADA NELE!!! Além de avançar muito rápido (o protagonista está em um Nv. bem alto para o 3º episodio) e cade as skills e os status dele (Atk. Def. HP etc…) ? Para uma pessoa como eu que é fã de RPG´s a falta dessa informação em SAO é ruim demais! Acontece a mesma coisa em Accel World, quase não informam quando os personagens estão “upando” de Nv. o protagonista continua com as mesmas skills.

    Conclusão: O anime é irritante!

    Curtir

  26. Rayovac

    Indiscutivelmente o melhor anime desta temporada, acho 25 episódio pouco… mas espero que seja bem aproveitado, a trama inicial é muito interessante e vicia, eu sou um gamer então curti bastante, agora o que resta saber é se nas reviravoltas ou nas partes que acontecem grandes eventos (costumam ser entre os episódios 10 e 12) ele vai ostentar esse clima bem feito, eu gostei bastante acho que vale a pena conferir, talvez ele seja um dos animes que vai incomodar para ser melhor do ano, mas da temporada já está se garantindo.

    A ambientação dos personagens é legal, nos primeiros episódios eles fazem você te ruma certa tensão por não saber exatamente o que está acontecendo e quem são realmente os personagens, mas isso tudo faz parte de obra que como resultado nos trouxe um anime adolescentrico com um clima maduro e adulto, bom é claro que é um anime de luta e coisas surreais acontecem, principalmente pela ambientação ter sido criada em um mundo virtual, mas mesmo assim ele trás algumas mensagens interessantes e vem mostrando coisas interessantes que qualquer gamer iria gostas.

    Bom eu aprovei, irei acompanhar a fio essa série e recomendo a vocês e cuidado porque ela vai incomodar os melhores do ano….

    Essa temporada não tem todo aquele brilho que deveria ter, mas esse brilhou por todos… (essa é a minha propagando sobre esse anime e a temporada hehe)

    Rayovac!

    Curtir

  27. Naoya

    vou ver a serie depois,quem sabe seja entre nos meu favoritos de 2012?(junto binbougami ga!ou APOLLO…esqueci o nome)

    Curtir

  28. Katon

    Cara ta muito bom SAO,concerteza é o melhor anime da temporada ou melhor, do ano (na minha opinião). O assunto me atraiu muito,e com certeza terá um bom enredo até o final.Eu só pesso uma coisa,nada mais e nada menos que 25 episódios,se comessar a ter mais eps, concerteza vai estragar a o anime! COOOOLL

    Curtir

  29. HarryTP

    Hey Kales-senpai, long time no see! o/

    SAO sem dúvida é O destaque da temporada, e eu estava aguardando ansiosamente pelo anime. Depois de ter começado a ver Accel World e gostado muito, descobri SAO, do mesmo autor, e vi que seria feito um anime dele. Resovi ler e viciei, já estou no 7º livro, sendo que o primeiro eu li literalmente em uma manhã, comecei as 6 e só parei de ler na hora do almoço, quando tinha terminado o livro. Sendo apaixonado por games desde pequeno, e um jogador ativo de mais de um MMO, o setting me caiu como uma luva, e convenhamos, a NerveGear é o sonho de qualquer gamer.

    Não fiquei muito feliz de eles estarem seguindo os fatos em ordem cronológica, ao invés da ordem do livro, apesar de entender as motivações comerciais para fazerem isso, pois vai render um anime mais longo, e com mais personagens. Sinceramente na minha opinião seria melhor fazer uma série apenas com a história principal (ou seja, o volume 1), mesmo que ficasse bem curta, tipo uns 13 episódios. Depois, poderiam fazer uma série de OVAs, com as side stories todas. O episódio 3 pra mim é o melhor exemplo disso, porque nele tentaram colocar uma side story razoavelmente longa, em um único episódio que acabou não criando a ligação emocional necessária com os personagens para que desse pra realmente entender e aproveitar o que está sendo mostrado no episódio.
    Mas mesmo assim, eu acho que a história de SAO é forte o suficiente pra se sustentar mesmo que ela seja apresentada de forma bem diferente do formato original, sem falar na animação que ficou excelente.

    Quanto ao assunto de light novels em geral, sem dúvida grandes sucessos dos animes vêm desse formato. Além de Haruhi que você mencionou, vale lembrar que um dos maiores sucessos desse ano, aclamado pela animação e história, Fate/Zero, é adaptação de uma light novel.
    O meu único problema com adaptações de light novels, é o fato de que ao passar um livro para o formato de anime, se perde muito mais do ao adaptar um mangá para anime, pois o mangá é um formato que já está naturalmente muito mais próximo do anime, enquanto uma light novel é um livro, e adaptar um livro, seja para anime ou mesmo filme, como temos muitos exemplos por aí, é muito mais difícil, e exige uma compressão muito maior da história. Sendo muito fã de livros, viciado em ler desde criança, eu sempre acabo falando mal das adaptações, pois os livros são sempre muito mais completos, e ao ver uma adaptação de algo que já li, me sinto um pouco incomodado com a falta de certas coisas que na minha opinião muitas vezes deixam as coisas muito soltas e sem contexto pra quem não leu a obra original.

    Curtir

  30. Olha, minha opinião é que as Light Novels tão acabando com os mangás, vou ser sincero acho mesmo que atualmente as melhores histórias estão nos livros por motivos já citados aqui (pressão,tempo,criatividade,liberdade,formato de mídia etc.) e isso logo logo vai acabar por mudar toda indústria, quando verem que mangás não rendem mais que LN vai ser uma imensa migração de mídia para esses livros e o mercado crescerá e se expandirá, caso dos mangás décadas atrás, gosto muito de mangás e não quero que eles acabem, mesmo achando que isso pode demorar, por isso ainda sou meio hostil a elas, mas não tem como tirar conclusões sem ler né? tanto que “acho” que as LN tem melhores histórias pela grande adaptação delas para animês e (que ironia) mangás também, feitas nos últimos anos. Bem acho que a “briga” entre mangá e Light Novel ainda vai render, mas ainda acho os mangás mais completos porque quem o faz tem que ter competência para dar fluidez aos quadros, o character design, o enredo (quem lê Air Gear deve achar que não tem como contar aquela história em um livro, culpa do Oh Great!^^) e as LN não passam de “livros ilustrados” (talvez tenha quem ache a mesma coisa, mas para mim é totalmente diferente). É isso aí, as editoras de mangá tem que se adaptar ou morrer nessa competição por público, e isso começa com algo chamado tolerância quando o autor quiser arriscar no novo.

    Curtir

    • Himura Battousai

      Eu que nem você prefiro mangás também e as rainobe ou Light Novels ainda dominarão o mercado, espero que demore e bastante para isso acontecer. É que nem o esquema de jogos indie serem melhores que grandes produtoras a prova disso é Minecraft.O problema é que eles não mudam a fórmula das histórias é praticamente igual, tem que se arriscar é daí que saem sucessos.

      Curtir

    • Acabando eu não diria, amigo… São dois mercados diferentes, é esperado um crescente número de animes baseados em LNs quando esse mercado por ano se expande. É a indústria se aproveitando do “boom”, e mesmo se olharmos para as vendas, não teremos tantos hits baseados em LNs como no caso dos mangás. Antologias de mangás podem estar num constante declínio, mas as vendas dos tankobon continuam estáveis e LNs, em vendagem e público, estão (muito) atrás do mangás.

      Curtir

      • Himura Battousai

        Isso é verdade mesmo, quando lançam tankobons as vendas vão lá pra cima , mas acabar eu também não acho que vai por que os mangás tem melhores “franquias” digamos assim e pra mim as LNs são meio irritantes pq gosto de character design e nas LN tem poucas ilustrações. Visual novels eu gosto pq sou Gamer tbm XD

        Curtir

  31. lio

    Nossa ‘-‘ os comentários nesse post estão um pouco longos. LOL

    Curtir

  32. Alex

    Caramba, eu ja li as Novels e to gostando da adaptação pra anime mas não sabia que tava fazendo tanto sucesso no japão. Depois de ler o post fui dar uma pesquisada.

    Ranking de light novels vendidas essa semana no japão:
    http://myanimelist.net/forum/?topicid=468359

    Pela segunda semana consecutiva os 10 volumes de SAO estão dominando no top 20 vendendo a rodo. Ta absurdo o hipe no japão desde que o anime começou.

    Bom pro autor, torcer pra que o anime continue bom porque se seguir a light novel tem muita coisa foda pra acontecer.

    Curtir

  33. Sério, meio fraco o anime… Vou aguentar um pouco mais por causa das músicas, se não melhorar vou dropar.

    Curtir

  34. Hashimoto

    O anime é bom, a animação é competente e a trilha sonora é bem agradável. Não acho que seja o melhor anime do ano (nem de longe), mas espero bastante dele. Tem potencial, e espero não ficar decepcionado.

    Ah, o melhor anime da temporada que quase ninguém está vendo: Jinrui wa Suitai Shimashita. Mais informações no ótimo post do Panino no Subete Animes –> http://www.subeteanimes.com/2012/07/postagem-desnecessariamente-longa-e-sem.html

    Curtir

  35. Paulo

    O anime de fato é bom, no entanto ao estar assistindo SAO tenho sempre a impressão que a velocidade dos acontecimentos está bem rápida, não sei se esse também é o ritmo do mangá ou da novel, porém essa rapidez dos acontecimentos não me permite ter uma maior identificação com algumais coisas que ocorrem na trama, mas de todo o caso SAO vem se mostrando um anime agradável de se assistir. Espero que a história mantenha esse bom nível, aliás, espero que melhore ainda mais, pois SAO tem potencial para isso.

    Curtir

  36. Ainda não achei o anime essa coisa toda não! Os cenários são lindos, mas não são tudo! Nunca chegará aos pés de Durarara, mesmo se o novel vender milhões, o enredo de Durarara e seus personagens são superiores. O lugar onde se passa tbm, nenhum joguinho pode com Ikebukuro!!!!!!!!

    Curtir

    • lio

      Os temas de SAO e Durarara são diferentes e a forma que o enredo se desenvolve também. Esse tipo de comparação sua é sem fundamento.

      Ps: E sim, Durarara é melhor.

      Curtir

      • Não acho que seja sem fundamento. Ele estabeleceu critérios para comparação antes de tudo (enredo, personagens e ambientação) e embora eu discorde que esses aspectos de Durarara sejam superiores, é opinião dele sobre o assunto. Pra uns, o enredo de SAO pode ser melhor.

        Mas alguns pontos são indiscutíveis como trilha sonora e animação; não é questão de opinião, é reconhecer que o seu favorito é inferior. Embore eu adore One Piece – na minha opinião, o melhor anime disparado, em história, desenvolvimento, coerência, comédia e drama, que bate muitos animes que tratam desses assuntos individualmente – tenho de admitir que os traços do Oda são fraquinhos.

        Curtir

  37. Pingback: TecLinks | Tec Cia

  38. Nelchan

    Nao gostei ate agora mas vamo ve como anda, historia pra mim ta meia boca

    Curtir

  39. david

    O que o anime apresenta é interessante, a história, o visual e os personagens são todos ótimos, mais pra mim SAO não é o melhor anime dessa temporada, pra mim ele perde para Binbougami ga!, que na minha opinião não está recebendo muito prestigio de blogs e sites especializados em animes, espero que isso mude porque o anime é ótimo.

    Curtir

  40. Bom, estou tendo o privilégio de legendar esse anime. Pra mim, nesse estilo, nada supera .Hack, mas ainda assim, não vou julgar o anime pelos poucos episódios que tem. Levando em conta a sinopse, só posso dizer que esses primeiros episódios estão “comidos”, porque vai mostrar de início, como morreram os 6.000 primeiros jogadores. Depois é que a verdadeira história começa, lá pelo episódio 6, acredito, porque o 4 acaba de dar um salto. Então, não é que a história esteja “meia boca”, é que ela AINDA não foi explicada em detalhes. Se for ver bem, eles estão explicando primeiro os termos de um MMORPG, para depois se aprofundarem no conteúdo. Pelo que vi, como eu disse, nada supera .Hack em minha opinião, mas Sword Art Online já me cativou.

    Curtir

  41. Júnior

    É o melhor LN da década.

    Curtir

  42. Vitor

    Postei isso no fansub de onde eu baixo e vou postar aki de novo: Acho o anime fraco, sem continuidade, personagens sem personalidade e que vem e vão. Alem disso, cada episódio conta uma historinha, o q faz o anime parecer um desenho americano qualquer. Acho q o tema tem mto a oferecer, ma até agora o anime não mostrou nada.
    Essa é minha opinião, mas mesmo assim continuarei a assistir, pois eu acho que ele tem muuuuito potencial.

    Curtir

  43. Realmente o anime é muito bom, principalmente pela produção do estúdio, sinceramente não esperava muito dele, mas assim que vi o primeiro ep não consegui mais parar, e realmente animes vindo de light novels tão muito fodões, gostei muito.

    Curtir

  44. Um ótimo anime, que merece o que vem conquistando. Animação de ótimo nível, bons personagens – Principalmente seu protagonista, e que promete um bom desenvolvimento da história. Enfim, achei ótimo.

    Curtir

  45. Yagamy

    Muito bom mesmo esse anime *-*

    Curtir

  46. Aécio

    Hahah pra quem ta deizendo que final do capitulo tal não se liga com tal.. vamos resumir sem fazer spoilers do novel.. como sabem o anime sera baseado nos volumes 1 e 2. O volume 1 em si conta a historia principal e ele em si ja começa diremos em niveis avançados…. ai temos o volume 2 que e um resumo de historias que ocorrem durante o 1. Aparentemete o pessoal inicio o anime e esta usando essas sides do volume 2 para entrar em ordem, por isso nao ha ligação entre os espisodios, mas logo logo a historia começa efetivamente sem grandes saltos. No novel por exemplo ele fala a respeito da mocinha do episodio 2 mas nao da muitos detalhes apenas um eu nao vou deixar ninguem mais morrer…. axredito que o anime que ta ficando legal sim.. eles estao encaixando as sides em seus lugares certinhos …. so espero que tenha uma continuação alem desse anunciado pra pelo menos pegar os volumes 3 e 4, so lembrando que sao 10 volumes ( eu vi apenas ate o 4 ) mas imagino que boa parte deles sejam historias extras.

    Curtir

  47. Hidekee

    Anime com mto hype e nada de novo, nada mesmo. Fora que tem furos que notei desde o primeiro episódio. Só quem não conheceu .hack e outros animes/mangás do qual este anime/LN bebe vai achar surpreendente e inovador…

    Curtir

  48. Sword Art Online é sem duvidas Um dos melhores animes dessa temporada.
    No inicio tambem Achei que a Yoruko era a Assassina, haha! Quando ela sentou da janela já era óbvio que seria a proxima vitima. Uma pena ser tão curtinho… vou aproveitar e procurar os Light Novel. 😉

    Curtir

  49. Também acho que é um serio candidato a anime do ano, vamos esperar para ver…

    Curtir

  50. Fuisa

    É um otimo anime,e eu estou adorando.
    A ideia de “ficar preso em um jogo” foi muito boa,e SAO está sendo um sucesso na comunidade otaku ^^

    Curtir

  51. bruno

    mt bom esse anime um dos melhores que ja assisti fiquei muito viciado nele

    Curtir

  52. Matheus

    Muito foda esse anime…o episodio 9 foi simplesmente épico!

    Curtir

  53. Pachanga

    Espera acabar os 20 eps e depois falem, se é melhor ou inferior!

    Curtir

  54. Michael

    Bem posso afirmar que o anime e bom, não posso comparar com o LN, até porque baixei só agora para ver. Mas o anime estou gostando muito dele, e para mim ele esta no topo dos melhores da temporada e até do ano.
    Pode ser uma historia cliché ou menos envolvente que a LN, entretanto, esta muito, muito bom.

    Curtir

  55. Mitsubasa

    Gente… pra quem leu a LN… o anime não tá indo na velocidade da luz??? pq desse jeito… mais 2/3 episódios ele acaba!!!… pq (sem spoiler) só faltam uns 3 eventos significativos pra acaba…

    Curtir

    • Aécio

      Cara eu pensei a mesma coisa… eu ate ia comentar a respeito mas vcja fez, pelo que li tava previsto 24 espisodios ( duas temporadas ) e realmente nao tem muita coisa pra matar o volume 1 e todas as historias extras relacionadas ao volume 1. Li tambem que a ser apenas os eventos de SAO ( volume 1 ), mas se continuar nesse ritimo e ter 24 episodiso da pra por a historia do XXXXXX ( volume 2 e 3 ). Oque vcs acham sera que teremos a historia toda ?

      Curtir

      • Mitsubasa

        Então… eu li o título dos próximos 3 episódios do anime e ambos estão relacionados ao casamento deles no andar 22!!! Mesmo parecendo uma side story… o proximo episódio é extremamente importante para os eventos da 2 Temporada.. com a aparição de uma nova personagem.

        10 episódios… mais esses 3 + uns 3 para o final… iriam sobrar apenas 8 episódios, que seria insuficiente para contar a historia de pós Aincrad e Fairy Dance!!!

        Juro que pensei 1000 vezes antes de escrever esse post para que não haja spoilers… qq coisa foi mal!!!

        Curtir

      • Aécio

        Mas se forem nessa velocidade nao vai sobrar muita coisa nao, tem esse episodio da semana que vem e depois a pesca pra depois volta pra linha de frente nao e ? nao vejo como ter tanta historia assim.. onde vc achou os nomes dos episodios pode me dar o link ?

        Curtir

  56. Reaper

    A novel foi muito boa (mesmo contendo coisas que criançasnão deveria o er),Mas um dos fatores que enfraquecemram no anime foi o avanço absurdamente rapido, por que o anime mais parece um servidor pirata de jogos online lol no ep 9 ele tá no 80 e no ep 10 ele ja tá no 9x.Essa foi uma das grandes falhas dos produtores do anime

    Curtir

    • Mitsubasa

      Falou tudo… concordo com vc!!!
      01 episódio – lv 01.
      03 episódio – lv 40 e no fim lv 78.
      10 episódio – lv 93…

      Sem contar que eles nunca mencionaram que ao avançar ao andar seguinte… tudo se ativa e se nesse andar tem uma cidade… eles fazem uma festa de comemoração pela inauguração!!!
      Ou a parte que já deveria ter mostrado que a Asuna entrou no SAO pq o irmão dela que comprou o jogo tava fora da cidade à negócios e ela, por curiosidade acabou logando pra ver como era esse mundo… e que ela ficou chorando em um hotel por uma semana com medo até sair e conhecer o Kirito na luta do andar 1…
      PS: no andar 75 que o Kirito liberou tem uma cidade nova!!! vamos ver se eles falam a respeito dessa vez…

      Curtir

  57. Acho que a séria fara sim … e com uma boa margem de segurança sucesso até o final do Anime. Se a séries tem previsão de ser uma média temporada, e levando em conta a velocidade que a história se desenvolve (de uma maneira bem natural diga-se de passagem) A segunda temporada vai abordar no minimo a terceira Novel [Fairy Dance], que não deixa nada a desejar à primeira temporada [Aincrad]. Isso se eles não resolverem compilar em uma temporada a terceira e quarta novel da série [Fairy Dance]. SAO já se tornou uma das minhas séries favoritas e espero muito ver a segunda temporada. Alem disso já li uma noticia que até o final do ano sairá o decimo primeiro volume da série *-*

    Curtir

  58. KeV

    Adorava ver o manga de SAO mas não encontro nada alguém me pode indicar, quantos capítulos são e onde os posso encontrar.
    Agradeço desde já, e na minha opinião Sword Art Online esta Over Powerful

    Curtir

  59. Dean Swallpood

    O anime é muito bom, adoro este, um dos melhores na minha opinião. a história é bem contada. da pra entender, mas se vc ficar desligado já era. o anime ta fazendo um sucesso bacana e talz, é muito bom, vale a pena assistir!

    Curtir

  60. Eu acho que fico tri sussa o anime n tem nada de ruim esses cara tem sempre do que reclamar

    Curtir

  61. Alenorch

    Pessoal vocês tem que reparar que isso não de um dia para o outro, cada capítulo passa muitos dias para o outro, é por isso que eles sobem de nível tão rápido. É que a pessoa tem que entender isso, que eles não ia fazer um episódio para cada andar, por exemplo. O anime está ótimo, não tem o que reclamar.

    Curtir

  62. Gostei dos primeiros episódios mas aos poucos a coisa foi enchendo o saco até eu largar de vez. Eu acho que havia ideias a serem exploradas mas que foram abandonadas por motivos de: romancezinho AsunaxKirito. A arte é boa, apesar de me ser muito “padrão”. Não consegui engolir o anime. Ah sim, eu não li a light novel.

    Curtir

  63. [M]

    Anime recheado de batalhas, lutas e ação. ( Gosto para adolescentes e Rapazes)
    Tem romancê, e shoujo ( Meninas )

    Tem toque para agradar todos.

    Curtir

  64. junior

    eu quero q o anime continue gostei mto ñ quero q pare

    Curtir

  65. Gabriel

    quero ver o kirito em accel world ‘-‘

    Curtir

Deixe um comentário