Comentando – Code Geass: Boukoku no Akito #01

E a Sunrise retorna com a sua franquia de sucesso, mas sem o seu protagonista mais marcante dos últimos anos.

A espera foi grande. O alvoroço que se formou quando a Sunrise anunciou uma nova animação dentro do universo de Code Geass, foi grande entre os fãs da franquia. Afinal, o que fazer com uma história que aparentemente se fechou de forma correta? Foi então que recebemos a notícia da produção de Code Geass: Boukoku no Akito, que embora seja colocado como “situado entre as duas temporadas originais da série”, é simplesmente um spin-off e sim, pode ser visto mesmo por aqueles que não acompanharam Lelouch e companhia. Apesar da aparição confirmada de C.C. na série, e aparentemente de Suzaku (isso não é um spoiler, não se preocupem), Akito tem tudo para tomar um rumo diferente daquela que conhecemos há alguns anos.

Code Geass: Boukoku no Akito #01

The Wyvern Arrises

Todos sabem que eu gosto bastante de Code Geass. Apesar das críticas – principalmente com relação a segunda temporada – vejo Code Geass como uma das melhores franquias da Sunrise nos últimos anos, e que, querendo ou não, trouxe um público totalmente renovado para o gênero mecha, com uma releitura muito mais soft do que um clássico Gundam. Claro que a série possui os seus pontos fracos, pontas soltas na história e características que não conseguem ser digeridas por todos, mas isso não tira os méritos de um anime que vendeu muito e que se viabilizou a produção desses especiais OADs/Especiais.

Para começar, um dos grandes motivos de você ver Akito é o foco da trama principal. A guerra continua sendo a mesma: os Elevens, a União Européia e a Britannia. Porém ao invés de acompanharmos a briga pelo ponto de vista principal de Britannia, temos a União Européia (EU) se aliando contra outros países para derrotar os invasores “brittanicos”. Aqui não temos problemas colegiais como na história de Lelouch. O que realmente temos é uma luta por interesses políticas, jovens com ideais de liberdade e os poderes do Geass sendo utilizados de uma forma menos “fantasiosa” (se é que isso é possível) do que o que víamos.

Akito, o nosso protagonista, apesar de “lembrar” Lelouch, tem uma dimensão muito maior da situação que se encontra. Sendo um Eleven e um dos tenentes da EU na guerra contra a Brittania, seu ideal é vencer, destruir, acabar com qualquer um que entre em seu caminho, ao lado de seu Knightmare Alexander. Não sabemos suas motivações ainda, mas já sabemos que ele foi “atingido” por um Geass que tem um poder ainda não revelado para nós. Ordenado para ser uma super máquina de combate? Nunca morrer?

Enfim, ao se juntar e virar o guarda-costas particular de Leila – a jovem garota responsável por comandar as frotas da EU – parece ter de fato algum plano em mente, que inclui ajudar a garota a não ser pressionada e corrompida por todos aqueles que querem subestimar o seu poder. Mas isso não significa que Leila seja uma personagem fraca. Vemos em Leila muito da personalidade que víamos em Euphemia no clássico, por exemplo. Vemos isso logo no final do episódio, no recrutamento dos terroristas para suas forças armadas.

A grande dúvida que nos cerca em relação a história é sobre o portador do Geass apresentado no final, Shin Hyuuga. Ele é, aparentemente, o grande “rival” das forças armadas da EU e consequentemente de Akito. O fato de ele ter matado o chefe dos cavaleiros reais de St. Michael (aparentemente conheceremos todas as forças armadas de Britannia) e assumido seu posto, terá quais consequências? A amizade de Farnese, o líder dos cavaleiros de St. Raphael? A amizade de Suzaku, dos Knight of Rounds? Enfim, só descobriremos nos próximos filmes, mas já surgem diversas teorias, entre elas que ele se utiliza do mesmo contrato de Lelouch com C.C., já que seu Geass aparentemente tem o mesmo poder de controlar a mente e a ação das pessoas. Bem, a garota de cabelo verde estará no próximo episódio. Confirmaremos tal tese?

O fato é: Boukoku no Agito possui um clima muito mais denso do que a série de TV. Os personagens agora são aprofundados dentro de um contexto muito mais político do que pessoal. Mesmo o caso de Leila e seus irmãos adotivos, é movido por uma sociedade “suja” e que não se importa com os meios necessários para alcançar os fins. A animação também é um dos grandes pontos fortes da obra. Se compararmos a estética técnica de Akito e Lelouch veremos algumas diferenças visuais do tempo que se passou entre as duas, mas as características de ambos (principalmente o character design do CLAMP) continua sendo o “charme” que os fãs não querem deixar de lado.

Quanto aos mechas e batalhas utilizando o CG, com certeza o resultado foi surpreendente. As lutas conseguem ser dinâmicas e muito “leves”, sem um ar mecânico e travado que geralmente vemos em outras produções. Isso é essencial para os Knightmares, por exemplo, que tem um traçado todo humanoide e referencial para o restante da série.

Sim, Code Geass: Boukoku no Agito consegue ser uma boa recomendação para os que já acompanharam a série e para os que não. Para os que gostaram, e para os que não. Claro que a curta duração da série de especiais pode ser um empecilho na forma de concluir a história, afinal apenas 4 episódios de 50 minutos precisam de um cuidado e uma direção extremamente competente para não se perderem ou para não acelerarem o ritmo de passagens importantes. Por enquanto, tudo em ordem. E você? O que espera de Akito daqui por diante? Nosso novo protagonista pode ainda não ter o apelo de Lelouch, mas há potencial.

por Dih

39 Comentários

Arquivado em Animes, Comentando

39 Respostas para “Comentando – Code Geass: Boukoku no Akito #01

  1. I see Yaoi. But ok.

    No mais, FODA. Espero não chorar como na morte do Lelouch u.u

    Curtir

  2. Foi legal, mas um pouco confuso;

    Percebi algumas coisas, não sei se é isso mesmo, mas ele se referiram ao novo personagem como o fantasma do revolucinário, acredito que o revolucionário mencionado, sejá o Lelouch;

    Mas, o que realmente me surpreendeu foi o final, porque diabos o Suzaku e a C.C apareceram? O.O

    Curtir

  3. leonardo

    eu gostei, só achei meio complicado essa historia de União Européia etc. mas o resto foi bem legal.

    Curtir

  4. Tatsuya

    Eu tinha meus receios de que Code Geass não funcionaria sem o Lelouch,mas Akito me provou o contrário.
    Tenho altas expectativas,pena que será uma série tão curtinha :c

    Aliás,uma coisa que não foi comentada,mas qual será a relação entre o novo usuário de Geass e o Akito?Os dois tem o mesmo sobrenome,e na hora que ele usa o Geass pra ordenar que o comandante lá se mate,aparece um flashback que me parecia bastante um Akito criança.

    Curtir

  5. cheffercs

    Eu não colocava muita fé no anime, porém me surpreendeu de forma positiva, estou ansioso pela próxima OVA.

    Curtir

  6. Zchan

    Quando vi que tinha lançado fiquei meio confusa, mas acho que agora entendi o que tá rolando… com certeza vou acompanhar, mesmo que não tenha o Lelouch, continua sendo Code Geass e Code Geass é Code Geass (não consigo encontrar um adjetivo suficiente nesse momento).
    Arigatou!

    Curtir

  7. Só uma pequena correção Akito não possuí Geass, muito pelo contrário, ele foi “Geassificado” por outra pessoa (Provavelmente o seu “irmão” Xin), já que os efeito de borda “vermelha” em seu olho é recorrente quando alguma pessoa é alvo de um efeito de algum Geass, acredito que se o Geass de Xin é o mesmo de Lelouch a ordem dada deve ter sido algo como “Sobreviva” ou algo do tipo.

    Curtir

  8. A Sunrise sempre capricha em seus OVAs ,as vezes até mais que em suas séries .Quando eu assisti Code Geass ,achei um anime muito bom ,mas com o tempo ,fui perdendo minha boa impressão sobre ele .Hoje ,mesmo não conseguindo fechar os olhos para as suas falhas ,reconheço os seus acertos ,e isso somado a proposta desse anime e o histórico da Sunrise me fez criar um certo hype .E sobre a duração ,creio que se fizer sucesso ,é bem capaz que o extendam como fizeram com Gundam Unicorn .

    Curtir

  9. nino.D leandro

    code geass nunca sera o mesmo sem o Lelouch, da vontade de chora.
    Lelouch pq vc nos abondono, eu vo resgata vc de orochimaru(frase baseada em naruto. pq orochimaru gosta de rouba os melhores porsonagens).

    Curtir

  10. Só eu não gostei?Vi os primeiros 10 minutos, tive vontade de vomitar clichês e deletei o episódio do meu computador, não quero corromper a imagem que tenho da série original…

    Curtir

  11. Sunrise reina! Sore dake de!
    Depois de assisitir o OVA volto aqui para comentar! lol

    Curtir

  12. naiara

    Eu não sei se Code Geass sem o Lelouch conseguirá ser bom, mas com certeza darei uma chance a nova série. Afinal, Code Geass é Code Geass…mas prevejo que sentirei muita falta da presença do meu personagem preferido…Lelouch é minha paixão!

    Curtir

  13. Matt

    Alguem sabe me dizer qual é o periodo de tempo da estória? Tipo… eu não lembro exatamente as datas de R1 e R2, mas é antes do Lelouch morrer certo? Seria no tempo que ele ficou sem memoria? .-.
    Afinal o Suzaku não ta de Zero, e aquela mascara seria a “maldição” dele e bla bla bla… alguem aew sabe me dizer?

    Curtir

  14. Eu

    Fiquei um tanto confuso (assim como sempre fico quando citam muitos nomes/organizações/etc) mas gostei do resultado ~ e aqueles terrorristas que querem a paz mundial me chamaram a atenção, quero ver mais eles em ação /ss
    E a Sunrise não decepciona \o\

    Curtir

  15. Code Geass: Boukoku no Akito, nesse primeiro episódio, me surpreendeu muito!
    Sempre tive o receio de que, sem o Lelouch – meu personagem fictício favorito, entre todos- a franquia se enfraquecesse, mas Akito salvou a pátria! (literalmente, né?)
    Gostei bastante das personagens à primeira vista, mesmo que pouco aprofundadas por enquanto. No começo do episódio eu estava achando meio confuso e tudo mais, mas depois peguei o ritmo; afinal, faz tempo que assisti Code Geass, meu anime favorito.
    Gostei também da maneira como tudo é explorado, apresentando um outro lado da guerra e tal. E realmente, se compararmos à série original, esse OVA tem uma carga mais densa, pesada, justamente por ter menos problemas e questões pessoais – sem deixar de tê-los. Quem não ficou curioso com algumas coisas que o Akito disse?- e focar mais no confronto em si. Talvez por não ter um Lelouch para ter a sua ótica compartilhada conosco. Vai saber.
    Esse episódio me agradou muito.

    Curtir

  16. Edson Machado

    Adorei esse OVA. E na contra mao da maioria acreditava ser possivel um CG dar certo sem o Lelouch, afinal CG com 2 animes de 25 eps e diversos mangas (sendo que a maioria nao contribuiu em nada para a marca) tornou-se um universo, assim como Gundam, Saint Seiya, etc, etc e pode sobreviver sem o seu personagem de maior destaque, principalmente por se tratar de uma guerra entre 3 potencias.

    Em relacao ao que assisti, gostei muito do Akito e da Leila, e ver que no proximo ep teremos Suzako (sim, eu gosto dele, apesar de ser irritante muitas vezes e um eximio piloto) e a C.C. Essa serie tem tudo para ser o inicio de quem sabe um novo anime de 25 ou mais episodios, estou na expectativa.

    Curtir

  17. Pseudonimo Slayer

    So eu percebi uma síndrome de Air Gear nesse post? Em alguns pontos é dito Agito e em outros é dito Akito.

    Curtir

  18. Preconizador

    Assim, o motivo de haver crianças pilotando no anime Eureka 7 Ao, já sabemos. Do anime Guilty Crown também sabemos. Então, qual o motivo deste aqui? Como pode haver meninas desejeitadas no comando e soldados também? E como podem ser tão novas? A falta de inteligência decaiu ou será que os jovens tem mais vigor na guerra, e que os de idade alta estão cansados da guerra sempre aparecer a todo momento?

    Como poderiam estarem logo no comando central da guerra pessoas tão jovens? E ainda vilões! Será que a versão R1 e R2 tinha escola porque a guerra era menos frequente? Aí a escola deste OVA fora abolidade, pois eles queriam mais soldados para a tal guerra? Por isso que cada jovem é tão desajeitados por causa desta falta, certo?

    Ou será que este Ova é durante a série anterior? Se sim, o ambiente era muito melhor por causa do medo que lá havia, enquanto aqui, eles não tem temor algum.

    Curtir

    • Tem um pessoal q tah se recusando a assistir esse filme do Code Geass por causa do Lelouch , tenhu q admitir q tb estava com um peh atras quanto a issu, porém assisti e mal posso esperar pelo proximo, prestem atençao em alguns tópicos e entenderam o porque! (tb vi mtus comentarios d pessoas q assistiram e ficaram boiando, entaum vamos aos tópicos) :
      – a epoca em q se passa o filme eh 300 anos depois da dos anteriores (preste atençao no q o genaral diz)
      – relembre qual eh a maldiçao q os detentores do geass adquirem
      – preste atençao no preview ao fim do filme
      – relembre o começo do R2 (vc n entendeu nada, não eh? mais depois a poha fico seria, pois eh)
      – reflita na ultima frase do Akito!

      Naum entendi pq no texto diz q ele foi “atingido” por um geass, n lembro d ter mostrado issu no filme, se aguem puder me dizer qual parte issu aconteceu, eu to com expectativas d q mta coisa tah pra ser descoberta ainda, recomendo refletir mtu bem em cada frase do Akito, n sei pq mais elas me lembram mtu alguem >.>

      Curtir

      • Preconizador

        300 anos depois da dos anteriores? Agora estou confuso sobre o final do filme onde aparece os dois personagens anteriores. Pelo que eu entendi, as escolas foram deixadas de lado por que era muito chato, e não podia ser colocado num filme.

        Só não entendi ainda o motivo de haver jovens não terem medo da consequência, e também daquele homem ser assassinado, sem sequer o tal homem ser acusado de assassino. Será que explicará no próximo capítulo? Ou será que deixarão nas escuras? Assim nos fará de idiotas, não concorda?

        Se eu não entendi o filme, foi por que ele não me encantou nem um pouco, e a trama ficou muito parecida com a do filme Break (onde foi belo, com 6 filmes, embora fosse um pouco clichê, mas o Code G foi demais) Fico triste por terem feito um filme ridículo, e com uma trama sem fazer o telespectador pular na cadeira.

        Só o verdadeiro fã dirá isso, e não deixará o ego dos demais te influenciarem.

        Curtir

  19. Junior Dias

    gostei do filme, mas so passa disso, uma simples visao de outra parte da guerra, que nao vai se comparar a original por mais que tente, afinal não tem Lelouch.. Podem dizer que CG virou um mundo e tal e que pode sobreviver sem ele, mas para mim a diferença em code geass e justamente o lelouch e sua personalidade (além da inteligencia e suas super estrategias), sem ele code geass seria apenas um anime mecha comum bem parecido com a maioria.. bem é isso que eu sinto, vou ver consciente disso, o que nao vai me impedir de aproveitar, afinal gosto do estilo..

    Curtir

  20. Oninjatelo

    Gostei muito, sou muito fã da série, a considero entre as melhores séries de animes. Mas estou com dúvida quanto as datas dos lançamentos dos episódios, alguém sabe algo?

    Curtir

  21. Gostei da descrição desse novo projeto. Adorei o original Code Geass, e eu amo o traçado da série. Espero ser tão bom qto o original. Uma ótima produção da CLAMP 🙂

    Curtir

  22. So achei errado em questão do Shin aparentar ter o mesmo poder do Lelouch, já q o Geass manifesta de maneiras diferentes de acordo com o usuário.

    Curtir

  23. Pingback: Segundo episódio de ‘Code Geass: Boukoku no Akito’ em Setembro | ChuNan! - Chuva de Nanquim

  24. EloisCool

    \ EBAAA
    Tô muito animada em relação a Boukoku no Akito. Espero que não hajam decepções rs.
    C.C. virou uma freira? O.o Nossa… Fiquei desesperada quando vi a foto dela ;-; Sério, ela não tem jeito de freira :v

    Curtir

Deixe um comentário