Mangá Nacional – Conheça e colabore com Tools Challenge!

Quem foi que disse que nosso mercado nacional não tem bons talentos?

Já dissemos muitas vezes que o mercado de mangás nacionais é precário. Seja com a Ação Magazine que ainda luta pra se manter erguida, seja com os lançamentos lendários da NewPop ou com qualquer outra tentativa do mesmo (talvez com a editora Jambo conseguindo se destacar um pouco mais com Holy Avenger e LEDD, principalmente por terem uma fanbase formada em torno dos fãs de RPG). Isso não é novidade para ninguém e nem deve ser encarado como uma ofensa pelos envolvidos. Mas é claro que existem pessoas que lutam por fora para conquistar seu espaço. É o caso do Max Andrade (@Piripaf), vencedor do concurso promovido pela Ação Magazine no ano passado, mas que já vinha se aventurando em uma história na internet chamada de Tools Challenge.

“A história se passa em um mundo como o nosso só que com uma grande peculiaridade: cada pessoa nasce com uma ferramenta. Algumas pessoas nascem com ferramentas especiais, chamadas “série ouro” e não podem viver mais de 15 anos longe delas. Raion é um garoto que nasceu com este tipo de ferramenta especial, mas teve ela roubada quando nasceu, prestes a completar 15 anos terá que lutar para recuperar sua ferramenta se quiser viver.”

A série apresenta um visual bem atrativo, principalmente nas ilustrações principais dos personagens. Além disso, é notável o crescimento da série em diversos sentidos com o decorrer dos capítulos já lançados. Desde a ilustração (que começa inconstante, mas melhora MUITO) até o desenvolvimento dos personagens. Você pode conferir mais da história clicando AQUI e lendo o material disponível on-line e de graça.

A história conseguiu uma boa receptividade entre as pessoas que acompanham esse tipo de projeto e agora as ambições do garoto são maiores. Utilizando-se do Catarse, um site utilizado para arrecadar fundos para projetos, Max pretende dar vida para uma versão impressa de Tools Challenge. Para isso ele precisa de uma quantia de 5 mil reais que precisa ser reunida em até 2 meses. A ideia é dar uma edição caprichada, com 150 páginas (em 5 capítulos) e páginas recheadas de extras desenhadas pelo mesmo. Você pode doar com qualquer quantia acima de 10 reais e dependendo do valor receber uma premiação diferente pelo autor, desde ilustrações, volumes impressos e até mesmo uma “figure” personalizada da série.

Se você pode incentivar a série, não perca tempo. Além disso, o Catarse devolve toda a quantia disponibilizada caso o projeto não se concretize. É totalmente seguro para você e seu investimento. Lembrando novamente que a quantia necessária é de 5 mil reais. Uma quantia considerada “alta”, mas não impossível. Essa pode ser a primeira chance de termos um mangá realmente nacional feito dessa forma (Hero Party, de Marcelo Cassaro, foi feito através de uma iniciativa estrangeira, por isso não entra nesse quesito.)

Acredito que qualquer incentivo nesse quesito é uma ótima oportunidade para abrirmos nosso mercado e principalmente a visão dos leitores sobre o material que produzimos aqui. Boa sorte ao Max e espero que você leitor do Chuva de Nanquim que pode, ajude nesse projeto.

64 Comentários

Arquivado em Mangás, Notícias

64 Respostas para “Mangá Nacional – Conheça e colabore com Tools Challenge!

  1. Lucas Waroshi

    Eu, como aspirante a mangaká, sei como é difícil ter o trabalho reconhecido aqui no Brasil. Espero que dê tudo ser para o Max e tentarei ajudar assim que puder.

    Curtir

  2. deise

    gostei , vou dar uma olhada !

    Curtir

  3. Rafa Santos

    Apoiando com certeza!

    Curtir

  4. Rayovac

    caramba isso é simplesmente fantastico, seria incrivel ver talentos brasileiros se destacando, quem sabe em alguns anos não tenhamos um mercado de manga mais interessante? Por que não?

    Rayovac!

    Curtir

  5. wallace

    No brasil tem varios talentos, eu mesmo ja tive mais de 10 ideias diferentes para mangas, conheço gente que tem ideia, mas nao tem como aproveita-las no brasil, pois nao tem onde publicar, diferente do japao que existe varias, e varias revistas quee publicam mangas, aqui nao existe nenhuma, mudaria se a weekly shonen jump fosse vendida no brasil, e abrisse um espaço para os brasileiros postarem seus mangas, e sim poderia ser lançado, mas nao tem, entao mesmo se tiver talento no brasil nao vai ser aproveitado, pela falta de oportunidade.

    Curtir

  6. Renan

    1° Ação Magazine eu até compraria, mais não acho em lugar nenhum. 2° Nós estamos no Brasil, é quadrinho mesmo.

    Curtir

    • É quadrinho! Mangá é quadrinho, e vice e versa. Mas pode chamar do que quiser, só estamos usando uma convenção mais simples =)

      Curtir

      • Renan

        É frescura minha, eu gosto de falar no nosso idioma…

        Curtir

      • Bom, na prática, mangá (com acento e tudo) já é parte da linguagem popular do nosso idioma, portanto tão válida quanto quadrinhos, principalmente se a estética da obra em questão emula a estética japonesa.

        Curtir

      • Renan

        Digo em questão do país de origem. Foi fabricado no Brasil, logo cabe uma quadrinho ou um gibi(que ganhou esse nome por causa da revista gibi, o mesmo caso de foto cópia para xerox), assim como chamo gibis americanos de comics e gibis japoneses de mangá. É tudo a mesma coisa(salvo questões estéticas), mais eu gosto de dividir o nome pelo país de origem.

        OBS: Vc é o estranhow do mangatologia?

        Curtir

      • Cara, aqui em casa chamamos tudo de gibi, inclusive o meu! hahahaha
        É como eu disse, só é interessante falar mangá por aqui porque isso facilita as coisas.

        Curtir

  7. Suna

    Talento tem sim, mas o pessoal acaba desanimando com tantos obstáculos nesse nosso mercado tão modesto. Só os talentosos “teimosos” é que fazem por onde conseguir o que querem. ^^

    Então, a idéia tem lá sua originalidade, mas à primeira vista não me despertou aquela curiosidade por mais, sabe? Mesmo assim, desejo boa sorte com o projeto e que outros possam não só colaborar, como tomá-lo como exemplo e se arriscar também. Sucesso aí!

    Curtir

  8. dozen51

    Achei a história muito interessante mesmo,apesar da arte não me agradar muito. Vou ajudar sim,nem que seja só 11 reais kkkkk
    O quadrinho nacional merece 😉

    Curtir

  9. vou tentar fazer uma doação pra ajudar o manolinho, tirando que os presentes são ótimos.

    Curtir

  10. Hayashy

    Tem bastante influência com Dragonball, hein? Mas é bem interessante. Verei o que eu posso fazer pra adquirir pelo menos, o primeiro volume. =)

    Curtir

  11. playersx

    a historia é de fato interessante, mas a arte
    me deixou um pouco inseguro , pois é mto feio , tomara q tenha um otro desenhista

    Curtir

  12. O autor também sempre está entre os primeiros na votação na revista digital nanquim onde é também publicado

    vale a pena adquiri-lá

    Curtir

  13. Cristian

    Hmmm, achei interessante pela pequena sinopse e pelas imagens. Vou dar uma olhada com mais calma depois.

    Curtir

  14. eu já li alguns capitulos e vai ficando cada vez melhor a arte e a historia muito bom

    Curtir

  15. Pagar 10 reais para poder incentivar o aumento da produção de mangás nacionais, é claro que sim. É o preço que eu pago de uma mangá japonês que sai por aqui, e ainda tenho chances de ganhar brindes especiais? Não vejo porque não incentivar. SE VOCÊ SONHA OU JÁ TEVE O SONHO DE PUBLICAR UM MANGÁ AJUDE ESSE PARCEIRO SONHADOR, SE ELE CONSEGUIR, VOCÊ VAI PODER DIZER: “SE ELE CONSEGUIU PORQUE EU TAMBÉM NÃO POSSO?”

    Curtir

  16. Ótima iniciativa do chunan! de incentivar isso e atrair a atenção de um público que não fazia ideia de que esse mangá nacional existia (como eu), e que venham mais, vamos mostrar o poder da segunda maior nação otaku e dos seus mangakás!

    Curtir

  17. Putz, mercado Brasileiro de mangás ta crescendo ;u;
    Acho que já tá na hora de começar a trabalhar na minha historia (se bem que já tenho boa parte dela pronta, em texto), só falta um desenhista, já que meus desenhos são péssimos D;
    Mas infelizmente, talvez esse seja apenas um sonho perdido de um otaku, fazer um mangá :/
    Talvez um dia, quem sabe, o mercado de mangás nacionais sejam bem alto \o/

    Curtir

  18. Kooni

    É um dos meus mangás favoritos da revista digital nanquim. Ótimo trabalho feito por brasileiros *–*

    Curtir

  19. Kirin

    O foda em desenhista ou mesmo roteirista nacional é a falta de originalidade. A maioria se deixar levar excessivamente pelos gostos pessoais e acabam praticamente plagiando descaradamente.
    Nesse caso nao configura exatamente isso como descrevi acima contudo é evidente que o protagonista é uma mistureba de dragon ball com o finado Bucky da extinta band kids e um tiquinho de yuyu hakusho.
    Achei bacaninha mas temo que o rapaz nao consiga atingir seus objetivos no Brasil é muito dificil ainda mais quando falta originalidade uma estoria empolgante , esse lance de ferramentas nao sei nao.

    Curtir

    • De uma chance ao mangá, Kirin!

      Nunca vi Bucky, e o personagem “base” para o protagonista, se é que há um, não é nenhum desses, e sim o Gingi Amano, do mangá Get Backers.
      =)

      Curtir

    • Augustus

      Concordo plenamente: a falta de “originalidade” mata o mangá nacional logo quando nasce. Temos que fortalecer a nossa indústria sim, porém ainda falta achar autores que tenham uma visão mais apurada de mercado. Não adianta; a maioria dos leitores não irão comprar trabalhos amadores, e no Brasil, a população – principalmente os jovens – não estão nem aí para incentivar o crescimento do mercado nacional..

      Acho que ao invés de ir pelo caminho convencional, nossos aspirantes a mangaká tem que encontrar “nichos” diferentes. Que tal algo com uma temática mais madura? Se for juvenil, por que não mexer com um tema diferente? Creio que há muitos personagens do nosso folclore que, colocados num contexto e roupagem nova poderiam dar bons frutos.

      Não é um comentário criticando especificamente o trabalho do Max, e sim para os nossos autores em geral. De qualquer forma, vejam como uma “crítica construtiva”, e não como uma ofensa. Vou ajudar como posso. Desejo boa sorte.

      Curtir

  20. Taradon

    Gostaria de ajudar, e ate tentei, mas pelo jeito nao aceita pagamento pelo Paypal, ne?

    Confesso que eu costumo ser muito critico em relacao aos mangas nacionais, cuja maioria tem um traco muito generico, seguindo a cartilha do estilo manga fielmente e se esquecendo de adicionar um toque pessoal. Mas Tools Challenge parece ser bem promissor (logico, da da pra melhorar em varios aspectos, e creio que o proprio autor cobra isso de si mesmo), pela trama original.

    Boa sorte ao autor!

    Curtir

  21. J. César

    O Problema é q tem muita gente querendo ser Mangaká por aki, e realmente poucas afim de ler uma serie nacional. Sorte ao cara, pois trabalhar com o se ama é sempre bom, no caso dele Desenhar né.

    Curtir

  22. J. César

    Porra e parabens a vc Dih tambem, q usa seu Blog q certamente é um dos maiores e melhores do assunto, pra apoiar o Mangá nacional cara

    Curtir

  23. Arthur Duarte

    A leitura ser da direita para esquerda me tirou toda a vontade de ajudar.

    Curtir

    • Que pena cara, se você acha que isso é motivo tudo bem, ams era melhor olhar o conteúdo, porque o resto não importa.

      Tools começou nesse sentido por causa de um concurso, e como eu não tenho problemas com isso ficou assim mesmo. Foi mal o desagrado aí.

      Curtir

    • Man El

      SInceramente eu acho isso uma tremenda bobagem, os mangás do Japão obviamente são lidos da esquerda para a direita porque essa é a forma como eles estão acostumados, e já que o mercado principal é o próprio Japão, não tem pra que descaracterizar e colocar da direita para a esquerda. Já um mangá feito aqui para as pessoas daqui pode muito bem seguir a ordem de leitura a qual nós estamos mais acostumados, da direita para a esquerda. Isso é meramente uma questão de convenção;

      Curtir

      • Taradon

        Acho que voce se confundiu na resposta. Direita pra esquerda seria o estilo oriental, esquerda pra direita sim seria o que estamos acostumados. E eu particularmente acho que manga nao se trata apenas do estilo de desenho, mas sim engloba toda a vertente envolvida no processo de criacao, incluindo a diagramacao.

        Curtir

  24. Linda iniciativa do blog, um espaço para divulgar e principalmente debater e criticar (esse é o ponto mais importante) o quadrinho/mangá nacional é de fundamental importância para o crescimento do mesmo. E usar uma ferramenta conhecida como o Chuva de Nankin para isso é sensacional.

    Eu ja conhecia o Max Andrade (tanto que tenho o logo dele no meu blog) e sei da qualidade do cara, é um talento a ser observado de perto pelos fãs de quadrinhos.

    A deixarei aqui meu quadrinho pro pessoal conhecer, ja que a propaganda é alma do negócio hehe:

    http://m.dpzine.com/2012/02/ucs-unidade-de-controle-sobrenatural.html
    ou
    emersonvalera.blogspot.com

    Curtir

  25. Gustavo R.

    Haha muito bom, tenho certeza que existem muitas pessoas com um dom natural para mangás por aqui no Brasil.
    Achei demais uma história de “pedreiros” em desenhos uAHEUaheuaEhUAEHUE!
    Parabéns!

    Curtir

  26. Victor Sacramento

    Estou torcendo para que o manga de certo,quando der irei contribuir
    Espero que o mercado de mangas nacionais cresça e se torne um potencia,tenho 17(9 dias para 18) anos e meu sonho é ser mangaká e ver noticias como essa me alegra muito.

    Curtir

  27. a arte esta boa,a história nao me convenceu ‘-‘

    Curtir

  28. Dhaos

    Excelente. Só precisamos de alguma revista com dinheiro e visão.

    Curtir

  29. ErickWizzard

    A arte é fraca, mas a história interessante. Vou tentar ajudar ^^

    Curtir

  30. Gaby

    o que me realmente desanima em mangás brasileiros é que, muitas vezes os traços são realmente ruins e um pouco exagerado.

    Curtir

  31. A arte me lembrou Bremen UASHAUHSAUHSAUHS Parece interessante, não li mas parece ter qualidade, quando puder vou procurar saber mais!

    Curtir

  32. Jefferson Rodrigues

    seria ótimo ter gibis, mangás, comics, HQs, como queira chamar, lançados por brasileiros. Lembremos que a arte dos quadrinhos melhora conforme o artista continua a desenhar. Pegue qualquer mangá de longa duração por exemplo. Leia o primeiro capítulo de One Piece e leia agora o último. A diferença é monstruosa! Minha ressalva na arte do Max(que está de parabéns) são os cenários, eu também acho isso nos capítulos de Ledd. Os cenários são meio que simplórios. Se eu fosse fazer um quadrinho brasileiro, eu faria uma história que envolvesse o Brasil em si. Algo como em Code Geass, aquela coisa de independência, mas sem os mechas ou futurismo. O Max está de parabéns. Avante, não desista!

    Curtir

  33. Hawk-

    O desenho é meio fraco mas é um bom quadrinho considerando q é brasileiro .-. .

    Curtir

  34. Debby

    Eu já conhecia o mangá, é bom ver outros pessoas conhecerem também. O cara tem talento, e merece total apoio.

    Curtir

  35. Vou tentar ajudar, como posso, por ser um mangá brasileiro. E curti muito a história também e espero que algum dia venha ser animado. ^^

    Curtir

  36. Eu ajudaria pois tbm queria que me ajudassem se eu estivesse no lugar dele

    Curtir

  37. Confesso que estou tendo dificuldade com o formato =(
    Mas não é crítica… tenho o mesmo problema com o manhwa. É que leio tanto mangá que até me dou spoiler nas tirinhas de jornal por ler da direita para a esquerda… mór chato.

    Vou ajudar o/

    Curtir

  38. Hidekee

    De cara me lembrou Soul Eater, mas depois me lembrou mais os típicos mangás mais oldschool. Gostei do traço e vou dar uma lida nos capítulos liberados. Em todo o caso vou tentar propagar a campanha, mesmo que possa ou não colaborar com ajuda financeira. Desejo boa sorte e que o projeto avançe a passos largos! o/

    Curtir

  39. No Brasil, temos a manga pride (www.mangapride.com.br), com ótimas histórias e excelente material. Entrem no site e confiram 🙂

    Curtir

  40. KarranL

    Eu já li os capítulos lançados até agora e gostei muito, é uma ótima estória e seria bom se tivesse uma versão impressa. 😀

    Curtir

  41. Pingback: Ajude o mangá Tools Challenge a ser impresso - TechQuila

  42. chuva de nankin acho que tem que fazer um post da revista mangapride, principalmente agora que tools começou a ser publicada nela.

    Curtir

  43. Pingback: Promoção – Concorra a duas edições do mangá Tools Challenge! | ChuNan! - Chuva de Nanquim

Deixe um comentário