Table of Contents – Edição 02 / 2013

Header - One PieceAgora vai!

Olá, leitores do ChuNan! Eu sou o LucasShonen, dono do blog ShonenMania. Agora eu estarei ocupando o cargo antes pertencido ao amigo Valdessom e escreverei as ToCs comentadas da Shonen Jump para vocês!

Como houve um bom tempo desde o último post dessa coluna, muitas pessoas novas se tornaram leitores do blog e não sabem ainda o que é “a ToC”. Bom, ToC ou Table of Contents é o índice da revista Shonen Jump, organizado e colocado devidamente de acordo com a popularidade do mangá, sendo contabilizado pelos votos do público leitor da revista. O Top 5 são os 5 mangás mais votados e o “bottom” é a parte perigosa da revista, onde os mangás menos votados ficam e correm o risco de serem cancelados para darem lugar as novas estréias. Capítulos com capa ou página colorida não são rankeados na edição.

Para saber qual capítulo foi rankeado, é só pegar o capítulo atual e subtrair por -7. Abaixo você poderá ver na tabela as séries, suas posições e os capítulos que foram rankeados.

toc22013Pra começar, One Piece se destaca na capa pela divulgação do seu novo filme, One Piece Z, e que por isso também ficará com as capas das próximas 2 edições da revista. Isso já não é surpresa, pois na época do filme Strong World ocorreu uma divulgação em massa nesse mesmo estilo.

CapaA briga pela primeira posição ficou acirrada agora que One Piece não está sendo rankeado, mas quem saiu ganhando foi Naruto e logo abaixo dele Assassination Classroom, que nunca deu uma caída para ficar abaixo da top 5. Toriko é quem ficou em terceiro lugar e o que mais busca a primeira posição, junto com Nisekoi que recupera forças depois de passar algumas semanas na metade da revista.

O sucesso Kuroko no Basket é quem recebe a segunda página colorida da revista, mostrando que mesmo depois do anime ter encerrado, toda a popularidade que conquistou ainda está firme e segura na revista. E surpresa! O mangá Bleach supera todas as expectativas e pela segunda vez seguida fecha na quinta posição. Depois de muito, muito tempo visitando o fundo e ficando nas partes baixas, teria o mangá encontrado sua base de fãs novamente para votar nele?

O novato e ainda não rankeado Kiruko-san se sobressai entre os outros 2 novatos que vieram junto nessa leva de estréias.  Além de movimentar uma grande popularidade entre os fóruns e sites de fanarts, é o que mais vem sido bem colocado pelos editores na revista, porém não temos nada para confirmar se ficará ou não na revista. Logo abaixo vem PSI Kusuo Saiki em suas raras posições fora do Top5, sendo rebaixado após tantos mangás terem sido mais bem votados do que eles, o que é mesmo raro. E o tão bem comentado (aqui no Brasil) Hungry Joker ainda está sendo colocado aleatoriamente, só sendo rankeado daqui há umas 3 semanas.

CP - KurokoO oneshot de Hunter x Hunter: Kurapika Recollections encerra nessa segunda parte, fechando com 34 páginas. Esses capítulos especiais foram lançados para divulgar o filme que está prestes a ser lançado no dia 12 de Janeiro, Phantom Rouge. Quem for assistir o filme no Japão, receberá junto também uma cópia do Volume 0, no qual estará incluso os dois capítulos especiais que foram lançados na revista.

Shokugeki no Soma, a última estréia atual, vem com páginas extras no seu terceiro capítulo, o que é difícil acontecer, pois usualmente a partir do terceiro capítulo os mangás ficam no padrão de 19 páginas. Uma parceria entre autor e desenhista consegue trazer vários benefícios. Hq!! (ou Haikyu) pega uma posição bem baixa essa semana, pois agora o mangá vai sentir os efeitos do estabelecimento na revista, porque nem tudo consegue ficar sempre nas boas posições, mas não se preocupem, o mangá não será cancelado. Gintama e Beelzebub novamente se encontram quase no fundo da revista, porém não correndo muito risco.

CP - MedakaMedaka Box é quem fecha as páginas coloridas dessa edição, mas o mangá foi colocado em uma posição bem baixa, mesmo não sido rankeado. Muita gente acha que o mangá ficar sempre em posições perigosas vai correr o risco de ser cancelado, mas é como se o mangá fosse realmente protegido pela revista e, por enquanto, está tudo seguro para a série.

Agora o bottom da revista abre com… Sket Dance, que durante muito tempo não ficava nessa parte da revista. O mangá não corre risco, assim também como Kurogane, que depois de ficar em último semana passada, deixou os novatos e prestes a serem cancelados Cross Manage e Retsu!! Date-senpai estarem abaixo dele. E nem preciso dizer que Kochikame corre perigo, porque já sabem que ele é sim, o protegido da revista.

E na próxima edição, a Issue #3 de 2013, temos:

– Capa e página colorida de abertura novamente para One Piece, em relação ao filme;

– Página colorida para Assassination Classroom e Beelzebub.

Isso é tudo, pessoal. Espero que tenham gostado e até a semana que vem com mais uma Table of Contents comentada!

por Lucas do blog ShonenMania

47 Comentários

Arquivado em Mangás, Table of Contents

47 Respostas para “Table of Contents – Edição 02 / 2013

  1. Diego

    Posição Baixa de Haikyuu? Daonde? O mangá tem estado na 7° posição já a um bom tempo, não baixou nem subiu. Só aparentemente está mais abaixo, pois houve muito mangá não rankeado ou com página colorida acima dele, mas tirando isso não houve mudança nenhuma. Continua em uma boa posição, ganhando de quem tem que ganhar, e principalmente está Bom! E ficando cada vez melhor. Só quero saber como os japas escolhem Nisekoi ao invés dele, mas fazer o quê…

    Curtir

  2. Seria uma pena que Medaka saísse atualmente é um dos melhores da Jump na minha opnião.Quando um mangá é complexo demais pros padrões da revista ou quando o autor decide colocar um pouco de sua vontade como artista acima das fórmulas da editora acaba perdendo popularidade.foi o que aconteceu com Bleach onde poucos conseguiram captar toda a subjetividade que Kubo jogou nele então pra um perfil de leitor comum ele caiu de qualidade(quando na verdade acontece o contrário).Bleach nessa saga voltou a usar as fórmulas mais comuns do shonem mangá por isso ganhou de volta popularidade e subiu
    Outros mangá visivelmente caem de qualidade(como REBORN que tava na cara que foi prolongado além do esperado)

    Sobre Naruto,o único capítulo que realmente vale a pena desse final de saga mereceu o primeiro e Bleach mereceu o quinto lugar

    Curtir

    • wallace

      Cara, medaka box tem um defeito, parece um livro, e mais de 10 minutos para ler o manga, no meio de uma luta eles começam a dialogar, e so coisas gigantes.

      o povo reclama que bleach se ler rapido, mas eu peguei o volume da luta de ichigo vs ulquiorra e li o volume inteiro em 15 minutos, e o povo diz que le um capitulo rapido, sempre foi assim, povo ta criticando bleach por causa do arco passado, essa saga ta foda.

      Curtir

      • Renan

        Wallace quanto a Medaka Box, isso não tem como mudar, é marca registrada do autor. Leia(novel)/assista(anime) Katanagatari, Bakemonogatari e Nisemonogatari que vc verá.
        Respondendo ao Franco: Eu também acho que Bleach tenha alguma subjetividade, mas a maneira que o Kubo conduz a história chega a ser medíocre(desculpa se ofendi alguém). Ele tem ótimas idéias, mas não consegue coloca-las de maneira convincente na minha opinião. Apesar de tudo eu gosto de Bleach, é divertido e tem ótimas lutas!

        Curtir

      • wallace

        Renan, tu acha que eu nunca vi e li bakemonogatari ?????

        uma coisa e novel, outra e manga, manga nao precisa ser novel, o autor tem que saber separar isso. manga precisa de imagens e nao um quadrado com 80% dele todo sendo ocupado por fala.

        Curtir

      • Renan

        Ai que ta, aparentemente ele não sabe separar. Até que gosto dos diálogos exagerados mas chega uma hora que cansa.

        Curtir

      • Franco_Kurosaki

        bom sobre Medaka é muito melhor ter um mangá complexo repleto de metalinguagem,diálogos complexos e filosofia do que não ter conteúdo.
        Sobre a narrativa de Bleach,não vi nenhum defeito nela,até mesmo as lutas são planejadas milimetricamente e cada oponente não é escolhido por acaso
        Uma das coisas mais vibrantes de Bleach é você ver uma luta como a de Izayel Aporro e depois descobrir que aquilo ali era uma complexa questão filosófica entre religião contra a ciência

        Curtir

      • Me desculpa, mas acho que se todos mangás fossem iguais, o mercado não existiria.

        O lado bom de Bleach é tu poder ler cada capítulo em 3 minutos, pois Bleach seria um porre se tu passasse 10 minutos lendo aquilo. Sério, não é estilo do Kubo. Ele gosta de fazer closes no rosto de colocar impacto em “palavras”.

        Medaka Box por outro lado, possui o charme de ter muito texto, é interessante ver o quanto aquilo tem fundamento teórico, a teoria tenta explicar aquilo que seria impossível de se explicar, devido ao absurdo apresentado na série, o que acho muito bom. Comics Americanos são muito parecidos com Medaka, muito texto em poucas páginas, é uma narrativa diferente, e acho muito válida. Bakuman foi assim, e nem por isso fracassou, muito pelo contrário, foi um dos mangás mais vendidos de 2012.

        Curtir

      • Renan

        Eu já considerei Medaka Box um dos maiores nomes atualmente(apesar do fanservice exageraaaaaaado). Achei que tinha ficado maluco, pois isso não reflete na opinião dos leitores da Jump.

        Curtir

      • Diego

        Já foi comentado no próprio Bakuman que o número de falas não interfere na votação, a não ser que elas não sejam bem colocadas.
        Em Bakuman era, e ele era popular. Isso já demonstra tudo.

        Além disso, Medaka é divertido até, mas salvo alguns momentos muito bons, a maioria das vezes é mediano para chato.

        Curtir

      • Medaka ainda é um dos melhores da Jump junto com HunterxHunter e Bleach.Excesso de diálogos podem afastar alguns leitores mas a maoria adora

        Curtir

  3. Não sei como Naruto e Bleach conseguiram posições altas, monótonos do jeito que estavam sete semanas atrás. Bem, não leio os outros títulos e conheço de leve o padrão da Jump, então não duvido que outros títulos atuais sejam menos atraentes. Assassination Classroom é outro que não ponho fé alguma. Tá certo que só li os dois primeiros capítulos, mas é um mangá no qual não pude ver nada de especial.

    Curtir

  4. Sempre confundia quais capítulos eram rankeados, com a tabela contida no post fica sem dúvidas excelente para analisar! Esse capítulo rankeado de Bleach realmente mereceu uma ótima posição, vejamos os outros. E sabendo que Medaka está protegido por enquanto é com certeza um grande alívio, tornou-se um dos meus mangás favoritos nos últimos tempos ^^

    Curtir

  5. Naruto em primeiro *-* acho que quando o capitulo 612 for rankeado ele tera uma pequena caida
    Bleach subindo será que fica assim daqui por diante ..eu quero ver a antiga trindade da JUMP
    OP,NARUTO E BLEACH…XD

    Curtir

  6. uma pergunta kochikame nao é uma manga que nao esta sendo mais rankeado????

    Curtir

    • henkei

      verdade,kochikame não é rankeado,a informação sinto informar mas tá errada,kochikame um mangá medalhão da jump,e é o terceiro mangá mais vendido da jump,atras de one piece e dragon ball.

      Curtir

  7. Eduardo,W

    ToC é um dos posts que mais gosto, continue postando sempre!

    Curtir

  8. wallace

    Eu acho que a jump deveria fazer com one piece o mesmo que com kochikame, nao ser mais rankeado, pois sabe que o manga sempre ficara acima, e ira tirar votos dos mangas novos, mas tambem tem o fato de que caso o manga perca qualidade e começe a despencar, ai na toc vai aparecer isso, mas isso e algo dificil de se acontece com one piece.

    eu ainda quero ver uma disputa entre, one piece, hunter x hunter, naruto, bleach e toriko nos seus climax na TOC, pois quando começei a acompanhar, hunter x hunter estava em hiato

    Curtir

  9. Marcos A. Raimundo F.

    Bleach is coming back!! *-*

    Curtir

  10. wallace

    li uma noticia esses dias.

    A página também menciona que o mangá de Dragon Ball já vendeu mais de 230 milhões de cópias em todo mundo.

    Dragon ball vende bem no mundo todo, pena que so no japao one piece ja vendeu 270 milhoes

    Curtir

  11. Vogelfrei

    As ToCs sao interessantes, soube mesmo como eram realizadas ao ler Bakuman (sim), alem do modo como funcionam as publicacoes da Jump. Fico contente por terem retornado a comenta-las. One Piece ficaria em primeiro de qualquer forma, ainda com toda essa publicidade e o filme. torco, como muitos, para que Bleach retome a popularidade e HxH a regularidade (nao sei o que e mais dificil). Parece-me que os novos titulos nao agradaram, com excecao. Como estao iniciando, podem ainda se desenvolver ou seguir de outra forma, porem nao os acompanho, tambem nao sei se a Jump cancela mangas tao novos, mesmo estando mal posicionados.

    Curtir

    • wallace

      Sim, eles cancelam, se um manga e serializado, se ele vai mau ate a proxima serializaçao, ele e cancelado.

      eu acho que a toc tinha que ser separado, pois os mangas de sucesso tiram votos dos mangas novos, mas se tiver algum novo que tire voto dos de sucesso, ai ja da pra ver que vai surgir um manga bom ( tirando AC )

      Curtir

      • Diego

        Não poderia ser separado porque se um mangá com tempo de estrada perde para os mais novos, significa que ele está perdendo popularidade.

        Realmente é difícil um novato tirar um lugar de um popular, mas é exatamente isso que eles querem. Por esse mesmo motivo que você citou acima.

        E incluindo AC

        Curtir

  12. Ash

    Mas se subtrair por -7 não fica -(-7) = +7 ? e.e

    Curtir

  13. Pedro-San

    Dih ou alguém que saiba! Poderiam me informar quais os mangás com mais volumes/capitulos? Tipo Kochikame 1765 Hajime 1000 sempre quis saber isso, obrigado!

    Curtir

  14. Bem,na verdade não é de agora que Bleach vem conquistando posições “relativamente boas” nas TOC’s,a umas 5 atrás ele vinhas ficando em 7 e a duas em 5.Mesmo não tendo One Piece pra joga-lo pro fundo ele ficou na frente de PSI e todos sabemos que PSI vinha ocupando a ponta da tabela,sempre em 3,4 ou 5

    Curtir

  15. Mugi-chin

    Agora agradecendo…
    ATÉ QUE ENFIM! MUITO OBRIGADO POR VOLTAREM A FAZER A MINHA COLUNA FAVORITA!
    Realmente estou muito feliz com isso, trocaram o redator, mas a qualidade continua, muito obrigado e parabéns pelo post lucas! Continue assim!!

    Curtir

  16. Tá na hora de Beelzebub passar um sufoco entre os últimos pro autor tentar mudar alguma coisa, o mangá perdeu o foco total, antes tinha um pouco de ação e até aventura, agora é só comédia e até romance, decepção do ano l:

    Curtir

    • SilverSoul

      Beel o foco é comedia não ação

      Curtir

    • Renan

      É comédia ‘-‘. Mesmo assim pra comédia já tem Sket Dance, Gintama e o novo Assassination Classroom(e outras toneladas). Para mim poderia ficar só com esses três. O resto não faz falta nenhuma pra mim.

      Curtir

      • Diego

        Beel sempre foi Comédia + Ação, mesclando os dois quando puder.

        Até gosto desses capítulos “Normal Days”e Beel, mas a verdade é que desse jeito ele nunca vai deixar de ser um mangá de segundo escalão ficando dessa maneira. Ele tinha um potencial enorme no início, e ainda tem até, mas nada disso está sendo aproveitado pelo autor.

        Embora ele não vá conseguir chegar ao primeiro escalão mesmo que mude agora, pelo menos a qualidade aumentaria. Não é tirar a comédia, é ter foco.

        Curtir

  17. Rayovac

    Nada diferente de quando parou só as estréias que por sinal estão muito melhor do que eu poderia imaginar… que isso…

    Rayovac!

    Curtir

  18. oba, finalmente voltou a table of contents

    Curtir

  19. joao

    espero que medaka box dure muito mais tempo !
    é um manga incrivel !

    Curtir

  20. Yeaah, finalmente *-* Wow, Bleach em 5º, finalmente subiu. Espero que mantenha essa posição.

    Curtir

  21. WoW ToC Ressurgindo das cinzas graças ao Lucas. Parabéns ótimo post.

    Curtir

  22. WPG

    sei q nao tem nada a ver mas se possivel alguem me passa o link da imagem do topo do post do filme z de One Piece pfv

    Curtir

    • Tá na mão:
      img195.imageshack.us/img195/3291/wholen.jpg
      Uma das páginas mais phodas de One Piece! Tem praticamente todos os marinheiros da série com a aparência de quando eram jovens!
      Sério, procure um marinheiro que aparece na série, ele tá ali!

      PS: O cara do Lado direito do Z é o Garp jovem! 🙂

      Curtir

  23. KATAYOSE

    Acredito que a Jump ja procura substitutos para Naruto e bleach mas não conseguiram nada ainda!
    vai abrir uma lacuna na revista para Toriko sempre ficar la em cima.
    e assassination classroom
    tá cada dia mais impressionantes na toc

    Curtir

  24. Pseudonimo Slayer

    porra… manga n 1765? q isso, velhinho, q isso

    Curtir

  25. Leandro-Sama

    O TOC VOLTOU!

    Curtir

  26. Lucas, excelente o padrãod e postagem para o ToC, valeu aê pelo trabalho! 🙂

    Mas queria fazer uma “correção”, o capítulo rankeado não é -7 na série, e sim -7 ToCs. Tu pega a edição da Jump (52 por exêmplo), e volta até 7 edições atrás.

    Se fosse -7 por série teriamos inconsistência com séries que ficaram “ausentes” e que teriam -6 na contagem. Nesses casos se fosse aplicado -7 para todos, teríamos séries de duas edições diferentes da Jump rankeadas juntas (o que não faria o menor sentido).

    Curtir

  27. Adoro acompanhar a TOC espero q agora volte de vez

    Curtir

Deixe um comentário