Eu Recomendo Especial Parte 1 – Os melhores de 2012: Inverno e Primavera

melhores animes do anoAtenção: Isso não é um top! Estamos reunindo apenas os animes que gostamos desse ano!

Chegamos ao final do ano e com eles as boas e velhas retrospectivas. Vamos continuar com um estilo de postagem que começamos no ano passado apresentando os melhores animes de 2011 (Parte 1 e Parte 2) ! Sim, faremos um listão dos melhores animes que saíram no suposto ano do fim do mundo e assim o pessoal que não vai poder ir à praia nessas férias podem passar o seu tempo livre. E lembrando que isso não é um top, não está em ordem de preferência, e não estamos julgando aqui se um anime é melhor que o outro. Em seu gosto pessoal podem haver animes diferentes dos que estão aqui e isso não desmerece ninguém.

O ano de 2012 pode ser considerado um ano morno. Tivemos duas temporadas muito fracas e acabei diminuindo a quantidade de animes e mangás que eu consegui assistir e acompanhar. Então sim, alguns animes estarão ausentes nas listas mas ganharão menções honrosas. E é claro que é para isso que existem os comentários. Completem a postagem comentando quais animes faltaram e porque as pessoas deveriam assisti-los! Como sempre vocês leitores tem esse papel fundamental em um “Eu Recomendo”. Contamos com vocês!

Inverno

Depois de um ano de 2011 ótimo, começamos a pensar o que iria vir no próximo ano e se talvez na possibilidade aparecer um novo clássico – afinal no ano passado tivemos o indiscutível Madoka Magica. Ao menos a maior parte de nós tomamos um tapa na cara com uma temporada bem morna. No entanto se garimparmos algumas coisas poderemos encontrar coisas boas para serem aproveitadas.

nisemonogatariNisemonogatari

Gênero: Comédia, Mistério, Ecchi e Sobrenatural.

Numero de Episódios: 11.

Estúdio: Shaft

Review: Chuva de Nanquim – Elfen Lied Brasil

Nisemonogatari veio com a responsabilidade de conseguir continuar com a ótima qualidade da sua primeira temporada (Bakemonogatari) e era um dos animes com mais expectativa dessa temporada. Confesso que fiquei bastante incomodado com a quantidade de cenas Ecchi que eles conseguiam colocar por episódio, onde chegou ao máximo no episódio da escova de dentes. Ainda assim foi um anime divertido, com as loucuras já conhecidas da Shaft, conversas afiadas e cheias de referência e até mesmo interagindo com o seu público. Não é um anime que vai agradar a todos, só que vocês deveriam tentar pelo menos assistir a primeira temporada.

anonatsuAno Natsu de Matteru

Gênero: Comédia, Romance, Sci-fi e Slice of Life.

Numero de Episódios: 12

Estúdio: J.C.STAFF

Review: Argama – Gyabbo!

Confesso que pensei bastante se esse anime entraria na lista ou não, Ano Natsu é um anime de romance bem água-com-açúcar, muitas vezes chegava a ser bobinho, mas por alguma espécie de magia me fez acompanhar do primeiro episódio até o último. Você sabe quem vai ficar com quem desde o primeiro episódio, mas mesmo assim seguimos acompanhando o dia a dia daqueles jovens durante o verão. Eu recomendo esse anime para quem adora o gênero de romance, apesar de ter saído coisa melhor esse ano.

thermaThermæ Romæ

Gênero: Comédia.

Numero de Episódios: 6.

Estúdio: DLE.

Review: Argama – Video Quest

Você leitor já não vai levar a sério esse anime se você ler a sinopse, Thermæ Romæ tem uma temática extremamente nonsense (Um romano que viaja no tempo através de uma casa de banho até o Japão Moderno) e uma animação que claramente foi afetada pela falta de dinheiro. Tinha tudo para dar errado? Ter até tinha, mas esse tapa buraco acabou sendo um anime extremamente divertido de assistir. Você que não assistiu deveria dar uma conferida, são apenas 6 episódios de 12 minutos cada um.

Menções honrosas

Another –  Muitos vão achar estranho eu não comentar sobre Another aqui. Sim, ele foi um dos animes mais populares dessa temporada, mas eu realmente não consegui gostar e não daria para recomendá-lo aqui. Toda a minha opinião sobre ele está no meu review, se quiserem ler.

Danshi Koukosei no Nichijou – Se houve um anime “desprezado” nessa temporada, com certeza foram os NichiBros. Com uma comédia cheia de referências, Nichijou conseguiu ser muito divertido para aqueles que acompanharam a série do começo ao fim.

Natsume Yuujinchou Shi – A quarta temporada de Natsume Yuujinchou dispensa muitos comentários. Apesar de ser considerada a mais fraca de todas, é Natsume e merece os comentários.

Aquarion Evol – Aguardada continuação de Sousei no Aquarion, não conseguiu repercutir tanto assim em nosso país, mas se vermos os comentários lá fora é possível notar que muita gente aprovou as loucuras da série do estúdio 8-bit.

Primavera

Depois de uma temporada bem morna, a primavera chega com tudo com animes de estilos variados e com muita qualidade. É nessa temporada que conhecemos uma história que era pouco conhecida e que hoje em dia é uma das mais populares. E acabou ficando de fora Saint Seiya Omega, apesar da critica do Dih dizendo que o primeiro episódio havia até sido bom, com o passar do tempo só foi piorando.

fatezeroFate/zero 2nd Season

Gênero: Ação e Fantasia.

Numero de Episódios: 12.

Estúdio: Ufotable.

Review: Chuva de Nanquim – Argama

A primeira temporada de Fate/zero em 2011 já mostrou que o anime seria memorável. E a segunda temporada só apareceu para comprovar tal fato. Diferente de Fate/Stay Night, zero conseguiu uma recepção ótima de crítica em todos os sentidos, desde direção, animação, desenrolar da história e todos os aspectos técnicos impecáveis da produção. Para muitos, candidato de melhor anime do ano, ou ao menos parte integrante dos 5 primeiros. Vale a conferida sem pensar duas vezes – merece a popularidade alcançada e com certeza será lembrado durante um bom tempo.

korewaKore wa Zombie Desu ka? OF THE DEAD

Gênero: Ação, Comédia,Ecchi, Garotas Mágicas(?).

Número de Episódios: 10.

Estúdio: Studio Deen

Review: Chuva de Nanquim (1ª Temporada)

A continuação do anime mais bizarro do ano passado continuou trazendo mais personagens estranhos e mostrando que a vida do pobre Ayumu podia piorar sim. Vi muita gente criticando, dizendo que não estava nada engraçada essa temporada, mas todo episódio eu ria bastante. Para quem gosta de comédias com ideias bizarras, ainda continuo com a minha recomendação do ano passado. Assista! Afinal de contas você nunca irá ver um anime sobre uma Garota Mágica, que na verdade é um Rapaz Zumbi.

nazonokanojoNazo to Kanojo X 

Gênero: Mistério, Comédia, Romance.

Número de Episódios: 13.

Estúdio: Hoods Entertainment

Review: Chuva de Nanquim – Elfen Lied Brasil

“Ahhhh Luk você falou mal de Nazo no Kanojo também e ele está na lista? Por que Another não está então?” Diferente de Another, Nazo no Kanojo X não foi um anime que eu assisti todo, por puro preconceito (e até mesmo um certo nojo) não consegui passar dos dois episódios, mas eu recomendo por causa de reviews favoráveis de pessoas que eu respeito. O anime é uma comédia romântica diferente do que você pode encontrar em qualquer lugar, você pode até gostar se não for um preconceituoso idiota como eu.

kyoudaiUchuu Kyoudai

Gênero: Sci-Fi, Slice of Life.

Número de Episódios: Desconhecido

Estúdio: A-1 Pictures

Review: –

Um dos meu animes preferidos do ano. Não esperava praticamente nada e me tomou até com uma certa surpresa sobre a qualidade dessa história entre dois irmãos. Com um protagonista extramente carismático, conseguimos acompanhar já por mais de 30 episódios as tentativas de um cara com afro para ao espaço. Pena que a minha experiência com o anime foi de certa maneira totalmente destruída pelo trailer do filme live action, que tem uma cena que pode ser ou não um spoiler terrível. Eu estou pra fazer um post sobre isso, estou apenas esperando pra ver se era verdade ou não. Fica aí a recomendação para um Slice of Life excelente, talvez um dos melhores animes do ano.

kurokoKuroko no Basket

Gênero: Esporte

Número de Episódios: 25.

Estúdio: Production I.G

Review:

Kuroko no Basket retomou o fôlego dos animes de esportes. Isso não dá pra negar. Mesmo com todas as suas fantasias e lances mirabolantes, Kuroko conseguiu atrair um público que se empolgava com cada episódio da série, que literalmente era de tirar o fôlego! Era empolgante, dinâmica e sempre conseguia transmitir a emoção das partidas disputadas. A série não tenta em nenhum momento ser “um novo Slam Dunk”. Muito pelo contrário: Kuroko parece saber que é Kuroko e isso basta. A venda crescente anormal dos volumes dos mangás comprovam isso. Claro, com uma forcinha do fandom feminino.

apollonSakamichi no Apollon

Gênero: Drama, Romance, Slice of Life

Número de Episódios: 11.

Estúdio: Tezuka Productions

Review: Chuva de Nanquim Argama – Elfen Lied Brasil

Bom, sou meio suspeito para falar desse anime, já que ele foi o que mais me marcou nos últimos anos. Ele não é perfeito, tem alguns problemas sérios (ainda mais no final), mas mesmo assim ele consegue ser cativante, com personagens profundos e até mesmo reais. Como eu mesmo disse na minha review: “No final do anime eu fiquei deprimido, não porque o final foi triste e sim porque eu queria acompanhar mais um pouco da vida daqueles personagens e ver sua amizade crescendo ainda mais”. Ainda não viu? Então vai logo assistir! Candidato a melhor do ano sem a menor dúvida!

tsuritamaTsuritama

Gênero: Comédia, Pescaria!

Número de Episódios: 12.

Estúdio: A-1 Pictures

Review: Elfen Lied Brasil Gyabbo

Tsuritama é a maior surpresa dessa temporada e talvez do ano, afinal de contas quem iria pensar que um anime sobre pescaria poderia ser tão cativante e até mesmo lindo? Um anime que só deveria ser visto em HD: você chega a ficar chocado com a cor que vibra a cada episódio e deixa escapar um sorriso bobo no fim dos 20 minutos. A animação é tão competente que um personagem que eu achei que iria odiar acabou me conquistando com o decorrer da série com sua personalidade.  E claro, temos o melhor mascote do ano, Tapioca!

Menções honrosas

Accel World –  O anime do mesmo criador de Sword Art Online dividiu opiniões, mas em alguns momentos se mostrou com muito mais “ação” do que seu irmão do A1-Pictures. Há quem diga que ele é melhor, inclusive. Fica a dica para os órfãos de SAO.

Eureka Seven AO – Outra aguardada continuação do clássico Eureka Seven, do Bones. Acabou não conseguindo a mesma atenção que seu antecessor, mas é uma indicação para aqueles que são fãs da franquia

Hyouka – Para muitos um dos melhores do ano. Para outros, nem tanto. Mas o anime merece a menção pelo simples fato de apresentar uma das estéticas visuais mais lindas do ano.

Jormungand – Se você gosta de ação, balas, tiroteios pra todo lado e personagens malucos, com certeza Jormungand é pra você. Podemos afirmar que Jormungand é o Black Lagoon da geração atual.

Zetman – Ok. Sabemos o quanto essas adaptações de mangás acabam perdendo em conteúdo. Mas há de se lembrar que graças a elas o mangá acaba tomando popularidade. Zetman entra nesse time. Nada mais.

85 Comentários

Arquivado em Animes, Eu Recomendo

85 Respostas para “Eu Recomendo Especial Parte 1 – Os melhores de 2012: Inverno e Primavera

  1. ainda estou assistindo Fate/Stay Night,na metade.Quero só ver se Fate/zero é tão bom quanto dizem pois embora tenha achado Fate interessante e bom sem ser espetacular ou indispensável,fico na dúvida se o Zero é tudo isso que falam

    Aliás Hyouka saiu esse ano não foi?em que temporada foi?

    Curtir

    • Dih

      Em abril. Havia esquecido de colocar o comentário dele nas menções honrosas.

      Curtir

    • Koyuki

      Pois é. Eu assiste o Fate/Stay Night. Gostei, mas não foi um anime que me marcou, mas é divertido. Assisti então o primeiro episódio do Fate/Zero, parece outro animê. Você assiste o primeiro episódio com aquela sensação de estar assistindo a um filme de tão diferente. Eu gostei? Ainda não sei dizer, só assisti o primeiro episódio, foi tanta informação que fiquei boiando, dai fiquei assistir de novo prestando mais atenção mas até hoje não o fiz. Em todo caso, eu recomendo!

      Curtir

      • KarraskO

        Concordo com vc, quando eu fui assistir Fate/Zero pela primeira vez parecia um filme, pensei que o episodio nunca ia acabar.
        E verdade que tudo parece otimo e a animaçao e linda mas eu nao tive saco pra ver tudo, os episodios sao muito enrolados e me deixavam com uma puta preguiça.

        Curtir

    • Pedro-San

      @Franco_Kurosaki
      Opa se você está gostando de Stay/Night imagina de Zero!
      Em Fate Zero você realmente “aprende” coisas importantes sobre esse mundo. Qualidade técnica absurda! E lutas muuito melhores e emocionantes! E sem contar que são adultos que estão envolvidos
      e não crianças como em Stay/Night “Eu recomendo” Zero ele é umas 12 vezes melhor em todos os sentidos=]

      Curtir

    • Mike

      Se Fate/Stay Night te agradar, assista o filme Unlimited Blade Works.

      Curtir

  2. OMG! Luk recomendando Kuroko???
    Caaaara, eu já estava pronta pra deixar um comentário falando dele, mas bem… calou minha boca =X

    Curtir

  3. nyaah

    Gostei muito dos animes que você citou. Eu não mudaria muito, talvez tiraria alguns e colocaria outros.
    Só estou aqui porque fiquei muito feliz por você ter citado um anime: Uchuu Kyoudai.
    Às vezes fico pensando se o fato de ele não ser muito conhecido é bom ou ruim. Também fico me perguntando isso à respeito de Danshi Koukousei no Nichijou – que na minha opinião é um dos melhores, se não o melhor, animes de comédia que eu já assisti e um dos melhores do ano.
    Gente, Uchuu Kyoudai me encantou de uma forma que nem eu sei explicar. É um ótimo anime! Muitos não gostam de slice of life, mas esse é um dos que eu recomendaria com certeza!
    É um história tão cativante e com personagens tão carismáticos que não como você não se encantar!
    Sempre quando eu começo a assistir um anime de alguma temporada nova fico rezando para que ele tenha mais de 25 episódios, mas eu nunca tenho essa sorte. Com Uchuu Kyoudai felizmente foi diferente, acho que terá pouco mais de 50 episódios (me corrijam se eu estiver errada), porém, eu esperta que sou, resolvi dar uma pausa no anime e deixei muitos epis acumularam – esse foi um dos meus principais arrependimentos do ano.
    Espero poder retomar o anime, pois ficaria muito triste por não saber o que acontecerá com os “irmãos espaciais”.
    E sobre esse Live Action de UK eu não sabia, vou ver se dou uma olhada.
    Belo post, Luk =)

    Curtir

  4. Devido principalmente à falta de tempo, entre esses ainda estou vendo Nisemonogatari (com prioridade agora para acompanhar Nekomonogatari [Kuro]), Fate/Zero, Tsuritama (bom mas meio chato), Danshiko, Sakamichi, e Zombie Desu Ka ainda to na primeira temporada, terminando provavelmente assistirei essa nova. Já Uchuu Kyoudai praticamente larguei lá pelo 10 mas devo retomar um dia, não é ruim, mas também tomei o “spoiler” do trailer do filme e tal.

    Com essa lista, me animei para começar Kuroko no Basket e Ano Natsu que eu estava enrolando mas queria ver! Já esse Thermæ Romæ acho que vou dar uma chance por curiosidade depois de ver aqui! lol

    Como um bom fanboy da KyoAni, achei injusto Hyouka ficar só com menção honrosa, apesar de concordar que a história teve seus engasgos, principalmente o final que nao existe, o que espero ser resolvido em um futuro OVA ou segunda temporada, já que agora a KyoAni está emendando um anime no outro sem intervalos entre temporadas.

    Para a Parte 2 desse especial, é obrigatório que Chuunibyou Demo Koi ga Shitai tenha destaque, apesar de curto é excelente, afinal é KyoAni! Haha! Que venha Tamako Market em Janeiro e a grande surpresa em Abril!

    E por fim acho que Bakuman 3 vai estar nos destaques no próximo, acabei de terminar a primeira temporada, e por mais que seja JC Staff, com certeza está sendo memorável. Que venha o próximo trabalho da dupla Obata e Ohba na Jump (e de preferência adaptado por um outro estúdio lol)!

    No mais excelente matéria! Tinha coisa que eu nem lembrava que tinha parado de assistir! Haha

    Curtir

    • talvez seja por causa de alguma política da KyoAni em não alterar a história da novel já que Haruhi também não tem final.Espero ver as duas séries com alguma continuação no futuro

      Curtir

      • Pode ser, apesar de que Chuu2Koi foi bastante alterada da novel pro anime, mas tem só 2 volumes, já Haruhi tem 11 no momento, sendo que a KyoAni cobriu mais ou menos a metade delas, e Hyouka tem 5 e provavelmente veremos algo pela KyoAni no futuro. Já Haruhi é praticamente certeza que teremos algo em Abril ou Outubro ne! Haha!

        Curtir

  5. KarraskO

    Aí, Chihayafuru não foi esse ano?
    Se foi (ou não), eu recomendo, é muito foda. Parece que os personagens tem um magnetismo que faz você torcer por eles nas partidas.

    Curtir

  6. dbatta

    Belo Post.
    Boias Festas.
    ^_^

    Curtir

  7. Por mim Kuroko é o melhor do ano :v
    Eu também não gostei muito de another, criei espectativa demais, pensando ser um anime de terror 666 from hell, e…. nada ._.
    Nazo no Kanojo hum… Realmente é um anime nojento, de fato, mas mostra como é um garoto e uma garota realmente namorando, e não a fantasia como animes típicos de romance colocam, eles sentem ciumes, ficam egoístas querendo a namorada (O) só pra ele (a) e etc, é bonito, apesar de todas suas bizarrices.
    Ano Natsu realmente, o final e quem vai ficar com quem já é obvio, mas putz, o carisma dos personagens e tão grande que você não consegue parar de ver o anime ~~
    Kore wa Zombie desu ka, de fato, deu uma grande caida nessa segunda temporada, mas continuou engraçado e divertido de se ver!
    Tsuritama, nossa, achei que seria um anime tão bobinho e chatinho e me surpreendeu totalmente, a animação, carisma, historia e o Tapioca, realmente o anime é belo e ótimo de se ver xD

    Curtir

    • Nekomimi

      Quanto a Nazo no Kanojo X, apesar de ser um anime um tanto bizarro, ele foi um dos melhores animes de 2012 (e, na minha opinião, o MELHOR ANIME DO ANO. Aliás, Nazokano X está entre os 50 melhores animes de 2012, segundo o Biglobe (11ª posição, se bem que merecia estar no topo).
      E você têm razão quanto à forma como a série mostra o romance entre um rapaz e uma garota, diferente de muitos animes de romance (especialmente os shoujo animes). Nesse ponto, Nazo no Kanojo X é mais realista.
      E quanto à questão da saliva, é bom lembrar que quando um rapaz beija uma garota (ou vice e versa) na boca, há uma troca de saliva entrre os dois. Na série, o beijo foi substituido pela saliva no dedo, só isso. De resto, dá no mesmo.
      E uma coisa que você talvez não tenha percebido: a saliva da Urabe parece, na cor e na consistência, com mel. O que me fez lemnbrar de uma coisa: do que é feito o mel? Da saliva das abelhas, é claro. Se pensarmos bem, a analogia entre a saliva dela e o mel faz sentido.

      Curtir

      • Nekomimi

        Uma pequena correção:
        Nazo no Kanojo X está entre os Top 50 Most Entertaining Anime of 2012 (na 11ª posição), segundo o Biglobe, e cuja lista foi publicada também pelo site do Sankaku Complex. Quem quiser conferir, é só ir até o site e procurar pelo artigo: “Top 50 Most Entertaining Anime of 2012”. O link para a lista da Biglobe também está lá (Aviso: como há fotos e imagens ecchi no Sankaku Complex, recomenda-se que só maiores de 18 anos acessem o site).

        Curtir

  8. leonardo

    Sakamichi no Apollon o melhor do ano sem dúvidas

    Curtir

  9. Jormungand é o Black Lagoon da geração atual??????? Vamos rever isso aí viu? u.u

    Curtir

  10. Hyouka realmente foi um dos animes mais belos deste ano! na minha opinião o melhor com a temática shoujo/escolar em 2013 lançara o filme assim espero :3

    Curtir

  11. henkei

    ucchu kyodai anime otimo e é do meu genero favorito seinen,kuroko no basket otimo,hyouka muito bom melhor da temporada do modinha SAO,ACCEL WORDL>>>>>>>SAO,JORMUNGAND muito bom.

    Curtir

  12. Paulo

    Dos animes listados o único que realmente gostei foi Fate/Zero, já que outros animes como Sakamichi no Apollon e Jormungand acabaram se tornando grandes decepções para mim. Só não digo que 2012 foi um ano bem fraco em termos de anime, pelo fato da temporada de outubro possuir alguns animes interessantes, ou ao menos, divertidos de se acompanhar.

    Curtir

  13. Sarah

    nazo no kanojo definitivamente vale a pena! passado o susto e o receio (não acho que “preconceito” seja o termo mais adequado) por, além de ser um romance shounen (agora sim “preconceito” cai bem), girar primariamente em torno de um fetiche (do público), vê-se que é uma história honesta sobre a adolescência, acompanhada de um toque de erotismo muito bem usado. o nervosismo, a inexperiência, os hormônios, as primeirass vezes, o desconhecido, o prazer… é um anime muito gostoso de assistir. dá uma chance sim, luk!

    Curtir

    • Nekomimi

      Concordo com você, Sarah. De fato, Nazo no Kanojo X é uma comédia romântica muito bem produzida, do tipo que não se via há muito tempó na TV japonesa, desde Urusei Yatsura.
      Aliás, se me permite a comparação, Nazo no Kanojo X é, para o século 21, o que Urusei Yatsura foi para o século 20, já que ambas são do gênero romance-comédia com pitadas de ecchi bem moderadas e com cenas um tanto bizarras ou insanas.
      Mikoto Urabe, a personagem principal da série, seria o equivalente atual da Lum (de Urusei Yatsura). Já Akira Tsubaki seria uma versão mais contida e monogâmica do Ataru Moroboshi (que era um mulherengo contumaz).
      Em Nazokano X, Tsubaki têm um colega que é a cara do Megane (de Urusei Yatsura): trata-se do Ueno, que também usa óculos, assim como o colega do Ataru (é só dar uma olhada na internet para conferir).
      Essas semelhanças sugerem que há muito da influência da famosa série de Rumiko Takahashi na série de Riichi Ueshiba.. É como se Nazo no Kanojo X fosse, de certa forma, uma homenagem à aquela série dos anos 1980. Até a música dos sonhos do Tsubaki se parece (vagamente), num dos trechos, com o opening da primeira fase de Urusei Yatsura.
      Não sei se isso é apenas impressão minha, mas…essa é a minha opinião. De qualquer forma, tanto Nazo no Kanojo X quanto Urusei Yatsura são séries que valem a pena ver e rever quantas vezes quiser.
      É por isso, que em matéria de animes para TV, Nazo no Kanojo X é, na minha opinião definitiva e inalterável, A SÉRIE DO ANO.
      E tenho dito.

      Curtir

  14. Ane

    Concordo totalmente sobre KnB. Foi o único que eu vi dai, então.. Eu nem sou fã de esportes, mas é um anime que te deixa animado, ansioso, realmente empolgado, sempre querendo assistir mais e mais. E sinceramente, não achei que teve muito fanservice. MINHA OPINIÃO, acho que muita gente deve discordar, mas.. Sinceramente a maior parte desse fanservice que tanto falam são só garotas vendo mais do que existe. Ou talvez esteja ali pra quem quiser ver, vai saber.
    Dessa lista, só tem alguns que eu talvez assista.
    Por sinal, vai ter Guia pros animes do ano que vem? Tive vendo uma lista e sinceramente, não me animei nem com 3.. Estou esperando as recomendações de vocês, pra ver o que eu assisto.

    Curtir

  15. -Lan

    Nah, não consigo considerar a quarta temporada de Natsume a mais ‘fraca’. Ao menos pra mim foi a mais tocante… aquele maldito episódio 4 acabou comigo… Agora só aguardar a 5ª \o/

    Curtir

  16. Katsura

    Dessas 2 temporadas meus preferidos foram, Sakamichi, Uchuu kyoudai, Kore wa zombie desu ka, kuroko no basket e Sankarea que ninguém citou nos coments;

    Curtir

  17. Ei que tal fazer uma lista dos piores de 2012??Claro sem sacangem, tipo o que é ruim é ruim por faltar consitência ou algo assim( ver Arcana Famiglia).

    Curtir

  18. Geovana

    Esse ano vi poucos animes, só comecei a ver bastante nessa última temp…
    Agora, o que mais me agradou o ano inteiro foi Uchuu Kyoudai. Eu meio que me apaixonei pela história…

    Curtir

  19. fredetona

    Realmente, acertou nos animes, entretanto, acredito que deveria ter dado mais crédito a another, já que foi um anime muito bom, inclusive, muitos de meus colegas se tornaram grandes fãs desse anime. Espero que façam uma 2ª temporada, quando a “caolha” estiver adulta, e a maldição continuar a rondar na sala.

    Curtir

  20. Pedro-San

    Uhhuuul \o/\o/\o/ Um dos melhores posts do ano no Chuna de Nanquim
    sempre espero ansioso por ele =]

    Sobre o Inverno…credo temporada ruim demais salvo apenas Nisemonogatari!

    Sobre a Primavera essa sim foi melhor!
    Melhores pra mim foram: Fate/Zero
    Sakamichi no Apollon apesar dos erros e do final “meia boca” foi meu 1° anime musical e teve mão de Shinichiro Watanabe ( Cowboy Bebop e Samurai Champloo) então não preciso falar das qualidades.
    Uchuu Kyoudai ( parei de acompanhar mas parece ser bom).
    Kore Wa e Kuroko ( como já citado no post).
    Daria atenção e destaque também a Hyouka….perai Najo no Kanojo??? KKKK não Hyouka ganha eeeeeeeeeeeem todos os critérios.

    Menções Honrosas para animes que ninguém deu atenção na Primavera:
    Lupin 3° temporada por tudo que a série representa em especial no Japão e Naruto SD…esse é só pra rir/ Matar o tempo/ e se for hater adorar sendo que o anime em si é só zuação kkkkkkk.

    Curtir

    • Nekomimi

      Caro Pedro-san:
      Nazo no Kanojo X não foi tão mal assim, muito pelo contrário. Superou as expectativas de muitos fãs de animes, incluindo aqueles que já acompanhavam a versão em mangá.
      Para mim, Nazo no Kanojo X é, e foi, sem dúvida, O ANIME DO ANO de 2012.
      E quanto aos demais animes de 2012, para ser franco e sincero, não fui muito com a cara, não. Ou seja, nenhum dos demais me agradou. Sinto muito se você não concorda comigo, mas essa é a MINHA opinião a respeito.
      Essa é a MINHA opinião, e pronto!
      E que se dane quem não concordar comigo, porque não vou mudar um ponto que seja do que eu disse, não tou nem aí! Pronto, falei, tá falado!
      É isso aí!

      Curtir

  21. alm

    Eu fiquei procurando Binbougami ga! feito um louco mas aí lembrei que é da temporada de Julho hahaha

    no aguardo da parte 2, que tem os animes que eu acompanhei 😀

    Dessas duas temporadas eu simplesmente maratonei tudo, e desses animes eu assisti só Another, Uchuu Kyoudai (muito bom, eu maratonei semana passada e cheguei a assistir uns 15 episódios em um dia antes de chegar aos episódios atuais), Accel World, Sakamichi no Apollon e to revendo Hyouka, que eu tinha droppado no epi 2 por ter achado chatinho e ter achado melhor pular pra assistir outra coisa já que to com uma plan to watch enorme.
    Adorei o post e tava esperando por algum assim há algum tempo, agora me lembrei de algumas coisas que eu queria assistir e nem sequer coloquei na minha lista, como Ano Natsu e KnB.

    Curtir

  22. Jonny

    Okay… Eu sei exatamente o que você quis dizer sobre o “spoiller” do live, e sim… também fiquei puto :T
    Como não tenho acesso ao mangá, a minha única fonte de revelações sobre a história é o anime, e tipo, quando fiquei sabendo sobre o live action, fui correndo pro youtube .____.

    De qualquer forma, ele me deixou muito esperançoso (eu, que sou TOTALMENTE descrente em lives fiquei interessadíssimo), e espero que não demore muito pra ser traduzido.
    até mais minna-san :v

    Curtir

  23. Jessie

    Sem dúvida nenhuma os animes que mais me marcaram esse ano foi Sakamichi no Apollon e Tsuritama. Eu amei os dois. Mas tem mais um que me cativou muito tb, que é Chouyaku Hyakunin Isshu: Uta Koi.
    É um anime que pouco gente lembra, poucos sabem que passou, poucos assistiram, mas fiquem sabendo que estão perdendo muito.

    Assim, é um anime que com certeza não agrada aqueles que preferem uma ação, algo empolgante e que não são muito chegados em um romance. Mas é um anime bem feito e lindo. Essa é minha opinião pelo menos.
    Eu esperava muito desse anime, pelo simples fato de que fala sobre aqueles poemas do jogo karuta que foi mostrado em Chihayafuru e eu tenho um amor declarado por esse anime.

    É um romance bem melado, mas você consegue entender cada verso dos poemas, o que era sentido pelos poetas ao escreverem, o que se passava com eles, como eram. É tudo muito poético. São várias histórias de vários personagens, até meio que confunde pq todos estão ligados de alguma forma.
    A estética da animação me encheu os olhos e as músicas de abertura e encerramento tem muito a ver com a proposta do anime.
    É pura poesia. Mas se engana quem acha que por mostrar e falar muito sobre poemas, é maçante. Não é. Isso foi abordado de uma forma bem descontraída, sem palavras difíceis, sem diálogos muito complicados. Há cenas bem leves, com aquele humor refrescante e emoções profundas. Arrisco a dizer que é tudo muito profundo. Cada história, personagem, eu me emocionei em alguns casos e algumas vezes meu coração ficou apertado com o rumo que a história teve. E isso é que fez desse anime especial pra mim, mexeu bastante comigo.

    Um anime encantador que me marcou muito e me fez gostar mais ainda de poemas. E de Chihayafuru de certa forma. *o* É o meu preferido desse ano.

    Curtir

    • Mike

      Realmente Chouyaku Hyakunin Isshu: Uta Koi foi um hype para quem gostou de Chihayafuru.
      Ele foi da temporada de verão, então espero que no próximo post receba pelo menos uma menção honrosa.

      Curtir

  24. Da temporada de inverno considero que os melhores foram “Natsume Yuunjichou Shi” e “Danshi Koukousei no Nichijou” mesmo, com “Another”, “Inu x Booku SS” e “Nisemonogatari” (citando esse último mais por citar, acho exagerado demais a adoração sobre essa franquia) logo atrás. Pessoalmente, tem ainda “Poyopoyo Kansatsu Nikki”, que ainda está em andamento e que é uma graça de anime.

    Já na de primavera houveram bem mais títulos bons/ótimos, sendo que os que achei melhores foram “Sakamichi no Apollon”, “Tsuritama” e “Nazo no Kanojo X”, um romance de uma tal delicadeza que não via há um bom tempo, e que realmente é bastante mal julgado… “Mine Fujiko to Iu Onna”, apesar de possuir um final tão discutível, também foi muito bom, além dos agitados “Jormungand” e “Fate/Zero”, não esquecendo por fim o fofíssimo mooooeeee “Acchi Kocchi”. “Hyouka” entraria no TOP de séries mais superestimadas…

    Curtir

    • Nekomimi

      De fato, Erick, Nazo no Kanojo X é um romance-comédia que não se via há muito tempo mesmo, desde Urusei Yatsura.
      E de fato, Nazo noKanojo X foi bastante mal julgado, por conta do mau hábito de muitas pessoas de não acompanhar séries do começo até o fim, preferindo só assistir aos primeiros episódios. Porque, se tivessem assistido do começo ao fim, teriam visto que, apesar das bizarrices, Nazokano X é uma série que excedeu as expectativas, uma historia que trata do relacionamento amoroso entre um rapaz e uma garota de uma forma mais realista do que muitos animes românticos (e isso inclui muitos shoujo animes que eu já vi).
      E, quanto à questão da saliva (outro motivo para as pessoas julgarem mal a série), é apenas para diferenciar a série das demais.
      Mas também há um outro motivo: você já pensou no fato de que quando um casal de namorados se beijam (beijo na boca, também chamado de beijo de língua), há uma troca de saliva entre os dois? Pois é a mesma coisa que acontece no caso da saliva que a urabe oferece para o namorado dela lamber, todos os dias. Só que, sem o beijo, é claro. Isso é algo que ela está reservando para muito mais adiante, quando ela achar que já é chegado o momento.
      Eu já havia falado sobre isso num outro blog, e se você quiser saber o que eu comentei antes sobre esse detalhe da série,. é só postar uma resposta, pedindo o link para o meu comentário anteriro que eu posto depois.

      Curtir

  25. Só vi mesmo another
    e eu gostei ..os episodios ao final de um te fazia assistir logo o outro,tanto é que eu vi ele em 3 dias…XD

    Curtir

  26. GFS1

    Uns eu concordo outros não, mas sério que dá pra colocar em qualquer menção aquele anime sem vergonha de Zetman, por mais que a qualidade do mangá seja indiscutível, esse anime ficou uma completa porcaria de ruim.

    Curtir

  27. Eu

    Uchuu Kyoudai para mim, foi o melhor do ano, e uma das melhores coisas que assisto ❤ E…graças a minha desatenção, assisti o trailer do LA algumas vezes e, não percebi spoiler nenhum, hahahaha -q
    Em segundo no meu top, acho que colocaria Kuroko no Basket, fazia tempo que um anime não me empolgava como esse, como dito! E estou a espera de um anúncio de outra temporada ç_ç
    E após Kuroko, acho que diria que o melhor seria Hyouka (NUNCA me identifiquei com um personagem como me identifico com o Oreki, ele é quase um "eu" animado :D), ou talvez Sakamichi no Apollon, ver a amizade daqueles dois se desenvolvendo foi algo realmente lindo :3
    Também gostei de Tsuritama, Fate/Zero e Medaka Box (minha protagonista de Shounen preferida :3)
    Esperando pela segunda parte!

    Curtir

  28. Thiago

    Boa lista, só senti falta do MAGI The Labirynt of Magic e Jojo, mas em geral realmente aí estão os melhores. Kuroko rules.

    Curtir

  29. Tá que teve críticas e tal, mas acho que Zero no Tsukaima F tinha que ter uma menção honrosa…
    Depois da segunda temporada, achei a melhor, a terceira foi ruim, mas essa foi muito boa.

    Curtir

  30. Taradon

    Mas a qualidade (ou falta dela) da animacao de Thermae Romae foi proposital, nao? Afinal, foi feito como divulgacao do filme live action, que contou com um bom orcamento, entao o problema nao foi falta de dinheiro, acho…

    Curtir

    • Mike

      Nops, o estudo já fez outros animes anteriormente utilizando o mesmo tipo de animação.

      Curtir

      • Voce esta confundindo qualidade de animacao com estilo de animacao do estudio. O estudio em questao usa Flash como ferramenta principal de trabalho. Ou seja, obvio que nao vai ser uma coisa tao bela, mas o estilo combina muito bem com certos tipos de anime, entre eles comedia.
        Reitero o que eu disse: se eles quisessem poderiam ate ter escolhido a Mad House ou Bones pra produzir o anime. Escolheram o DLE por acharem que combinaria com Thermae Romae, nao por falta de dinheiro.

        Curtir

  31. Um monte de anime mela cueca com tema escolar(odeio particularmente) mas parece que essa praga no Japão sempre terá vez… fazer o que né? o melhor do ano pra mim foi sem duvida Fate Zero que fiz questão de baixar tudo em HD pq vale muito a pena! A adaptação de Zetman foi corrida de mais, mas só por ter um anime dessa obra fantástica ja fiquei satisfeito

    Curtir

  32. Diogo

    Fate Zero disparado melhor anime do ano, pena que muita gente não assistiu porque tinham visto o Stay Night e acharam que ia ser o lixo que o foi o Stay Night, eu dei sorte de ter visto o Fate Zero primeiro pq se tivesse visto o Fate Stay Night primeiro concerteza não teria acompanhado o Zero.

    Curtir

  33. Mike

    Inverno
    Thermæ Romæ também não teve grande repercussão aqui no país, grande maioria do pessoal que assistiu foi após a recomendação do videoquest; hehehe eu fui um dos sortudos que acompanhei Danshi Koukosei no Nichijou do inicio ao fim…X torcendo para uma segunda temp ser anunciada o mais breve possível !
    Outros que também tiveram um significativa importancia para mim foram :
    Kill Me Baby, .. junto com Thermæ e Danshi foi um dos que mais me fizeram rir.
    Inu X Boku SS,.. ótimo anime, me agradou bastante.

    Com relação a Aquarion Evol acho que parte do motivo da baixa repercussão foi porque grande parte do pessoal não acompanhou a primeira v.

    Primavera
    Kore wa Zombie ñ assistir pois a primeira já não me agradou muito e nem quis tentar essa segunda.
    Nazo to Kanojo X superou demais minhas expectativas, excelente anime.
    Tsuritama – ! DUCK !
    Um tanto quanto menosprezado, eu curti do inicio ao fim, divertido e lindo.
    Accel World,.. personagens tão deprimentes que me fizeram dropar logo de inicio, ainda não consigo compreender como tanta gente possa achar esse anime bom… !?
    Hyouka – INACREBELIEVABLE !!! INACREBELIEVABLE !!! INACREBELIEVABLE !!!
    Zetman – por ter lido o mangá achei a adaptação muito ruim e dropei no inicio.
    Shirokuma, Acchi Kocchi e Nyaruko foram os que me alegraram nessa temporada.
    Kimi to Boku S2 fecho essa segunda temp com cara de final….. termino bem, mas eu queria ver mais ~~
    AKB e Natsuiro foram outros dois que me surpreenderam também.

    Curtir

    • Nekomimi

      De fato, Mike, Nazo no Kanojo X superou as expectativas de muitos fãs de animes, principalmente dos fãs que já acompanhavam a versão mangá da série.
      Bom roteiro, boa direção,.bom visual dos personagens, bons cenários, boa trilha sonora, tudo isso com uma pitada moderada de ecchi num romance-comédia que mostra de forma realista (diferente de certos animes românticos, incluisive shoujo animes) o relacionamento amoroso entre adolescentes de ambos os sexos (para os padrões japoneses): a primneira vez, as paixões, as cenas de ciúmes, etc.
      Assim como você, caro Mike, considero Nazokano X um EXCELENTE anime.
      Mais do que isso, na minha opinião, Nazo no Kanojo X é a SÉRIE DO ANO. Dfe todas que passaram este ano, esta série é a ÚNICA que na minha franca e sincera opinião, valeu a pena assistir este ano.
      E que vale a pena ver e rever quantas vezes quiser.

      Curtir

      • Mike

        Ehehehe, também adorei a série e com certeza reverei em BD ano que vem; eu não diria que Nazo no Kanojo X é a única que valeu a pena assistir, tiveram algumas outras que também me agradaram bastante que serão citadas no próximo post, mas Nazo tem reserva exclusiva nos tops do ano.

        Curtir

  34. Ai ai Another pra mim é um dos melhores do ano, sou suspeiita pra falar pq desde Shiki um anime de terror/suspense, pra mim, não me cativava tanto como foi com ele, e to louca pra ver o mangá que vai sair ano que vem lol. falta de tempo não me deixou ainda ver fate/zero, nem a 1ª temp. todo mundo elogia ele, e como gostei de fate stay night, acho q vou procurar tempo pra ver, outro é o Sakamichi no Apollon, tmb dizem que é bom, vou tenta ver.

    Curtir

  35. wallace

    Tsuritama e muito fodaaaaaaaaaaa.
    melhor do ano.

    Curtir

  36. Rayovac

    acompanhei a maioria das menções honrosas e uns dois ou três destaques… sinistro… mas não vou ver mais nenhum desse ano… jojo e sao estão suprindo bem o que faltou esse ano…

    Rayovac!

    Curtir

  37. wilian

    nazo no canojo x, muuuito esquisito esse anime, só é bom pra quem tem fetiche por saliva, bizarrezimo!!

    Curtir

    • Nekomimi

      Ledo engano, caro William.
      Apesar da esquisitice da saliva, Nazo no Kanojo X é uma boa pedida para quem procura por um anime de romance-comédia que mostra de forma realista o relacionamento amoroso entre jovens, muito diferente do que se vê em certos animes por aí (em especial os shoujo animes melosos e cheios de flores).
      Se você deixar de lado o preconceito em relação à saliva e assistir a série do começo ao fim, vai acabar percebendo que Nazokano X vai muito além de apenas troca de salivas (falando nisso, nunca é demais lembrar que quando duas pessoas se beijam na boca, há uma troca de salivas entre os dois. Pelo menos, até hoje, ninguém sentiu-se enojado com isso. Pelo menos, os casais apaixonados que fazem isso toda vez que se beijam, não é mesmo? Só porque esse fato é explicitado pela saliva que a personagem principal compartilha com o namorado você vai achar que a série é só para quem curte saliva?). Há também romance, momentos de humor, às vezes drama, às vezes ciúme, e principalmente as descobertas que os jovens apaixonados fazem sobre si mesmos e sobre o amor que sentem entre si, com toques de erotismo e sensualidade,
      E, para finalizar, devo acrescentar mais uma coisa; para mim, Nazo no Kanojo X foi a ÚNICA série que valeu a pena assistir este ano. Quanto às demais, deleto e esqueço.
      Na minha franca, sincera e irreversível opinião, Nazo no Kanojo X é (e merece ser considerada, sem sombra de dúvidas) A SÉRIE DO ANO.
      E tenho dito.

      Curtir

  38. Captain Katsura

    Pra quem gostou de Sakamichi, recomendo que leia o mangá a partir do meio, tem algumas coisas que não foram mostradas no anime, inclusive o final que eu achei muito mais bonito no mangá.

    Curtir

  39. Franco_Kurosaki

    Já assisti metade de Fate Zero mas ainda não o acho a última cereja do bolo e nem tão pouco memorável.Ele é mais sério,mais sombrio e cim qualidade técnica indiscutível,os epsódios prendem mas não vi nada tão grandioso como disseram

    Curtir

  40. topheira

    Danshi Koukosei no Nichijou foi o melhor de 2012 pra mim. Não dá para não achar. Passou o ano todo e eu simplesmente não conseguia esquecer os NichiBros e suas esquisitices (aliás, muito parecidas com as minhas esquisitices… e eu sou uma menina! o_o’). Até hoje estou esperando o filme das meninas e o live action do anime que eles prometeram… u_u (AHEUAEHUAEHUE). Agora falando sério, estou aguardando uma segunda temporada… tomara que venha logo! 8D

    Curtir

  41. patricia

    comecei há pouco a ver o Kore Wa Desu ka e tô rachando de rir! ainda estou na primeira temporada mas já gostei, é muita maluquice de uma vez só! recomendo e obrigada por indicarem, minha tarde está mais alegre!

    Curtir

  42. Mimi

    Talvez eu devesse ter assistido o Stay night antes do Zero, pq foi uma decepção, uma decepção imensa!!! Zero foi o anime mais f0d@ do ano para mim, tanto em produção, tecnica, arte, trilha sonora, tudo mt bem feito, os personagens foram mt carismáticos (Rider)

    Curtir

  43. Assisti todo o Fate/zero e não sei se gostei ou não.ter um enredo maduro e sombrio não ajudou,só piorou as coisas pois Zero ficou muito discrepante de Stay Night,foi como se transformassem um FT em Claymore.O final quebrou as pernas do anime pois os fatos que ocorreram no incêndio são diferentes dos contados em S/N.Fora alguns personagens que nem pareciam ter passado por horrores como Sakura que era sempre gentil em S/N,esse foi o principal problema da mudança de tom
    Podem me chamar de louco mais eu gostei mais do clima light e heróico de S/N,o povo critica por causa disso,mas nem sempre ser sério e dramático significa ser melhor que alguma coisa se fosse assim Naruto clássico seria inferior ao Shippuuden,o protagonista era cheio de altos e baixos mas gostei da relação dele com a Saber,não foi um romance forçado e a história não era óbvia e tinha muitas explicações interessantes,boas lutas e era legal ver as piadas em relação a personalidade nobre da Saber.

    Fate Zero teve momentos épicos como o Fantasma Nobre do Rider e da Saber que foi d encher os olhos e a escolha terrível de Kiritsugu com sua Mestra me fizeram chorar.Mas a Saber virou mera coadjuvante,sua relação com Kiritsugu foi inexistente,foi humilhada verbalmente por um Herói que conduziu seu exército a uma busca inútil,teve sua honra traída por seu Mestre e no final foi humilhada pelo Gilgamesh sem nem lutar e destruiu o cálice sem saber o porque.

    e teve uma incoerência no final: a mãe da Rin foi morta por Kariya e depois reaparece viva e louca.Como assim?

    Por isso prefiro S/N mesmo não sendo perfeito ou marcante e s o autor da série estava envolvido na produção e aprovou tudo então está bom pra mim

    Curtir

  44. Skila

    Aaahhh , vlw pelo post depois dele comecei a assistir uchuu kyoudai , já to fissurado aqui esperando o próximo episódio dele , sobre kuroko no basket eu só tenho acompanhado o mangá quando der eu assisto o anime, pelo que meus amigos me dizem o anime emplacou de vez . Mais uma vez muito obrigado pelo seu trabalho em si .

    Curtir

  45. Skila

    Amigo , eu já escrevi aqui que eu comecei a assistir uchuu kyoudai por causa do post , e eu comecei a assistir sakamichi no apollon e caramba….não sou muito chegado em animes de romance pois já esta bem saturado ( cliches !!??…talvez…), mas o drama passado pelo anime não é algo forçado como outros animes são situações onde cada episódio é único e ao mesmo tempo se completam de uma forma que eu não consigo explicar , eu consideraria ele como excelente no todo , a segunda parte a partir do episódio 9 foi bem corrido ( ouvi dizer que o autor deixou de avaliar os episódios antes de serem lançados a partir do 9º , vc sabe me dizer se isso aconteceu ?) se bem que 12 episódios para um mangá de 9 volumes deixa a desejar mas a relação com o jazz se faz de um modo tão natural que não tem como vc não ficar vidrado nas seções de jazz( comecei a ouvir bastante jazz por causa do anime ) o anime é incrível concordo com vc ao dizer que foi o melhor do ano . Mais uma muito obrigado pelo seu trabalho .

    Curtir

  46. Weslunatic

    Terminei de ver Sakamichi no Apollon e ainda estou vendo Uchuu Kyoudai, mas posso dizer que ambos são ótimos, na minha opinião. Sakamichi então, é sensacional, o anime que me marcou mesmo, mas isso vai de pessoa pra pessoa, porque não é todo mundo que curte uma amizade romântica (ou acredite que isso exista). Bom, eu acredito e recomendo também.

    Curtir

  47. Dos q eu vi:

    Ano Natsu de Matteru: fraquissimo comparado a seu pai, Onegai Teacher. mas é um bom romance, portanto, acho q valeu a pena ver ate o fim

    Fate/Zero 2: Eu vi Fate/zero 1 e achei os dialogos inteligentissimos, mas faltou aquele Boom sabe? o boom nao eram apenas os efeitos especiais e ação perfeita, mas sim, o argumento do anime, q pelo q parece por alguns fãs, tbm concretiza fate/stay night. Meio q dei sorte, rsrs.

    Kore wa Zombie Desu ka? OF THE DEAD: tao boa quanto a primeira temporada. ri horrores, acho q mais q na primeira. talvez tenha faltado um pouquinho de emoção, talvez nao. de qlqr jeito, se sair 3 temp, to junto!

    Nazo to Kanojo X: Ahhh meu amado nazo no kanojo x. agora estou acompanhando loucamente o manga, e parece q vai sair segunda temporada para o proximo ano. a recepção do publico foi a melhor possivel, graças a produção/direção/roteiro e tudo mais. e nao é um shonen senhores e senhoras, é um seinen. o simbolismo todo está ai pra isso. recomendo deveras. Eu por acaso virei um fã das obras do genial ueshiba. o manga [o anime nem tanto…mudaram toda a historia] Yume Tsukai é uma perola. Adendo:oi nekomimi, defendendo sempre nazo em? rsrs

    Accel World: Ao meu ver, melhor q SAO, ja q este nao me fez ir ate a segunda temporada — isso, dropei ele no segundo arco. agora accel nossa..o anime do gordinho mitico, e a lindissima senpai q está na cabeça de varios otakus. na espera de uma segunda temporada, na onda do sucesso de SAO, rsrs

    Hyouka: Estou “tentando” acompanhar. Confesso q desde o primeiro ep o visual lindo se destacou, mas fiquei com uma sensação deq “eu sei o final da historia”. aconteceu isso com sanka-rea, e terminei dropando. bomm quem sabe?

    Curtir

  48. O melhor na minha opinião foi o Fate Zero.Tudo nesse anime é impressionante.

    Curtir

  49. Pingback: Eu Recomendo Especial Parte 1 – Os melhores de 2013: Inverno e Primavera | ChuNan! - Chuva de Nanquim

  50. Eric Draven

    Como assim Hyouka só ganhou menção? T.T

    Curtir

Deixe um comentário