Review – O amado e odiado Sword Art Online

HeaderUm tema que tinha um ótimo potencial.

Todos sabem que um dos animes mais populares do ano de 2012 foi Sword Art Online. Ele era um dos assuntos mais comentados na temporada de Verão e continuou assim até o fim do ano. Atingiu níveis que há muito tempo eu não via. Pessoas que eu nunca pensei que iriam comentar de um anime já escreviam em redes sociais sobre um tal anime chamado “SAO”. Enquanto isso a light novel ia sendo traduzida pela internet afora e as editoras começavam a ouvir os pedidos frequentes para que ela viesse para cá. Mas não era só com carinho que o anime era citado: também há muita gente que não suporta esse anime, que chegam a dizer que a história de Sword Art Online era a pior já feita e quem gostava era um idiota (coisas normais de internet).

Sword Art Online Screen (5)Eu critiquei bastante Sword Art Online pelas redes sociais. No começo até tinha gostado, mas com o passar dos episódios comecei a perceber algumas coisas erradas. Nunca cheguei a fazer um texto sobre ele (mais por preguiça) mas agora chegou a hora de desabafar! Podem me xingar e criar comunidade no Orkut me xingando (só se juntar com o pessoal de Another e Berserk.) ‘Bora?

A história

Em um futuro próximo uma tecnologia revoluciona o mundo. O aparelho Nerv Gear é capaz de estimular todos os seus sentidos através do cérebro do usuário com uma realidade virtual. Não demorou muito para ser criado um jogo utilizando esse equipamento, o primeiro MMORPG (Agora nomeado VRMMORPG) lançado se chama Sword Art Online. Nessa realidade virtual o mundo tem a forma de um gigantesco castelo flutuante chamado Aincrad, com um total de 100 andares. Foram vendidas apenas 10 mil unidades desse jogo e essas se esgotaram com uma velocidade inacreditável.

Sword Art Online Screen (6)Kirigaya Kazuto já havia sido um beta tester do jogo, então foi natural ele conseguir uma cópia de SAO. Após algumas horas dentro do jogo, ele e outro jogador percebem que o botão de logout não estava presente no menu e com isso eles não podem sair daquele mundo virtual. Após alguns eventos, Kayaba Akihiko, o criador do jogo informa a todos que a única maneira de sair seria derrotando o chefão final no último andar da Aincrad e que morrer em SAO significaria morrer na vida real também.

Considerações Técnicas

Sword Art Online foi uma light novel criada por Seki Kawahara e voltada para o público masculino (o que acaba sendo um grande fator “estranho”, já que graças a isso a série passa uma falsa imagem de que um garoto pode ser o “master pegador” sendo um viciado em jogos on-line, o que dispensa maiores comentários). O mesmo autor é responsável pela série Accel World, que também ganhou uma adaptação em anime no ano de 2012. A novel principal atualmente rende 11 volumes encadernados e ainda está em andamento desde 2009, rendendo spin offs, mangás e diversos outros produtos relacionados.

Sword Art Online Screen (13)A série light novel de Sword Art Online é dividida em 4 “jogos” representados: SAO, Alfheim, Gun Gale e UnderWorld. No anime adaptaram apenas as duas primeiras, mas com o sucesso da saga não vai ser nada estranho ver as outras duas sagas adaptadas em breve em formato de série de TV ou mesmo em especiais. Mas como a ideia aqui é comentar especificamente do anime, vamos utilizar um sistema de “perguntas e respostas” para demonstrar como tudo acontece em Sword Art Online, como poderia ter sido melhor e como a série conseguiu transitar do amor ao ódio em alguns momentos.

Vocês conseguem ver todo o potencial que esse anime tem só lendo essa sinopse? Tá, não é uma ideia totalmente nova, já vimos esse tipo de coisa em .hack ou até mesmo na saga de Greed Island em Hunter X Hunter. Mesmo assim convenhamos que é uma ideia que empolga. Mas Sword Art Online não consegue explorar esse ótimo plot e nem chega perto disso.

Sword Art Online Screen (7)“Pô, deve ser legal ver o protagonista sempre a beira da morte, com medo de lutar contra os inimigos!” Quase nunca é mostrado o Kirito em uma situação realmente de perigo de vida já que ele se torna um dos jogadores mais poderosos do jogo através de time skips (sim, não vemos ele treinar). Ele já conhecia bem o jogo por sua experiência como beta tester e com esses saltos no tempo nunca sabemos exatamente qual é o nível de poder dele. E nos únicos momentos em que vemos o Kirito em real perigo, a luta se define em menos de 10 minutos com um belo Deus Ex Machina para ajudar o personagem – isso quando a luta nem ao menos é mostrada! Então sim, essa parte da trama que seria interessante não foi bem desenvolvida.

Sword Art Online Screen (1)“Mas deve ter umas mortes legais, qualé!?” SAO tem uma das mortes mais estúpidas que eu já vi em um anime, em que o personagem se recusa a tomar uma poção de cura, sem motivo nenhum. Fora que tem uma das casualidades que é relevante ao protagonista e não me causou impacto nenhum porque a personagem apareceu em menos de 20 minutos no anime. Como eu vou me importar com alguém que eu vi tão pouco e que não tinha quase nenhuma personalidade “gostável”? Então não, não foi bem desenvolvida essa parte na história.

Sword Art Online Screen (12)“Mas que tal os personagens? Dá pra acompanhar a história se eles forem interessantes!” Eles são mais rasos que os lagos do nordeste na seca. Se você ver apenas um minuto de cada personagem, você já vai ter visto tudo o que eles são. Não vai ter um desenvolvimento de personalidade em nenhum dos personagens secundários. Na dupla de protagonistas temos algumas tentativas de desenvolvimento que acabam não sendo tão boas. O nosso amigo Kirito tem a personalidade de muitos protagonistas de anime por ai: ele é o herói que ajuda a todos e nunca vai fazer algo errado. Fora alguns momentos que você não entende direito suas decisões,  como por exemplo em um episódio que ele resolve seguir o caminho de personagem solo, que não fica em grupo com outros personagens, mesmo assim no episódio seguinte lá está ele em um grupo com pessoas que ele nunca ouviu falar. Por que? Vai saber. Já a Asuna é conhecida por ser uma das jogadoras mais poderosas do jogo, mas é difícil você ver isso em algum momento já que na maioria das vezes ela acaba sendo salva pelo protagonista e assumindo mais um papel de princesa indefesa. E nem vamos comentar da Yui e da irmã do Kirito, porque eu preferia que elas nem existissem. Não, eu não gosto dos personagens.

Sword Art Online Screen (8)Tá tá tá, mas e as lutas? As lutas contra pessoas no jogo são as que eu mais gostei, ali o anime se torna interessante, o problema que isso é coisa rara nesses 25 episódios. As lutas contra os chefões são rápidas e nem parecem tão perigosas, um erro na adaptação do anime, já que nas Light Novels até conseguimos temer pelo personagem. Então não deu certo.

Sword Art Online Screen (2)“Mas… não é possível, tem mais coisa ruim por ai?” Bom poderíamos falar dos episódios de 3 a 7 que eu até poderia dizer que são fillers dentro do anime, porque não parecem se encaixar na história, mesmo tendo sido escritos na Light Novel. Nesses episódios chega até ser mostrado em apenas 20 minutos uma garota encontrando ele e se apaixonando e essa personagem só voltar aparecer no último episódio por 2 minutos. 

Sword Art Online Screen (9)Ainda temos o segundo arco do anime que começa por volta do episódio 15, que só mostra que a história deveria ter terminado bem antes. Estender o roteiro da forma como foi feito, não favoreceu em nada no desenvolvimento da história. Temos um dos piores vilões que eu já tive o prazer de conhecer, tentáculos estupradores, fetiches, incesto, pessoas que levam a sério demais os jogos de videogame,  a Yui como uma espécie de “Navi do Zelda” e mais Deus Ex Machina.

Sword Art Online Screen (14)“E afinal de contas, o que você gostou?” Há de se dizer que o estúdio A1-Pictures conseguiu fazer um bom trabalho nesse quesito. Gosto da animação, apesar de simples é o que podemos chamar de eficiente. Ela me agradou bastante e até mesmo os CGs dos monstros acabaram ficando legais e coerentes (porque apesar de mal feitos daria pra entender já que são inimigos virtuais). A trilha sonora composta por Yuki Kajiura (a mesma de Mahou Shoujo Madoka Magica) tem seus momentos em que ela se encaixa bem no que está acontecendo – afinal, com esse nome na produção não dá pra esperar menos. As composições para abertura e encerramento também são aproveitáveis e divertidas. Porém, no geral, isso é Sword Art Online. E… é só.

Comentários Gerais

Sword Art Online é como aquele jogo de videogame que você acompanha antes de sair com uma empolgação grande, vê vídeos e lê a sinopse percebendo que ali tem um ótimo potencial para ser um dos melhores jogos do ano. Depois do lançamento você percebe que não era bem assim, ainda consegue ser um pouco divertido, mas não é lá essas coisas. Na metade pro fim você está jogando enquanto ouve música no computador, só mesmo para saber como vai terminar a história.

Sword Art Online Screen (10)O anime tem uma grande quantidade de problemas, personagens rasos sem nenhum desenvolvimento, história que muitas vezes acabam se contradizendo, um segundo arco desastroso e até mesmo confuso. A adaptação é bem fraca se comparada com o original. Peguem a Light Novel se querem acompanhar essa história. Dizem que em um site chamado Google é possível encontrar informações sobre ela.

Podemos facilmente dizer que SAO é a linha tênue entre o overrated e o overhated. Amado demais por uns, odiado demais por outros. Não há motivos para nenhuma das duas partes em questão, sejamos sinceros. O anime atende as expectativas de alguns e decepcionou outros, algo extremamente normal. A dimensão que a série tomou é o que acaba assustando. Podemos afirmar que foi um dos grandes sucessos dos últimos anos na internet sem pensar muito. A explicação? Não adianta procurar. Simplesmente aconteceu. Talvez a era digital em alta, a facilidade de se encontrar conteúdo… Bem, não adianta tentar caçar alternativas. Como disse antes, deve ganhar uma segunda temporada porque vendeu e para os produtores isso é o que importa.

Sword Art Online Screen (11)Alguns vieram me perguntar por que eu tinha colocado ele no “Eu Recomendo Especial” e eu penso que mesmo que eu tenha achado ruim, ele ainda tem o carisma para cativar algumas pessoas. Vale a pena tentar assistir pelo menos 3 episódios. Se não gostar, paciência. Apesar de tudo que eu falei, acompanhei esse anime até o final… por que? Nem eu mesmo sei, deve ser algum pacto com o demônio. Tomem suas próprias conclusões.

por Luk

213 Comentários

Arquivado em Animes, Review

213 Respostas para “Review – O amado e odiado Sword Art Online

  1. Eu amo SAO. SAO e não ALO. Não sei explicar direito o porque, talvez porque tenha me dedicado muito tempo aos MMORPGS e muito do que aconteceu em SAO eu também vivi. Uma pena realmente que algumas coisas estão bem fora do contexto em SAO, realmente tinha um potencial incrível.. Eu vou continuar amando apesar de tudo e sentirei muitas saudades..

    Curtir

    • ffafa

      cara nao e SAO e Aincrad. SAO e o nome do anime e do 1 jogo ‘-‘ o nome da temporada e Aincrad

      Curtir

    • WeskleySmyth

      Poxa eu gostei das duas, mas ainda concordo com o autor … mas a parte que o kirito usa duas espadas contra o chefão é a melhor. só essa tbm. Achei bem loko a parte em que tem um romance no jogo a asuna e o kirito ainda vão tirar umas férias que beleza ein …

      Curtir

    • Camilly Lima

      Eu concordo, SAO é uma maravilhaa, eu amo SAO só que ALO ja fica um pouco chato, eu não gostei muito de ALO, tipo, é legal voar, lutar, é quase a mesma coisa de SAO, mas as orelhas são feias rsrsrsrsrs não é só por isso, tambem isso nem é tão importante, são só orelhas, eu acho que eu não gostei muito de ALO porque eu ja me apeguei muito ao SAO e pra mim nada se compara ao SAO.r que tenha mais temporadas!!

      Curtir

    • Cyfar

      Bem, por mais que eu adorasse o anime e ainda adoro, muitas coisas são verdade, o jogo saiu de um anime com um objetivo de vida ou morte para um romancesinho em MMORPG, Asuna que era tri forte virou uma princesinha indefesa que n consegue nem matar um player estuprador e o anime virou um negócio de fadinhas, depois kirito virou um traveco e depois virou um anime-vlog…
      O anime no inicio tinha grande potencial para se tornar um anime tão extenso quanto Pokémon,infelizmente as batalhas de boss foram simples depois de 5 episodios, Kirito ficou forte do nada e Asuna virou uma merda do nada e no final kirito acaba virando um travesti em sua 3°Temporada..
      Saudades quando SAO se passava no jogo SAO..

      Curtir

  2. Mas Luk, a segunda parte de SAO é legal, porque são fadinhas! Fadinhas sempre são legais (só dizendo, mas não nego que esse anime é muito mediano).

    Curtir

  3. Pingback: Eu Recomendo Especial Parte 2 – Os melhores de 2012: Verão e Outono | ChuNan! – Chuva de Nanquim

  4. “Sword Art Online é como aquele jogo de videogame que você acompanha antes de sair com uma empolgação grande, vê vídeos e lê a sinopse percebendo que ali tem um ótimo potencial para ser um dos melhores jogos do ano. Depois do lançamento você percebe que não era bem assim, ainda consegue ser um pouco divertido, mas não é lá essas coisas. Na metade pro fim você está jogando enquanto ouve música no computador, só mesmo para saber como vai terminar a história.” PERFEITO!

    Curtir

    • Kami

      Cara, eu vi o primeiro episódio e elegi como meu anime preferido.
      Assisti o segundo e vomitei de nojo, a história mudou completamente o sentido, desanimei completamente, fui ler a novel e recuperei a vontade.. mas o anime, não merece comentarios. Aquela Yui, aquela melação, o quão absurdo é o poder do Kirito e a burrice dos outros.. Surreal.

      Curtir

      • Camilly Lima

        Eu até gosto do poder absurdo do Kirito, é legal você pensar: “Ninguem se compara a ele!” Eu tambem acho a Yui muito frágil, é um pouco estranho, uma hora ela é frágil e outra hora ela ja é imortal e tem um poder enorme, mais ela é fofinha!

        Curtir

  5. Como dizer… Concordo com tudo o que você disse. Eu sei que o primeiro arco só se aproveita o primeiro episódio e os episódios 7-14. ALfhein Online foi desastroso. O anime não precisava de um romance incestuoso. Tentaram inserir momentos de tensão aonde não ia ficar bom, afinal, morrer em ALfhein não significaria nada. O final ainda foi mais confuso porque, mesmo eles tenham passado maus bocados em jogos online, Asuna mais que o Kirito, eles ainda sim jogam VRMMORPGs feitos por sei lá quem. POR QUÊ?!

    Na novel, o episódio onde Kirito quase mata o Sugou (Ep. 24 ou 25) é mais detalhada. Tem atropelamento. Tem mais sangue. Mas ficou legalzinho no anime.

    É como você disse. Eu reconheço que a história tem falhas. Muitas falhas. Mas eu gostei. Virei fã. Quero segunda temporada. Vai entender…

    Curtir

  6. Leonardo

    podia ter o pior desenvolvimento de personagens do mundo
    mas se explorasse o mundo que eles tinham, eles passando de todos os níveis e fossem até o final pra assim sair do jogo. se fosse assim pra mim já teria ficado melhor do que foi.
    é o típico anime que tinha potencial mil e se tornou uma otakisse maluca
    é divertido sim, o problema é que podia ser muito mais.

    Curtir

    • No/Yes

      Na minha opinião se eles tivessem mostrado acompanhado o desenvolvimento de kirito do inicio meio e fim em todos os andares o anime ja teria sido execelente

      Curtir

      • okumurapedro

        pra mim também concordo derrepente tá no nivel 1 ai depois no 80 dropei no episodio 7 pq estressei com o anime achei péssimo e nao consigo entender pq a galera gostou!
        E como tb nao entendo como Sakamichi no Apollon e Uchuu Kyoudai nao fizeram esse sucesso todo se os 2 são muitos melhores que SAO, SAO é muito ruim! Luk otimo post

        Curtir

    • Naiara

      Começou bem e no fim estava cada vez pior. Larguei lá pelo começo do segundo game porque não aguentava mais assistir. Poderia sem duvidas ter sido melhor desenvolvido. E não entendo como um anime fraco como Sword Art Online conseguiu ser considerado um dos melhores do ano!

      Curtir

  7. SAO foi apenas fanservice para fãs de Shonen, só isso, a história foi rasa e pouco trabalhada. Mas claro que estamos falando do anime, a Light Novel já é legal.

    Curtir

  8. Curti o segundo arco e gostei das openings e endings. Já li que ele é “o Crepúsculo dos otacos” e acho que define perfeitamente. Ame-o ou odeio-o.

    Curtir

  9. É como você mesmo disse, tinha bastante potencial mas mostrou pouco. Eu particularmente gostei de ver o jogador poderoso como protagonista, acho bacana essa história de personagens “fodas”. Eu não esperava que ele fosse o melhor de 2012 e nunca esperei, até porque tem muitos outros excelentes por ai.

    Curtir

  10. Rayovac

    Sem duvida é um anime interessante, mas é bem isso que você falou a história de fato foi mal aproveitada e realmente tudo o que você falou confere, mas ele tem a quimica que no final das ocntas parecia que a gente não queria saber se o personagem veio das Arabias ou dos Estados Unidos se ele aprendeu a usar espada com o Mestre Kame ou com o Joãozinho da Esquina, o que é realmente estranho pois é isso que realmente importa numa séire, mas com SAO isso não foi necessario simplesmente a gente queria ver Kirito correndo para salvar Asuna qualquer coisa que não tivesse relação com isso parecia ruim e enjoativo…

    Então acho que SAO merece o reconhecimento que tem, por mais que numa analise técnica ele devesse ser um dos piores animes do ano ele mostrou que temos muito pra pensar sobre o que realmente faz sucesso e o que não faz sucesso…

    Rayovac!

    Curtir

    • Camilly Lima

      Concordo com vc, Algumas partes do anime foram chatas, mas eu só queria ver todos de boca aberta por causa do poder enorme do Kirito e tambem queria ver, como você disse, “Kirito correndo para salvar Asuna”, pra mim é muito legal ter o protagonista do anime sendo o mais forte, o herói, o inteligente, pra mim só de todos verem seu poder e serem surpreendidos já foi muito legal, sou fã do anime, concordo que algumas historias foram um pouco estranhas, enjoativas, etc, mas pra mim o anime em si, só a história do poder do protagonista e aquele romance entre o Kirito e a Asuna e tambem todo aquele esforço só pra salvar a pessoa que ele ama, sem falar das lutas em que o Kirito “acaba com tudo” pra mim todas essas coisas me fizeram virar fã desse anime!

      Tenho orgulho de ser Fã de Sword Art Online!!!

      Curtir

  11. marcos

    Parabéns pelo post. Este review mostra algumas das falhas mais fáceis de notar e o que me admira é que nenhum fã consegue notar porque fica distraído com cenas fodonas do Kirito com a ajuda da animação e trilha sonora empolgante, se fosse outro anime seria linxado por todos. O que ainda não conseguí perceber é, o que é que o SAO tem demais que outro anime não tenha, além de não conseguir desenvolver aquilo que tem como deve ser?
    Como tenho dito, o anime só seria um grande anime se fosse rotulado de um anime sobre paródia e comédia.

    Curtir

    • jvmunhoz

      Resposta: Asuna

      hahaha, admito que o anime teve suas falhas, mas a Asuna foi um de seus pontos fortes :3

      Curtir

      • Júlia Matias

        Francamente, não acho a Asuna lá aquela coisa toda não…
        Ela é simplesmente é irritante. Não sei porque os fãs de SAO são tão baba-ovo dela XD

        Achei SAO péssimo, tinha um grande potencial, tinha tudo para dar certo. Mas estragaram ele. Não teve coerência: Nos primeiros 8 episódios ele aumentou de level MUITO rápido, teve uns fillers dramáticos com Silica, Lizbeth e Sachi completamente INÚTEIS. E do episódio 9 para frente, focaram tanto no romance de Asuna e Kirito que ficou extremamente chato. Não pareceu um Shonen. Lutas… cadê elas? Não vi nenhuma.

        Os últimos episódios (O arco ALO em geral) foram péssimos. Ficou um clássico (e clichê de romance) Rapunzel, ou qualquer contos de fadas que se vê por aí: “A princesinha (Aliás, Asuna não era para ser a “OOOOH, MENINA ULTRA FODASTICA QUE MANJA DAS LUTAS”? Não vi nenhum ato de coragem dela, ficou apenas chorando. E só atrapalhou) entra em perigo, fica presa numa torre, e o vilão vai casar ela a força. Chega o herói num cavalo branco EXTREMAMENTE OP (OP = Over Power) que detona tudo e salva a princesa.”
        Quanta criatividade. Ótimo. Merece ser o melhor de 2012. Clap clap

        Alguns exageram dizendo que é o melhor de 2012, não achei bom. Vi outros que mereciam de verdade, apenas não tiveram tanta fama. Porque não tiveram fama? Não sei, mas de qualquer jeito, achei outros melhores.

        Yui é igual a Asuna: Inútil, e só serviu para estragar o anime e deixar um shoujo.

        Nem comento o fanservice e as cenas e roupas propositais para olharem para os peitos das gurias, que ficam babando ovo de Kirito o anime inteiro. SAO já chegou a ser apelidado de Sword Ass Online. Exageraram.

        Aliás nem sei porque coloquei isso aqui, desculpa haha :<

        Curtir

  12. eruru

    O artigo mais equilibrado que li até o agora sobre SAO. Parabéns.

    Alguns problemas que você citou eu havia notado enquanto assistia a série (evidentemente, não com a clareza que você expôs, resultado de reflexão e discussões), mas como não incomodaram acabei gostei muito da série. Me entreteu e divertiu bastante.

    Não o coloco sequer num top20 meu, mas ainda o recomendo como um bom anime.

    Curtir

    • Marco

      Hum…não, o review do cara do animenewsnetwork é um review equilibrado, esse é um review de alguém que não gostou dizendo o porque não gostou(tanto é que você vai notar que a maioria dos comentários do post vão ser negativos já que em qualquer blog a tendencia é que quem concorda com o autor comente e quem não gostou leia e vá embora), um review equilibrado seria algo aonde a pessoa aponto o lado positivo e o negativo da obra sem você ter a minima ideia se o autor gostou ou não, ou seja um review sem influencia da opinião e gostos pessoais do autor(são muito raros mas existem). Em geral uma opinião neutra, sem tender para nenhum dos lados.

      Curtir

      • Disse tudo, acompanho animes a longos e longos anos, não vou dizer que SAO foi um anime perfeito, mas discordo totalmente de muitas de suas criticas, sempre curti animes com uma pegada mais violenta e tal, Gantz, Ova Rurouni Kenshin… etc.
        Mas mesmo SAO acabando por ir pro lado do romance e ter alguns episódios que poderiam ser jogados fora, de resto não tenho o que reclamar, fazia muito mas muito tempo que não me envolvia tanto em batalhas como me envolvi em SAO, a luta dele na 2° temporada com aquele comandante cabuloso, que luta foi aquela. Isso porque era um jogo de fadas, fiquei puto quando soube que ia ser no ambiente de fadas, mas essa luta foi sensacional.

        A primeira temporada teve diversos pontos fortes também, não posso negar que poderiam ter deixado esse anime épico, focando mais nas lutas e mostrando mais como ele conseguiu tanto poder, não pulando dezenas de estágios.

        Enfim, tivemos pontos negativos e positivos como voce falou, mas nesse post só vi uma crucificação, deixando de lado os diversos momentos excelentes em SAO, pode ser meu ponto de vista, mas posso dizer que vi batalhas épicas nesse anime. É isso ai parabéns pra quem ler tudo isso aqui!

        Curtir

      • Independente do autor basear no seu gosto, o importante é ter argumentos que sustentem sua opinião e todos os apontados pareceram razoáveis pra mim.
        Fora que mesmo deixando claro que o anime não agradou, ainda foi elogiada a arte, a trilha sonora e as batalhas contra os outros players.

        Curtir

  13. Estava querendo começar a assistir Sao por causa da repercussão,mas você já tirou a minha vontade de assistir…

    Curtir

  14. Ernany

    Não sou o unico q axa isso 😀

    Curtir

  15. Ju

    Acho que ninguém sabe o porque acompanhou essa coisa que deveria se tornar um anime de ação porem em algum momento se tornou um shoujo meloso.

    Curtir

  16. Carinha Que mora logo ali

    SAO virou clube das winx

    Curtir

  17. finalmente alguem que pensa como eu , concordo com tudo escrito ai

    Curtir

  18. Bruu

    Esse anime é uma novelinha com cara de shonen –‘

    Curtir

  19. Marco

    Gostei muito do anime, teve lá seu problemas na mudança de mídia(culpa do roteirista e do diretor sem culhões para fazer pequenas alterações) mas foi muito divertido de ver, foi até pro meu top 10, porque? porque pra mim entretenimento vale muito mais que analise técnica.

    Sobre as lutas eu gostei, são rápidas mas eficientes(e com um OST foda), que adianta uma luta demorada mas aonde 80% dela são diálogos do protagonista tentando convencer o vilão a mudar de lado e dizendo como ele é mau e o vilão rindo da cara do protagonista? Faz um filtro e tira só o combate dali que você vai ver que não é muita coisa.
    Claro que isso é questão de opinião, tem gente que prefere o tipo referido acima ou até mesmo outros tipos.

    Sobre as expectativas é engraçado isso, cada um acha que SAO deveria ter sido uma coisa, tem um post sobre isso no MAL, colocaram a pergunta…”como seria o SAO perfeito pra você?” As respostas são engraçadas porque nenhuma bate com a outra, vai desde SAO ser um naruto gastando 20 episódios por andar, um dramalhão mexicano que só focaria no psicológico, “tirar o romance shoujo”(eu ri muito dessa), focar mais no romance, focar mais nas lutas, focar mais na Asuna, e por ai vai(se você prestar atenção tem opinião de um monte de nichos ai). O que estou querendo dizer é que na minha humilde opinião SAO só ficou famoso desse jeito porque tem um pouco de tudo com alguns diferenciais aqui e ali(o protagonista principalmente), então acaba agradando e desagradando dependendo da parte que você esta vendo.
    Claro que existem opiniões universais tipo, “a primeira SAGA devia ter durado mais”, mas isso já esta em progresso, esse ano saiu o primeiro volume de uma outra Light Novel de SAO(spinoff) pelo mesmo autor, “SAO Progressive”, em resumo vai contar a historia de SAO andar por andar dessa vez, sem time skip. Creio que daqui uns 5 anos podemos acabar assistindo um remake da primeira parte de SAO.

    No mais gosto do Kirito, é badass, NÃO FAZ O MALDITO DISCURSO PRO OPONENTE(meu deus isso é um saco!, e pior, virou moda atualmente), pegou a mocinha sem enrolação(algo totalmente anormal hoje em dia, normalmente você comemora se consegue um beijo em 25 episódios), torturou o vilão(de novo, anormal, protagonistas são muito certinhos hoje em dia, eles perdoariam porque é a coisa “certa”….) e por pouco não matou um vilão(de novo, totalmente anormal pra um protagonista shounen).
    Foi pra minha lista de personagens machos junto com o Satou de SnS(pegou a Marjorie).
    Tomara que isso influencie a mídia um pouco e parem de fazer personagens com medo de mulher, casais que só vão ficar juntos no final(de umas 6 temporadas) ou harens aonde o principal não escolhe nenhuma.

    E que venha a próxima temporada de SAO, só não sei quando, chutaria summer season de 2014, ter eu sei que vai, fez rios de dinheiro, terceiro anime mais vendido do ano(40k +) + Light Novel mais vendida do ano, se bem que…..Durarara também vendeu legal(18k) e até hoje nem sinal de segunda temporada, não imagino o porque….mas ele é uma exceção a regra.

    Curtir

    • eruru

      Me identifiquei muito com sua opnião. Isso porque eu gostei de SAO, mas não sabia dizer os motivos direito, como você fez: as batalha sem diálogos intermináveis, o romance que andou, a vingança/tortura aplicada no vilão (que putz! eu vibrei).

      Apreciei cada um desses aspectos no anime e não conseguia expressar. Nesses pontos SAO foi realmente feliz.

      Curtir

    • SAO é uma merda que tem um fanbase mais porca que Bleach,Fairy Tail,Onece piece e Naruto.

      Eu me lembro que vi o 1 e o 2 epi totalmente empolgado,achei realmente que tinha condições de ser o anime do ano,mas como eu disse depois do terceiro capítulo o tema RPG foi chutado e começou um romance todo nada haver com a proposta inicial do anime(deveria ser de sobrevivência né?E não Shoujo),eu achei que teria as coisas que um universo de MMORPG tem,Dragões,navios voadores,criaturas misticas,eventos,guerra de guildas,caças ao tesouro,montarias,mas não,não teve nada que um MMORPG tem,a partir do 4 epi começou um harém completamente desnecessário,e graças a esse harém personagens com potencial(como Klein e Egil)foram completamente esquecidos,tirando o casalzinho nenhum outro personagem teve seu destaque e seu momento,eu só quero saber porque foram criados 100 andares se o jogo terminou no 75,teria sido muito mais interessante se o Kayaba não fosse derrotado nele,e sim que todos se uni-sem e juntos fossem passando os ultimos 25,mas acho que o próprio autor viu que se perdeu na sua proposta e quis terminar tudo o mais rápido possível,SAO tinha cenários lindos e um mundo bem interessante para ser explorado,mas o autor não explicou nada daquele mundo,não sabemos de nada do mundo de SAO e nem nunca saberemos…A partir do momento que SAO saiu da proposta de MMORPG de sobrevivência para um Shoujo o anime que tinha tudo para ser ótimo e que realmente teria condições de brigar pelo posto de melhor da temporada se perdeu completamente,a Asuna é um erro,erro grave,o Kirito nunca se desenvolveu na historia,aliás,personagens são algo que o autor também não conseguiu criar,nenhum personagem consegue ser único,todos tem a mesma personalidade,nenhum se desenvolve,e isso é ruim,pois assim o telespectador não consegue se identificar e nem gostar de nenhum,eu sinceramente não sentiria nada se todos forem mortos,ninguém conseguiu me cativar em SAO,realmente não gosto de ninguém,o Kirito já é um cadáver sem personalidade,e a Asuna não deixa ele se desenvolver,ela prende ele,ela atrasa o desenvolvimento que ele poderia ter,aliás,oque as pessoas veem na Asuna?Eu realmente não sei,ela é uma personagem moe extremamente irritante,chata e cliche,se eu quero ver garotinhas moe eu vou ver K-on!Oque fez a maioria das pessoas a terem um pouco de preconceito com SAO são os fans(a maioria mesmo),eles falam que é o melhor anime do mundo,o melhor já feito e de todos os tempos,a hístoria é perfeita,os personagens são perfeitos,não tem nenhum erro,falam que o Kirito mete a porrada no Goku,e se recusam a ver os erros que o anime e todos os outros tem,o anime não é perfeito,longe disso,é um bom anime pra se divertir,mas ta muito longe de algo épico ou acima da média,hoje SAO infelizmente é o típico *Ama ou odeia*,se você der uma opinião contrária um monte de gente que nem sabia da existência do anime 3 meses atrás vem xingar toda a sua árvore genealógica,virou uma modinha,(Sim,modinha,um anime com apenas 25 episódios é tido por seus fans como melhor já feito,superior a Naruto,Bleach,One Piece,Fairy Tail,Dragon Ball,é extremamente defendido)antes que alguém me ache hater de SAO,eu não sou,sou um dos mais decepcionados com o rumo que o anime tomou,mas tem seus bons momentos ainda apesar de tudo,não espero que volte a me agradar porque é tarde d+ para isso,o sucesso é devido a maioria dos Otakus serem gamers,e o fato de SAO ser um MMORPG faz as pessoas ligarem o *dane-se*,a hístoria é super normal,cheia de falhas e cliches,mas o fato de ser um MMORPG faz todos se cegarem.

      Curtir

      • Hidekee

        Concordo contigo e acrescento que todos os personagens são rasos demais, mais que um pires. E não dou 1 ano para esquecerem desse anime e ficar apenas a fanbase sem noção mesmo.

        Curtir

      • Marco

        Se não quer ser taxado de hater não comece um texto dizendo “anime X é uma ****** “, desenvolva, não gostou? blz, explica o porque e pronto, mas do jeito que você começa o texto parece sim um hater enfurecido, e obviamente pessoas mais instruídas vão ignorar um texto que começa assim.
        Eu detesto Monogatari series e EVA mas não fico soltando palavrões pra cima deles, quando surge o assunto apenas explico o porque não gosto.

        Mais uma coisa, tenta dividir melhor o seu texto, com pontuações e parágrafos, já escrevi igual a você um dia(não que eu escreva muito melhor agora mas já melhorei bastante) e é horrível pros outros lerem.

        Curtir

      • Gabriel

        Cara TUDO q você disse é verdade, mas eu sou um hater de SAO o.o, eu fique muito cativado com o começo do anime e a proposta era algo de exer os olhos, porem começou a ficar CHATO DE MAIS, praticamente do ep 3 ao 12 é só um monte de romance tedioso, o fim da primeira temporada (1 ao 14),achei épico(alguma coisa tinha que ser boa né) mas aí a gota d’agua foi “Alfhein”, no review do cara ele fala que o anime foi feito pra o puplico masculino, mas que p***de cara é esse que gosta de FADAS!!!PQP VÉI DA ONDE HOMI GOSTA DE FADAS!!!

        Curtir

    • Mas é verdade,a FanBase de SAO é porca.Sobre meu texto,eu escrevi ele em outro forum e dei Ctrl + C + V lá tinha mais espaço pra escrever aqui que ficou muito junto e apertado,oque eu achei de ruim em SAO no começo foi até o fim então não tinha pq fazer um novo texto com os mesmos argumentos e deu pra entender do jeito que está,talvez realmente pude-se ter começado melhor,mas quis começar assim pra provocar mesmo,é muito engraçado ver a reação dos outros quando critico SAO,aaaaaa,como eu queria jogar um Battle Royale com fãs de SAO.

      Curtir

      • Marco

        Só não esqueça que tem o efeito reverso também, analise a coisa a fundo, quem você acha que esta mais “infeliz”, o cara que gostou de X anime e viu esse anime ficar super popular, vender a tonelada, ect ou o cara que viu, não gostou e mesmo assim teve que ver o anime ficar cada dia mais famoso e vendendo horrores? Acho que os haters são os mais “engraçados” e frustrados nessa historia. Se o anime em questão foi um fracasso da pra entender, eles querem tripudiar, mas se o negocio é um sucesso total de publico e venda acho que acaba perdendo o proposito, afinal qual diferença faz o fulano dizer que achou “um lixo”? as vendas não vão cair, a fanbase não vai diminuir, não vai deixar de ser popular, no máximo se consegue uma discussão sem proposito com algumas “crianças”, o que não seria motivo de orgulho.

        Por isso acho haters criaturas sem proposito, não que eu apoie fanboys, não vejo nenhum dos 2 com bom olhos mas o segundo é mais inofensivo ao meu ver. Eu nunca entendi a logica do “hate”, particularmente não costumo comentar sobre animes que não gosto ou dropo, o que ganho com isso? Já comentar sobre algo que gostei acho de fato bem mais prazeroso e agradável de escrever. Se não gostou dropa e vai assistir outra coisa, mas assistir algo que detesta só pra poder falar mau? na boa, isso é muito ridículo.

        Curtir

    • Eu vi todos os epis porque eu tenho que ver uma série até o final para formar minha opinião,eu não dropei porque adorei a proposta inicial de SAO e tinha GRANDES esperanças que a serie voltaria a me empolgar como no epi 1 e 2,mas não conseguiu,não via para falar mal,mas eu sempre postei a minha opinião sobre o capítulo,se as pessoas achavam que eu hateava(n que vc me chamou de hater),paciência,só pq a maioria gosta os outros não tem que gostar,eu não tenho nada contra SAO,oque me irrita são os fãs falando que o anime é perfeito,sem nenhuma falha e personagens maravilhosos,digo e repito,não sou hater de SAO,nunca vi com o intuito de criticar,mas eu digo oque o episodio conseguiu me passar,e após ver todos os 25 epis eu formei minha opinião que o anime poderia ter sido infinitamente superior ao que foi.

      Curtir

    • Maya Armas

      Cara me identifiquei muito com sua opinião, eu comecei a assistir a pouco tempo por causa de várias indicações , estou indo para o 2, Várias coisas me incomodaram, mas também várias coisas foram ótimas, as lutas não tem diálogos, sem enrolação, o romance por mais que na minha opinião depois que SAO acabou a relação do Kirito e da Asuna tenham esfriado um pouco, foi rápido, não tivemos que assistir mais de 300 episódios pra ver um beijo, teve cenas legais. Acho que todos gostariam que tivesse durado mais, os andares, os chefes não foram bem explorados, pra mim a luta final foi meio fora de nexo eu gostaria de ver ele passando pelos 100 andares e vendo ele chegar na última sala, mas quando ele conseguiu vencer o jogo ainda faltava 25 andares !! Gostaria muito que tivessem explorado os outros andares e masmorras seria muito demais, enquanto ao LAO sinceramente ? Minha sincera opinião, refazer tudo kkk A tortura do vilão foi a coisa mais foda que teve … mas asas ? fadas ? Em algumas partes até parecia que o Kirito nem mais amava como dizia que amava a Asuna porque foi tanta mina dando em cima dele de forma escrota que pela amor e ainda mais aquele incesto ridículo, acho que se tinha uma coisa que realmente não precisa era isso mano, juro que tive vontade de vomitar vária vezes, até porque a vice-comandante se tornou um nada né, ela nem se quer tentou lutar, só esperou o Kirito ir salvar ela. Bom mas espero que as próximas temporadas sejam bem melhores.

      Curtir

  20. Concordo com genero, grau e número.
    Só a trilha sonora me surpreendeu MUITO. Do resto…

    Curtir

    • Marco

      A trilha sonora já era esperado, afinal é da mesma mulher que fez a trilha de Fate/Zero e Pandora Hearts, ela é muito foda, alguns acham ela repetitiva nas composições mas se for assim John Willian é um lixo também, afinal a trilha de Star Wars, Indiana Jones, Superman e outras dele são muito parecidas.

      Curtir

  21. PERFEITO, fiquei muito feliz ao ver que muitas pessoas odeiam SAO tanto quanto eu, falo isso pelos comentários também @_@, as lutas não tem muita conversa mas já que vc não gosta de nenhum personagem vc num fica tenso nas lutas, se morrer TANTO FAZ, ninguém liga -_-. Momentos de sentimentalismo terríveis também, aquela “filha” do kirito e da asuna, pow véi, um PROGRAMA de computador com sentimentos? Sem falar que pra recuperar o “coração” dela o kirito só foi lá no computador convinientimente posicionado, digitou de forma random e salvou aquele pedaço da garotinha bossal, pow o cara até programador é? Várias vezes vc acredita que ele é um perdedor na vida real, onde ele aprendeu a fazer essas paradas?

    Muito, MUITO moe, e assim como todo moe, desnecessário -_-, o kirito é amado por todo mundo, o maldito clichê do harem seguindo o principal, pow véi, precisa disso? Sem falar que a maioria das garotas que se apaixonam por ele conviveram com o cara por no maximo dois dias -_-.

    A popularidade de SAO vem da simplicidade dele, enredo com MMORPG (que ta todo mundo curtindo), romance simples, personagens simples e ÓTIMOS efeitos e trilhas sonoras com um personagem conquista as pessoas por ser overpower, diferente do clássico “começar fraco e ir crescendo” (que continua sendo o melhor).

    E só mais uma coisa, ASSISTAM MAGI!!!!!! É IRADOOOOO @______@

    Curtir

    • Vigal

      concordo em numero e grau com você!Chega de Clichês,que não é ruim,mas ser usado repetidas vezes cansa,Magi tem clichês sim,mas pelo menos são bem executados.

      Curtir

    • Naiara

      Totalmente! Esse anime foi uma decepção pra mim…espera muito mais dele, e ficou nessa coisa de romance agua com açucar…tão chato! Eu não entendo como as pessoas podiam dizer que esse anime é um dos melhores do ano, quando ele claramente não foi!

      P.S. Eu tinha um odio daquela filha dos dois…E Magi é perfeito!!!!!!!! Um dos meus shounens preferidos, sem duvidas! E o mangá é ainda melhor que o anime!

      Curtir

      • As pessoas gostam de SAO porque ele é incrivelmente fácil de digerir mas diferente da maioria das obras fáceis de entender SAO tem coisas criativas (que na verdade não são, mas quem não entende muito do assunto pensa que é) como por exemplo se passar em um MMORPG (que todo mundo adora), personagens simples, cenários simples e etc, e aí vem a “criatividade”: o romance (muito ridiculo, mas tem), o personagem principal apelão (o que agrada os que não tem senso critico, pois é uma ideia diferente colocar o principal já como um cara forte, mas quem entende do assunto percebeu que não souberam aproveitar isso), e os efeitos especiais com uma boa trilha sonora. Essa mistura de simplicidade pra ficar fácil de entender a historia e “ideias inovadoras” (entre aspas gigantes) foi o que deu o sucesso

        Curtir

    • Nana

      É, Magi é bom mesmo. Mas, mesmo sem ler mangá, eu senti que eles adiantaram demais a história em alguns episódios.

      Curtir

  22. Gabriel

    achei meia boca, a historia tava legal até uns episodios
    mas quando enfiaram o romance na historia ficou ruim demais, eles poderiam ter focado no mmorpg e na aventura de sobreviver ao jogo enquanto ensinava sobre o mundo, mas o romance mudou esse foco

    outra coisa chata era o fanservice exagerado(tentaculos e 2 tentativas de estupro com a pobre garota)

    Curtir

  23. Zippyd

    Acho que o autor soube vender seu produto. Colocou o telespectador como o pegador badass apelão from hell 666 oh yeah! e deu de brinde um harém num mundo virtual com direito a lolis, imoutos, tsunderes e tentáculos. sonho de todo otaku …soquenao.
    Deu certo pra uns; pra mim, falhou e muito. Além dos problemas de roteiro, o romance piegas, personagens rasos, vilões caricatos etc, ficou muito naquilo de cortar a pouca ação que tinha, jogar um monte de brilho pra lá e pra cá e deixar o telespectador imaginar como foi a luta.
    Só sei que se pudesse, pegaria meu tempo de volta…

    Curtir

  24. Anime que prometia uma trama boa e batalhas extraordinárias, porém, não teve nada disso.

    Curtir

  25. wallace

    Se nao fosse Light novel ( Romance ) ate que poderia ter sido melhor.

    SAO e bom, mas nao e isso tudo, ainda mais com ALO que e uma bosta

    Curtir

  26. A história da LN foi muito mal aproveitada… O plot não teve um foco, não sabia se focava na prima do Kirito, na Asuna, nele, no romance ou no jogo… Pra mim ele começou extremamente bem, acabei esperando demais e no final me decepcionei. O final de ALO foi muito sem graça, o de SAO até deu pro gasto. Eu comecei a ver o anime pq pensei “nossa, se eles mostrarem pelo menos a metade dos andares que o jogo tem, vai ser muito legal” NÃO MOSTROU QUASE NENHUM BOSS! Decepcionante, fraco e, francamente, o traço é bonitinho e talz, mas nas lutas a cara dos personagens se distorcia totalmente, ficavam irreconhecíveis!
    Se focasse no romance ficaria legal também, já que a Light Novel trata mais disso… Fanservice também não foi problema, na própria LN teve isso… Mas aquele quase-estupro foi algo TREMENDAMENTE DESNECESSÁRIO.
    No começo eu daria 10 pra SAO (tirando aquela Sachi e a guilda dela, personagens totalmente sem função e personalidade), no final não chegou nem a 6. :/ Tinha tudo pra dar certo, tinha…

    Curtir

  27. Eduardy de Araujo

    SAO é feito para um grupos específicos, e despreza impetuosamente os demais(justificativa para o “ou ama ou odiar”).
    Ele é ótimo para quem viu Kirito como: “-Nossa! eu queria ser esse cara.” E para quem não liga pra explicações ou enredos mais detalhados, se o cara não tiver essa ligação com Kirito ou ignorar as falhas de narrativa definitivamente não gostará de SAO.
    Eu achei um anime fraco justamente por ver Kirito como uma idealização de personagem, e a partir desse descontentamento começar a destrincha todas as falhas do ANIME.
    Dou os meus parabéns a SAO pelo sucesso que conseguiram através de uma proposta simples precisando apenas criar um “super personagem” que cativasse a massa, ou seja, querendo ou não, tenho que admitir que ele se tornou ou é um personagem carismático.

    Curtir

  28. Quando parecia que ia ficar bom, era o contrário. Aquele anime que a gente assiste para passar o tempo. Sonífero !

    Curtir

  29. mel

    SAO pensei que seria uns dos melhores animes até em certa parte tentei até ler, mas com as cenas chegando vi que ficou sem noção, totalmente obvio tão mas tão obvio que era capaz até de decifrar as falas dos personagens, as vezes até pensei que estava assistindo uma novela da globo, com uma trama que parecia ser bastante mal feita e muito mas muito chata. O que me supreende que não sei como conseguiu ser tão famoso e até ser considerado uns dos melhores animes de 2012, até com aquele pessimo final e o pior vai ter continuação, o que era esperado de um anime no qual seria passado num jogo creio que a maioria pensou que fosse bom mas se tornou algo totalmente ao contrario, irei ver mas porque odeio deixar as coisas pela metade mas espero que pelo menos der uma melhorada porque senão fica dificil.

    Curtir

  30. Como alguem consegue assistir os 25 episodios de SAO, ler a light novel e fazer uma review com erros tão grosseiros?

    Curtir

  31. Péricles

    Só consegui assistir até o episódio 09 porque o desenvolvimento da história foi muito sem sentido, Nunca assisti esse .hack, mas com certeza Greed Island é muito melhor.

    Curtir

  32. matheus barauna

    nao é querendo puxar o saco nao , mas concordo com tudo, SAO nem foi tudo isso!!

    Curtir

  33. Evandro

    Eh! eu vi SAO todo e pra mim, SAO foi mau explorado ja q jogo MMORPG sei como o anime poderia crescer bastante explorando esse tema pois nos mmo´s existem tantas coisas q vc faz dentro do jogo, guerras, duelos, dangers, eventos etc… que ficaria dificil colocar em 25 eps meus amigos q tbm viram questionaram bastante eu gostei do primeiro arco o 2° ficou devendo, espero q 3° arco eles explorem melhor o tema mmorpg

    Curtir

  34. Eu adoro SAO, quero MUITO uma 3a temporada (ou segunda, sei lá).
    Mas farei esse post tentando ser imparcial:
    —————————–
    Pontos Positivos:
    1- Animação extremamente eficiente, talvez a melhor que passou em “TV” em um longo tempo.
    2- Sistema do jogo bem complexo, dá para entender as regras de aumento de skill, PVP, drop, acesso a menus, enfim. Apenas com o conteúdo daí já dá pra fazer um jogo online, só falta o capacete, hehe.
    3- Trilha sonora linda.
    —————————–
    Pontos Negativos:
    1- As Novels possuem “skips”, mas o anime foi MUITO MAL DIRIGIDO. Faltou uma noção, para a pessoa que está assistindo, de como o tempo estava passando. De um capítulo pro outro muda muita coisa e tu já fica totalmente perdido.
    2- O segundo arco, ao oposto do primeiro, teve uma noção de tempo melhor, mas teve uma explicação sobre o jogo pior.
    3- O anime no início faz as pessoas acharem que será um ANIME DE AÇÃO, mas não, ele é um anime DE ROMANCE com cenas de ação.
    —————————-
    Extras:
    – Considero válidas as críticas quanto ao incesto, porém é de ser levado em consideração que é permitido casamento entre primos no Japão, isso é mais um choque cultural do que qualquer coisa.
    Outra, eu acho até válido pois o anime não tratou isso com descaso, a prima gostava dele e estava triste por causa disso (ela não tratou isso como a coisa mais natural do mundo), então já que era um amor com contexto, eu achei válido (não gostei, mas não odiei).
    – A cena dos tentáculos foi EXTREMAMENTE DESNECESSÁRIA.
    – A cena do “estupro”, cumpre o papel de deixar o cara que está assistindo ficar com ódio do vilão. O problema é que há outras formas de deixar o cara que está assistindo com ódio, mas acabo considerando “aceitável” pois a sensação de nojo/raiva são feitas de forma propositais. Em momento algum aquela cena foi mostrada como algo bonito ou “sensual”.
    – Eu gosto dos protagonistas. Pronto, falei. 🙂

    Curtir

  35. jvmunhoz

    Enfim, no começo me empolguei muito com o anime, até a conclusão de SAO. ALO, não que eu n tenha gostado, mas perdeu um pouco da narrativa empolgante de seu predecessor (e ainda cortaram a parte de Jotunheim)

    Mas no meio, logo que acabou SAO, resolvi ler a Light Novel, desde o começo… E por mais que o anime tenha sido muito bom (no começo), a Light Novel como na maioria das vezes, é superior à sua versão animada… Algumas coisas são explicadas com mais clareza e a presença de pensamentos dá mais abrangência ao enredo… Eu me diverti vendo o anime (e spoilando finais tristes pra todo mundo, haha), mas no final já sabendo o que ia acontecer, me desanimei, mas vi até o fim… Não digo que foi o MELHOR anime q já vi, mas certamente merece ser visto..

    Alguns disseram assim: Ah, seria legal se contasse a história de como tudo aconteceu, desde o 1º andar. Para quem não sabe, o escritor (Reki Kawahara) está lançando paralelamente com SAO uma séria chamada “The Sword Art Online: Progressive series” onde conta (aparente UM VOLUME POR ANDAR!, pelo menos o volume um só cobriu o Andar nº1) seu percurso, mais detalhadamente, nos andares de Aincrad. Esse volume 1 inclusive, já foi incluído no anime, àquela parte dele derrotando o chefão do 1º andar e ganhando a roupa preta dele (que inclusive usou até o final [WTF!?])

    Bem, tinha a dizer SÓ isso.

    Curtir

    • Marco

      Corrigindo uma informação:
      Não tem regra de numero de andares por volume no “progressive”, e o volume 1 conta a historia do primeiro e segundo andares.você provavelmente leu algum comentário errado em algum lugar.
      Nas notas do autor ele mesmo comenta que seriam livros demais se ele continuar fazendo 2 andares por volume então eu creio que teremos variações e talvez pequenos skips.

      Outra correção:
      Eles usaram um pedaço(uns 40%) de 1 capitulo desse volume no episodio 2 do anime e não o volume inteiro(precisaria de uns 6 episódios pra isso)

      Curtir

  36. 0,000000000000001

    Primeiro de tudo bom post, mesmo tendo quase todas as mesma impressões que teve ao assistir SAO,não me importe muito foi mas algo para promover a novel que tomou proporções exageradas. Acho que todos aqui se lembram de algo chamado CDZ que fez muito sucesso na década de 90(não vou discutir a qualidade do anime) e o caso de SAO vocês com certeza não sabe por quê continuou assistindo mas mesmo assim continuou(não venha com a desculpa que você era criança) a questão é que tem coisa que não se explicam apenas um “DO YOU BELIEVE IN MILAGRE? “

    Curtir

  37. Mark

    “Eles são mais rasos que os lagos do nordeste na seca.”
    Não sou do nordeste, mas vejo a dificuldade. E essa não foi uma frase muito legal pra designar o assunto. Tirando isso, bom post.

    Curtir

  38. Suelcbj

    Só digo uma coisa SAO ame-o ou deixe-o. Simples assim.

    Curtir

  39. HeverGM

    Mais uma review que condiz perfeitamente com o “medianismo” de SAO.
    Não sei dá onde saí tanta gente que acha este anime um dos melhores do ano, simplesmente, inacreditavel!!
    Parabens pela review, está boa… assim como algumas que já vi por ai.
    O mais engraçado é ver os fanboyzinhos mentido nas redes socias e foruns dizendo que já tem segunda temporada confirmada… MORRO DE RIR!!! Crianças podem sonhar né… pois deixemos que eles sejam felizes.

    Animação mediana
    Roteiro lixo
    OSTs boas
    Personagens lixos e super valorizados
    Premissa boa
    Enredo mediano

    Vai para a lista dos animes medianos, aqueles que ficam entre as posições 11° à 20° colocado do ano… mas tenho certeza de que no TOP 10 não vai entrar, falta capacidade e conpetencia a este anime para tal feito.

    Curtir

    • jvmunhoz

      “segunda temporada confirmada”

      É verdade que não tem, mas para um anime que vendeu mais de 40.000 unidades somente o Vol.1 em em BD+DVD, seria burrice dos produtores não haver uma 2ª temp…

      Curtir

      • HeverGM

        A mais do que se imagina para poder sair fazendo uma segunda temporada.
        Animes que vendem nem sempre é certeza de sgunda temporada, vide I.S. que vendeu uma media de 30 mil por BD, ajudou a LN a subir alto e até hoje nem sabe de vestigios de segunda temporada.
        Parece um anime que voce conhece deste topico???!!!!?!?!?!?!?!
        Oreimo é outro bom exemplo… veja quanto tempo demorou a sair algo mais concreto da segunda temporada. Exemplos de animes que vendem bem e não se tem certeza de segunda temporada tem aos montes cara.
        E no final, animes que tem vendas bem menores que os super-faturados acabam saindo na frente… eu nem imaginava que a segunda temporada de Nyaruko-san viria tão rapido, que bom né!
        Fora que já tem especulação na impreensa japonesa sobre segunda temporada de Girls und Panzer, detalhe 1: o anime nem terminou, detalhe 2: é baseado em historia original.

        Por isto ficar dizendo que já tem segunda temporada confirmada ou dizr que sai ainda este ano é muito pretencioso.

        Curtir

  40. Darkos

    Não concordo com o love it or hate it, eu não amei o anime mas também não o odiei. Diria que me agradou, para um anime que começou super “quente” e foi “esfriando” aos poucos e que derrepente ficou horrivel quando começou ALO. Mas é o que já disseram, talves o que fez as pesaoas gostarem foi o fato do Kirito não ser um protagonista comum, afinal, o último “boss” foi torturado por ele. E o Kirito ainda por cima foge ao padrão de começar fraco e ir ficando forte (afinal ele jogou o beta, logo ele tinha as “manhas”).
    Tambem concordo que o primeiro quase estupro de tentaculos foi desnescesario e nojento, mas admito que isso ajudou a odiar mais o vilão, para formar o sentimento de querer ver o protagonista “matar” o vilão.
    Outra coisa, os personagens não são tão rasos. O foco ficou no Kirito e na Asuna, os outros personagens servem apenas para formar o carater de cada protagonista e explicar alguns “medos”, como o fato do Kirito se recusar a formar grupos, ele estava cansado de ver os outros morrerem e ele não poder fazer nada, ele evitava os grupos para não gerar afeição e depois que eles morressem ele não ficar se culpando.
    Concordo tambem que a Yuki é desnescessaria, ela é so mais um navi. Sem contar que é muito WTF o kirito hackear o sistema, se ele conseguiu salvar a Yuki, ele bem que podia ter deslogado ele e a Asuna pelo menos.
    Eu acredito que o anime de SAO é considerado um dos melhores de 2012 por causa do Kirito, um protagonista que foge dos cliches, dos padrôes.
    Não coloco SAO num top10, so assisti tudo por curiosidade e ‘escarnio’ (é assim que se escreve mesmo?) de conciencia, mas digo que é um anime que por seus altos e baixos na historia deu para o gasto e para passar o tempo.

    Curtir

  41. playersx

    eu adorei sao , msm tendosido pouco explorado em alguns fatore , ele continua sendo legal . nao a ponto de fazer um top 10 só pra inclui lo .pena q a 2temp me fez desistir do anime

    Curtir

  42. Comentários como é MODINHA, por alguma razão me irritam, afinal qual o problema de virar modinha ?
    Se acaso se tornou moda é porque fez sucesso com certo público e dizer que não assistiu certa obra porque virou modinha ou porque alguém fez um análise falando mal de tal coisa, sem ao menos assistir e tirar as próprias conclusões, meu amigo tenho uma noticia para te dar ,você está sendo HIPÓCRITA

    Claro que tudo tem suas exceção, funk é simplesmente ruim kkkkkkkkkk

    Curtir

  43. Cara, depois de eu quase morrer de tédio com os três primeiros epis. de SAO, continuei vendo só para saber o que acontecia na história e ter argumentos para mostrar o quão ruim ele é… ~~ na verdade, foi mais pelo segundo motivo…

    Assino em baixo seu review do anime!

    xDDD

    Curtir

  44. Acho engraçado SAO por um motivo: Sempre falei que o Kirito era o deus dos nerds virgens sem namorada, aí meu amigo nerd virgem sem namorada fez cosplay do Kirito e acha ele super foda. É tão engraçado isso, olhe vários eventos de animes, tudo moleque espinhento fazendo cosplay dele (tirando os orientais) XD

    Curtir

  45. Luk vc disse tudo oque eu queria ouvir, eu tb achei ruim, no inicio eu estava gostando, mas depois que começou esse romance do Kirito com a Asuna, e a ela começa a virar a donzela em perigo, começei a me chatear, só que mesmo assim continuei acompanhando, e a cada episódio ficava mais triste, porque uma história #$@$%,,, é isso.

    ALO eu nem vou comentar, porque me senti assistindo um anime do Zelda… se bem que a Zelda não é como a Asuna em ALO, ok que seja, só que sei que.. se vier uma outra temporada, que venha, afinal como vc disse deve ser pacto com demônio mesmo hauhuha

    ótimo post, parabéns

    Curtir

  46. Otima resenha. Reflete 100% o anime.

    Curtir

  47. Nossa velho tirou as palavras da minha boca to aplaudindo de verdade .

    Dropei o anime no ep9 ele simplesmente não conseguiu me prender, nada em SAO conseguiu me fazer continuar a assistir.

    Não sei pq mais pra mim SAO é infantil, até parei de assistir por conta de meu gosto, odeio ver espadas e não ver pedaços de corpos voando e sangue pra todo lado. Se vc amigo gosto de Afro Samurai as series de Blood e a caralhada toda que tem sangue,espadas e katanas juntos, não assista esse anime vai te fazer mal.

    Se bem que quem gosto de JoJo não gosta de SAO e vice versa lol, pelo menos a maioria.

    Curtir

  48. Hidekee

    Então, vamos lá a uma explicação do “ódio” que mtos sentem. Eu estando na banda que não liga para esse anime, qdo esperava até algo realmente bom mas dropei sem dó nem piedade ao ver a merda que seria e depois fui vendo reviews (brasileiros e internacionais) percebi que estava certo. Mas o fã desse anime parece cego e usa trocentos argumentos insustentáveis para argumentar que seu anime é o melhor de todos e totalmente novo (gargalhada). Isso desperta certa aversão a mta gente que conheço a ponto de despertar o ódio. A série é fraca, fraquíssima. Não incomodaria ninguém se não fosse a fanbase. Parecem até narutards que se decepcionaram com Naruto e resolveram abraçar outro anime para idolatrar sem raciocinar…

    PS: .hack (qqer um) é mto superior SAO e AW, fikdik para quem procura anime sobre jogos e etc…

    Curtir

  49. SAO é foda, fez sucesso e pronto, se não gosta é melhor calar a boca do que ficar inventando supostas falhas no anime.

    Haters fedorentos, deviam parar com essa frescura de odiar coisas que fazem sucesso, se a maioria gosta é bom ué, se você não curtiu, beleza, saiba que seu gosto é de minoria, mas não ruim, só cale a boca e deixe a obra em paz.

    Curtir

    • QueimaGzuis

      Crepúsculo também fez, Justin Bieber também faz e o pior cego é aquele que se nega a enxergar.

      Curtir

      • Denovo…Crepúsculo e Justin Bieber fazem sucesso, ótimo, os responsáveis estão nadando em dinheiro, novamente o objetivo foi alcançado, eu não curto, mas pergunte pra um fã o que eles acham, concerteza vão dizer que é excelente.

        E aí, cadê o critério de qualidade? O mesmo vale p/ uma questão da informática, muitos amam o Linux e falam que é o melhor Sistema Operacional do mundo, e dizem que o Windows é uma bosta…
        Mas e aí? Qual é o mais utilizado, claro que é o Windows, Microsoft pisa na cara destes revoltados.

        Curtir

    • Naiara

      Grande coisa a maioria gostar…a maioria dos brasileiros ficavam ouvindo “ai se te pego” e nem por isso a musica deixou de ser uma porcaria. Não é o numero de pessoas que curtem algo que define a qualidade disso. Premissa logica basica, vá estudar um pouco de argumentação se quiser falar algo.

      Curtir

    • Engraçado você pedir que respeitem sua opinião,chamando aqueles que tem uma opinião contrária a sua de *Haters fedorentos*.

      Curtir

      • Porque são ué, não vejo comentários sérios, criticando de forma coerente a obra, só vejo “foi uma bosta”, “lixo”, “virou módinha é merda”.

        Curtir

      • O choro é livre por Haters nojentos, SAO foi considerado o segundo
        melhor anime no japão, concerteza vai ter continuação.

        Graças a Deus que lá não existam os Haters Underground que odeiam tudo que faz sucesso e gostam das coisas que justamente são um monte de merd4 KKKKKKK

        Curtir

      • HeverGM

        Chora não cara… sabemos que SAO não é lixo ou merda.
        É um anime mediano, só não entendemos como as pessoas podem gostar tanto dele sendo tão razoavel.

        E onde voce viu que foi o segundo melhor do ano?
        Ele foi o 3° mais vendido em BDs e no rank da revista Newtype (a mais conceituada em animes no Japão) ele foi o 7° colocado.
        Então, por favor, não comece a inventtar coisas pois é feio… e para de ficar sonhando com 2° temporada tão cedo, pois até aqueles que vendem, bem demoram a ganhar… as vezes os animes que venderam menos sempre acabam a frente com segundas temporadas, exemplos existem aos montes…

        Curtir

      • Não estou inventando nada, coloque no Google “Melhores animes de 2012 pelos japoneses” e você verá diversos blogs e sites c/ a lista.

        As pessoas gostam tanto porque é bom PRA ELES.
        VOCÊ acha mediano, EU CONSIDERO excelente.

        Se muitos animes que nem vendem tem um nova temporada, SAO que foi um sucesso muito em breve terá, concerteza ainda esse ano.

        Curtir

      • Na verdade, Giovanni, se não existissem críticas e opiniões contrárias também não haveria evoluão.
        O que eu leio aqui é cada um opinando onde achou falho, e alguns até mostrando os pontos fortes; diferente do seu comentário que ao invés de nos mostrar onde a série era boa preferiu não argumentar e ainda mandou quem não concorda calar a boca.
        Me mostra seu diploma de ‘dono da verdade’ que dae eu calo a boca e até te ajudo a calar a dos outros 😉

        Curtir

      • Meu comentário foi para os babacas que sentem prazer em xingar a série só p/ se sentirem melhor, que é diferente por exemplo, do autor do post, que se expressou com argumentos válidos e o porque de sua opinião.

        Enfim como disse embaixo, não vou levar isso p/ frente, último comentário meu nesse post.

        Curtir

      • HeverGM

        Giovanni

        Ranks informais e não oficiais???
        Voce considera mais eles do que um rank Oficial feito pela revista mais conceituada em animes do Japão???
        Me perdoe, mas isto foi infantil da sua parte, eu falo de FATOs oficiais e não de coisas que crianças postam na NET.
        Repito, ele foi 7° melhor do ano de 2012 pela NewType… achou ruim!?!? Vai lá no site japones deles reclamar com o pessoal do editorial.

        Eu disse para voce para de ficar delirando tanto com uma segunda temporada tão breve, calma cara. As chances de ter são grandes, mas dizer que já vai ser logo este ano é um pouco de mais… não adianta ficar colocando o carro na frete dos bois.
        Tenha paciencia… e quando chegar a hora os Japas iram anunciar a produção.
        Mas não fique supondo coisas que voce não tem certeza, ou ao menos noticias oficiais que podem levar a tal coisa… nada foi nem mesmo especulado.

        Curtir

    • Chamamos isso de ser Tard,Gm,nem vale a pena explicar.

      Curtir

    • Leia meu comentário mais acima,diferente de tards eu posto meu argumento,engraçado que vc n postou nenhum apenas fica chamando de Hater,vc tem argumentos tão lindos que me deu câncer,aprenda a argumentar,é perca de tempo discutir com tards,ai,ai…

      Curtir

      • Você fede velho, seus supostos argumentos são nojentos, “SAO é uma merda que tem um fanbase mais porca que Bleach,Fairy Tail,Onece piece e Naruto.” – Opinião de criança retardada.

        Se tu odeia tudo que é bom não me culpe, realmente não existe sentido em discutir com criança.

        Não vou levar esse assunto p/ frente, minha opinião nem a de nínguem aqui vai influenciar no futuro da série…

        Curtir

    • Vc leu tudo,ou apenas a parte que eu provoquei?Ninguém tá aqui tentando mudar a opinião de ninguém,são apenas criticas a um anime que teve falhas,apenas isso,agora se não quiser reconhecer não posso fazer nada.

      Curtir

      • Cara, como você não consegue achar falhas na história? Não sou o grande resenhista de animes, mas, vi falhas no anime que me fizeram largá-lo. E, se você consegue reconhecer o sucesso de algo mesmo não gostando, sua capacidade de análise sobre algo é zero.

        E, como falou o GM, também não entendo como essa coisa fez (ainda faz) tanto sucesso. Claro que muitas pessoas não enxergam as falhas que vários animes possuem e assim os idolatram, mas, como pode chegar a esse nível de considerar o anime “foda”?

        Espero não ter sido equivocado (demais).

        Curtir

  50. Adramalesh

    Só reforçando o comentário do Hidekee. Assistam .hack e vejam como é uma historia envolvendo MMO. A superioridade chega a me fazer questionar porque a serie é tão pouco conhecida por aqui. Enfim, recomendo .hack/ Sign para terem uma noção do universo da serie.

    Curtir

  51. danpmss

    queria saber quem foi o idiota que disse que a ultima saga se chama underworld…..
    Chama-se Alicization, e por favor, leiam a novel, é muuuuuuito superior a animaçao

    Curtir

  52. Scheide

    Concordo com vc, eu esperava muito mais de SAO, teve um começo muito empolgador, mas depois pra mim a história só decaiu, porém na questão das lutas até me empolguei um pouco mas foi só, vi muitos personagens qe não precisavam estar na história e sem contar aqela segunda parte, que pelo amor de Deus, aquilo foi horrível, a história foi se arrastando, e se não bastasse ainda incluiram na história um amorzinho entre irmãos rebeldes, se hoje alguém viesse me perguntar se eu recomendo SAO, com certeza, eu diria que NÃO!

    Curtir

  53. Mesmo ambos sendo fanáticos, o que mais vejo na internet hoje, são pessoas querendo detonar o anime na frente das pessoas que gostam… tipo “Eu gosto de SAO” daí chega uma galera e diz “SAO é uma merda!!! Não viaja!”.

    As pessoas tem mania de querer tirar felicidade dos outros, se tu ver um cara dizendo que curte SAO, basta dizer “não curto, não é pra mim”. Se o cara disse que ama mais do que todos os animes “Blz, não curto, mas bom que tu goste” ou até um “Discordo de ti” já está valendo (discussões são saudáveis quando os dois lados querem tentar entender a opinião do outro).

    PS: Não estou falando mal da postagem do Luk aqui. Eu achei uma opinião muito bem escrita de alguém que não gostou. Em momento algum a opinião está sendo agressiva aos que gostam.

    Extra: Aliás, eu considero SAO um Seinen, mas achei gigante o número de crianças que assistiram. Eu acho que isso é bom, sempre que há crianças assistindo significa uma coisa: “Renovação de público”, e fazia tempo que eu não via um anime influenciar tanto o público jovem / novos fãs.

    Curtir

    • HeverGM

      Com todo o respeito meu amigo, eu discordo… SAO não é Seinen nem se tentasse.
      Prova disto é que todas as adaptações de mangá do LN foram feitas para revistas Shounens.

      Curtir

      • Marco

        Não, mas também não é shounen, é um meio termo entre os 2, ou um Shounen com elementos de seinen, varia com a saga também, o autor não mantem um gênero estável, tem sagas mais pesadas e dramáticas e outras mais leves como ALO e Caliburn. Alicization é de longe a mais pesada, violência e drama bem mais acentuados, fora o rape que rolou, não esperava aquilo.

        Curtir

      • HeverGM

        Isto não é genero, e sim demografia (publico alvo).
        E o publico alvo de Sword Art Online é o adolescente masculino (Shounen).

        Curtir

  54. Ane

    Nossa, quanto ódio pelo anime e sem xingamentos, coisa rara de se ver. Não concordo com muita coisa que você disse, mas aceito numa boa. Ah, se todo mundo pudesse dar opiniões como você.. Eu adorei o anime, comecei a acompanhar quando já tinha uns 7, e vi tudo direto e acabei amando. Estava tudo ótimo para mim até que acabou SAO e apareceu ALO. Completamente inútil, só serviu para salvar a Asuna. Essa segunda parte realmente me desanimou. Eu espero que tenha uma segunda temporada e que seja melhor que ALO. No começo pra mim foi um ótimo e viciante anime, depois só ótimo, e então bom. Eu daria nota 7.

    Curtir

  55. wnatyw

    Rapaz… Nem sei como dizer. Pois é, eu concordo. Enfim, o 1º epi de SAO foi o maior empurrão que recebi para continuar assistindo. Foi muito legal, senti empolgação, sabe? A ‘emoção’ de jogar apenas com espada, sem magia foi uma boa coisa. E a ideia de que você podia realmente MORRER foi, de certa forma, transmitida. O básico de um jogo também foi mostrado, claro , com a trilha sonora da pra dizer Uhuu! em algumas cenas. E foi bom pra familiarizar com rpg e talz. Sinto que as partes que o roteiro focou foi as principais lembranças de Kirito, e isso continuou até o fim. Ai veio os epi que podemos até chamar de fillers. A familia dele com Asuna e Yui. Acho que a intenção dessa parte é que o mundo virtual pode, na verdade, ter poucas diferenças em relação ao mundo real. Mas isso não quer dizer que foi tudo de bom, aliás, me cansou um pouco. Porém, era necessário pra depois, já que não ia ter muito sentido se ele fosse salvá-la daquilo tudo sem algum ‘clima’, caham, sem aquela determinação. Sobre o outro…
    Nem deu para aproveitar tanto assim a magia, se posso assim dizer, do 2 jogo. Mas, como o anterior, eles mostraram a ‘emoção’, que no caso foi de voar. Depois disso teve o caso da irmã, acho que não precisava de tanto drama…Mas tem gente que gosta dessas coisas então deixa quieto. Pensando bem, a irmã precisava(talvez) aparecer desde aquela hora que ele falou ‘você parece com minha irmã..’Mas, muito pelo contrário, ela não é dispensável, Kirito precisava dela no final de contas, é uma lembrança importante. Olhando pra trás…Foi mal, escrevi demais =s. Rapidinho aqui. O personagem Sugou, sinceramente, não foi um vilão muito promissor, eu não vi nada de especial, ele só foi um chato. O romance é fiel, eles se gostam e lutaram por isso. O final eu gostei, mas para mim já deu. Talvez um ova ou dois, pode até ter filmezinho, mas não precisa de outra temporada com uns 20 epi. No caso de ter, as pessoas provavelmente vão apostar muito(tipo eu), o que não é bom.

    Curtir

  56. GF

    Concordo. Acho accel world bem melhor que SAO.

    Curtir

  57. Koyuki

    Concordo com boa parte deste review. Eu já disse isto em outro artigo deste site, mas irei dizer de novo: “Os dois primeiros episódios, em minha opinião, são a chave pro grande sucesso deste animê”. Eles são muito impressionantes e deixa aquela sensação que vai vir coisa muito boa por ai. Mas do episódio 3 em diante, começa a cair a expectativa pelo próximo episódio e derrepente você vê o episódio com tentáculos… Neste ponto você acorda e percebe que a expectativa ficou bem longe da realidade. Não posso dizer que não me diverti com o animê, mas devido a expectativa que os 2 primeiros episódios me deram, faz com que eu de uma nota 76% (em escala “Animehaus” hehe) pro animê.

    Curtir

  58. Pseudonimo Slayer

    Como eu sempre disse por onde passei… teria sido melhor se acabasse no fim da primeira temporada. Pelo rumo que o anime tomou, Greed Island, que foi apenas um arco (apesar de que foi um arco de um dos melhores shounens da atualidade) conseguiu ser infinitamente melhor que SAO no geral.

    Curtir

  59. KarranL

    Eu gostei da Light Novel, mas realmente não achei o anime lá essas coisas. Ele teve muitos cortes, como as lembranças da Suguha sobre aqueles dois anos que o Kazuto estava em SAO, por exemplo.

    Curtir

  60. O lago do nordeste e a dica do Google foram ótimas tiradas.

    Curtir

  61. -.-

    Traduzindo pouco tempo pra muito conteúdo

    Curtir

  62. carlosdkun

    SAO – animê modinha. Realmente, a história do “jogo que você vê vídeos e lê sinopses” se encaixa perfeitamente pra SAO. Antes de eu assistir, já sabia que se passava num mundo online e quem morresse lá, morreria no mundo real também. Nossa, pareçia ser foda. Depois, a decepção: a pior luta final que eu já vi. Aquela luta foi muito mal feita. 2 minutos de lutinha de espadas, pra no final baixar o demônio no Kirito e ele matar o Heatchkliff. Véi, na boa, foi uma bosta.

    Curtir

  63. Franco_Kurosaki

    O sucesso de SAO se resume em duas coisas: a maioria das garotas curte por causa do romance e já ativam o shipping mode e se empolgam e os garotos por causa de ser MMO,estilo de jogo de popularidade MONSTRUOSA
    Taí a reveita de bolo do sucesso.
    Mas isso geralmente nubla a visão das pessoas pra real qualidade de qualquer coisa.Se tudo isso fosse realmente bem feito aí sim o anime seria bom e poderia até se tornar marcante
    Eu sempre fico com um pé atrás da A1 por causa das atrocidades feitas com FT apesar de termos equipes talentosas lá como a de Ao.

    Curtir

  64. SAO parecia muito melhor na sinopse. Pensando bem, só acompanhei por causa do começo das sagas.
    O grande erro de SAO é a ASUNA. Sem ela, o Kirito poderia “evoluir” como personagem. No momento em que a Asuna virou personagem principal, o anime ficou horrível. Até a Asuna aparecer de verdade, o Kirito tinha um pouco de personalidade (Opinião minha). Além disso, ela é um paradoxo ambulante, como dizem se ela é super forte se vive sendo salva?
    Gostei mais de ALO do que de SAO justamente por que a Asuna não aparece muito.
    E percebi que o autor não sabe fazer um bom vilão. Os vilões, se é que são vilões, pareceram degraus pro povo achar o personagem mais legal ainda.
    Se tiver uma nova temporada, só irei ver porque o Coisinho vira mulher no jogo.

    Curtir

  65. Eu Existo

    Eu sinceramente não gostei de SAO, e falo isso como hater sim, sou hater de SAO, assisti 6 episodios e meio apenas. Amei os 2 primeiros, fiquei impressionado com o começo e esperava que fosse um ótimo anime, mas no epi 6 eu fiquei impressionado com o lixo que tava, dropei na metade do 7º ep, sério tava muito ruim, mistérios bestas, pessoas retardadas, fanservice sem peitos, tipo aquela garotinha loira que tinha um dragãozinho azul que parece ter menos de 8 anos e ainda fazem fanservice com ela(que nem nos filler de higurashi rçrç) e sem nenhum pingo de realismo.

    Curtir

  66. Brops

    O engraçado é ver tanta gente hateando o pessoal que se divertiu com o anime, como se fosse algo anormal. Como falaram antes, entretenimento vale muito mais que uma análise ténica. Não importa se o anime é bom ou é ruim, o que importa é se ele diverte ou não diverte. E SAO é um anime capaz de divertir a massa, sendo bom ou ruim. Eu já me diverti com tanta coisa ruim que já até perdi a conta (ou vai falar que Chaves é bom?).

    Curtir

  67. Satella

    Eu adorei SAO. O que para muitos é algo negativo, para mim a agilidade com que a história acontece foi algo que me empolgou. Sei que não é o anime perfeito, mas foi um dos que mais me empolgou nesse ano. E eu poderia dizer que foi por ser simples, envolvente e divertido. Espero ansiosa pela próxima temporada.

    Curtir

  68. KATAYOSE

    Como disse no outro post dropei no 15 e não me arrependo!

    Curtir

  69. chizurubeauty

    Concordo com tudo que vc disse ai ahsahshahsahs
    Eu comecei a ver e pensei nossa que legal, mais depois a falhas foram aparecendo e eu comecei a desgostar do anime, se tornou algo ruim com o passar dos episódios. Enfim começou com uma grande expectativa de todos e terminou com uma decepção total, eu não gostei de nada do ALO foi uma perda de tempo total assistir o segundo game, só a animação é boa, o resto deixou a desejar.

    Curtir

  70. Thiago

    Boa tarde,
    Creio q temos q pensar um pouco mais sobre esse anime… na minha opiniao é uma ideia futurista sobre a possibilidade de jogar usando somente os estimulos do cerebro para jogar… (algo q nao acho impossivel com a evolucao tecnologica)… outra coisa… sobre o desenvolvimento de personagens…. nao vimos a historia deles nem o Kirito treinando pq isso nao é necessario no jogo… galera é um jogo… vc adquire experiencia, levels e assim fica mais forte… ganha habilidades nao precisa treinar…. a forca de vontade sao as mesmas de outro anime qualqer… o protagonista qer ajudar ao amigos… e tb a namorada… e agora comeca a conhecer sua prima (q ate pouco tempo pensavamos q eram irmaos).
    As lutas sao boas… e os m

    Curtir

  71. Daniel

    Eu particularmente gostei, mas concordo que o anime poderia ser BEM melhor trabalhado, na minha opinião so no arco inicial deveria ter tido 25 episódios, assim poderia ter mostrado mais e melhor os personagens, mas quem sabe, os produtores vao tentar continuar a série, pois a marca rendeu bem.

    Curtir

  72. Master

    kkkkkkkk
    So pela discussão entre os comentários da pra perceber que essa serie fez muito suscesso

    Curtir

  73. SAO é sem SAL, anime chato da poha, dropei. O mais difícil não foi assistir, basta parar e pronto! o duro mesmo é virar pra tudo que é lado e ver esse troço, não tem como fugir!
    Achei a coisa tão básica…nunca vou entender o sucesso disso, o único jeito de fugir foi hibernando…
    Ah, o post do Luk tá perfeito, não acho crime ele expor sua opinião, espero que esse pessoal tbm não acredite no mito do “jornalismo imparcial”, rsrsrs.

    Curtir

  74. Fico feliz de alguém ter tocado no mesmo ponto que achei falho no anime. O primeiro episódio me animou bastante pra ver os próximos, mas aos poucos… “ah, que coisa sem graça”.

    Curtir

  75. Eu gostei do anime, mas reconheço que teve muitas coisas mal desenvolvidas…. Tem coisas que realmente não dão pra entender….
    Ex: Eu não entendi porque Asuna não morreu na vida Real, porque ela foi morta por Akihiko na batalha final….

    Acho para SAO/ALO ter sido bem desenvolvido, precisaria de 40 ou 50 episódios, não de somente 25 como aconteceu…

    Espero de coração que quando forem dublar Sword Art Online para o português Brasileiro, não botem a voz do “Ben 10″ no Kirito/Kazuto…. Me poupe…

    Curtir

  76. kira forever

    Sword Art Online = “Pequenos Espiões 3”

    Curtir

  77. fernando

    Meu camarada, vai dizer que você nao gosta de Berserk? Tem alguma critica sua sobre o manga em algum lugar ?

    Curtir

  78. Eu amei Sword Art Online, mas várias coisas que você falou, eu concordo plenamente, principalmente na parte das personagens que aparecem em um episódio e só voltam a aparecer no último episódio, isso foi a maior babaquice de SAO, a Lisbeth poderia ter sido usada mais vezes durante o anime, e não só ela, vários outros personagens que SUMIRAM do Anime sem mais nem menos x.x’ No mais espero que tenha uma Segunda temporada, e que ela continue a saga, que certamente foi muito boa, em geral.

    Curtir

  79. valduke

    Haters, Lovers, Flame por todo lado, dá até medo xD

    Vamos lá, se você ASSISTIU SAO, recomendo esquecer tudo que viu e ler as LN. SAO é uma ótima LN, e um PÉSSIMO anime.

    Talvez por pressa dos produtores, ou baixo orçamento, não sei, acabaram perdendo muito conteúdo, não aproveitando o básico da história: A “evolução” tanto em nível, quanto em personalidade das personagens, o foco no mundo de SAO em si, áreas não exploradas, dungeons puladas, bosses e batalhas que poderiam ter feito só o primeiro Arco ter 100+ (não vou dizer que queria um episódio para cada boss, porque né ¬¬). Sim seria mais um anime “eterno”, mas pela qualidade e profundidade que SAO tem, não seria infantil e maçante como a maioria dos eternos (sem citar nomes, obviamente).

    Aguardo do fundo da minha alma que GGO e UWO NÃO sejam animados, por que se for para animarem porcamente, deixem só as LN mesmo.

    SAO foi um anime meramente comercial, que, apesar de sua animação impecável (nem tanto assim, mas), teve seu conteúdo muito mal aproveitado, para se manter raso, chamando a atenção do público infantil para aumentar as vendas de DVD’s e Blu-ray da vida, só.

    Existe coisa pior, mas infelizmente, aquilo não foi Sword Art Online.

    Curtir

  80. Mateus Costa

    Não sei o que é melhor: o post ou os comentários. Acho que os dois hueheuheuhuhe

    Curtir

  81. Teto muito bem escrito. Gosto de SAO e achei muito bem elaborada sua avaliação – concordei com grande parte. E convenhamos que a irmãzinha dele só serviu mesmo pra deixar a galera do fanservice feliz, porque… a gente viveria sem ela, pode apostar nisso. xD Uma pena que as adaptações sempre acabam pecando em algum quesito. Mas gostei pakas do texto, muito bom! :3

    Curtir

  82. Cara… eu gostei e MUITO de SAO. PQ?? Não sei, mas me cativou.

    Curtir

  83. tava razoavel até a o final de SAO depois venho as fadinhas e mais mimimi asuna e minha irmã que me pegar e mimimi vou ser heroi.a historia é mediana talvez fez sucesso mediante ao boca a boca fora que a um bom tempo num lançava ao menos mediano ai a negada acho q era o “deus” dos animes mas é um anime repleto de falhas.tava vendo o Hokuto no Ken que é beeeeeem mais velho e em muitas vezes nem faz sentido que é bem melhor que esse anime ai.comparado a um Jojo tem muito o que aprender.
    resumindo.num gostei dessa joça mas acabei vendo td craru que torcendo para o Kirito se ferrar o cara é mala demais kkkkkkkkkk

    Curtir

  84. Kelnan

    Apenas discordo dos chefes, eu gosto deles e do sistema de batalha da primeira temporada. Agora o resto sim, eu concordo. Tenho uma bronca com esse anime por ter virado o príncipe perfeito que tem que resgatar a princesa indefesa, nem os shoujos estão mais assim. Eu acabei acompanhando a primeira temporada aos trancos e barrancos (pulando cenas -.-) e fiquei muito brava quando o “vilão” apareceu. Não era para chegar ao último andar? Não era para todos os jogadores chegar ao último nível? Ainda fui tentar ver o começo da nova temporada, mas como a princesa está presa e precisa ser resgatada desisti >.<

    Tirando minha bronca com o rumo que o enredo tomou, amo a trilha sonora e o design dos personagens XD

    Curtir

  85. Bulma Briefs

    euu gostei da Parte de SAO…. a hr q chegou em Alfheim euu perdi a vontade de assistir… Maas hj eu vou voltar, vamos ver se vale a pena… AAh maas as lutas de SAO são otimas

    Curtir

  86. Eu concordo que o anime foi decepcionante, sendo que não passou nenhuma emoção em momento nenhum. Mas eu li as Light Novels (na verdade fui ler após o ep 2, quando tava no ep 5 já tinha lido 9 volumes) e isso me deixou com raiva do anime. O ritmo do primeiro arco deixou ele chato, uma vez que tentaram seguir a ordem cronológica, que não deu certo. Quanto a ALO, eu prefiro ALO do que SAO, a história é melhor desenvolvida, os persongens mais aprofundados dramaticamente e questão de perderem 2 anos de suas vidas é interessante, mas isso na LN, no anime eu desisti no ep 19, pois não aguentei ver a adaptação de ALO, que foi um fan service sem sentido e com a história mal desenvolvida.

    Concluindo, concordo que o anime é mediano, sendo legal mas muito longe de atingir todo o potencial. Mas uma de minhas frases preferidas é “não julguem um livro por seu filme”, e isso cabe perfeitamente a SAO, onde tudo o escrito acima é verdade no anime, mas não para a Light Novel.

    Então, é aguardar que façam um trabalho melhor com GGO, pois esse é meu arco preferido na LN, com a melhor história e maior sentido de perigo que as anteriores

    Curtir

  87. Téh Moura

    Mais uma coisa: acho que boa parte das pessoas que se decepcionaram com SAO foi porque esperavam um anime de ação, uma coisa que esse anime não é. Ele é um anime mais sobre o desenvolvimento do Kirito. Como eu já disse, pode até ter sido um desenvolvimento raso, mas foi o foco do anime. Não é a toa que tem aqueles episodiosinhos de Shoujo (que eu particularmente gostei porque adoro historinhas de romance) dele com a Asuna.

    Curtir

  88. thais Pascoalon

    O que eu acho que mais agradou a quem gosta da série é por que a série te dá uma sensação de “surpresa” nos pisódios.Quando termina um episódio ele não fala o que vai acontecer no outro.O Kirito é um cara foda mesmo, mas é bom ter um cara que manda bem em meio a personagens que demoram pra se desenvolver.Asuna seria um protagonista secundário e é dificil uma mulher ter uma repercussão boa em um anime Shonen.Ela luta pra caramba. Como amo Shojo e anime que tem romance, não acho que SAO seja muito meloso.Acho que equilibra muito bem entre lutas e as cenas de romance.A historia de São tbm se tornou popular por que foi uma história envolvendo tecnologia e hj em dia estamos num processo tecnológico frenético, cada dia tem sido lançado algo novo no mercado.Se fosse lançado à 2 ou 4 anos antes não teria sucesso por que pessoas não se interessavam tannto por tecnologia e a tecnologia não estaria tão acessível .Concordo que teriam que melhorar o desenvolvimento do anime.Alfheim ficou muito lento, mas a temporada SAO foi bem rápida. é um anime pra quem não gosta de muito mimimi.Por exemplo.Katekyo Hitman reborn é um anime que eu gostei, que muitos não gostaram, mas que cansa por que demora muito pra se desenvolver.é tudo uma questão de marketing.
    AH, o Marketing.é logico que sempre existem aqueles que são “do contra” que não gostam de determinado anime e isso não deixa de fazer a propaganda dele, por que vc pode não gostar, mas o seu amigo que vai ouvir vc falar mal de um anime vai ficar curioso e vai querer ver ai ele pode gostar e gerar uma crítica favorável, as enfim.Gosto é de cada um.

    Curtir

  89. sera que um dia essa tecnologia esxistira
    ?

    Curtir

  90. darkLoki

    Luk, eu sei o porque. E simples se você for que nem eu o motivo é simples sempre que começa um anime tem que terminar ele, embora me desempolgou legal… pois pegou o tema de um dos meu animes favoritos o .hack

    Curtir

  91. ramon

    nao sou fan de sword art online mas gostei mt do anime em si… e achei meio invalida essa sua review em certos pontos como tb concordo em outros…

    Curtir

  92. Corujita

    Ao ler o post fui escolhendo umas frases que expressavam exatamente a minha opinião sobre SAO pra colar no comentário e dizer tipo “concordo!!”, mas desisti pq vi que iria copiar o texto todo.
    Eu comecei a assistir por recomendação; li a sinopse e achei que seria ótimo (sem falar no bafafá q todos estavam fazendo). Vi o primeiro episódio, super estimulante. Vi o segundo e pensei “Será que eu pulei algum episódio?”. Vi o terceiro “WTF?”, e só foi piorando, até que desisti.
    Enfim, não vou nem tentar comentar. Não gostei, acho que a história tinha muito potencial, mas como vc disse, não souberam fazer. É uma pena.

    Curtir

  93. Júlia Matias

    Todos ficamos na expectativas e no final o anime só nos decepcionou. Basicamente, é isso.

    Curtir

  94. lucas

    vou te falar que anime de merda…..já vi muito otaku a base de lei e pera que só veem naruto por aí falando bem desse negoio e nunca reclamei mas quando vi um atku “médio” que assiste umas séries mais desenvolvidas falar bem disso o cara caiu horrores na minha lista……historia de merda…ok…..anime de jogo online..ok….mas anime de jogo online que o romance tem mais destaque que as lutas num dá pra aguentar não…..uma vez tava na loja de anime da minha cidade pegando um volume de one piece e tava passando SAO na tv..e a imagen de charapter end era a asuna na cama…tinha um velho que olhava tão fixamente pra imagem que em dois minutos eu saí de lá…desde que vi aquilo eu tou com trauma de assistir isso…..

    Curtir

  95. Para comentar é importante assistir .. e eu assisti .. nao sei pq foi o anime mais comentado ..gostei da ideia do anime , os cenários impecaveis poremm fazia tempo q nao via tanto fan service gratuito.coisa besta,o desenvolvimento dos personagems é infimo, ate o capitulo 15 ainda foi digerivel .. depois … bem .. eu nem tive curiosidade para passar do cap 18.Achei interessante as partes da sub vida com a asuna na vila do lev 20 mas foi so .

    Curtir

  96. O que me deixou com raiva foi que o “hype” de SAO fez ótimos animes (como o “K” e o THE UNLIMITED Hyobu Kyosuke por exemplo) ficarem escondidos dos holofotes.

    Curtir

  97. “Apesar de tudo que eu falei, acompanhei esse anime até o final… por que? Nem eu mesmo sei, deve ser algum pacto com o demônio.” < Concordo plenamente. Não sei como consegui chegar até o fim.

    Seu post foi lindo, sinceramente. Sabe, eu li e defendo com unhas e dentes o volume 1 da novel (Vendeu um milhão, e valeu todas as vendas), e vou te dizer, GGO começou muito bem. Agora, o anime, que infelizmente meteu o volume dois e três mais fillers, mais mal produção no roteiro, me deu nojo. Sinceramente, o pior de tudo não foi o anime, foi um bando de criança melequenta afirmando ser 'o melhor anime da história'. Normalmente eu ignoro, mas quando todo mundo começa afirmar ( Sem usar palavras como 'eu' ou 'na minha opinião'), ai é demais. Meu amigo que assistiu, tipo, três animes na vida (DxD, Ao no exorcist… E Pokemon?) assistiu e SAO e disse: "Melhor anime do mundo, foda-se One Piece foda-se Naruto, Foda-se DBZ!"

    PUT*QUEPARIU!

    Na minha cabeça, está até agora a cena do Kirito e Asuna juntos enquanto tudo desaparecia. Naquele momento eu estava pensando 'Bem, foi um anime legal afinal', pois é um pouco emocionante aquela cena, de alguma forma, com todo seu significado. Depois veio a continuação e morreu qualquer vinculo que eu tinha com o anime. O melhor personagem ali é o que agente menos conhece, o criador do jogo. Mas apenas ele não carrega a série nas costas.

    Vou falar em: Btooom! foi muito superior. E é de jogo. E sua vida corre risco de verdade. A abertura é mais top. Final fraco, mas superior ainda assim. (Terminei meu comentário dando uma recomendação, tou muito louco mesmo…)

    Curtir

  98. Pingback: Analisando: Por que 2013 é o ano de Shingeki no Kyojin? | ChuNan! - Chuva de Nanquim

  99. Binho-kun

    SAO foi um ótimo anime para mim, mesmo tornando-se modinha. Para mim não foi uma influência modinha, até por que eu o assisti sem indicações supervalorizadas, recomendaram-me e eu o vi. Percebo toda a melação, com a Yui, Asuna em certo momento, mas nem todo anime que se mantém rígido consegue despertar mistos de encantamento.
    Não o considero o melhor entre os melhores, mas o tenho no pc pra ver outrora; SAO não chega perto, em nível, de animes como Death Note (meu preferido), mas não é igual a muitos lixos que andam rolando por aí. Lógico, opinião minha, e essa discussão vai rolar por muito tempo.
    Bom texto Luk.

    Curtir

  100. sanchetos

    assisti 2 vezes esse anime
    SAO é realmente eterno!

    Curtir

    • tiago

      Em assisti na temporada até o 11. Por motivos pessoais e falta de tempo, acabei assistindo algumas semanas atrás. Terminei o anime e na sequência assisti quase todos os epis de novo. Muito foda.

      Curtir

  101. tiago

    Estou vendo que a maioria não conseguiu pegar a aura de SAO. Principalmente o cara que escreveu essa review.

    Se assistir o anime vai entender os motivos.

    Começamos com SAO (vou falar apenas sobre as 2 temporadas).

    Kirito não é chegado a grupos por vários motivos explicados no anime. Ele não gosta de se relacionar com ninguém no começo da história. Porque o motivo de ele estar nesse mundo, foi porque ele tenta fugir do mundo real e seus verdadeiros problemas. Ele descobre que é criado pela tia e sua família. Nesse ponto ele não encontra seu lugar na família nem na sociedade. Os jogos são como uma forma de escape. Inclusive muitas pessoas usam de meios de mídias para isso.

    Em 1 ponto do SAO ele passa a fazer parte do grupo que limpa as DGs, porque sozinho seria quase impossível, mesmo sendo um dos mais fortes e vivendo sempre solo. Ele faz parte do grupo, mais não entra no grupo. Sempre vai solo, coisa que muda por causa de Asuna um tempo depois. A mina que morre na pequena guilda (sachi), traumatiza ele e por isso ele se fecha mais. Tem alguns pontos mal explicados pelo review daqui. Kirito pode ser o fodão, mais em 2 momentos ou mais ele foi salvo. (só não vou spoilar).

    O lance do incesto, com sua “irmã”, na realidade prima. Não é por causa dele, mais sim por ela que ama ele com o tempo e convivência juntos. Quem mais sofreu nesses 2 anos que ele passou em SAO foi ela. Tirando os fetiches que botaram na Asuna, como a tentativa de estupro, tentáculos e outras coisas. O final foi bom demais. O motivo de tudo é explicado, só não entende quem não assistiu direito, ou apenas fez pra saber da história e tentar falar mal dela. A última quest foi bem legal, a do mundo real.

    Só não vou falar mais pra não spoilar.

    E a mina que apareceu em 20 minutos, deu pra passar a sensação de perda. Foi 1 epi, mais que teve bastante desenvolvimento. Foi meio corrido, mais assim deu pra entender os motivos e sensação de perda. A pequena Guilda deixou Kirito mais ainda deprimido e triste. Nesse momento morrer pra ele, tanto fez tanto faz. Quem muda isso é Asuna.

    Os personagens tiveram pouco desenvolvimento na trama, mais as principais, deu pra entender bastante. Obs.: O motivo da Asuna ser uma das mais fortes em SAO foi justamento o envolvimento com Kirito no começo.

    Yui é muito Kawai. Ela adquiriu personalidade própria, foi uma das falhas em SAO, e a vontade de entender os sentimentos e ações de Kirito. Isso foi contado na floresta.

    SAO é muito foda, mais quem for assistir forçado ou vê apenas por obrigação de fazer algo, certamente não vai entender o anime e muito menos gostar dele. É algo natural. E entende-lo torna-se algo que o fará se animar mais ainda.

    SAO é ótimo demais, tem que entender os motivos de uma forma envolvida nos jogos e emoções pessoais. E o jogador de mmorpgs que sempre joga, entende muito dos motivos. Imagine você passar a viver no mundo que você joga no pc e nesse mundo sua vida pode acabar, tanto a da fantasia e da real. Viver nesse mundo pode ser um inferno ou um céu, dependendo apenas das suas escolhas e o modo como você passa a vive-las. Isso apenas o coração poderá entender. 🙂

    Curtir

  102. Alan

    Eu devo ser um dos poucos que gostou de SAO por inteiro, inclusive eu quase dropei o anime no 3 episodio por não aguentar mais drama mas depois eu curti todo o resto.

    Curtir

  103. Pingback: Preview da Temporada – No Game No Life | ChuNan! - Chuva de Nanquim

  104. Usui

    ^^ to nem ligando para essa opnioes, eu curtir o SAO dez do inicio e continuarei curtindo sempre.

    Curtir

  105. Paulo Henrique Batista

    Vou deixar só o básico sobre alguns pontos…

    – O “cara que recusa a cura” no primeiro episódio (ao meu ver e tenho praticamente certeza) é o criador do jogo, ao menos na adaptação; Ele deixou a capa lá propositalmente para pega-la, há que é realmente algo que chama atenção, o jogo tem suas próprias regras justas e alterou as skills de alguns monstros. A diferença é que ele é imortal; vide: após isso ativou a imortalidade também do personagem e montou um escudo insano para disfarçar.

    – Yui, diferente completamente da sua visão não tem nada a ver com apenas uma “personagem melosa”, ela foi criada para mostrar que no sistema, até os próprios npcs podem adquirir uma vida própria e com sentimentos humanos, levando a virtualidade do nosso mundo mesmo para um campo filosófico; E se o seu pc pudesse realmente ser seu amigo?!

    – As histórias de Kirito com as garotas, inclusive Asuna e histórias de outros personagens deveriam ser muito mais aproveitados com novos POV’s de SAO, a essencia do jogo ser ligado com a vida real deixa os outros jogos e animes relacionados que não exploram esse ponto no chinelo, é realmente emocionante pra quem joga RPG há anos se imaginar dentro de um jogo e sobre o poder sobrenatural de Kirito; Afinal, o objetivo geral de um gamer é ser o mais forte ou mais rico do jogo, o POV oficial do anime logicamente deveria ser no mais forte, para inspirar seu público.

    Bem, eu gosto muito do anime, por hora não irei ler a novel; não sei porque, mas, houve um BUG com a minha cabeça e muitas vezes me imagino no mundo de Aincrad… Não sou nerd, mas não vejo a hora do desenvolvimento da tecnologia nos levar para algo assim e, sim, eu me arriscaria a entrar em um jogo como SAO, com apenas uma maneira de retornar .-.

    Curtir

  106. Maryui

    Concordo que não é lá essas coisas. Mas, como você disse, me fez gostar, me fez amar muito esse anime. Eu não sei o porquê mesmo, mas tenho muito carinho por ele.
    Mas não concordo sobre a Yui ser desnecessária… até que não diferenciou tanto na história, pois nem aparentou deixar marcas no Kirito (odiei isso!), mas ela é minha personagem preferida, digo, a que eu mais amo. E… isso não faz muito sentido.

    Curtir

  107. BlueLemon

    Nao sei porque as pessoas criticam tanto, e discordo de dizerem que alguns o elegem como preferido por ser modinha, porque eu gostei muito e digo que é o meu preferido, porque nao tem enrolaçao! Se mostrassem o treinamento do Kirito aposto q iam xingar o anime por enrolar, e se nao mostram xingam também, falar mal todo mundo sabe, eu nem sabia q era modinha, eu vi porq achei q parecia legal, vi no netflix e gostei muito, todo mundo sabe falar mal de SAO e dizer que e modinha, mas todos elogiam naruto, one piece e bleach MESMO SENDO MODINHA TAMBEM

    Curtir

  108. Melissa

    Pessoas falando qie a Asuna é o ponto forte do anime… O anime é bem mediano (beeeem mesmo), mas das poucas coisas boas que teve a Asuna concerteza não foi uma delas ‘-‘
    Comecei a assistir GGO, e estou realmente feliz por ela não estar nele, nem ela, nem a Yui e nem nenhuma dessas menininhas chatas e irritantes. Tem a Shinon, mas apesar de não ir com a cara das garotinhas de SAO, ela é legal…
    Sobre personagens rasos, em GGO a nova protagonista, Shinon, esta sendo minimamente mais trabalhada, ela tem um passado, ela está se desenvolvendo, tenho expectativas quanto SAO II *w*

    Curtir

  109. Minha experiência com animes é curta e parou em Dragon Ball Z e Yu Yu Hakusho. Depois disso, pouco contato tive com esse tipo de desenho. Achei essa cara a pouco no NetFlix e assisti do início ao fim, sem ter lido na antes. Como a expectativa era baixa, posso dizer que é possível passar um tempo agradável assistindo-o, sem exageros, sem momentos super trash ou tramas cabeludas.

    Se essa era a proposta, atingiu o objetivo. Um anime Light que dá para assistir com a esposa numa boa.

    🙂

    Curtir

  110. Ânderson Matheus

    O objetivo foi atingido, onde numa tarde pode-se chamar os amigos e assistir comendo uma pipoca. 8)

    Curtir

  111. Predator_Blacky

    Suas criticas e pontos bons visto no anime são justificados, mas a parte que você falou sobre os games, eu lhe critico muito. Aliás, gamer de verdade nunca vai zerar uma campanha ouvindo música, isso é fato.
    SAO trouxe um publico gamer para assistir animes, pois é um dos poucos animes que exploram o gênero MMORPG consideravelmente.
    Eu entendo que SAO não é um anime de romance que você fale “ohh, que fofo.” e nem um anime de ação que você fale “caraca que fera!” pois SAO é um anime que não foca em um único gênero.
    Vamos usar o exemplo da árvore de skills de Skyrim.
    Você tem o seu personagem, e tem as árvores de habilidade, você é level alto, mas é mais ou menos em tudo, porém isso é o suficiente para ser bom nas áreas e chamar a atenção desejada.
    Você não usa a dica do Tio Zangs de focar em só uma coisa, tipo em “Uma Mão e Bloqueio” ou “Duas Mãos”, você distribui os perks em todas as árvores.
    Então, o anime que faz isso, consegue atrair vários públicos com só uma cajadada, M.O.A.B., KEM Strike, D.N.A. Bomb, Air Strike, MultiKill.
    Para o publico gamer, SAO é “the beast”, ao menos para a maioria, sempre terá alguns que irão discordar de tudo, nunca existirá um assunto que todo mundo concorde.
    Sobre o assunto de pular o treinamento do Kirito, sejamos sinceros que a frase do Kirito “Não há mais nada entediante que assistir uma pessoa jogar um MMORPG, não é mesmo Kayaba Akihiko.” faz sentido, aliás se o primeiro arco de SAO tivesse o mesmo número de episódios que a saga inteira do Naruto, você iria assistir? Claro que não, não há nada mais chato que isso, pois iria ser mais do mesmo, iria se repetir monstros, pois para upar em SAO, precisa-se cumprir missões e matar monstros, e iria ser um tédio tremendo ver o Kirito matar o mesmo tipo de monstro várias vezes, e ver ele passar de andar para andar, desde do 1º Andar até o 74º Andar.
    Personagens rasos, isso até que eu concordei um pouco. Mas dois minutos para conhecer um personagem em um anime que só teve cinquenta episódios, é um tempo aceitável.
    “O Kirito nunca vai fazer nada errado.” Ele já fez muita coisa errada dentro do SAO, você que não deve ter assistido direito.
    “Tratar o jogo de uma forma séria desse jeito, pô cara é apenas um jogo!” Um jogo virtual, um VR MMO, não é um jogo como conhecemos hoje, não podemos julgar o jeito do Kirito tratar o game de uma forma tão séria, pois não estamos nem sabendo e nem sentindo na pele como é estar dentro daquele game, depois de sair de um game que se você morresse você morreria na vida real, ou seja, não podemos julgar isso ainda!

    Desculpe pelo comentário ser tão grande. Não sou um hater, sua resenha foi boa, desculpe por demorar para comentar aqui, mas é isso.

    Que venha logo um NerveGear para jogarmos realmente um SAO!

    Curtir

  112. Eu gosto bastante de SAO, mas entendo tudo o que disse. Realmente teve algumas coisas que… O incesto e os tentáculos foram demais para mim. Não desceu pela garganta… Mas tirando essas parte, a história em si é boa (na minha humilde opinião, é claro) e eu gosto de romance, então… Acho que se não tivesse os excessos do segundo arco, tudo OK.

    Curtir

    • Robbie

      Por pior que seja, eu adoro SAO. E isso realmente não faz sentido pra mim, porque até hoje sou indignada que todas as gurias querem dar pro Kirito e ele ainda apaga a própria conta no fim da primeira temporada.
      Pra falar a verdade, quando vi o primeiro ep eu pensei na hora que era de boas o anime mais foda e meu preferido na minha história de animes, então eu vi o segundo e fiquei tipo… Ah?
      Okay, eu entendi que poderia ser uma mudança. Eu aguentei e engoli quando o terceiro episódio seguiu o mesmo ritmo, boiei com os gatos negros e engoli em seco a atitude meio puta da Asuna. Não me entenda mau, eu amo Aircraid em uns trinta níveis acima de todos os outros arcos, sou fã da Asuna e se pudesse pegava o Kirito pra mim. Mas ai… bom, eu vi ALO. Não engoli aquele pseudo-incesto até hoje, os tentaculos testaram minha paciência mas eu ri como uma condenada quando o Kirito ficou “mais” fodão ao logar com a conta do Kayaba e deu um coro naquele fdp. E sim, eu totalmente admito que ALO é tão sem coerência e sem sentido que só o arco Calibur consegue ganhar.
      Mas gosto do GGO, porque eu adorei o Kirito “menina”.
      Só não vou comentar sobre Madre Rosalio, porque acabei de ver ele nesse exato momento e ainda não tó emocionalmente preparada para comentar isso sem cair em lágrimas. De novo. Porque sim, eu chorei desde o instante em que entendi o que significava “Cavaleiros Adormecidos” e isso foi mais ou menos no segundo em que a Yukki arrasta a Asuna pra depois do duelo.
      Enfim, eu amo SAO e não faço idéia de porque, mas… Sei lá, a vida é estranha de todo geito, ser estranha assim não faz diferença.

      Curtir

  113. concordo com sua opinião. O anime no começo pareceu ser legal etal mas sempre tem que ter essas tais pessoas vindas do inferno para estragar a história .. tá que a irmã do kirito não sabia que ele tinha uma namorada mas sério ( o autor poderia ter não colocado este tipo de situação.) tipo o anime já tem vários romances .. tem que incluir até a irmã dele? .. e colocam como a asuna não soubesse de nada ( a triste situação de que ela está sendo quase estuprada pelo fdp psicopata enquanto o kirito vai salva la de algum jeito e fica todo sorridente com as tais pessoas dos infernos que ficam se esfregando nele ( típicas personagens com peitos grandes ou do tipo menininha pervertida mas para mim é tudo puta … odeio personagens assim).. e tem a segunda temporada … que temporada lixo, sem uma história muito boa e oque salvava o personagem de uma impressão boa era seu amor pela asuna e ser o tal cara legal para todos e etc. É COMO SE A HISTÓRIA DOS DOIS FOSSE EXCLUÍDA …. o anime todo praticamente só foi com a fulana traumatizada por armas ( na ironia que ela jogava um jogo que se usa armas) e o kirito .. poha foi como se quisesse trocar a pessoa que ele gosta ( porque sério.. algumas senas dos dois muito perto ele deitado com e ela com o rabo mostrando e ele olhando .. ) sinceramente coitada da Asuna .. e se ela descobrisse o que acontecia quando a câmera não estava neles? ( por que será que não colocou a câmera neles ne .-.) mas enfim .. por um lado só gostei da primeira temporada e a segunda …. uma palavra lixosa

    Curtir

  114. Pingback: Sword Art Online terá seriado live-action norte-americano | ChuNan! - Chuva de Nanquim

  115. Pingback: Light novel de ‘Sword Art Online’ entrará em novo arco em 2017 | ChuNan! - Chuva de Nanquim

Deixe um comentário