Primeiras Impressões – ‘Shingeki no Kyojin’ ou ‘Attack on Titan’

headerQuando uma expectativa correta faz toda a diferença.

Que adaptações de mangás para séries animadas sempre são vistas com desconfiança pelo público, isso é notável. Normal até certo ponto. Em sua grande maioria (em praticamente todos os casos, pra falar a verdade) o mangá sempre supera sua adaptação porque é nele que o autor consegue demonstrar tudo o que realmente quer. Mas há trabalhos que funcionam muito bem das duas formas. É cedo para dizer – afinal apenas um episódio não é lá resultado de muita coisa – mas Shingeki no Kyojin, ou Attack on Titan, pode entrar para o seleto grupo de obras que ficarão marcadas positivamente em suas adaptações.

1

“A história de Shingeki no Kyojin gira em torno de uma humanidade que vem sendo exterminada por gigantes, mas que vive por mais de 100 anos a salvo em uma cidade “escondida” atrás de barreiras de mais de 50 metros de altura, construída por seus antepassados. Porém alguns seres humanos estão dispostos a mudar  história e formar um exército de ataque aos seres assassinos no mundo exterior, para prevenir que novos ataques aconteçam. Porém alguma coisa estava fora dos planos. É assim que entra Eren, nosso protagonista, que após ver sua mãe ser devorada por um gigante decide que não deixará nenhum deles vivo e buscará sua vingança completa.”

O maior hype da temporada se confirmou em pouco mais de 3 minutos de animação. Com sentido e com todos os méritos possíveis. Shingeki no Kyojin estreou no Japão e conseguiu fazer com que eu esquecesse praticamente todas as outras estreias. Apesar do medo do que poderia acontecer com a adaptação da série, os trailers eram bons sinais e o episódio em si apenas traduziu tal fato. O pouco mais de 23 minutos de episódio nos apresentou uma animação intensa, com cenas de ação realmente incríveis, agitadas, com vigor. Nos apresentou um drama até então ausente no mangá, mas com uma qualidade de direção que entra na “medida” para o público. A arte bem trabalhada, a trilha sonora que em nenhum momento lhe passa uma sensação de esperança ou felicidade. Tudo se encaixa em uma série que você assiste e pensa: “Tudo vai dar errado pra esses caras! Tudo!”

2Se em Aku no Hana a animação experimental foi um erro, em Shingeki no Kyojin tudo parece ter favorecido a execução do episódio. Desde o character design deveras melhor do que a obra original (o que não é lá muito difícil, afinal o desenho do mangá deve ter sido um dos motivos da obra ter sido rejeitada na Shounen Jump), até as pequenas cenas com uso de CG e a caracterização dos titãs. Digamos que Shingeki seguiu uma linha de segurança e que soube trabalhar em cima da mesma. Não se acomodou e ofereceu qualidade. Além disso, uma abertura de tirar o fôlego em um trabalho elogiável do novato estúdio WIT, um dos braços comerciais do Production I.G. Juro que em alguns momentos eu parava e pensava: “Isso não é da Madhouse?” Com certeza em tempos “de ouro” do estúdio faria um trabalho tão bom assim para o público.

Com cerca de 25 episódios recém confirmados, Shingeki no Kyojin lembra muito a animação e o clima passado por Claymore, guardadas as devidas proporções das histórias. Na época de seu lançamento, Claymore conseguiu driblar toda a desconfiança do público com uma animação sólida e que até certo ponto seguiu o mangá – apesar do final bem discutível e exclusivo para a animação. Shingeki provavelmente rumará para  o mesmo lado. Um final alternativo. Posso estar enganado e já terem em papéis a idéia de uma segunda temporada dependendo das vendas. Acho difícil.

10De qualquer modo Shingeki apresentou uma fórmula que dificilmente erra com gregos ou troianos. Aqui a direção de Tetsuro Araki se mostra mais uma vez na medida para esse tipo de série. Com trabalhos elogiáveis em Death Note e Highschool of the Dead, o diretor consegue captar com profissionalismo os pontos certos para dar dinamismo, tristeza ou cadência ao episódio. A introdução, com a caça aos titãs, foi um dos grandes pontos fortes. Serviu para atiçar o público no primeiro momento, dizer que aquilo estaria presente na série, uma hora ou outra. A tristeza da despedida de Eren de sua mãe ao final conseguiu ser emocionante, de tirar o fôlego, de arrepiar, mas você não tem tempo para se sentir agredido por uma emoção pois tudo favorece a cena. E que cena!

11Shingeki deve se confirmar como o principal anime da temporada. Se o melhor, não dá pra dizer. Mas o mais comentado e assistido? Dificilmente algum outro superará essa expectativa. Diria que dificilmente algum outro conseguirá superar o primeiro episódio como um todo, independente do gênero apresentado. Esperamos que o ritmo seja mantido até o fim e com o mesmo sucesso de execução desse primeiro encontro. O potencial é enorme e esperamos que não seja desperdiçado.

12

13

9

6

3

4

8

5

214 Comentários

Arquivado em Animes, Primeiras Impressões

214 Respostas para “Primeiras Impressões – ‘Shingeki no Kyojin’ ou ‘Attack on Titan’

  1. Erik

    Esse primeiro episódio me surpreendeu. Já esperava algo bom, mas foi além disso…
    Teve umas cenas que eu fiquei meio espantado, não é todo anime que tem essa “liberdade” de ser tão fiél ao mangá, espero que continue assim (:

    Curtir

  2. Oba.
    Finalmente um bom anime para sair do tédio.
    ^_^

    Curtir

  3. Muito foda o anime O: espero que continue nesse ritmo também.

    Curtir

  4. Ren

    A tristeza da despedida de EIRIN de sua mãe ao final conseguiu ser emocionante, de tirar o fôlego, de arrepiar, mas você não tem tempo para se sentir agredido por uma emoção pois tudo favorece a cena.

    nao é Éren ?? e.e

    Curtir

  5. Luis

    Eu espera muita censura nesse anime, mais no final se revelou muito bom! Espero que continue assim.

    Curtir

  6. jvmunhoz

    Simplesmente É-P-I-C-O! Cara, fiquei arrepiado na cena de despedida da mãe do Éren… Melhor anime da temporada, sem dúvidas…

    Curtir

  7. Eu simplesmente achei espetacular.Faz tempo que não me ipressionava tanto assim com um anime,parecia que estava assistindo um filme.Trilha sonora de arrepar,character design incrível,efeitos especiais de primeira grandeza e uma arte deslumbrante fizeram com que shigeki já pudesse se tornar uma obra-prima.Fiquei com o coração na mão com aquele gigante com um sorriso maligno após devorar a mãe do protagonista,foi algo aterrador.Eu nem pensava em assistir mas mudei de idéia.O único medo é do final alternativo,o de Claymore foi ridículo!

    Curtir

  8. k14bb0

    Ae galera do Chuva de nanquim vcs vao fazer uma analise do ultimo episodio do anime do Jojo?

    Curtir

  9. Eu nunca concordei tanto com um “Primeiras Impressões”, paticamente tudo que foi falado eu concordei.
    Eu já senti a vibe do episódio logo na abertura (que sem perceber já estava balançando minha cabeça ao ritmo da música XD), op muito boa!
    Tambám tive a impressão de está vendo algo prduzido pela MadHouse, pena que ela não faz mais coisas assim, Photo Kano que o diga (R.I.P MadHouse…)
    Enfim essa é uma das minhas grandes apostas da temporada, junto com Devil Survivor 2 (sim, ainda tenho esperanças com as adaptações de shin megami tensei) e Aku no Hana (mesmo eu achando que se fosse para usar rotoscopia, antes fizesse um drama ou live action logo ¬¬)

    Curtir

    • O que sobrou de bom da MadHouse de antigamente acabou saindo do estúdio. Pelo visto no Production IG os melhores profissionais foram alocados no WIT para casos como esse anime.
      No caso da MadHouse vários que saíram fundaram o estúdio independente MAPPA que foi quem animou Sakamichi no Apollon e estava fazendo o filme do Satoshi Kon.

      Curtir

  10. nino.D leandro

    muti bom o anime segui bem o manga, acho q o final nao deveria ser como claymore, acho melhor interompe em um sena polemica de invasão é deixa o suspense para proxima temporada.

    valeu galera o chuva de nanquim.

    Curtir

  11. Se eu não discordar de algo não estarei sendo eu, né Didi?
    “Juro que em alguns momentos eu parava e pensava: “Isso não é da Madhouse?” Com certeza em tempos “de ouro” do estúdio faria um trabalho tão bom assim para o público.”

    Puta ilusão, Madhouse sempre tentou fazer visual bonito, mas nem sempre teve animação tão boa quanto parece, e sempre sofreu de episódio com animação e visual abaixo do padrão da série, sem contar a “Maldição da Madhouse”, se fazer as adaptações pela metade e deixar a história em aberto para nunca ter uma continuação. Tem gente que tem trauma do Madhouse por causa disso e fica rezando a cada temporada para que o mangá que gosta não seja pelo pelo estúdio. Foi uma surpresa quando foi anunciado que Chihayafuru teria a segunda temporada, não por ser um shoujo/josei, mas principalmente por causa disso.

    Production IG sempre teve animação de qualidade E consistente.
    Isso não é novidade nenhuma, quando foi anunciado que seria um dos estúdios do IG que faria a adaptação todos já puderam comemorar.

    E cara “Erin” é nome de mulher, no nome certo é Eren.
    Algo que eu gostei muito foi ver a família dos personagens, viva, na tela, interagindo de forma tão natural e convincente. Foi por esse motivo que o episódio foi tão bom e o final tão dramático, não era apenas a mãe dos protagonistas morrendo ali, era uma personagem que nós conhecemos naqueles poucos minutos. Mais animes deveriam ter isso, e também gostei muito de como não tem aquele hábito bobo de esconder os olhos dos personagens em momentos dramáticos, pelo contrário, mostra eles de frente pra entendermos seu desespero.

    Algo a ser mencionado é a qualidade do som.
    A sonoplastia é absurda, mas o melhor foi a música do Revo. Já dava para ouvir que seria ótima no PV, e até antes disso. Esse projeto solo do ex Sound Horizon está impecável até agora, a trilha sonora do jogo Bravely Default é linda, e as músicas já usadas nesse episódio estão no mesmo nível, desde as mais encorpadas para os momentos de ação até os baixo tons sutis no momento que o Hannes deu de cara com o Titã.
    Fantástico, assistir isso em um Home Theater deve ser fenomenal.

    Curtir

    • Madhouse sempre teve muitas adaptações de mangás, talvez por isso este estigma. Adaptações de mangás seja qual for o estúdio, quase sempre ficam em aberto mesmo. Chihayafuru surpreendeu por voltar, mas deve terminar na melhor parte e sem expectativa para uma terceira temporada T__T

      Shingeki deve ir pro mesmo caminho XD Você falando do Production I.G., recentemente eles andaram oscilando muito (fica mais visível em Robotics;Notes e Psycho-Pass), e Shingeki no Kyojin não tem animação tão boa assim, tá no nível do melhor da Madhouse mesmo. Mas é curioso como o I.G. mesmo com tudo isso, ainda consegue pairar sobre grande parte dos demais do porte de estúdio grande.

      Curtir

      • Também né, foram se meter com aqueles picaretas dos “XXX Ponto e Vírgula YYY” e com o Urubochi em fase de moezeiro, bem feito.

        Curtir

      • Pseudonimo Slayer

        kkkkkkkkkkkkkkkkkk euri agora… não por discordar, mas por concordar com gosto, kkkkkkk

        Curtir

      • Mas eu estava provocando agora, apesar de acreditar nisso.
        Poxa, Robotics foi feito capitalizando em cima dos ERROS de Steins;Gate. Toda aquela palhaçada otaku só denegria a história e atrapalhava a execução, daí eles fazem um anime em cima disso? Claro que eu não vou gostar, esse eu nem me arrisquei, até porque a premissa de construir um robô não me pareceu interessante.
        Se tivesse mecatrônica de verdade do mundo atual seria diferente, mas como não, deixei passar.

        Psycho-Pass, tem muita fofura naquele anime lá. Tinha até brecha para usar o moe como um elemento da história, mas não. Foi uma grande decepção (apesar de ainda faltar assistir os 3 últimos episódios).
        O sistema Síbila é retardado, e por mais que eu assuma que ele TEM que existir para a premissa da história acontecer, nada convence. O Shuzo é um excelente antagonista, bom de verdade, mas sozinho sem ninguém para contra-argumentar com ele é um grande desperdício.

        Curtir

      • Goldslash

        Hum quando eu lembro de Psycho Pass, lembro do filme Minorty Report, algum de vcs, viu essa ligação? As premissas são semelhantes xD

        Curtir

  12. Tiago

    Sensacional, esse promete se não cair o ritmo e não tiver censura.

    Curtir

  13. Fábio [Portuga]

    Excelente anime.

    Curtir

  14. Eliabe Neri

    Ainda não assisti e não leio o mangá mas tenho uma duvida…

    O mangá ainda ta saindo ou acabou?
    A distancia ta grande???

    Pq isso sim faz toda diferença…do que adianta animar algo inacabado ou que tenha apenas poucos volumes pra pausar e volta sabe se lá quando???
    Pq na boa…desanima ultimamente essas animações de obras inacabadas…vc começa a assistir,chega uma hora que alcança o mangá ou termina de forma brusca e volta (ou não) anos depois…

    Curtir

  15. Lembrei da Madhouse assim que começou o episódio…Muito bom mesmo. Animação e trilha sonora muito boas…a história me interessa….vou acompanhar. E espero que não seja como Sword ou Zetman, que teve um hype do caralho, mas decepcionou pra mim…

    Curtir

  16. sanchetos

    Shingeki no Kyojin!!!! caralhooooooooooo to tremendo de emoção até agora com esse anime fodaaaaaaa ele concerteza vai ser o melhor anime desse ano!
    o anime é tão bem feito que parece filme, e ele tem o traço de manga, cartoon e HQ é muito fodaaaaa!!!
    vou assistir 2,3,4 vezez esse episodio 1 vo ler até o mangá!!

    Curtir

  17. Goldslash

    Nossa, no meu blog q eu já to começando, pensei num nome dum quadro, não conhecia este e iria ser cópia KKKK, mesma ideia, agora vou ter q pensar em outro.

    Bem mta gente espera desse anime , oq eu esperava éra não ser tão mainstream, além do mais ele foi negado pela JUMP, pensei putz, deve ser algo bem diferente das pohas q estão acostumados atualmente, estava louco pra depois de ver esse 1 episódio gritar #XupaaaJUMP.
    Mas eis q não deu, achei um anime mto tosco, a menina deu um soco no cara sem noção, caco da força física ¬¬.
    Eaí como sempre né, aquele cliche amigo, aquele em q seu pai/mãe morrem né, personagem principal tem q ter parente morto isso é visto né ¬¬. É sério não dá pra mudar esse estereótipo de protagonista q quer fu,der tudo; q reclama das pessoas e perde a mãe e vira revoltz…

    Pelo menos em OP , Luffy foi criado pelo avo(Na verdade nem foi, mas enfim),não teve parente morto, agora eu entende pq merece ser o 1.
    Mas enfim, achei q o anime daria um laço nos shounens atuais, mas oq eu vi foi a mesma sopa de ingredientes.
    Esperava mais do mesmo!!

    Animação ruim do karai, Kct, quando os caveleiro vem nossa q bos,ta eles caminhando parado, isso mesmo, caminhavam sem nem se mexer, umas hora deu pra ver tudo travado a imagem n mexia, as pessoas nem abriam a boca pra falar.

    Acho q vou perder uma aposta e bem capaz disso virar um SAO2.

    Vamo ver se melhora essa poha.

    Curtir

    • Pseudonimo Slayer

      Virar um SAO? Impossível… sua opinião está bem equivocada, só digo isso. 🙂

      Curtir

      • Goldslash

        Cara tu responde tudo e só groselha sai da boca mano, se é pra entrar em discussão utilize de argumentos vei.

        Curtir

      • Pseudonimo Slayer

        Discussão? Argumentos? Pra que eu faria isso com alguem que assistiu o primeiro episodio e já defeca pela boca sobre o anime?

        Curtir

      • Goldslash

        Então nem responda né cara, tu pegou o final do meu comentário, uma parte isolada negou ta eaí?

        Meu comentário argumento se baseia em shounens mesmo, eu esperava algo bem novo, menos mainstream possível eaí vejo morte de pais, eu como roteiristas sempre do dica pra galera lá do fórum e tau, não por morte de pais, então ver um anime fazendo sucesso com isso é meio contraditório.

        Então, se vc só sabe usar o mesmo argumento de 1 episódio, que ngm pode mais criticar aq, todos tem q falar bem de shingeki, pq vc gosta aí todos tem q achar tudo perfeito tbm….Complica né.

        Que isso cara, vc tem muito oq aprender ainda. Saiba q é bom ver diferentes visões e coisas diferentes q cada pessoa notou.

        Mas enfim se vc gostou ótimo, não estou aq pra mudar opinião de ngm, só pra dar a minha, não espero nada em troca não.

        Boa sorte.

        Curtir

      • Pseudonimo Slayer

        kkkkkkk q ridiculo, cara… patetico isso. vc deu sua opinião, entao considere o que eu disse como a minha ue. ta tenso ver esses haters doidos que não suportam ver alguem defender um anime… expressa sua opinião e fica de boa. se recebeu uma resposta e pq tem gente que não concorda contigo.

        Curtir

    • Henrique

      cara tem certeza que você assistiu o anime certo? não vou reclamar da sua crítica pq gosto é igual a CU, mas eu assisti o episódio até o final e tenho certeza que não vi nenhuma menina socando ninguém ¬¬
      quanto a qualidade da animação sugiro que assista por outra fansub ou em algum outro site, pq quando eu assisti a animação era perfeita, e não vi nenhum cavaleiro “andando parado”. Então não culpe o anime pq pelo que vc descreveu a qualidade do vídeo estava com certeza horrível.

      Curtir

      • Goldslash

        Grande argumento “Virar um SAO? Impossível… sua opinião está bem equivocada, só digo isso. ” , acho q me convenceu né.
        Anyway nem me importo tanto de o anime virar modinha cara, mas esperava mais só isso, assim como SAO entende.

        “mas eu assisti o episódio até o final e tenho certeza que não vi nenhuma menina socando ninguém”
        O cara desliga o cérebro pra assistir KKKK. Aí não dá cara, se vc não viu problema é seu. Mas vou citar a passagem aq, é depois q os cavaleiros passam aí ele dá uma varetada num cara q estava falando mal deles, então ela pede se ele ainda quer entrar pra brigada, depois do sim , ela pega ele pelo cangote e atira na parede, mano nao existe essa força vei q bos,ta.

        São uns 4 passagens estáticas, até vi um pouco do CG algumas partes ficou bacana, outros ficaram lixo…
        Mas enfim, vcs q desligam o cérebro pra assistir, nunca vão entender.
        Poderia usar de argumentos né, se tu não assistiu o mesmo q eu não adianta nem conversar…

        Curtir

      • Goldslash

        “Hater”… Mimimimimi.

        Curtir

    • Goldslash

      LOL cara tu tá parecendo bem na retardado na boa, se eu recebi eu gostaria q ela tivesse argumento só isso tbm.
      Se a resposta foi uma bosta, eu teria direito de respondê-la não?
      Putz, se é pra responder deixe jeito nem precisa.

      Curtir

      • Goldslash

        Respondi errado essa mer,da anyway, hj em dia tudo é hater, tudo é bulling, nego é mta fraco não consegue aceitar crítica a algo favorito seu e toma como algo pessoal, como se todo mundo é obrigado a gostar do q ele gosta.

        Que bosta deve ser tudo paga pau de caue moura e felipe neto.

        Curtir

      • Pseudonimo Slayer

        KKKK que otario… se tem alguem aqui se revoltando pq recebeu uma resposta foi vc… quer ser hater? seja… mas ñ reclame se tem gente defendendo o anime depois de tudo. caue moura? felipe neto? agora sim vi que sei intelecto n é suficiente pra uma discussão. por isso mesmo não vou criar uma. haters gonna hate. retardados gonna retardear.

        Curtir

      • Kintoki

        Talvez seja tu que precise ligar teu cérebro Goldslash. Como o amigo ai de cima disse não houve nenhum soco, ela só o arremessou em direção à parede, nenhum uso de superpoderes. Mas enfim, crítica fraquíssima e de pouco embasamento, mais parece que catou sequências isoladas para inventar defeitos usando apenas seus padrões pessoais como perímetro absoluto ao julgar o anime. Falta total de objetividade, até acho que SnK tem suas falhas, mas esse seu chilique (porque não dá pra chamar de review, convenhamos) passou longe de adereçá-los.
        Diga ai o nome de seu blog para que eu possa evitá-lo fortemente. rs
        Abraços.

        Curtir

      • Goldslash, a Mikasa é mais forte do que o normal…em força física é a melhor da turma…Assiste os próximos, cara! Eu li o mangá, e vai ficar cada vez melhor! Eu gostei bastante da animação!! Sim, havia partes em que as cenas eram mesmo só imagens…mas isso é um recurso que eles utilizaram para dramatizar..sabe quando fica sem som? Então, isso também! Mas da trilha sonora você gostou, né? Foi inacreditável! Eu também não gostei de SAO,,,mas nem se compara com Shingeki! Cara, o pessoal pensou que vc era hater pela linguagem utilizada…quando se argumenta, não adiante usar palavras como “bosta”, “merda” ou “vei”. Assim você perde a moral…Bom, veja os próximos, te garanto que não é clichê. E, aliás, clichês, quando bem feitos, impressionam! Se quiser, considere um clichê, mas um clichê IMPRESSIONANTE!

        Curtir

      • Goldslash

        Kintoki vi agora apenas seu comentário, é o q chamamos de falácia do interlocutor, ou seja a unica coisa q tu fez foi atacar eu ou o comentário, sem rebatê-lo. Eu considero objetivo, pois ninguém conseguiu rebater os pontos levantados, como do cliche e vários outras coisas, além de usar um papo convencional, “tudo é cliche”, “nada é novo”, por favor né usar, de argumento universal é fácil. É como questionar o porque de olhar animes se podemos estar combatendo a fome na áfrica…
        Sério isso aí passa longe de um argumento.

        È fácil atacar review ou seja o que tu definir, dificilmente é rebatê-lo a altura, coisa que pouquissimos fizeram, um outro de um argumento mediano, mas nada que negasse boa parte do q eu disse..

        Se é pra ter um leitor assim, com falta de interpretação de um anime e falta de senso crítico,que é o poucos realmente tem, me desculpe mas prefiro nem ter tais leitores…
        ——————————————

        Cross acredito q essas palavras se repetiram poucas vezes, normalmente onde o pessoal só usa a falácia do interlocutor, aí não tem debate e fica nisso.
        “vei” dahusuhs é engraçado,mas as vezes é mto tu e vc, q sai isso mesmo KK.

        Este anime melhorou mas nada de 9,9 como falaram outros falaram, 10… Haha…10 é trollada só pode.

        Até melhorou antes eu daria um 7.0 hoje já estou dando um 7,9… Mas não é nada tão top assim, é só que as vezes falta um pouco de senso crítico, pra pelos notar algum erro,entende,não vejo qual a graça ver um anime ignorar tais coisas, acho q alguns olham por objetivo, só pra dizer q olhou KK.

        Gostei do seu coment.

        Curtir

    • Gabriel Lino

      Comentario digno de pena. Não é estereotipo, mas tem uma causa pra tudo isso. Não foi só a mae do garoto que morreu (inclusive no mangá nem revelaram se o pai dele está morto ou nao) , muita gente morre nessa história , é quase um banho de sangue. A animação fez jus a historia, um traço mais “pesado”, deu um destaque pro gore. Leia o mangá antes de ficar apostando coisas tolas, nem vi essas cenas de erros que vc falou . A mikasa tem um passado terrível, por isso ela é forte assim, ela e´ um dos melhores chars , so q eu prefiro o rivaille.

      Curtir

      • Goldslash

        Tem um passado terrível, por isso a força tipo o goku né? Claro faz todo sentido.
        Cara não adianta defender algo q é merda q é cliche q é irrelevante, morrer mãe/pai, só deixa os animes menos criativos doq poderia ser.

        Na boa aprender a interpretar aí.

        Curtir

    • Gabriel Lino

      E o eren ja queria ser um soldado na tropa d exploraçao antes mesmo da mae dele morrer ! sera msm que vc assistiu esse anime? por favor ne..

      Curtir

      • Goldslash

        Vc é o cara q ficou revoltado lá em baixo KKKKKKKKK. Por eu supor q no futuro o anime cairia de condicionamento, oq pessoas como vc iam fazer? Se matar.

        Só não vai chorar aí…

        Curtir

  18. sstkzz

    Foi mais uma decepção dessa temporada. Sinceramente achei muito ruim, surrealismo demais pra mim. Sério, esses gigantes são tosco. Não irei perde meu tempo assistindo o segundo episódio disso. Dropped. Pro próximo.

    Curtir

    • Hund

      “eçi animw foi uma desepsaum…”
      Surrealismo? Cara isso é um anime! Quer realismo vai ler Shima Kousaku! Ou melhor, sai de casa e vai viver!

      Curtir

      • Goldslash

        Hum, mas tbm vi um surrealismo exagerado, umas coisas meio nada haver, tipo um gigante comer gente, como se n tivesse outros tipos de alimento, aí eles são vários e demoram 100 pra quebrar uma parede, na boa quebrariam em 1 dia na pankada…

        Aí os bixo parece puro músculo…Os caras se consideram gado e tem umas armas tecnológicas pra caramba na cintura KKKK.
        Isso tudo é surreal, como a força das crianças a menina deu um soco pareceu um canhão, as crianças trabalhando…
        Tudo viagem.

        Curtir

      • sstkzz

        @Hund, não posso mais ter opnião?

        Curtir

      • “Os caras se consideram gado e tem umas armas tecnológicas pra caramba na cintura KKKK.”

        MALDITA INCLUSÃO DIGITAL E PROGRESSÃO CONTINUADA!

        Curtir

      • Goldslash

        “MALDITA INCLUSÃO DIGITAL E PROGRESSÃO CONTINUADA!”
        E a graça ta onde cara?? Se vc prestar atenção tem algumas coisas q n batem, eu realmente não entendi a tecnologia dos caras, se tinham tecnologia pra construir tais armas, poderiam construir muros, tipo ficção científica KKK

        Mas enfim, estava brincando, quero ver as armas agora em funcionamento e.e

        Curtir

      • “se tinham tecnologia pra construir tais armas, poderiam construir muros, tipo ficção científica KKK”

        Se os egípcios tinham tecnologia para construir pirâmides, por que não naves espaciais?

        Curtir

      • Goldslash

        Não to falando do cabo de aço, mas sim da arma na cintura, arma fogo, duplo cano, ali não é tão medieval, quem sabe mais tarde descobre.
        E pow até hoje não se tem mta certeza se foram os egipcíos que construíram as piramides, se alguém conseguisse provar.

        E oq tem haver piramide com nave espacial, piramide é bem mais simples, já essa arma é algo bem tecnológico.

        Enfim isso não tem tanta relevância, só notações. Como não li o mangá da pra bolar umas teorias…

        Curtir

      • Espada, fivela e pólvora… são medievais sim.
        E não se esqueça que a idade média é um louco período de 1000 anos, e no caso da série é uma fantasia medieval com toques sobrenaturais. O que mais desafia a realidade ali não é a tecnologia, é como ela é usada, como o corpo dos soldados consegue suportar a pressão das mudanças de direção e força G durante os voos.

        Curtir

      • Goldslash

        Quanta groselha pra um só comentário, pólvora medieval? Aliás grande teor de interpretação é realmente impressionante, olhe o design das armas, totalmente futuristas oq saiu um pouco do foco. Não é por se realidade ou não é por ter um padrão, se eu faço algo medieval na minha opinião fica uma bosta se começa botar espaçonave no meio, mas enfim, pessoas q se fecha em lótus não conseguirão entender.

        A pressão da força G KKKKKKKKKK. Que intelectual não, único mostrado foi uma meia cena cortada de uns cavaleiros, eles só usaram um equipamento de alpinismo, nem teve velocidade excedida alguma, pressão nada significante.
        Soldados resistem a pressão de caças em velocidade altíssimas, q são mto maior q a citada.
        Não tem nada relevante aí. A diferença é chutar baboseira, pra algo mínimo. Outra é notar detalhes realmente revelantes pra o total da obra, arma de fogo duplo cano, só oq faltava… Bacava vai ser, sair um laser daquilo aí sim, fazendo total sentido.

        Boa sorte ao estudar física aí, só estude corretamente da próxima vez, pra não cometer essas gafes.

        Curtir

      • Se tu acha que pólvora não é invenção medieval, engrenagens, cilindros e válvulas de pressão são tecnologia avançada, e usar a expressão “força G” coisa de intelectual, só posso lamentar e desejar que viva feliz na ignorância.

        Caso alguém aqui tenha curiosidade, aqui está em detalhe o mecanismo dos cabos:

        O cilindro que fica atrás contém gás e com um ventilador comprime o gás, que expelido impulsiona tanto o corpo quanto as cordas.

        Curtir

      • Goldslash

        Então essa é a conhecida falácia do espantalho, onde vc ataca um ponto q eu nem sequer mencionei em meu comentário, ou vc interpreta errado pra atacar.
        Enfim nenhum momento eu faleis sobre era o uso da polvóra e dos tempos medievais e sim das armas futuristas, nem vi elas atirando ainda, mas por mais q tivesse uso, adicionar cano extra e coisas do tipo isso é bem exagerado.
        Conheço algumas coisas de história japonesa, período edo, etc. Já tinha sim arma de fogo,uma espécie de espingarda mas não foi isso q eu quis dizer, achei q estava claro.

        Bem essas imagens são do equipamento do própria obra? Bacana, claro a princípio não vejo nenhuma restrição a força máxima de aceleração q um corpo suporta(soldados usam equipamentos com funções semelhantes, mas não são compostos semelhantes).

        Mas enfim, nossa discussão foi bacana KKKKKKKKKKKKKKKK.
        Espero q continuemos assim pelos próximos 24 eps xD.

        Curtir

    • Hund

      Claro que pode, mas acusar um shonen de surrealismo não dá, uai.
      Porque afinal, Naruto, One Piece e Bleach são super realistas.

      Curtir

    • Diego

      Cara você ao menos leu o mangá???

      Curtir

  19. Pelo que estão falando o anime parece ser bom e em se tratando da censura,milagre não terem feito isso com essa série, atualmente o Japão tá um saco com isso, até naruto, one piece e o finado bleach já sofrem, tem o hunter x hunter saga quimeras que já não boto fé pq provavelmente será retalhado pela censura, espero que esse seja diferente.

    Curtir

  20. Hund

    Por mais que eu tenha gostado desse primeiro episódio, as caras dos gigantes são muito zuadas, principalmente a do que comeu (literalmente)
    a mãe do Eren.
    Além disso esse anime tem tudo pra ser a nova modinha da temporada.
    Prevejo muitas pessoas no comparando o garotinho ao Vander do SotC, dizendo que é a oitava maravilha do mundo, e guerriando com outras fandoms que nem os SAOtards e Jojofags (sou um :D) da temporada passada.

    Curtir

    • Hund

      E sem querer desmerecer o anime, mas a arte parece a do Kaiji.

      Curtir

      • Hund

        Queria só deixar claro que eu gostei e vou continuar assistindo.
        Como já disse em outros lugares, é um “9,9/10 would watch”.
        Só não assisto se meu computador explodir e levar meu modem junto.

        Curtir

    • e qual o problema desse anime virar moda ?

      Curtir

      • Hund

        Nenhum, só tô dizendo o que vai acontecer.

        Curtir

      • Goldslash

        KKKKKKKKKKKKKKKKKK.

        Mas Kaiji no conteúdo e criatividade obra humilha esse aí.
        Um anime fraco como esse não pode virar modinha pqp, esse é tipo SAO, só agrada nicho viciado em shounen repetitivo.

        Onde pais morrem aí tem vingar tudo.
        Ou quem sabe ele vingue seu clã tb usando olhos vermelhos
        KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

        Curtir

      • Pseudonimo Slayer

        “Mas Kaiji no conteúdo e criatividade obra humilha esse aí.” Falou o cara que só assistiu o primeiro episodio…

        Curtir

      • Pseudonimo Slayer

        Primeiro de tudo. Ele não é shounen, é seinen. Agora pra vc dizer que os pais dele morrerem foi uma coisa clichê, vc de certo esperava que o cara matasse o titã e salvasse todo mundo, né…

        Curtir

      • Hund

        Se é serializado numa revista Shonen e o autor queria mandá-la pra Shonen Jump então é shonen.

        Curtir

      • Pseudonimo Slayer

        Veja bem… na verdade ele é sim, Seinen. Um dos motivos da Jump recusá-lo foi esse. Mas possui elementos de shounen sim, claro. O que pode ser visto no primeiro episodio. Mas ainda assim não deixa de ser Seinen. Se vc leu o mangá, sabe disso.

        Curtir

    • Henrique

      véi esse goldslash só ta falando merda, tudo bem ele não ter gostado do anime, mas é cada argumento ridículo e sem sentido…
      Fala que o anime não tem conteúdo e nem criatividade mas só assistiu o primeiro episódio ¬¬

      Curtir

      • Goldslash

        Mas o Hund tá certo cara, não adianta vcs virem com chororo.

        KKKK “só assistiu o primeiro episódio” olha o argumento do cara, como se tivesse outros pra assistir…
        Claro q é cliche , se tu não reconhece é pq não deve ter assistido mais q Naruto né.

        Curtir

      • Goldslash

        Eu achava Kaiji mto criativo, mas ainda tá cedo. Só tava confirmando oq o outro cara disse, realmente, Kaiji tem arte ruim mas salva no roteiro.

        E só pra lembrar os primeiros episódios são mto importantes, devem ser os melhores possíveis, depois pode piorar um pouco ñ faz mal.

        Curtir

      • Ninja voador das galaxias

        Gold deve se ajoelhar perante aku no hana [anime] e bater punheta pra nakamura

        Curtir

  21. Porra, segundo lugar que eu vejo gente criticar o anime por ele fazer sucesso. Absurdo.
    O anime é “bom” (ou não), e você gosta dele? Então assista e se diverta, se não então vai procurar outra coisa para fazer. Só se incomoda com anime que não está vendo se quiser, se tem pessoas falando sobre algo que você não está assistindo ou não gosta foi você quem foi se meter no meio da discussão, o errado ali é você.

    Não importa muito o disse me disse por ai, e taxar isso de ruim e de modinha. Se te dá urticária não vai esfregar a bunda na urtiga para depois ficar reclamando, bundões.

    Curtir

    • Pseudonimo Slayer

      Estou concordando muito com vc, cara… que estranho. o.o

      Curtir

    • Fernanda

      Puts, tbm concordo demais com vc!! Meus Deus, é realmente o fim da picada, né? Reclamar pq fez sucesso e que vai virar modinha. Então quer dizer que todas as modinhas são ruins? Ahh por favor, essa gente tem que começar a largar a internet e começar a viver.

      Curtir

      • Shingeki era muito bom e merecia os créditos só enquanto estava no underground, na moita, no cantinho dele…agora que está ficando popular, merecidamente, e ganhou ampla visibilidade por causa do anime, vish, ofendeu.
        Certamente que tem pontos a se criticar aqui também, mas daí a criticar pelas qualidades e pelo sucesso? Estou ainda mais surpreso é por ver algumas pessoas que eu conheço e acreditava serem mais inteligentes\sensatas tão revoltadas com a boa repercussão da estreia. E depois vem me falar de câncer… pelo visto é contagioso.

        Curtir

      • Hund

        Esses aí são os “Otakus Hipsters”, que só leem/assistem os mangás/animes enquanto não são mainstream.
        Embora isso seja uma frescura do caralho, em parte concordo com eles.
        Junto com a popularidade de uma obra, vem os “tards”, que fazem o que eu disse logo acima, xingam fãs de outros animes, não permitem que xinguem seu anime/mangá favorito e soltam as pérolas “Anime X é muito melhor que anime Y!” e “AH! Você assiste esse lixo? Você tem que assistir é o X!”.
        Mas mesmo assim, ainda é como eu digo aos meus amigos, “Quanto mais gente gostando esse anime/mangá, melhor!”.

        Curtir

    • Síndrome do Underground existe em fandom de qualquer obra. Só lamento que uma tão boa quanto Shingeki tenha nessa proporção desigual. O que me conforta é que o que vai viabilizar comercialmente essa série não é o otacu bostinha metido a hater, e sim a audiência média japonesa, composta por pessoas que vão assistir pela qualidade, e não por pressupostos imbecis.

      Curtir

    • Goldslash

      Legal falar isso, depois ir esculachar o comentário dos outros.
      No mínimo hilário.

      Então só aqueles que pagam pau pra um anime tem direito de olhar, não é claro, ninguém olha por curiosidade da história ou qualquer outro motivo né, todo mundo q é assiste é clara e puramente pq ama o anime. Isso é q faz total sentido.

      Esse é o tipo de argumento “lixo”, ou seja “pra que assistir anime,se existem pessoas passando fome na África”??
      Modinha só retorna isso oq é visto por aqui, usuários defendendo firmemente o anime q é tudo de bom q nossa q coisa linda , melhor do mundo, perfeito…Depois evolui pra faze 2 q é começar chingar os outros shounens KKK
      E depois virar “modinha”, é algo positivo pro anime?
      Não sem dúvida.

      Curtir

  22. Poxa, o que mais eu fiquei triste é que a probabilidade de ele acabar sem nexo é muito grande, pois o mangá ainda está em lançamento. Com 25 episódios seria impossível terminar a história. Tomara que confirmem uma segunda temporada como fizeram com Magi, que é um outro anime digno de 2ª temporada.

    Curtir

  23. dhan666

    Aqui tambem?So tem gente criticando o anime nos sites onde eu vou.

    Curtir

    • Goldslash

      Nem cara é só eu e mais um manolo, os outros q tão criticando, criticam gente q criticam ou seja na linguagem deeles.
      Eles são os “haters” dos “haters”, bem comovente isso.

      Aliás me passa esses site, adoraria ver gente q não desliga o cérebro pra assistir.

      Curtir

      • Pseudonimo Slayer

        Hater dos hater? Bem comovente o fato de que vc admite ser hater pra chamar quem te contraria de hater, né? kkkkkkkkkkkkkkkk

        Curtir

      • Goldslash

        To só aplicando a mesma fórmula q vcs usam pra crachar alguém de “hater”.
        Não pera… só vcs podem julgar alguém hater né, é um passe ou oq é, pra ter esses poderes?

        E sim estes são os haters de hater.

        Curtir

  24. Posso fazer uma observação?
    Não pude deixar de reparar, e achar engraçado, em um detalhe sobre o pessoal que está reclamando que Shingeki vai se tornar popular, e por isso ser/ficar ruim. É que muitos deles são pessoas que defendem com todas as forças o supostamente mais popular de todos os animes, aquele tal do One Piece. Essas pessoas reclamam e batem boca com outras quando elas “não entendem” porquê One Piece é tão bom.
    Aqui mesmo nesses comentários do Chuva tem um desses.
    Pessoinhas que ao mesmo tempo que criticam a rápida construção de personagens e construção de laço emocional com o espectador para que um personagem não se despeça da história como uma peça descartável, eles adoram falar da construção de relacionamentos e amizades do tal de One Piece. Mas né, qual o mérito de conseguir isso em apenas um episódio, bom mesmo é levar dezenas, até centenas de episódios para conseguir o mesmo resultado.

    Realmente “não entendo”, 2deep4me, a profundidade do One Piece é tão funda quando o fundo do mar onde aquele barco afundou.

    Não que Shingeki não tenha falhas, como a localização contraditória da residência dos Jaeger, mas hatear não é criticar.

    Curtir

  25. Diego

    O anime me surpreendeu com toda a certeza do mundo, já esperava um resultado postivo mas depois dessa estréia…sem comentários.

    Curtir

  26. Goldslash

    Mano deixam os caras dar as opiniões deles, se tem argumento beleza, nego tem mania de responder tudo, querem regular opiniões, ditadura só na casa do caralho.

    Argumento de “quem não gostou q saia”, que bos,ta isso, nada pode receber crítica hj em dia, não da pra criticar dragon ball, caue moura e agora esse anime.
    Que vem uma corja de nego encher o saco na boa, cada tem um sua opinião e deu.
    Eu achei algumas incoerencias e pronto. Mas ainda vou assistir, quem viu outra coisa beleza tbm. As pessoas não se respeitam mais querem ser donas da razão, vamos deixar todos comentarem independente de crítica ou quem amou o anime.

    Curtir

  27. Não fiquem tão animados ainda…
    Eu lembro bem de como me senti quando comecei a assistir Guilty Crown. Pensei que seria O anime da temporada e que entraria fácil na minha lista dos melhores. Nunca estive tão errado. No final era um anime que parecia aqueles muleques do colégio que se exibiam e tal, mas na hora do vamo ve não eram nada do que se faziam parecer. Espero que esse anime seja uma exceção

    Curtir

    • Se não me engano foi assim desde o início, pelo menos aos meus olhos.
      Ainda hoje consigo rir daquela força especial fechando a porta do galpão abandonado só para abrir no chute e fazer um impacto no hora da invasão.

      Curtir

      • Mas cara, como era começo da história eu tentei abstrair um pouco as falhas na esperança de que tudo poderia ficar melhor… e a parte visual e a trilha sonora, assim como o inicio cinematográfico do anime me deixaram muito interessado nele. Depois eu vi que era fanservice puro… a história não deu em nada, começaram a dar um rumo muito bizarro e sem sentido pra série. Mirai Nikki foi a mesma merda. Foi chegando perto da conclusão daquilo tudo e os japas não souberam dar um final pro anime. Deprimente. Another foi quase isso… mas o final foi um pouco, só um pouco menos forçado.

        Curtir

      • Entendo, porque eu também assisti tudo e tentava dar crédito, mas no final daquela temporada, naquele final já meio absurdo degringolou.
        Guilty Crown forçava demais, aquela cena no “shopping” no final, que o cara tira um caminhão 18 eixos do corredor para atropelar alguém… nossa.

        Curtir

      • Pseudonimo Slayer

        @Nathan Concordo com vc, cara, mas eu ainda assim consegui gostar de Guilty Crow. Eu sei que o anime foi bem decepcionante, era ruim até certo ponto, mas eu gostei 😦 Já de Mirai Nikki não. Esse sim foi triste. 😡

        Curtir

  28. Lillyth

    O QUE FOI ESSA TRILHA SONORA????? G-E-N-I-A-L!!!!! Chega a arrepiar, estou muito ansiosa pelo anime!!!!!

    Curtir

  29. Normal,achei uma estreia completamente normal,esse primeiro epi foi puro cliche e todo previsivel,eu acertei tudo que ia acontecer nele,não me empolgou em nenhum momento,não leio o mangá,só vi esse primeiro epi,mas deve melhorar,daria nota 7,0,nada d+ mesmo.

    Curtir

    • Goldslash

      Realmente esse é um ponto destacável, se pudesse dar joinha aq KK.
      Gostei bastante do seu comentário, sem pagação… Vendo oq anime mostrou, sem fingir não ver e sem desligar o cérebro.

      Parabéns manolo. Minha nota tbm ficaria pelos 7,0 por aí.

      Curtir

      • Meu medo é sapoha virar um novo SAO(SAO foi um anime horrivel hypado ao extremo)Shingeki deve ser melhor,afinal fazer algo pior que SAO é dificil kk,mas se manter o nivel desse primeiro epi apenas mediano e as pessoas continuaram tendo orgasmos vai ser um SAO 2.

        Curtir

      • Goldslash

        Exato foi algo q eu argumentei, o problema q o pessoal fecha os olhos e taus, acham tudo perfeito. Mãe do personagem morre, um dos maiores cliches, podia ter ficado sem essa, mas aí os sabidões de plantão acham isso lindo.

        Queria ver essa poha escrita igual roteiro, com essa mesma cena, só q descrita, queria ver alguém da um 1 pila pra ela.

        Tbm acho, espero q esse anime n me decepcione, nego começa hypar já da pra perceber uns ShinTards aí de boa…Depois o anime vira uma bosta e os mesmos viram a casa, falando q sempre odiaram o anime KKKKKKKK
        Seja até ser engraçado a falsidade dos caras.

        Sem dúvida, eles fazem algo mediano parecer obra prima e blabla. Nem vou comparar a nda, mas já vi animes começaram muito melhores q este.
        Mas realmente espero q cresça de forma correta e sem levar em conta opinião de fan mimado xD.

        Bem fundamentado seu comentário.

        Curtir

      • O Anime deve ter lá pra casa dos 22-24 epis,meu medo é que lá pro epi 16-17 dizerem que *É fantástico!!Esse anime é o melhor que já vi na minha vida,na boa,tem coisa melhor?Que historia fantástica,personagens fantásticos.a historia não tem nenhum erro,melhor anime do mundo!!*,Shintards vão surgir,e junto com eles vão surgir aqueles que vão apontar as falhas que todo anime tem,e a frase vai vim.*Haters idiotas e invejosos,criticam meu anime porque o seu não faz 1/10 do sucesso,agora tudo que faz sucesso é ruim?* e iniciando a nova batalha, SaoTards sendo substituidos pelos Shintards VS Os outros,cara na boa,se for bom,épico,foda,eu vou ser o primeiro a concordar,mas esse primeiro epi não teve nada de épico ou foda,só teve cliche,protagonista revoltado,morte de pai/mãe,segredo da familia,aldeia sendo destruida,blablabla,etc…Se isso acontecer do anime virar modinha(97% de chance)e ser hypado ao nivel de épico sendo apenas mediano e virem com a frase,*Só critica pq faz sucesso.*Eu vou ter o orgulho de falar que critico desde o primeiro epi,é muita babação de ovo pra nada inovador que chega a irritar um pouco mesmo,concordo com você.

        Curtir

      • Goldslash

        Exato está passível de acontecer isso… Creio q ShinTards nem precisam surgir, já parecem ter aos montes, claro tudo isso com um episódio, aliás “perfeito episódio, lindo d+, nossa s2 s2 s2”.
        Vc praticamente preveu o futuro xD. Depois de tudo isso, fica hypadao mesmo, exemplos tem aos montes, lembro de Code Breaker tbm hyparam um monte e depois foi algo meio mediano.

        No Shin vi um erro bem tosco tbm, um cara até nem percebeu, veio perguntando aonde q tava aquilo q n achava, falta de atenção. A menina parece uma alienígena, deu um empurrão no carinha, ele voou uns 10m, bem tenso.

        Compartilho muito de sua opinião.

        Vc é escritor?? Se não, creio que vc teria futuro nessa área mano, vc é realmente bem inteligente.

        Curtir

      • Escritor não,é que eu gosto muito de ler,desde fanfics a obras profissionais,e tenho dois amigos que gostam de escrever e me pedem para revisar,e uma das coisas que peço é evitar cliche,se for usar que tenha competência e prepare tudo para o cliche ser algo agradável,então acho que desenvolvi um senso critico kk,esse futuro que previ espero que não aconteça,mas é mt provável mesmo,Shintards já se manifestam de todo o lado e só tendem a se multplicar.
        Vlw pelo elogio,você tbm é bastante,pelo visto compartilhamos a mesma opinião,pensei que estava sozinho nessa de criticar o primeiro epi kkk,mas se minha previsão der certo,outros como nós irão surgir kk.

        Curtir

  30. Se eu pudesse resumir esse episódio em uma palavra, com certeza ela seria contraste. Pode ser que eu esteja me preocupando com besteira, pode ser que seja proposital e exista algum sentido pra isso, pode ser alguma referência a alguma coisa… Não sei. Não li o mangá e ainda é cedo pra tirar qualquer conclusão, mas vamos lá. De um lado, nós temos a cidade. Cidade no melhor estilo medieval que o cinema já cansou de mostrar. Casas feitas de madeira e pedras, sem nenhum indício de tecnologia. As roupas. Eren e Mikasa ~buscando lenha~. O religioso pregando, dizendo que as paredes foram construídas graças a sabedoria de deus. Tudo isso demonstra uma sociedade medieval, provavelmente um reflexo da nossa sociedade antes da revolução científica. E por outro lado temos a Legião dos Sentinelas. Os equipamentos tem um design futurista, usam cabos de aço (ainda fizeram questão de focar o equipamento em ação quando eles começam a operação). As espadas também, se você considerar que se trata de um período medieval. As espadas desse período são bem mais “clássicas”, enquanto essas dos Sentinelas mais parecem estiletes em tamanho família (?). E por fim o muro. O Muro parece ser uma obra muito à frente dos recursos que a humanidade dispõe nessa era, e é o contraste mais explícito na minha opinião. O muro é MUITO desproporcional ao restante da cidade, e isso fica bem claro na fala do religioso (por volta de 0:49). Não sei se consegui me expressar bem, mas isso foi o que mais me chamou atenção no primeiro episódio.

    Curtir

    • Parece ter vários mistérios nesse mundo, por exemplo, é inviável os humanos construírem aqueles muros todos tão altos. São milhares de quilômetros de muralha, uma murada da china, 10 vezes mais alta.
      Pode ter alguma origem sobrenatural assim como os Titãs.

      Sobre a tecnologia não está tão discrepante assim.
      Aço é velho, forjam aço a milhares de anos. Se as cidades são simples é porque a sociedade está estagnada. Todos os esforços tem que ser concentrados em reparar as muralhas e em criar armas para combater os Titãs. Apesar de que não vimos nada ainda, vimos apenas uma cidade da ponta mais externa, é fácil entender que não investiram em muita tecnologia ali além do básico necessário, e aquelas armas não são tão avançadas. São simples mecanismos de corda, mola e pressão. Isso é tecnologia de revolução industrial ainda, e refinada ao longo dos anos.

      O que mais me chamou atenção mesmo nisso foi como eles, ou pelo menos alguns, parecem ver a muralha como uma divindade.

      Curtir

      • Goldslash

        “Só se incomoda com anime que não está vendo se quiser, se tem pessoas falando sobre algo que você não está assistindo ou não gosta foi você quem foi se meter no meio da discussão, o errado ali é você.” Paulinho Mamilos.

        Curtir

      • Ninja voador das galaxias

        Os muros, pelo que me lembro mostra a parte interna que faz ela ser grande e dura daquele jeito, aparece em um capitulo mas não lembro qual

        Curtir

  31. O anime me agradou muito e embora já tivessem me recomendado o mangá, comecei a ler só hoje. Eu achei a história incrível. Eu não sou muito chegada em mangás shounen (no myanimelist tá como shounen, embora alguns digam que é seinen), mas esse realmente me agradou. Ele explora muito bem os personagens e questiona o mundo, a humanidade. O anime foi fiel ao mangá, comparando com o que eu li e, se seguir tudo certinho, será excelente. Queria ver esse mangá aqui no Brasil. XD
    E não ligo se o anime for popular, o que importa é a qualidade dele.

    Curtir

  32. Shingeki é “simples, direto e visceral”.

    Essa foi uma afirmação que eu fiz apenas baseado nas vagas informações que acumulei da obra ao longo dos anos, sem ter realmente lido. Ontem li o primeiro volume (NÃO LEIAM POR FAVOR!) e confirmei essa impressão. É simples, direto e visceral.

    Que é um shounen e está sujeito a todas as convenções do gênero disso não discordamos, mas se dizem que Shingeki é bom e até diferenciado é por causa da sua execução, e o primeiro volume (NÃO LEIAM POR FAVOR!) está aí de prova. Ele até abre mão de uma convenção dita obrigatória do gênero em benefício de atingir uma meta narrativa.
    Não sei o quão fiel será a adaptação, como eles irão apresentar os dois ou três próximos capítulos, mas tendo em vista que a adaptação do primeiro episódio foi fiel E REFINADA acredito que manterão esse ponto (a ausência dessa convenção obrigatória).
    Se forem fieis a isso vai ser uma quebradeira geral de mandíbulas por aí, digo isso porque eu vi, não acreditei e não consigo desver (NÃO LEIAM O MANGÁ POR FAVOR!).

    Imagino se o autor consegue manter todo esse impacto nos volumes subsequentes.

    Curtir

  33. Amei d+, fiquei encantada com o 1º episodio, é tanto que assim que terminei de assistir fui atrás do mangá. Pra mim vai ser o melhor da temporada, tudo muito bom nele.

    Curtir

  34. Hagi

    Não tive a oportunidade de ler o manga, mas esse primeiro episodio do Anime foi MUITO bom, promete e muito eim, irei acompanhar!

    Curtir

  35. Também, não li o mangá. Mas deve valer muito a pena a série…Estou acompanhando!

    Curtir

  36. Eu não experiente quando se trata de animes. Comecei a assistir a pouco tempo, mas acho que minha opinião também vale, né? >//.//<
    Embora seja a mesma da maioria por aqui. XD

    Eu estava esperando muito mesmo por Aku No Hana e fiquei decepcionada com os traços. '~' Ai eu fiquei naquela: E se os outros também forem assim?! O__o Felizmente esse não foi, seria um desperdício eu ter de abandonar um anime tão bom só pela arte, que para mim é importante. Eu sabia que iria acompanhar Attack on Titan, mas NUNCA imaginei que iria gostar tanto. Desde o início do episódio me deixou curiosa, e passou tão rápido que deu até uma mini depressão. T^T Eu amei tudo, do início ao fim. A opening, os personagens *até o sr. Hannes, ele parece simpático '-'*, enfim, tudo mesmo.

    Minha prima não queria assistir porque soube que haveria muito sangue, mas eu obriguei ela a ver o primeiro episódio e ela viciou tbm. XD

    Eu não reparei no final que estava chorando, mas foi bem pouco mesmo. Só aquele embaço na vista. TT^TT Mas que cara de dar medo a daquele gigante véi! Mistura de estuprador + louco + Yuno.

    Mas eu sou outra que aposta nele como um dos melhores do ano. 'u' Espero não criar expectativas frustradas. Ó.Ò

    Armin, tenha cérebro e não morra. Chega de personagens que eu simpatizo morrendo ou perdendo partes do corpo, tá legal? :3

    Curtir

  37. ...

    De forma geral eu gostei do episódio, mas teve um pouco de censura e acredito que só vá piorar nesse aspecto. Mas o que me intrigou foi que, em algumas partes, não conseguiram passar os sentimentos dos personagens da mesma forma que o mangá (tipo quando o Hannes desiste de lutar contra o titã, no mangá, mesmo com a arte ruim, víamos o medo nos olhos dele e isso não aconteceu tão bem no anime). Enfim, embora torça pelo contrário, acho que vai dar merda, principalmente no final, que deve ser um filler. Espero que esteja errada

    Curtir

  38. Pingback: Primeiras Impressões – ‘Devil Survivor 2′ The Animation | ChuNan! - Chuva de Nanquim

  39. Henrique Picanço

    Eu adorei esse anime – logo nas primeiras cenas. Gostei das luzes usadas no episódio, os cenários são bem feitos e o contorno dos personagens (forte no preto, parecendo que eles realmente pegaram o mangá e animaram). Ficou gostoso de ver, emoção nos momentos certos, e um final impressionantemente bem animado.

    E, ao invés das faixas brancas que eu pensei quando surgiu a ideia do “censurado”, eles tiveram a astúcia de mostrar outros elementos nas cenas de morte mais gore, que não poderiam ir para a TV (ou ficariam uma merda como em Blood+ pela TBS). Ficou ainda melhor.

    Curtir

  40. é incrível como algumas pessoas são incapazes de analisar uma obra sem ser “imparcial”. Comparar os chars de OP que é claramente outro universo, ou SAO (por ser overrated e parte da fandom ser idiota) ou de repente chamar o Goku pra matar os titans, eu não me vejo nem tentando discutir com essas pessoas..

    Ok. Cada um tem sua opinião de achar que “titãs são idiotas” mas realmente pararam pra pensar porque eles se alimentam de humanos?
    Shingeki no Kyojin basicamente mostra o extermínio da humanidade, e eu não ficaria surpresa que a moral da história é “o homem é o lobo do homem”. Uma coisa que o anime deu bastante enfase (e está fiel ao mangá) é como a sociedade se ACOMODOU perante as Walls. Quem quisesse buscar uma solução/enfrentar os problemas de frente sofria bullying e afins e então.. Surpresa, a primeira wall foi rompida e todo mundo entrou em desespero. Mesmo sendo um anime, ainda reflete muita coisa que vemos na nossa própria sociedade. Eu não compararia isso com SAO.

    Como o tema “apocalíptico” é favorito da maior parte da fandom (leia-se zumbis, titãs, w.e) creio que esse seria um dos principais motivos pelo qual SnK* ficará famoso, mas é uma pena que nem todos vão entender a mensagem final, aliás “só tem que ter morte e pewpew”, o que acho triste até..

    Eu dou 10/10 pro anime. A arte é melhor que a do mangá (me agradou bastante), mas continuo lendo o mangá por causa do enredo que me cativou. Amei a soundtrack, estou acostumando com os voice actors, a escolha foi boa até. Espero que mantenha essa mesma qualidade. 🙂

    Curtir

    • Marcelinho

      Grande comentário, faz total sentido isso. Temq aplaudir de pé, é 10/10.
      Ninguém deve comparar shounen com shounen, deves de comparar shounen com hentai né não.
      Excelente comentário continue assim…

      Curtir

    • Gostei da sua simpatia, “Goldslash” você deveria ser o CEO da Jump, por ser um exemplo intelectual cujo todo mundo deveria sentir inveja. 🙂 Um beijo, hater.

      Curtir

      • Goldslash

        Pelo menos não me deixo levar por neologismos, criados na internet. E em q criticar é só para os fortes, quem não aguenta é pq tem medo.
        Claramente vc pegou um comentário meu, no início deixei claro q é minha opinião, mas aí pipocaram indiretas, pq não responde de frente??
        Mas eaí tudo bem, vc deu seu argumento. Um cara passou a frente e respondeu, eu só reforcei o q ele disse.
        “Goku matar titans” blabla. Falácia do absurdo, grande bosta.

        O fato é o cliche que apareceu é sim um ponto negativo e que outros exemplos, conseguiram fazer personagem bons, sem essa poha de morte de pais… O q falta é interpretação melhor. Sem modismo, que é excessivo por essas bandas, até o apelidinho “hater”, é um modismo barato.

        “CEO da Jump” Mimimi. Grande argumento incrível me convenceu agora, estou indo para o Japão nesse exato momento.

        Curtir

      • sobre “Goku matar titans” foi uma ironia. Mas eu não vou perder tempo tentando me explicar, claramente você só demonstra ser um moleque que gosta de querer chamar atenção. Fique nesse mundinho de querer “causar polêmica com seus comentários de extrema relevância” pra vida de qualquer um aqui. Sou indiferente com tudo isso.

        Curtir

      • Goldslash

        Pelo menos eu já passei da fase de mandar indiretas, creio veemente q é vc q está na adolescencia, modinha isso agora tbm. E claro q eu percebi q foi uma ironia, mal colocado por sinal.

        Só não engoli o seu blabla e “não pode comparar shounen com shounen”.
        Vc realmente não deve entender nada de mercado de quadrinhos, só no seu mundinho otaKo q animes não são comparados, aliás foi uma comparação simples de protagonistas, exemplificando q nem todos shounen precisam de um protagonista q perca seus parentes, só acho q o pessoal valoriza qualquer coisa, como eu já disse queria ver esse plot escrito, provavelmente sem imagem ia ficar uma merda né…

        O foda é qnd não entendem um exemplo, aí dão essas indiretas tentando explicar algo que não entenderam.
        Não claro total indiferença, mas se coçou pra comentar a minha comparação q em nenhum momento era comparar e mais para exemplificar que dá pra fazer de jeito não cliche. E ainda comentou errado…

        Precisa estudar muito ainda.

        Curtir

      • Continue tentando dar ataques pessoais e criando uma “imagem” minha. Como você é anônimo, é bastante conveniente.

        Ah sobre indiretas? Eu basicamente deveria ter respondido propriamente no seu post, então não pareceria desta forma, mas só por esse detalhezinho agora sou julgada de várias coisas por uma pessoa anônima. E blah, confesso que só leio mangás por entretenimento, sempre fico procurando fontes novas, mangakás promissores(ou não), logicamente isso não vai me fazer ser pró no assunto, mas pelo menos tive meu objetivo atingido. Tal como no meu primeiro parágrafo eu mencionei as comparações genéricas, não era um diálogo meu(mas a forma que muita gente aborda na rede).. Mesmo assim ainda acho que vou ser julgada novamente hehe.

        Enquanto isso daqui deveria ser uma discussão saudável, tornou-se um tópico que nem tenho mais o prazer de acompanhar. Espero que tenha sido bom para o seu ego.

        Curtir

      • Goldslash

        Bem pelo menos não teve ataques. Olha nós discordamos em alguns pontos, beleza, agora eu realmente imaginei q seria julgado por não ser alguém conhecido do ChuNan, assim como de vez em quanto em entro em alguns fóruns e noto q no início é complicado postar qualquer coisa, já q parece q estás a pisar num campo minado, depois q o pessoal se conhece, já esse negócio de vc é “anonimo” aq, passa.

        Eaí os comentários, discussões, no geral são mais aceitas. Por exemplo tem um fórum hj, que eu to a tanto tempo que depende oq falar influencia mta gente, temq se ter esse cuidado. Mas tbm já fui preconceituoso com quem entrou lá e já falou algo q eu n concordava, depois ficou de boa.
        Acho q é isso é normal.
        E realmente me senti no direito de responder pelo ponto citado q claramente era de um comentário aí.

        Não é pq existe usuários q não gosto no Yahoo q eu deixo de frequentar acho uma atitude meio…
        Mas enfim, vc escolhe q tópico/notícia frequenta.

        Claro foi bacana, achei q era só eu, q notei tais coisas, mas o Lucas também notou, então foi interessante.

        Att.

        Curtir

  41. Bom pra mim foi um primeiro episódio simplesmente incrivel, fazia tempo que não via tanto drama e ação em um primeiro episódio, estou muito ansioso pelo próximo, sem duvida vai ser um anime que vai marcar muito nessa temporada….

    Rayovac!

    Curtir

  42. Goldslash

    Tomara q esse anime piore bastante nos outros eps.
    Só na torcida.

    Curtir

    • Gabriel Lino

      hater retardado que fica julgando o anime pela quantia de fans e com so 1 episodio ainda! triste

      Curtir

      • Goldslash

        Mimimi…

        Curtir

      • Pseudonimo Slayer

        “Tomara q esse anime piore bastante nos outros eps. Só na torcida.”
        “mimimi”
        Na boa, depois de dizer isso vc ainda tem coragem de dizer que não é hater? Sinceramente, desisto de comentar nesse post. Haters sempre serão haters não importa quão maravilhosa ou impecável seja a obra que eles odeiam. Continue aí pagando de crítico furado, pq eu a partir de agora vou seguir uma boa dica. Assista o anime, não quem o assiste. Pq é bem triste ver retardados como vc que dedicam a vida a odiar algo pq os outros gostam. Não desliga o cérebro? Não é o que parece. “Desejo que o anime piore” é um bom exemplo de que seu cérebro não está funcionando direito. Se vc nega algo que poderia te entreter, qual o motivo de tentar se entreter? Ou assistir animes é seu emprego? Bom, de todo modo, flw… não perderei mais tempo com haters. Pau que nasce torto morre torto, e não serei eu a tentar desentortá-lo.

        Curtir

      • Slayer, don’t feed the trolls, claramente ele só quer aparecer.

        Curtir

      • Goldslash

        Tá certo então mas a iniciativa partiu de vc, eu fiz minha critica reservada.

        O comentário acima foi uma ironia, pois de certa forma não teria problema nisso não é, é como eu ser brasileiro e não poder torcer pra time europeu.
        E a taxação de Hater é normal, até isso tá na moda.

        Vai treinando a coisa chamada interpretação, pra saber quando é exemplo ou comparações. Só vi agressões a crítica, nada q fizesse dela infundada.

        Então vcs se tornam os haters de haters, nada mais digno certo?
        Oq seria o neologismo agora?Anti-Hater? KKKK

        BOa sorte aí.

        Curtir

  43. *Clap Clap Clap*
    Só pra começar, não existe historias originais em lugar nenhum, originalidade é um tabu, firmeza?
    One Piece não é original, Batman não é original e Attack on Titans também não é original.
    Motivo? Tudo que fazemos tem um esqueleto, e esse esqueleto pode ser usado em todo o lugar a todo o momento, sendo assim os famosos ”chicles” mas duvido meu toba que você não consegue criar uma historia 100% sem chicles.
    Só de protagonista feliz bobão com poder especial e sonho babaca que come sem parar e transforma magicamente seus oponentes em amigos depois de 4 ou 5 capítulos eu te cito uns 1348921 em shonens modernos, mas só de zoa vamos aos 3 mais comuns, Luffy Naruto e Goku.
    O mesmo esqueleto, e se você gosta de qualquer uma dessas obras simultaneamente, você não pode reclamar de nenhum outro personagem que siga o mesmo padrão, assim como eu não reclamo do Aladim em mago, ou do Natsu em Fairy Tail.
    Dito isso, é totalmente plausível que a motivação da vingança de Erin seja a morte de sua mãe nas mãos de um titan..o que a foda tem de errado com isso? Quer que eu site quantos personagens aclamados com o mesmo plot?
    E incrível que eu escuto varias reclamações..mas NENHUMA que faça sentido, é tudo ”mimimi cliché” ”mimimi feio” ”mimimi modinha igual SAO” e o clássico ”mimimi..os titans não fazem sentido”

    SERIO!? SERIO MESMO CARAS?? Vocês não conseguem argumentar em cima da historia criticando o enredo, traço ou trilha sonora? A critica mais inteligente ao anime que eu vi ate agora foi que ”os Gigantes não tem roupas mas seus penteados são certinhos e super fashion!” realmente..é uma falha, pode-se argumentar em cima disso, e mesmo assim, o autor não deixou de gostar da serie por causa disso..e vocês, não gosta por que? Deve ser algo bem grave, não? Um erro terrível e..ah não! espera! Vocês simplesmente estão fazendo a conta ”SAO era estupido e virou moda, vai virar moda pois é bom(Afinal, a temporada começou, ninguém sabe se vai virar moda ou não, então você acha que vai ser moda pois bem la no fundo sabe que é bom) então deve ser estupido também”

    Se você não gosta e tem motivos para tal, vai aqui uma dica boa para dar sua opinião sem parecer um completo babaca:
    1) Pense nos motivos
    2) Escreva de forma coerente e sem apelações ou ofensas
    3) Poste e espere calmamente por respostas ou comentários

    Mas caso não seja o caso e você odeie só por odiar, fica aqui minha salva de palmas irônicas(explicando pois pelo visto é difícil de se entender o conceito de sarcasmo e ironia por aqui) e desejo tudo de bom na sua vida, com muito amor e paçoca..agora já pode ir embora assistir seu conteudo de qualidade , beijinhos, boa noite.

    Curtir

    • Ah, ”chicles” foi uma ironia tbm. Só evitando… rs(ironia,eu não rio assim)

      Curtir

    • Goldslash

      Finalmente um argumento senti saudade disso. Olha isso já é bacana diferente do pessoal mais novo acima q só sabe tacar pedra.
      “Originalidade é um tabu” foi forte vamos ser sinceros. Segundo vc nunca existiu nada original é tudo cópia? Isso não faz nenhum sentido, claro q tem obras originais dentro de seu contexto, dentro de seu tema e gênero.
      Segundo vc qualquer autor ele apenas rouba informação ele não cria. Já q originalidade não existe. Imagina me responda como surgiu a primeira obra??O primeiro mangá? Pois originalidade não existia, oq eles iriam fazer, já tinham feito tudo, todos esqueletos prontos, eles só tinham q escolher, é assim q faz né, vc escolhe os esqueletos e pronto uma obra está feita.

      Mas continuando, foi realmente isso q eu fiz, eu peguei esse protagonista e peguei um dos mais conhecidos, vc mesmo citou. Luffy, bacana q os pais desse não foram mortos não?? Acho q esse negócio de pais mortos já tá batido na boa…O pior cego é aquele que não quer enxergar.
      O q eu posso te dizer é o seguinte, eu escrevo roteiros, estou a um bom tempo nos fóruns onde o pessoal tenta criar algo independente e não é fácil, mas enfim, tem muito disso, nessa área quando mais souber melhor, pra não cair em nenhum cliche nem involuntário, por isso q pra ser um autor de qualidade é preciso ler muito… E olha, todo mundo admite q o Japão está passando crise criativa não é de hoje, os caras deviam se tocar pra melhorar…

      Putz cara q contradição a sua. Morte de pais é justamente o enredo, é vergonhoso esse mesmo conceito se repete e tudo mundo acha bacana legal, ótimo, algo desse cunho. Depois reclamam de quem percebe isso, incrível. Deve ser essa cultura da gloumerização de porcaria, só pode.

      Nossa q crítica inteligente não, o topete do titan, totalmente lógico, se o titan ta pelado ou não, isso não muda lá muita coisa, aliás antagonistas em geral, tendem a ter personalidade em geral bem inexplorada, só querem fuder tudo pq são gigantes, instintos e blabla, Dragon Ball era assim…Mas não vi nada demais nessa crítica aí achei outras coisas mais relevantes.

      Sobre modinha realmente, todos q comentaram sobre isso tem q estar com o pé atrás pra qualquer obra, SAO foi assim, pode ser q outras se tornarão essa decepção desse exemplo, claro q haverá esse receio.

      Não é q eu não goste da obra, segundo vcs então não existe crítico, vejam bem a lógica q vcs empregam. “Não gosta, não leia, não comenta”. Se fosse assim nunca existiria crítico pq eles não iriam poder nem ler ou comentar. E sem crítico muitas obras não seriam oq elas são hoje. Aliás os criticos são a chave das vendas/audiencia. Imagina se todo mundo vira preguiçoso igual alguns, ninguém aponta mais erro de ninguém. Agora to achando q as pesquisas q a nossa capacidade intelectual tende diminuir devem estar corretas, pessoal tem q ser maria, não consegue se questionar erros.

      Mas enfim as 3 regras q tu deixou é o básico. O problema q o seu direito de respeito termina vai até onde começa o meu e vice-versa. O pessoal responde o comentário com groselha e quer ouvir o que né…
      Sobre a ironia claro q eu entendi, todo mundo q passou pelo 2 grau, deve ter aquele colega q ao soletrar clichê, solta um “chiclé” KKK.

      Enfim obrigado pelos aplausos, mereço, pois até agora não vi nada q comprovasse o contrário. Seus argumentos foram interessantes, mas só quem está na área pra entender, o porquê é tão importante q haja mais criatividade, principalmente no Brasil tbm.

      Até o próximo episódio, estarei lá podem esperar.

      Curtir

    • Goldslash

      Só pra complementar sobre histórias, to trabalhando um plot, coisa nova com um conhecido.
      Sobre “Mitologia Zoroastra”(Zoroatrismo) nunca ouvi NADA a respeito disso.
      Se vc puder me indicar algum mangá sobre esse assunto ficaria grato…

      Curtir

      • Shintards,mal podemos ver seus movimentos,o cara deu a louca kkk.

        Curtir

      • Goldslash

        HUDSAHUDSHUAS
        Eu nem vi, teve um comentário apagado ou algo do tipo??

        É tenso os caras não tem argumento algum, é só chue, não tem experiencia alguma com plot das estória, nem sequer acho q prestam atenção nisso…

        Shintards estão se movimentando.

        Curtir

  44. LOL

    Claymore não chega aos calcanhares.

    Curtir

  45. Bawler

    Sociedade futuramente bucólica, essa é boa.
    A estréia foi boa, a op me fez arrepiar e eu gostei da “preview” de como seria as lutas. No mais acompanharei a série e serei o tipo de personagem “superior”: o que fica no anonimato observando com escárnio os shintards x haters. hue
    Sem ofensa.

    Curtir

  46. Bawler

    ISSO AQUI VAI FLOPAR BONITO HUEHUEHUE

    Curtir

  47. Asakawa Shimata

    “Mitologia Zoroastra” “Zoroatismo”
    O cara vem e pergunta sobre um mangá com isso.
    Vamos lá. Não, não tem mangá, afinal de contas até aonde vocês ocidentais nos intitulam, mangá é o japonês, totalmente exclusivo. E HQ é todo o resto, certo?
    Então vamos. Existem centenas de obras que abordam o tema de váriadas formas. Mas, ah, aonde?
    Na Coréia do Sul. Lugar aonde supostamente aquilo é só uma história em quadrinhos. Agora, não. Não vou colocar aqui mesmo o nome dessas obras nem meu interesse nelas, facilitar pra você? Jamé. Nâo fui com a tua cara. Tentando ser o conhecedor, ia levar um bons tabefes dos japoneses aqui, garoto. A única coisa que nos importa mesmo aqui é o quanto cada obra vende, não se a história é igual a qualquer outra, garotinho. Ela pode parecer com o que for, se a história for interessante, pode ter o traços de One Piece e ter uma história que seja indêntica a Naruto e Bleach, se agradar, se for bem feito, se for bonito, isso é um detalhe sem importância. Acredite se quizer, é assim que as coisas funcionam. Para nós, Turma da Mônica é um ótimo mangá. Ponto.

    Agora vai lá, aprende coreano e se divirta, é fácil. Só precisa perguntar em algum forúm por lá que qualquer um vai te responder. Mas cuidado com o que fala, viu? O povo oriental aqui não é tão pacifíco quanto os brasileiros quando alguém insulta algo que eles gostam, só pra constar.

    Alías. Shingeki é ótimo e só tem a crescer. Toda idéia deve ser explorada, por mais “clichê”(O tipo de palavra que mal usamos aqui, demorei muito, como um Otaku de verdade pra entender o que significava) que possa ser, ela merece ser assistida, por que sempre, sempre há algo novo. E assim como nós humanos, nada é inventado, tudo é copiado e o resto, bem vem daqueles camundongos lá da china.

    Curtir

    • Bawler

      Sobre a questão do mangá: Intitulamos isso porque, até onde sei, os próprios nipponicos chamam tal modelo assim (mangá).
      Lá nas corebas, o que chamam de mangá já é chamado de manhwa (no caso se a obra for feita por um coreba, se for um nippon, é continuada a chamar de mangá), agora só não sei se o modelo de leitura é o mesmo… Aqui no Brasil não temos um nome específico porque tal cultura não abrange uma grande diversidade. Se fosse la nos tempos das grandes escolas literárias, tenho certeza que tal tipo de arte que é as HQ, teria um nome próprio, assim como a literatura tinha em tal época.

      Assim como as escolas literárias, o mangá, o manhwa, a HQ e todo esse tipo de arte tem suas influências em suas culturas e instituições. O drama, a comédia, o romance… Apesar de chegar ao mesmo ponto, tem um desenvolvimento cultural e emocional sempre diferente, tratando em vários ambitos as personalidades e as pessoas acobertadas no meio da estória.

      Observação: Acho que você percebeu que de nenhuma forma estou tentando derrubar teu argumento… A questão aqui é um adicional no seu bom comentário. Passar bem.

      Curtir

    • Goldslash

      Tá errado não é “zoroatismo” é zoroastrismo. Vc só me deus desculpas e claro usou a falácia do espantalho. Falando desse tema eu só citei pra mostrar quem tem mta coisa a ser escrita, vc ficou no blabla aí não me mostrou o exemplo.
      Aliás vc pegou o bonde andando, tá mais perdido q cego em tiroteio.
      Só desmistifiquei um argumento ta aq ele. “Tudo que fazemos tem um esqueleto, e esse esqueleto pode ser usado em todo o lugar a todo o momento, sendo assim os famosos ”chicles” mas duvido meu toba que você não consegue criar uma historia 100% sem chicles.”

      Então eu dei o exemplo e não vi os 9032921 shounens q o cara disse q ia encontrar, enfim.

      O q tu disse não tem nada a ver com comentário/argumento.
      Então não vou entrar nessa discussão q já começou torta e atacando espantalho, ou algo não dito.

      Boa sorte atacando as paredes tbm.

      Curtir

      • Bawler

        Essa coisa aí do modelo do esqueleto etc a Srta. Roberta Caroline do ElfenLiedBR deu uma pequena explicação, deixe me tentar colocar o que lembro: O motivo de autores utilizarem muitos clichês (histórias que abordam coisas referentas à outras histórias, ou ainda a isenção de gêneros repetitivos [e não a criação de um gênero inovador]), e não investirem em coisas novas é o de que, para se publicar um mangá (pode ser também novel, ou qualquer tipo de arte visual/escrita), custa muito, logo é mais viavel você apostar em uma fórmula já apreciada pelo público do que inovar e ter o risco de grandes prejuízos futuros. Algo assim. Tem todas essas putarias dos executivos gostarem também. Já pulando dessa parte. Quem acompanha certos eventos nipponicos tem conhecimento agora de que o governo japonês está financiando, isso mesmo, animações feitas por jovens rookies (novatos) em animação. O ruim, claro, é a baixa qualidade e o tempo que a criação possui (tem até de 3 minutos, hue). Mas eu acredito que isso seja um bom começo..

        Sobre Zoroatrismo: perdoe-o. Ele pode ter engolido a consoante… Eu costumo corrigir uma pessoa só depois de ela errar uma palavra pela 3ª vez.
        Mas aí aí, ainda vejo que isso vai longe…

        Curtir

      • Goldslash

        Sim tenho certeza q algumas fórmulas são sempre usadas, não é crítica a todos os clichês, mas sim alguns q são no mínimo discutíveis e enjoativos.
        Outros podem até fazer bem pra obra.

        Ah e claro tem q regular tbm,tem q ter um limite, senão parece um plágio completo. Agora ao mesmo tempo q concordo, esse negócio de “só essa fórmula faz sucesso” é meio perigoso, já q não dá pra saber o futuro né, não pra dizer com certeza q se X ou Y vai fazer mais sucesso.
        Então é bem complicado usar isso como subterfúgio pra algo. Vi q vc conhece bem sobre Japão e taus. Sabe quantos mangás shounens devem ser lançados em todas as editoras??São vários e vários q morrem na Praia até q um Naruto, One Piece desbanque. Mesmo tendo esses elementos citados, não dá pra negar que além de qualidade as vezes é um pouco loteria né não?
        Mas sei lá acho q ela pode estar tanto certa, quando bem errada. A fórmula q funciona não é bem assim, se fosse tão fácil assim xD.

        E verdade falta coragem para alguns niponicos tentarem arriscar coisa nova, pois vai chegar uma hora q isso vai ter q mudar, creio eu, pois a repetição vai chegar num limitante q vai ficar chato.

        Mas veja q é uma crítica saudável, eu percebi o protagonista igual aos outros, é um cliche mas não falei nem citei por um instante isso.
        E sim a morte dos pais q eu acho q pode ser bem contornada, mas apenas poucos entenderam.

        Ah eu corrigi por exatamente ele ter pegado o trem andando e não saber pq eu exemplifiquei o termo, já foi botando no comentário dele,como se soubesse tudo sobre isso. Segundo ele as obras japonesas são sempre fortemente influenciadas e não poderia se criar outra coisa. O q é uma inverdade, pois mesmo sendo japoneses, há mangás sobre Mitologia Céltica(fate stay night,etc). Oq isso tem a haver com japoneses? E pq escreveram isso, se eles influenciados pelos “Illuminatis” a só escrever algo nipônico.

        Enfim gostei do que tu levantou e tbm achei q seu comentário sobre manhwa não complementa o outro e sim entra em desacordo de certos pontos, eles não parecem se completar.

        Valeu cara, vc diferente de muita gente, tem a cabeça no lugar e consegue argumentar sem atacar(ou quase xD).

        Att.

        Curtir

    • Goldslash

      Nossa tinha digito um pouquinho sumiu. Bawler oq vc disse está correto, o outro mais ou menos, mas isso não tem mta ligação com o debatido em si q é a inovação.

      Só aq está um erro gigantesco, impossível não deixar de ver.
      ” E assim como nós humanos, nada é inventado, tudo é copiado e o resto, bem vem daqueles camundongos lá da china.”
      Tudo é copiado então?? PQ alguém escreveu o primeiro livro então? Já q já tinham escrito tudo antes…

      Vcs realmente não sabem nada sobre a palavra INOVAR. Aliás usada tbm na parte gerencial…

      Enfim, acreditar q “tudo é copiado”, é uma falácia imensa, q eu já mostrei estar errado, independente de cultura, apelar pra cultura e blabla, “aí pq é japones não podem escrever sobre “zoroatismo” “. Ah ta né.
      Agora pq eu sou brasileiro só tenho q escrever de futebol e carnaval.
      Sim mto boa essa sua lógica, premio nobel a caminho.

      Tudo é copiado, ngm cria nada nesse mundo. As pessoas nem precisariam pensar né, já está tudo criado. Alias CRIAR é uma palavra que não deve existir…

      Boa sorte com essa ideia aí. Vai ficar rico processando todos, pois eles copiaram de algum lugar né.

      Curtir

      • Bawler-kun,o que eu e Gold estamos tentando falar aqui sozinhos contra todos os outros é que é muita babação de ovo pra muito cliche,querem enfiar algo mediano na nossa garganta como se fosse épico e nunca ninguém fez algo parecido,e isso já ta criando tards e + tards,ele posta a opinião contrária e caem de pau kk,só quero ver daqui a 15 epis o nivel desses tards,bem,tentar argumentar contra tard é dificil,quando ficam sem argumentos vem a xingaria,e sera questão de tempo.

        Curtir

      • Goldslash

        Exato…E basicamente isso mesmo, mostrar q não é tudo perfeito como dizem….
        Ainda acho q Tards deviam ganhar uma porcentagem dos lucros da obra.
        Não é possível não ganhar nada kkkk.

        Estou de total acordo com oq disse Lucas. E essa previsão é muito realística.

        Curtir

      • Sim,parecem que esses estudios pagam aos tards para fazerem do anime seus filhos perdidos ou algo assim kkk,devem ganhar uma boa grana escondida,deve ter mt Saotard rico por ae heim kk.

        Curtir

      • Bawler

        Huehue é que vocês parecem haters, dos piores mesmo! E o Goldslash aí na torcida pro anime piorar só catalisou o pensamento do povo que ele é hater. Entendo o sentimento de vocês, pessoal.
        Eu gostei de Shingeki, como disse antes: o estilo de batalha parece ser daquele que te arranca suspiros, com umas cenas bem exageradas mesmo sem magia.
        O principal tem aquele clichê (nem consideraria o que vou falar a seguir um clichê tão “brabo” assim) de ser o único na sociedade alienada a querer diferenciar aquilo (mesmo não sendo só ele né). A voz que ele tem (Yuki Kaji, Alibaba em Magi).
        Bem, é ruim você tentar explanar um anime pelo primeiro episódio, vejo vocês nos outros aqui nesse blog. ;_;
        Já tenho o Skype do Júnior (Galanzerchin) e conheço ele de outras bandas. Se você, Goldslash, tiver uma conta em um mensageiro tipo Skype, MSN, ficaria feliz de podermos conversar mais nele.
        ~ Adicionando: Primeiro episódio de anime bom (no sentido de você gostar, não da obra ser prima) é sempre assim. Ficamos naquela euforia danada, hypando o anime pra caralho e alimentando muitas expectativas e desejos. É bom deixar a poeira abaixar que alguns já não o hypam tanto, e outros já começa a olhar a obra de um ponto “justo”.
        Desculpa qualquer erro sdkasalsdsaldlksad

        Curtir

      • Goldslash

        Nossa foi uma resposta de 1 linha e foi ironia, não entendeu como ngm percebeu…Mas espero conversar contigo, tenho de tudo um pouco xD.
        Skype: gold.slash
        Msn: goldslash@hotmail.com
        Pior q msn n uso mto, skype vou começar usar mais…
        Eu to por tudo e não me conhece =//. KKKK

        Espero falar com vc, eu não sou o diabo encarnado não, eu só sigo minha opinião técnica ou não KKK. Por exemplo, eu não gostei lá mto de Serial Experiments Lain, outros acharam o top da balada, q nossa apresenta tecnologia e taus…

        Mas enfim, vc tem argumentos sólidos, gosto de conversar com pessoas críticas e com opinião própria.

        Abraço.

        Curtir

      • Bawler

        COMO VC FAZ UMA >>IRONIA<< DESSAS, CARA? HUEHUEHUE
        Adicionarei você~

        Curtir

  48. Asakawa Shimata

    Alías. Sobre os personagens com pais mortos. Vamos lá, tem uma explicação tão fácil que sempre achei que uma criança entenderia isso.
    Você, como pai. Deixaria seu filho virar pirata e matar, saquiar e destruir coisas? Deixaria seu filho fazer uma puta de uma transmutação no teu irmãozinho? Deixaria teu filho virar um assasino cruel depois de um treinamento pesado? Ah, bem. NÃO. Toda essa coisa de personagens “orfãs” é o jeito que você coloca pra tirar a lacuna de aonde estão os país desse garoto. É só uma maneira de seu personagem andar livre, leve e solto. Afinal de contas, quem cria, seja escrevendo, seja desenhando, sabe que não mandamos nos personagens, são eles que andão sozinhos sobre a sua mente fazendo tudo aquilo de precisam fazer. Você só o cria e coloca uma personalidade o resto, ele faz sozinho. E se ele tiver país, ah, te garanto que ele vai ficar em casa estudando, fle.

    Curtir

    • Goldslash

      Quanta lógica, de criança mesmo como vc disse.
      Exceção : Pai de Luffy, deixou ele ser pirata!
      Será q o minato queria q o Naruto fosse ninja né não? Nossa q perigoso!!! Ui. Eaí ele vai lá e deixa a Kurama com ele…Faz total sentido oq dizes.
      Dá pra achar várias dessas.
      “onde estão os país” KKKKKKK.

      Olha cara, seu argumento não tem nada a ver, os pais são tirados das estórias pq n tem nada pra acrescentar, numa história de adolescentes(shounen), alguém ta lá interessado em pais? Apenas por isso.
      E não pq supostamente eles não permitiram KKK. Eles permitiram tudo q citou pq eles vivem no mundo q tais coisas acontecem, pra eles já se tornaria normal.
      O argumento da vingança é melhor, morrendo um parente aí sim o personagem se vingar, mas vejam essa história não precisava disso, já tinha 9032921 motivos pra se vingar, mano um monte de Gigante atacou tudo, matou amigos(figurantes KKK) em geral, destruiu sua cidade, já dapra se vingar de boa, não precisava apelar pra cliche não. Mas só os fortes entendem isso.

      Dava pra cortar os pais fora nem citá-los, já q o objetivo é a guerra entre duas “raças”, por assim dizer.

      Boa sorte acreditando q pais existem pra proibir(não conheço quase nenhum anime q pais vivos, proíbem seus filhos de lutar, transmutar, ser ninja, aliás em Naruto a maioria apoiou seus filhos, em Pokemon então, nego tem 10 ano, um pokemon, a mãe disse vai com deus, enfrentar uns gyarados).
      Ou seja como se alguém ligasse pra isso.

      Curtir

      • pablo

        Só que o Minato era um ninja. Os pais do Eren são pessoas normais, a mãe dele é dona de casa e o pai dele é médico. Shingeki no kyojin tem pessoas normais que entram pra um exército, podendo ser da área militar, exploração, etc. No próprio anime mostra que a mãe dele não deixaria ele fazer parte da exploração, mesmo ele querendo.

        Curtir

      • Goldslash

        Mas claramente não é por isso q ela morreu meu caro. Não é pra sair do caminho das escolhas deles, muitos animes até mostram os japoneses adolescente bem corajosos pra enfrentar os seus pais em suas escolhas.

        Ela claramente morreu ali pra gerar revolta do personagem, q como já explicado, poderia ter sido algo menos habitual, não pegar massinha pronta.
        Não precisa ser o minato, pegue os pais da Sakura q não eram ninjas…Tiveram q morrer pra q ela pudesse ser ninja??

        Na boa meu velho nada haver esse argumento.

        Curtir

      • pablo

        Ele nem quer se vingar. Se vc ler o mangá, vc vai saber. Ele nunca tentou encontrar o titã que matou a mãe dele, ele só queria libertar os humanos daquela prisão… Ele queria mudar o mundo dele.

        Curtir

      • pablo

        E a mãe dele ia morrer mais cedo ou mais tarde. A muralha onde ele morava era a mais próxima de sofrer um ataque. Assim como as pessoas que moram dentro da muralha de Rose são mais expostas a um ataque. E muitos soldados que entraram pra tropa tiveram seus pais mortos, no mundo dele é algo normal.

        Curtir

      • Goldslash

        Não acho q ele queria se vingar do titã exato q matou a mãe dele e sim da raça inteira, pelas expressões dele daria pra perceber isso. Se libertar também, sair da “jaula”.

        Então vc acha q pais em geral morrem pra deixar os filhos livres pra escolher?? E que clichê é bacana, só enriquece a obra?E da Sakura oq tu me diz dela, os pais não morreram mas ela conseguiu ser ninja??

        Curtir

      • Goldslash

        Não é isso q eu to dizendo, se ela iria ou não morrer mais tarde(o que não tem base nenhuma), a vida dela nesse sentido não importa.

        E sim isso servir de base e motivo, pra que as coisas aconteçam, entenda, não precisava ter usado de morte parentesca nenhuma já tinha motivo de sobra pra ele enfrentar os titãs…
        Mas enfim, eu realmente acho q vc não está entendendo qual o ponto discutido. Ah e lembrando mais um exemplo, a mãe do Ash não era treinadora era pessoa “normal” e permitiu ele ser treinador, assim como a do Gon de HXH, eaí como vc explica isso, segundo o argumento q o cara apresentou e vc confirmou??

        Curtir

      • pablo

        Da Sakura eu não sei cara, eu não assisto Naruto. Só usei o exemplo que você mesmo deu.
        Ele já queria acabar com os titãs antes mesmo da mãe dele morrer e do pai desaparecer. Simplesmente pq eles tem que ficar presos naquelas muralhas. Não acho que eles deixam livres, mas isso foi só uma fatalidade. Na terra, eles vivem apenas em muralhas, podendo ser atacados a qualquer momento. A maioria dos personagens apresentados no decorrer da história morrem cedo, é algo normal nesse universo. Só que você poderia esquecer esse negócio de clichê. é difícil encontrar um mangá realmente criativo hoje em dia, são poucos. Os próprios da Shonen Jump, em sua maioria são clichês. A forma que o Isayama aborda o assunto e critica a sociedade que é legal, é diferente. Eu não leio pra ver gore ou drama, eu leio pra ver as críticas dele, que é um ponto positivo no mangá. Inclusive, o mangá é imprevisível, outro ponto forte (pelo menos pra mim). Pode não gostar, mas não existe só pontos negativos nessa obra… E nem é necessário pedir pra que os episódios só venham a piorar… Que infantil. ‘-‘

        Curtir

      • pablo

        E se vc quer levar em conta só protagonistas… O Armin é protagonista também e parece que os pais dele ainda estão vivos. Ele decidiu entrar pra tropa por causa dos amigos dele. A Mikasa teve os pais mortos por pessoas que queriam vender ela, pq ela é oriental, diferente da maioria.

        Curtir

      • Goldslash

        Se é difícil encontrar e pq se contentam com qualquer coisa. Mas veja esse ponto q tu abriu já foi amplamente discutido nas postagens falta um pouco de leitura aí. E bacana vc ainda não entendeu do cliche, aliás não conseguiu responder nenhum né? Fugiu do assunto que interessante.

        Novamente eu não estou dizendo q a vida dela era de total importância, só não precisava ser usada como subterfúgio e vc deduz q ela iria morrer rápido depois, não ela poderia se esconder qualquer coisa, mas n é o ponto.

        Demais de imprevisível nossa ninguém começou com flashback, todos sabiam q os titans iam atacar…Em nenhum momento disse q “só existe ponto negativo”, mas sim mostrei alguns pontos relevantes, pois tá longe dessa obra perfeita ou overrated como já tá.

        E aquilo já tinha explicado era brincadeira, tenho séries dúvidas se vc lê algum comentário, ou se vc lê e não compreende oq tá escrito.
        Além de q se muda direto e mistura as coisas, tem q focar.
        Parece q eu to conversando com uma pedra, eu respondo , vc ignora e volta com o mesmo argumento q já havia sido refutado…

        “Pais morrem pois seus filhos tem q ser livres” “Tudo é copiado”.

        Essa mentalidade é bem pequena, só tenho a lamentar.

        Curtir

      • Eu acho é que se você quer matar o pai/mãe do protagonista,ok mata,mas não mata nos 2 primeiros caps e use isso como motivo de vingança ou qualquer coisa,eu nunca vou me apegar a um char que aparece e morre no mesmo cap,isso não existe,deixe esse pai/mãe ficar vivo um longo tempo,e depois mate,a carga emocional vai ser infinitamente superior,mas nunca é assim,eu n veria esse cliche sendo tão ruim se fosse usado de um modo mais inovador,*Inovar um cliche* viajei ou é possivel?kkk.

        Curtir

      • pablo

        Se esconder? Amigo, quando as pessoas estavam fugindo devido as ações dos titãs, um mercador não deixou as pessoas passarem para a outra muralha pra ele poder passar os pertences dele primeiro! Os titãs conseguem sentir a presença dos humanos (sabe-se lá como). Nos capítulos mais recentes, alguns grupos da tropa se esconderam no castelo e dezenas de titãs apareceram pq sentiram a presença deles.
        O mangá é imprevisível, mas não nos primeiros capítulos, mas lá pro 20+.
        Só estou defendendo meus argumentos.

        Curtir

      • Goldslash

        Totalmente possível, até pq o problema não é ser os mesmos ingredientes, e sim a ordem usada, que é sempre a mesma também.

        E como vc disse dá pra pegar um cliche e inovar, só basta mudar a ordem. E incrível como poucos autores pensam nisso e o pessoal continua valorizando mais do que a obra realmente é.

        Curtir

      • pablo

        O argumento é de vocês. Mas por favor. Eu não daria um 10 pra esse anime, assim como não diria que “espero que só piore” ou coisas do tipo com apenas um episódio. Goldslash você fica exigindo bons argumentos, mas não respeita a opinião dos outros (“parece que discuto com uma pedra”) e fica desejando que o anime não seja bom. Que imaturo. Aprenda a defender seus pontos sem atacar as coisas ou pessoas.

        Curtir

      • Goldslash

        Beleza pablo, mas é como eu disse, só vi algumas incoerências e não achei o 1 episódio tudo isso, porém o anime pode melhor muito…Como o contrário, só também ressalto q caso seja o contrário, surgiram Tards e + Tards…

        E realmente a previsibilidade é algo relativo, pois as vezes alguém consegue prever, já outra pessoa não. Também varia muito de mistério pra mistério.

        Mas mesmo que não concordemos em alguns pontos, espero ser amigo das pessoas.

        Att.

        Curtir

      • Eu tento imaginar uma cena aqui,passados 60 caps,que pra um mangá mensal com mais de 40pag é muita coisa,nesses 60 caps a mãe/pai dele tá viva e vai ajudando em várias coisas,com o tempo vc se apega a personagem,aquela que sempre ajudou no crescimento do Eren,e do nada,ela morre,ela n seria o motivo da vingança,aliás,o Eren tem motivos o suficiente pra ja ta puto,a morte dela inesperado iria ser um baque tão grande nele,que poderia transformar e deixar o char mais poderoso,um verdeiro poha louca,a vingança seria apenas um dos motivos dele lutar,e não O motivo,acho que seria bem melhor assim.

        Curtir

      • pablo

        Júnior
        O pai dele ainda está vivo (mas desaparecido) e ele vai ajudar muito daqui pra frente (parece que no porão tem alguns segredos). Seria realmente clichê se ele não tivesse nem mãe nem pai.

        Curtir

      • Goldslash

        Tá bom peço desculpa por isso depois de postado q eu já tinha lido novamente não consegui editar…Só como eu disse, nós trocamos argumentos, eaí do nada, vc vem com um argumento q eu já expliquei, só acho estranho isso…
        Novamente isso foi uma ironia e claro o pessoal vai pegar isso de maneira errônea.

        Já foram vários posts e a dica é a mesma clichê é ruim não tem nada a acrescentar, isso pra mim o anime perde vários pontos…

        Isso q deve ser observado .

        Curtir

      • pablo

        Bom, mas cada um tem seu jeito de encarar a história e achar o que é clichê. xD Fiquemos com nossas opiniões ^-^
        Boa noite

        Curtir

      • Cara,protagonista sem pais,ou apenas com pai ou mãe,provavelmente nem sei qual é mais cliche que o outro kk,então,o pai dele vivo,ajudando ele,vc se apega ao char e uma morte de um char assim é mais sentida,é pq a verdade,é que a mãe dele foi uma random qualquer no anime.

        Curtir

    • Goldslash

      HUDUSA Random q pessoas choraram e se emocionaram, ela apareceu 1 min, é se apegar pro personagem em tempo recorde…

      E pior é isso mesmo o papel dado a ela, foi péssimo, cliche(KKK), Morrer pro filhinho fortalecer!
      Personagens tão mal explorados assim nem sei pra que aparecer então(tirando os figurantes é claro).

      Vou nessa. Nos falamos mano Lucas, se tiver face,msn,skype qualquer coisa passa xD.
      Abraço.

      Curtir

  49. Goldslash

    E pablo tem muitaaa gente dando 10/10 pro anime, ignorando tais pontos.
    O argumento sobre pais não deixarem é frágil, tem vários exemplos que mostram o contrário, aí provavelmente alguém mais tarde vai comentar aq, como fizeram acima, q não é certo comparar personagens.

    Claro se não compara personagens não existe clichê mesmo, essa é uma exigência difícil de cumprir…Enfim tomara q as pessoas passem a valorizar outras coisas da obra diferente do clichê,(dessa cena, também mta gente disse q foi emocionante,ótima, onde eu diria q foi normal e previsível), se continuar dessa de achar clichê bom, aí sim q ninguém vai entupir o mercado de clichê pq tem público.

    Enfim são diferentes pontos de vistas, só resta esperar pelas conclusões disso tudo.

    Curtir

  50. anonimo

    posers: goldslash ? to cansado de ver comentarios de gente q nem entende de anime, e só fica chingando um anime pelos seus cliches e etc em mais de 8.000 comentarios consecutivos .

    comentarios = expor opiniao ou discutir sobre o assunto e ponto fina,l naum pra ficar so criticando. se num gosto num assiste.

    PS. o anime fico fodaaaaa .

    Curtir

  51. Não achei ruim, nem digo que não gostei. Apenas não achei essa coca-cola toda. Aquele menino personagem principal, Eren ou seja lá como se escreve o nome dele, é irritante demais. Ele grita o tempo todo, pra tudo, do começo ao fim do episódio. Tive a impressão de que quiseram transmitir (eu diria “forçar o público a engolir”) o “drama” e a tensão emocional da história através de gritos e frases de efeito. Isso, pra mim, confere à história um aspecto forçado e se traduz na inabilidade de se transmitir o drama com sensibilidade (ok, percebe-se que esta série é visceral e cruel, mas não me refiro a “sensibilidade” como poesia ou pieguice, e sim como a capacidade de se transmitir um sentimento de forma natural, sem apelos).

    Mesmo que a linha de raciocínio do menino seja razoável e eu até concorde com ela, a forma como ele se expressa é que deixou a desejar (no meu ver).

    Também não vi muito carisma nas demais personagens, embora elas não sejam detestáveis (o protagonista é, rs, ódio dele).

    Acabei de assistir ao segundo episódio e tudo foi tão corrido…! Não sei como é o mangá, mas esse epi foi mais ou menos uma soma de fatos jogados sucintamente para que possa chegar à próxima parte da história (imagino, quando o trio tiver entrado para o exército). Eu espero que se dê mais tempo ao tempo nos próximos episódios.

    Como eu disse antes, não achei ruim. Tem esses pontos que eu não gostei, mas também vi coisas boas. Adorei os gigantes, a letargia deles, deixou tudo mais doentio (não gostei daqueles que pareciam mais conscientes e inteligentes não, rs). A abertura é legal, a animação tá legal (menos o char design, não curti) e a história parece interessante. Eu vou continuar acompanhando, porque curti a história, só espero que o Eren cale um pouco a boca daqui pra frente, rs.

    E tive uns flashbacks de Lost Canvas quando o Armin aparece na história e o Eren aparece querendo dar porrada, rsrs.

    É isso… abraços!!!

    Curtir

    • Goldslash

      Poisé no 1 episódio eu gostei dele, nesse 2 ficou realmente irritante…

      E como vc tbm não gostei daquele titan maratonista, alguns são bobões…E outros são musculosos e inteligentes…
      Tu leu o mangá ou só pelo anime?

      Excelente senso crítico xD.

      Curtir

      • Não li o mangá, não. Estou vendo apenas o anime… Por isso que eu também não sei direito o que esperar da história, ou qual é a qualidade dela em relação à história original. ^^”

        Curtir

  52. EPICO… ESSE VAI FICAR NA HISTORIA

    Curtir

  53. Madao

    Ficou ate melhor do que esperava, ate melhor que o manga.
    Shingeki no Kyojin eh um dos poucos manga/anime que presta hoje em dia no japao, eh incrivel q quantidade de coisa ruim e chata hj em dia que ta saindo, desde que li o primeiro volume do manga eu vi o potencial disso, e so fica melhor, acreditem, MUITO melhor.

    Curtir

  54. No momento eu resolvi começar a assistir animes novos. O que não faz parte de minha política, pois não gosto de ter que esperar uma semana para assistir a continuação de determinado anime. Eu amo Claymore, e já vou deixando bem claro que eu acompanho o mangá (Concordo que o final do anime foi decepcionante). Que está sempre a me surpreender! Tenho grandes expectativas a respeito desse título. Quando vi a sinopse sobre Shingeki no Kyojin fiquei animada e resolvi dar uma chance ao anime. Gostei! É isso aí, não li o mangá! Mas o drama me envolveu e eu fiquei boquiaberta na cena do gigante comendo a mãe do menino (Eren, Eden, sei lá). Por conta da qualidade desse anime estarei dando uma olhada no mangá assim que eu tiver um tempinho 😀 Afinal, o anime tá no começo… Não dá pra julgar logo de cara. Mas acho que vale a pena ver. Isso se vc curte esses animes grotescos com muito sangue. Os titans me lembram os Youmas e sinto uma grande nostalgia vindo desse anime. Ao ler parte do mangá, pretendo fazer um comentário mais construtivo a respeito comparando ambos. Mas a primeira impressão que tive foi boa! Espero que continue no mesmo patamar daqui em diante! o/

    Curtir

  55. Na minha opinião dos animes novos dessa temporada (excluindo as continuações) é o único que vale a pena assistir

    Curtir

  56. Zuperman

    A questão aqui não é “Ter tempo para se apegar” ou algo assim em relação aos pais de Ehren e outros personagens.

    A grande maioria das pessoas que assistiu de fato SE EMOCIONARAM ou pelo menos sentiram o coração bater forte no momento de ataque dos titãs ao vilarejo. Por que? Uma situação inusitada no contexto, onde as muralhas que duraram 100 anos e que jamais foram transpassadas por titãs que até então tinham lá seus 15 metros no máximo foram facilmente superadas por um aterrorizante Titã Colossal de 60 metros… Os espectadores se colocaram neste contexto.

    “O que eu faria se estivesse ali? Se eu vivesse neste mundo? Nesta situação?”

    É a pergunta que permeou na cabeça das pessoas. Podem negar, mas pelo menos UMA VEZ neste primeiro episódio este pensamento se passou pela cabeça de um espectador respectivo (Estou desconsiderando totalmente quem for assistir com más intenções querendo só falar mal, porque né, não adianta assistir se a pessoa não QUER receber as informações e processa-las).

    Na situação do Ehren, o que você faria? Entraria para o exército? Viveria se escondendo dos titãs? Se mataria? Ao longo do mangá somos apresentados a inúmeras cenas de tensão, horror, drama e terror psicológico puro, onde vemos vários princípios entrarem em xeque. O que é o certo? O que devemos fazer? Temos salvação? Podemos vencer esta guerra?

    E sobre o mundo de Shingeki no Kyojin, não critiquem as coisas sem terem base alguma para falar, principalmente sobre a tecnologia, titãs e as muralhas. Nada é o que parece nesta história, NADA mesmo, plot twists e imprevisibilidade é algo corriqueiro em sua execução.

    Curtir

  57. -Mundus-

    Eu achei esse anime bom , pode até ser meio clichê a velha historia da mãe ou pai morre mais e o personagem principal buscar vingança mais se for nesse sentido então tem que parar de assistir todos os animes pq a maioria são de historias clichês e previsíveis , já nesse anime o Ehren já queria entrar pro exercito e lutar contra os titãs antes mesmo da mãe dele ser devorada , os titãs achei meio escrotos no começo pareciam zumbis retardados só que gigantes ,mais não posso julgar agora por que não sei o que vai aparecer mais para frente , mais ele tem uma boa historia ,agora vou esperar as cenas de lutas contra os titãs pra ver se realmente é empolgante , ele não é um anime perfeito com a historia única toda a quela frescuragem que muitas pessoas insistem em buscar ,mais vale a pena assistir

    Curtir

    • Goldslash

      Fail, one piece os pais do ruffy não estão mortos… Dragon..
      Logo essa tua afirmativa nada a ver, é um cliche bosta q deve ser melhorado, mas como ngm liga, fica sempre isso aí, nunca inovam…

      Pelo menos japones deve ligar, isso prova pq One Piece ta em primeiro e antigamente DragonBall q n usaram desses cliches atomicos, pois esse é um dos piores cliche…

      O anime melhorou um pouco mas ta longe do 10/10, agora eu já daria um 7.9 com bom grado.

      Curtir

      • Guilherme

        TEXTO GIGANTE E INFORMATIVO, SÓ LEIA SE FOR SOLTEIRO/ MAL ACOMPANHADO.

        Cara… tu ta levando um detalhe muito a sério…

        Você está dando suma importância à um cliche que não é tão importante assim, pelo fato de não atrapalhar o bom andamento da história. Como você mesmo disse em outro comentário, “a mãe do garoto foi eliminada da história porque não tinha nada a acrescentar em um shounen adolescente”. Realmente. Esse foi o motivo pelo qual ela foi eliminada da história, e pela mesma regra, o pai não.

        Tudo bem, eu sei que não foi eliminada pela maneira mais “original”, mas e daí? Isso tem tanta importância assim? Nessa altura do campeonato, alguém lembra que o Eren tinha mãe? Eu só me lembro quando alguém traz o assunto à mente, caso contrário não. Duvido que alguém anda cá a acender velinhas para a mãe dele e também não ouvi falar de nenhuma “missa de sétimo episódio”.

        Devo lembrar a todos que em nenhum lugar do mundo o uso de chavões é proibido. Verdade seja dita, não são recomendados porque dificilmente tem algo a acrescentar á obra, positivamente falando. Mas nesse caso específico, acredito que o diretor soube trabalhar bem com esse clichê, usando-o pra aumentar o terror psicológico da cena. (Não digo que achei a melhor maneira, nem que amei, mas acredito que fazendo isso tirou aquela visão negativa, diria que acabou no 0x0)

        Goldslash, originalidade é um assunto muito complicado, principalmente por ser um assunto extremamente relativo. Como o fábio apolinário disse mais acima, prefiro levar em consideração outras coisas para avaliar uma obra (avalio chavões apenas como “detalhes”, como erros de português em uma redação). Afinal, do ponto de vista humano (literário/cinematográfico/etc), a originalidade é uma convenção. Do ponto de vista biológico/filosófico, talvez nem seja provavel a sua existência.

        Nesse caso específico, colocaria em pauta, mesmo sabendo que já foi dito aqui, a falta de carisma dos três personagens principais, pois não tem nenhum que me faça assistir o desenho apenas pela sua presença. Onizuka do GTO, seria um bom exemplo de personagem carismatico. Mas é claro, a personalidade não é fixa e pode mudar ao decorrer do anime.

        Acho que é essa minha opinião… Nada contra você especificamente, apenas achei estranho você fazer tantos comentários a respeito de algo que considero como detalhe. PS: Sei que o texto ficou grande, se não quiser ler deixa quieto. PSS: Vou por um titulo interessante pra chamar a atenção. PSSS: Xau.

        Curtir

      • Goldslash

        Não tranquilo, seu comentário foi bacana e embasado.
        Mas muitas vezes da q eu dei ênfase, foi porque acabou sendo parte do assunto e também, pois muitos não levavam em consideração tal detalhe, que eu achei relevante…
        Na verdade quando olho um anime com tantas expectativas, eu julgo fortemente, fiz isso com outros também, bem mas a maioria dos comentários são do 1º episódio, então dá essa visão mesmo, então era um dos “tropeços” mais fortes desse episódio em questão.
        Mas especificamente a soma de tais detalhes que deveria ser levado em questão, coisa que poucas pessoas realmente o fazem.

        Eu não mudei de opinião totalmente, eu creio que o anime melhorou um pouco. Mas concordo, com o que tu expôs as personalidades não são tão chamativas e carismáticas(já assisti GTO, ótimo exemplo).

        Também em outro tópico uma galera, fala que o anime é inovador e revolucionário…E isso que vejo como totalmente equivocado, a mesma receita de shounen se repete aí, eu esperava algo bem mais criativo nisso, algo que fosse menos “Jump” possível xD.

        Mas enfim, compreendo seu comentário e estou de acordo.

        Curtir

  58. Não achei tudo isso do primeiro episódio. Minhas expectativas eram altas pro anime e o primeiro episódio veio e derrubou elas. Então duas semanas passaram e veio o terceiro episódio, que me fez ficar interessado de verdade. Pra mim o anime começou no terceiro episódio e a abertura incrível (cenas e música) traduz o quão bom ele é.

    Curtir

  59. Helton

    O Mangá está sensacional, pena que nao saiu novos capitulos

    Curtir

  60. Guilherme

    Muitas coisas me chamaram a atenção nesse desenho, e realmente gostei do que vi…
    Começei a gostar logo a partir da opening, ela transmite toda aquela “sensação de insegurança” que é um ponto forte do anime, pois nunca sabemos o que vai acontecer e, muito menos, quem vai morrer. Ao contrário do que muitos disseram, a meu ver não foram usados muitos clichês, talvez um ou outro, mas isso não interfere na genialidade da obra. Afinal, em meio a tantos desenhos já lançados é praticamente impossivel criar algo completamente novo. Adorei o uso dos Titans, principalmente o Titan colossal, que além de temperar o anime com mistério deixa aquela impressão de profundidade na história, não se resumindo apenas a porrada. A falta de informações sobre os mesmos, também contribui para o mistério, incentivando aos humanos deixarem as muralhas em buscas de respostas. Deixando esses pequenos detalhes de lado, partilho da mesma insegurança de muitos aqui, será que o desenho vai continuar com esse ritmo de ação? Acredito que não. O desenho realmente começou “com tudo”, e vai ser muito dificil aprofundar a história mantendo o ritmo de ação. Enfim, vale a pena assistir. Acredito que se for bem desenvolvido a partir do que já tem, será facilmente o melhor do ano.

    Curtir

  61. Cycy

    palavras tirada da minha boca,em apenas poucas cenas,esse conseguiu me deixar arrepiada,e realmente agente fica pensando ”caralh* já era !próximo episodio!!”
    acho que meio deu pra sentir o desespero das pessoas ,muito bom!

    Curtir

  62. Vinícius

    Véi, esse anime tá muito foda

    Curtir

  63. Goldslash

    Esse posto tá paradão, mas então, estava por aí vendo uns reviews e claro alguns mais críticos.

    Muita gente de tais reviews, estão achando muito previsível o anime e depois eu parei pra perceber q sim. Aquela hora na torre, eu pensei bah imagina aparecer o colossal agora q tudo acalmo e puf nao deu outra, mto obvio isso.
    Entre outras coisas.

    Outro problema é os personagens extremamente sem graça, igual a qualquer personagem q se encontra por aí…Eren, é aquele revoltado básico, usa de uma motivação tola e por vezes egoísta…Armin é aquele personagem chato q se acha fraco e a Mikasa a menos pior, é aquela personagem q sofreu a agora nã carrega mais sentimentos.

    E sendo “kyojin”, “alliens” ou qualquer coisa q seja, só pra se ter uma ideia de mal, a sociedade do anime tbm é cliche ou seja, os lords são corruptos, capitaes não se importam com soldados e todo aquele blabla de sociedade “podre” padrão, onde só uma ou outra pessoa seria do bem e com tanto choro
    expurgaria todo o mal.

    È aquele anime escondido numa casca de cool, mas quando se olha mais adentro se percebe uma infinidade de falhas. O pior é que mostrado e dito, como totalmente inovador, que qualquer um sabe que não é nem um pouco verdade, tem nada de inovador nessa receitinha shounen.

    Esse anime ainda tem bastante episódios, mas até agora, não provou todo esse hype que recebeu.
    C ya!

    Curtir

    • cara tudo nesse mundo é cliche, anime então nem se fala, a questão é como a historia se apresenta, e se é tudo tão banal assim era pra estar cheio de attack on titan por ae, e nao é o que acontece, em um anime o principal é o entretenimento e nesse quesito meu cara voce pode juntar todos os animes em um balaio e não da meio attack on titan,

      Curtir

    • RRaph

      Penso que o intuito daquele final foi premeditar propositalmente a chegada do titã colossal , repare: A música tensa, as falas do Eren no momento, o som da brisa, o ângulo que vemos a personagem em contraste com a parte externa da muralha leva a pensar que algo vai acontecer. O autor poderia ter feito a mesma cena sem esses aspectos tão óbvios que daria um susto bem maior no espectador e ficaria até mais legal na minha opinião.

      Quanto aos protagonistas eu não concordo com você, pelo que conheço de animes percebi que a maioria deles tem as personalidades das personagens já prontas e todas tem marcas fortes e que apenas são inseridas convenientemente ao papel de cada um na história. No caso do Shingeki no Kyojin foram bem colocadas no padrão dos objetivos de cada protagonista.
      Qual a diferença da sociedade do anime para a nossa sociedade? Isso é um aspecto positivo do anime, retrata a nossa realidade não tem nada de clichê aí até aonde eu vi.
      Essa é a minha opinião, ok? Se for responder pf não me esculache como muitos fazem por aí só pq n concordam com outra pessoa.

      Curtir

  64. wesley da silva

    O melhor anime que eu já vi, vale a pena assistir cada episódio dele….se o anime continuar seguindo esse rítmo, pode-se dizer que a segunda temporada será muito melhor que a primeira!!!

    Curtir

Deixe um comentário