Comentando – Chihayafuru 2 #25: Conclusão da 2ª Temporada

HeaderMas tudo passa, tudo passará.

Eu gostaria de pedir desculpas antes começar os comentários da temporada. Sei que tinha prometido falar sobre todos os episódios de Chihayafuru depois do episódio 14, mas as provas finais da faculdade começaram e eu me enrolei bastante (tá, também teve a preguiça). Mas vou aproveitar esse episódio final para retornar aos episódios antigos e fazer alguns comentários rápidos.

Para aqueles que não assistiram Chihayafuru confiram antes o review da primeira temporada AQUI pois daqui em diante o texto terá spoilers.

Chihayafuru 2 (15)Concluindo a 2ª Temporada

Esse segunda temporada de Chihayafuru mudou em muito o foco da primeira temporada, onde a trama girava muito mais na dinâmica entre os personagens do que as partidas em si. Já nessa temporada devemos ter acompanhado no máximo uns 5 episódios fora de campeonatos de Karuta. Muita gente acabou parando de assistir por causa disso e eu não tiro muita a razão deles. É claro que eu adoro as partidas de karuta, mas elas não conseguiram me prender tanto quanto toda a relação entre os personagens e seu desenvolvimento.

Ainda assim foram 25 episódios muito divertidos (23, porque existiram aqueles episódios de introdução da Sumire) e com partidas realmente emocionantes. Tanto a semi final quanto a final do campeonato de grupos foram incríveis e se aproveitaram do fato que o espectador nunca pode dar 100% de vitória para algum personagem. Isso que me faz gostar tanto de assistir as partidas. Não dá pra afirmar a vitória de alguém por mais que um adversário seja mais fraco. Em muitos casos o psicológico é o que mais influencia na hora. Quem aqui não se lembra da vitória do Komano? Ou até mesmo a do Taichi pra cima do capitão do melhor time de Tokyo?

Chihayafuru 2 (2)Porém na parte do torneio individual encontramos meu maior problema com Chihaya até agora. Tudo bem eles conseguirem jogar normalmente após um campeonato exaustivo até a final – afinal eu não sou um cara que conhece Karuta então não sei o quanto isso influencia no rendimento de uma pessoa – mas alguém conseguir vencer pessoas na classe A com uma mão que ela não domina é ridículo. A Chihaya consegue passar em duas fases do campeonato jogando com a mão esquerda, sendo que ela nunca praticou com ela e venceu até mesmo uma adversária que o porquinho não conseguiu derrotar. Peraí: eles estão mesmo na Classe A, com os melhores colegiais do Japão? Tá certo que a Chihaya é uma ótima jogadora, mas mesmo assim só mudar as posições das cartas não vai te ajudar a vencer um adversário de alto nível.

Com essa forçada de barra chegamos a esperada partida Chihaya x Queen e esse definitivamente podemos chamar de um episódio excelente. Toda a relação entre as duas, mesmo que com poucas palavras e muito pensamento, fez a partida se tornar extremamente interessante, mesmo com a Chihaya sendo massacrada e sem poder fazer nada. O episódio acaba sendo finalizado com uma linda cena onde a Shinobu acaba saindo deprimida da sala após esmagar a adversária porque ela reconhece que ela poderia ser uma grande amiga e até mesmo rival. Então Chihaya a agradece com lágrimas nos olhos por ter a levado a sério. Honestamente essa cena é pra mim é uma das melhores da temporada e que mostra que apesar de tudo o desenvolvimento dos personagens ainda acontece mesmo durante as partidas. 

Chihayafuru 2 (6)Taichi está destruindo na classe B, enquanto ele se pergunta porque ainda está ali, enquanto está longe de Chihaya e Arata. Nada surpreendente pra mim. Ele tem enfrentado adversários muito mais complicados no torneio de duplas e está completamente concentrado, ou estava, ao ver seu interesse amoroso ele perde completamente o foco e começa a perder cartas. É algo interessante de se pensar que a garota nunca chegou a acompanhar o Taichi jogando com sua força. Na final do campeonato ela estava dormindo e na classe B ela só foi acompanhar a última partida. De qualquer modo após tudo isso Taichi consegue a vitória de virada e outra ótima cena acontece. Enquanto o garoto estava muito mais preocupado com a Chihaya perder a partida do Arata, a garota começa a chorar de felicidade porque finalmente seu grande amigo passou para a mesma classe que ela.

Chihayafuru 2 (11)E então vamos para a aguardada partida Queen vs Arata.

Dois monstros assustadores. Isso é o que eu posso conseguir pensar dos dois nesse momento. A partida final da Classe A possui um nível tão elevado que eu nem posso pensar em outro adversário que consiga enfrentá-los de igual para igual. Queen possui a velocidade e a precisão, enquanto o Arata possui uma aceleração e tempo de reação acima do normal, conseguindo cruzar a mão pelo campo em segundos. Enquanto isso acompanhamos uma Chihaya sem reação nenhuma, assistindo a partida sem conseguir pronunciar nenhuma palavra e tentando entender e absorver cada jogada.  Interessante é que após a derrota de Shinobu, Arata percebe que ela estava com febre por causa de toda a chuva que pegou e pega a todos de surpresa. Será que é por isso que ela jogou tão diferente do habitual em alguns momentos? Será que o Arata iria conseguir vencê-la em condições normais?  Mais uma partida excelente, pra mim a top 3 dessa temporada.

Chihayafuru 2 (9)Chihayafuru 2 #25

“On Mt. Fuji’s Lofty Peak, by the Drift of Falling Snow”

E chegou ao fim esse longo campeonato que acompanhamos desde o episódio 8 e com um resultado muito positivo para o colégio Mizusawa: Campeão do torneio de Equipe, Campeão nas Classes B, C e D.  O desejo da Chihaya quase se realizou. Talvez teria boas chances de acontecer se ela não tivesse machucado (mas não sei se ela conseguiria vencer o Arata) e espero ansioso para ver se todas essas vitórias conseguem aumentar o prestigio do clube no colégio, levando alunos a se inscreverem e deixando um legado para a escola. Também é interessante ver como o Arata impressionou tanto o Taichi, quanto a Chihaya. Os dois ainda estavam um pouco chocados com a partida e mal conseguiam falar com o garoto direito. Por mais que ele tenha pouco contado, Arata influencia o Karuta e até mesmo a vida dos dois. Chihaya não consegue entender porque ele é tão relaxado enquanto joga e porque ele ainda está tão distante dela, mesmo após tantos anos de treinamento. Sem tempo para conversar, Arata não consegue explicar para a garota e acaba precisando ir para as formalidades de entrega de prêmios para os campeões.

Uma coisa interessante que parece ser o rumo da próxima temporada é a aproximação da treinadora Sakurazawa com a Chihaya. Ela é uma das responsáveis pela força do colégio Fujisaki e parece estar muito interessada no futuro da Chihaya  e do Taichi. Essa relação próxima das duas pode muito bem ser o grande salto que a garota precisa para conseguir se aproximar e ser competitiva em uma próxima partida contra a Shinobu e para o grande crescimento do Taichi, que por mais habilidoso que ele seja ainda falta algo para se tornar um grande profissional.

Chihayafuru 2 (17)Temos um corte para sabermos finalmente sobre o que a Chihaya tem no dedo, coisa que nem os médicos sabiam oque era (Isso no Japão! Imagine no Brasil) e acabam descobrindo que ela vai acabar precisando fazer uma cirurgia para ela continuar como uma profissional. Eu me diverti muito com todas essas cenas do hospital, ela morrendo de medo de fazer a cirurgia e a reação de todo o pessoal da Mizusawa. Eu já passei por esse sentimento de ter que fazer uma cirurgia e tomar anestesia geral, é apavorante você saber que pode acontecer alguma coisa séria por mais simples que seja.  E é muito mais engraçado você perceber que ela está em um conflito imenso na cabeça dela… ela ainda só pensa em Karuta por mais assustada que ela esteja e por isso ela se obriga a fazer o procedimento.

Chihayafuru 2 (10)No hospital ela começa a assistir a partida gravada por um dos alunos da treinadora Sakurazawa e que eu vou parar só para comentar o quão impressionado eu estou com essa pessoa que filmou a partida.  Ela devia ser contratada imediatamente por algum canal que transmite Karuta no Japão! Ela conseguiu pegar várias tomadas de câmeras incríveis e se movia em velocidade incrível para conseguir pegar o ângulo certo da reação de cada um. Um gênio que irá revolucionar tudo o que você conhece no mundo da televisão (tá, não é um gênio, é só preguiça e verba dos produtores do anime em fazer novas cenas da partida). Inquieta com o incrível vídeo Chihaya precisa ligar para o Arata e ela nem ao menos sabia o que sentia. Ela só queria tirar aquilo do peito e não conseguiria se sentir bem sem conversar com ele.  Ela fala que quer ser melhor em Karuta, mas não chega a ser apenas isso, a confiança dela após aquela partida tinha sido abalada, chegando até mesmo a duvidar se todo o seu trabalho tinha adiantado algo. Para ela, Arata e Queen pareciam de outro planeta e isso a machucava demais. Então o Arata diz que em qualquer partida de Karuta ele volta para o quarto onde ele e ela jogaram pela primeira vez, o momento que ele mais se divertiu jogando Karuta e uma partida que ele nunca queria que tivesse acabado e o que o faz forte.

Chihayafuru 2 (13)São esses momentos, essas conversas que fazem de Chihayafuru tão especial pra mim e que me fazem ficar arrepiado pela maneira que o anime demonstra a reação de cada personagem a frases assim. É disso que eu senti falta, é isso que eu queria mais e não quase 20 episódios de partidas. Esse episódio final me lembrou disso. Por mais que os dois não consigam ainda conversar de uma maneira normal (ela nem comentou para o Arata que ia fazer uma cirurgia), por mais que os dois não estejam ligados todo dia (afinal de contas o Taichi ainda está lá) eu ainda consigo entender a grande influência que um acaba tendo no outro. Eu fico ainda com o pé atrás sobre o amor da Chihaya pelo Arata. Por mais que eu tenha brincado no twitter que aquela cena tinha feito tudo acabar para o Taichi (porque eu ainda vejo muito o sentimento da garota pelo Arata, muito influenciado pelo Karuta) ela ainda não consegue diferenciar muito o que ela sente pelos dois, tanto que a frase inteira é: “Eu sempre vou amar o Karuta e sempre vou amar o Arata.”

Ela é muito cabeçuda e “inocente”. Não dá para saber o que vai acontecer ainda e é por isso que as Taichizetes ainda tem uma esperança.

Chihayafuru 2 (4)Esse episódio foi pra mim um dos melhores da temporada, fechou tão bem que vamos ficar nervosos para a terceira temporada chegar logo. Apesar da série não vender tão bem a terceira temporada pode existir, assim como a segunda surgiu sem nenhuma previsão anterior. Para quem não aguentar, saibam que já tem disponível o mangá de toda a parte após essa segunda temporada em inglês. É só procurar em um tal site chamado Google que vocês encontram facilmente.

Eu prefiro aguentar e esperar o anime. Quero ser surpreendido com os episódios e pelo bela trabalho da MadHouse. E eu só quero ver o que vai acontecer agora que o Arata vai para Tokyo! Vem terceira temporada! Volta Chihayafuru!

Chihayafuru 2 (12)

20 Comentários

Arquivado em Animes, Comentando

20 Respostas para “Comentando – Chihayafuru 2 #25: Conclusão da 2ª Temporada

  1. Sinceramente, esse finalzinho de temporada que me lembrou o porque de assistir Chihayafuru. Principalmente quanto a relação Chihaya X Taichi X Arata e o que cada um deseja.
    É interessante pensar que os objetivos de todos estão entrelaçados e que eles prezam uns pelos outros.
    Ótimos comentários e que venha a próxima temporada!

    Curtir

  2. Volta mesmo, eu quero mesmo que tenha uma terceira temporada, Chihayafuru se mostrou um anime muito bom e eu quero continuar vendo as aventuras do clube de karuta, espero que vejamos uma terceira temporada logo, essa segunda não brilha tanto quanto a primeira, mas é fantastica igual, eu gostei muito e ainda acho que o manga teria mercado por aqui….

    Rayovac!

    Curtir

  3. João Pedro

    Opa, eu vejo Chihayafuru desde o inicio mas tbm como vi faz um tempinho , eu não lembro do pq do Arata querer( e vai) para tokyo?

    Curtir

  4. Carla

    AE! Estou com saudades já, esse é atualmente meu anime preferido e não tenho nenhuma dúvida disso. haha

    Não me cansei por ver os 20 episódios de partida, pois sempre os personagens eram constantemente trabalhados em cada fala, juntando os poemas subjetivos com a realidade da história, isso que é o fantástico do anime, junto com a trilha sonora linda demais…

    Eu morro de pena do Taichi, mas torço pelo casal Arata e Chihaya :/ (mas uma parte de mim também torce pelo Taichi…), poucos animes me fizeram ficar tão indecisa assim, os personagens foram tão bem trabalhados que não consigo entender mais o que vai acontecer, todos com seus pontos fortes muito trabalhados, queria que tudo desse certo para todos t.t

    O último episódio foi realmente fantástico, chegou a dar uma agonia por ser o último. Estou tão vidrada nesse anime que fiquei cega e não consigo achar defeitos nele (quando passar essa fase eu venho fazer um comentário menos lover hahaha)

    Curtir

  5. Ahhhhhh, achei lindo o final, mas não consegui assistir a temporada toda, pulei um monte de episódios… :/ A primeira temporada conseguiu equilibrar mais as partidas com as relações dos personagens. Os capítulos inicias de Chihayafuru pra mim são inesquecíveis, muito, muito perfeitos! Acho que foi o anime que mais me impressionou nos primeiros episódios.

    Curtir

  6. AAAH, foi tão bom! Era um episódio melhor que o outro, pô. Eu chorava em quase todos, confesso 😛
    O final foi perfeito, e que venha a terceira temporada! (:

    Curtir

  7. Eu realmente adoro esse anime e continuo afirmando que Chihayafuru foi o melhor anime das duas últimas temporadas junto com Kuroku no basket. Com relação ao amor da Chihaya pelo Arata eu também penso que isso tem muito a relação do karuta para mim ela não consegue diferenciar os dois e o Taichi acaba para muitos parecendo perdedor por que ele está do lado o tempo todo eu sempre pensei que o Arata era a ausência mais presente do anime, como eu acompanho o mangá também eu sei que as coisas vão esquentar bastante. Estou torcendo por uma terceira temporada, o final do anime foi até o início do vol 19 e atualmente está eu acho no vol 22.
    Vamos agora só aguardar a próxima temporada.

    Curtir

  8. Adramalesh

    Uma terceira temporada é questão de tempo, pois a primeira temporada vendeu muito mal e ainda produziram essa segunda que por sinal tem uma qualidade visual abaixo da primeira, o que só indica os esforços da Madhouse em adaptar a obra. Surpreendentemente essa segunda conseguiu vender mais (eles usaram a estratégia de um box com 12 episódios ao invés de 3) apesar de que ainda foi bem pouco.

    De qualquer forma, o principal fator para o surgimento de uma terceira temporada é a questão do anime ter terminado próximo ao manga, tanto que se forem adaptar daria no máximo 13 episódios. Resumindo: para mim estão esperando mais capítulos serem lançados.

    Sobre o post, muito bom, da para notar o quanto você gostou do anime. Para mim é o melhor do ano até agora. Por fim só posso declarar: Team Taichi o/

    Curtir

  9. Ahhh essa temporada foi tão linda quanto a outra s2
    Ameei as cenas Taichi&Chihaya! Mas acima de td também amei as cenas das partidas, muitas emocionantes, mesmo já tendo lido o mangá até onde foi lançado em inglês ainda fiquei me arrepiando em tds!
    P.s: Achei fofo quando o Arata diz que ele sempre se imagina jogando Karuta naquele quarto com a Chihaya (Apesar q no mangá mostra cenas dos 3 jogando juntos, n só cm a Chi), quero ver o Arata se desenvolvimento nos sentimentos, já que vimos demais cmo ele é fodah no Karuta D:
    Lá no fórum gringo já estavam comentando que iam acabar essa temporada msm nessa cena da Chihaya, assim muita ia parecer que tinha um final ‘resolvido’ pro triângulo, espero que os fãs tomem a iniciativa e peguem o mangá, pq agora que a história vai andar msm! Desde nas partidas, até o aparecimento do Arata com mais frequência e a Chihaya ‘olhando’ para o Taichi :3

    Em Chihayafuru não existe um “sonho impossível” para uma terceira temporada, já que a segunda pegou muito de surpresa! A gente só precisa esperar e torcer para que esse anúncio venha logo \o\
    # Quero ver Arata x Mestre
    # Quero ver Taichi x Arata
    # Quero ver Arata x Chihaya
    # Quero ver a Sumire deixando o Taichi em paz, e melhorando no Karuta :3

    Curtir

  10. Theon

    Apesar dessa temporada ser mais inconsistente do que a anterior, eu gostei muito dela. Não me cansei de ver tantas partidas de karuta e tantas formas diferentes de jogar. Claro que eu gostaria de ver mais cenas um pouco fora do mundo do karuta, mas enfim… (a primeira temporada foi mais equilibrada..)

    Esse episódio foi um dos melhores e, apesar de ter lido alguns spoilers no mangá, vou esperar por uma possível 3º temporada também. (que já não é mais tão impossível assim, já que tivemos essa 2º). E até agora, Chihayafuru tá no meu top 10 de animes desse ano. .xD

    Curtir

  11. Mihoshi

    Chihayafuru é ótimo, e eu realmente gostei que nessa temporada eles tenham mostrado mais as partidas que o desenvolvimento com os personagens, pois a emoção do anime está nas grandes partidas.
    Anciosa pela próxima temporada =)

    Curtir

  12. Eu sou descaradamente apaixonada por Chihaya x Arata, então você já deve saber o quão feliz eu fiquei com o último episódio, né? *crying* \o/ quero dizer, sim, gosto do Taichi. Gente boa o cara. Mas acontece que a partir daquele episódio no começo do anime, onde mostrou o começo do relacionamento/amizade entre a Chi e o Arata, eu já comecei a shippar os dois loucamente (e você sabe, uma vez shippando um casal, sempre shippando o mesmo *shipper fiél*).
    Também não me cansei de ver tanto karuta, adorei as partidas, em especial a do Arata com a Queen (que, duuh, foi é-p-i-c-a). \o/
    Enfim! Estou ansiosa pela próxima temporada! (… espero que agora o Arata comece a aparecer mais…) (… tsk, eu nem deixei na cara que eu amo o Arata, né?… *sarcástica*)

    Curtir

  13. Eu também prefiro o desenvolvimento dos personagens, mas a maestria como o autor explica o Karuta – o respeito com que faz, me faz gostar muito das partidas tbm. Especialmente por um aspecto que sempre me ganha: o de que os protagonistas nem sempre vencem. Simplesmente adoro isso.
    E teve partidas em que eu quase infartei, de tão intensas!! Além de sempre rolar mais um desenvolvimento psicológico entrelinhas.
    Mas uma coisa tem me tirado o sono: a concepção de “passional” apresentada. Já me perguntei até se não poderia ser uma adaptação “diferente” por quem traduziu. É tão diferente que, pra mim, é um desafio cognitivo!
    Enfim, esperando desesperadamente mais uma temporada 😀

    Curtir

  14. 0,000000000000001

    Incrível post, mas senti falta de comentar da partida do porquinho e do Arata, onde meu cérebro dizia “nunca” e meu coração falava “vai que da certo”,durante a partida o Nishida se questionando qual era a diferença entre eles e o mais o que mais gostei foi o depois da partida com o porquinho tentando repassar a partida e mesmo assim depois de ser massacrado quero não apenas jogar de novo mas sim vencer.Sobre Chihaya e Arata sou fã do Arata mais interpretei aquela fala como algo de admiração, pois se vocês se lembra a Chihaya manda chocolate para o Harada-sensei.De resto esperando uma terceira temporada..

    Curtir

  15. Eu espero duas coisas do resto da série:
    1- saber como a Ayase vai ficar forte o suficiente pra se tornar Queen (porque né, não tem graça a história acabar com um fim mediano pra ela);
    2- cara, eu confesso, sou team Taichi (como é mesmo, “Taichizete”? LOL) forever hauahaauah No começo eu torcia pelo Arata, mas em algum momento do fim da primeira temporada ou começo da segunda minha percepção mudou e eu passei a torcer pelo Taichi (pô cara, ninguém merece essa friendzone, e eu simpatizo com a “cituaçau1”).

    Eu poderia talvez acrescentar a dúvida se rola algum drama com relação ao dedo da Chihaya, se ela vai ficar mais lenta com um ferro dentro, ou se vai ter algum drama “você NÉVAAAAAAAA MORE vai jogar karuta”.

    Acho que também vou deixar o mangá de lado, ou talvez eu leia do princípio até o equivalente ao fim da segunda temporada, porque aposto que eu vou captar mais da história e do próprio “Caruta” lendo em vez de absorvendo 100 legendas na tela ao mesmo tempo…

    Mas é isso aí lol
    Que venha a 3ª temporada se Deus quiser \o/

    Curtir

  16. Queria achar o mangá em portugues ou espanhol. Sou uma traste em inglês,estou super curiosa pra saber o que vai rolar. Adorei todo o enredo de Chihayafuru. *—* ❤
    Chorei litros em vários episódios,encantada pelos traços do anime!

    Curtir

  17. Nathalia

    Não vejo a hora de lançarem a 3ª temp. assisti as duas temp. em 2 dias, esse anime prendeu muito a minha atenção. Só o fato dele não ter um tema muito comum (acho q só tem esse de karuta ne?).
    Eu gostei muito de todas as senas de partidas, mas concordo que eles podiam ter abordado mais a relação dos 3 e do resto dos personagens.
    E eu torço pelo Taichi, hahah, apesar de tudo penso que a Chihaya sempre amou o Taichi, mas esse amor foi encoberto pelo Karuta que de quebra trouxe o Arata junto, ela não consegue pensar em Karuta sem pensar no Arata, esse é o problema.
    Ai, eu acabei de assistir o ultimo Ep. e to muito triste, a 3ª temp. tem que sair logoooo!! 😥

    Curtir

  18. Letícia

    Eu assisti todos os episódios sem parar, viciei geral aqui haushaushuahsahsu nem sei o que dizer ainda estou em transe porque esse anime é mais que perfeito não existe uma palavra pra descrever o quanto ele é lindo em todos os aspectos…Não me lembro de ficar tão vidrada nas partidas e chorava com a Chihaya quando ela perdia, morri de raiva mas também ficava tão feliz nas partes em que eles ganhavam e quando tinha momentos Taichi x Chihaya, ainda quero ver a Chihaya acabando com a Rainha mas no final ser amiga dela, e chegar a um ponto em que ela vença do Arata também ( e espero que esse amor que ela sente pelo Arata seja o mesmo que ela sente pelo Karuta, e que ela só esteja indecisa sem saber diferenciar ) kkkk O Taichi é tão perfeito….A voz dele omg eu passei o anime todo babando por ele e pela Chihaya… Eu acho que nunca quis tanto que um casal ficasse junto assim , como nesse anime, e olha que faz mais de 10 anos q assisto animes .
    Esse anime tem tudo pra um terceira temporada, pra uma quarta temporada, quinta, sexta, e o quanto puder *—————-*

    Curtir

  19. Helena

    Eu amo Chihayafuru! Não sei se é o desenvolvimento e personalidade dos personagens, as partidas, a trilha sonoro perfeita, o vicio da Chihaya pelo karuta, o sádico do Sudou, a risada do retro ou por causa do celular rosa do Arata. Provavelmente por causa de tudo isso!
    Acho que a primeira temporada foi um pouco mais centrada nos personagens e na sua história, principalmente pq eles tiveram que ser apresentados e tals. A segunda foi mais focada nas partidas. Espero que a terceira tenha um pouco mais de romance pq quero muito saber quem a Chihaya vai escolher!!!
    No começo eu torcia pelo Arata, mas depois ao ver que o Taichi tava sempre do lado dela, em todas as horas, ajudando, treinando, mesmo estando sempre sob pressão da mãe dele, eu fiquei contagiada pela fofisse e comecei a shippar os dois. Mas agora eu já estou ficando indecisa de novo!!
    Estou aguardando com ansiedade a terceira temporada e também o mangá, que eu tinha prometido que ia esperar lançar o anime mas não aguentei ahsuahusahs

    Curtir

  20. Juliana

    quero uma 3ª temporada >.< o anime é perfeito 😥

    Curtir

Deixe um comentário