Review – Gekkan Shoujo Nozaki-kun

nozakiheaderO melhor shoujo que não é shoujo.

Nunca me acostumei a acompanhar episódios semanalmente. Desde sempre pego cada série e viro uma noite ou um dia assistindo; assim é mais fácil de chegar a uma conclusão, já que as informações ainda estão frescas. Esse anime em especial queria assistir desde seu lançamento, mas acabei deixando de lado – o tempo não era favorável ou então apareciam coisas mais interessantes (má otaquinha, eu sei) – porém, felizmente, tomei vergonha para eliminar mais um item da (interminável) lista que tenho. Aproveite a minha primeira resenha de animes e tantas outras que ainda estão por vir!

Gekkan Shoujo Nozaki-kun (1)A HISTÓRIA

A estudante do ensino médio Sakura Chiyo tem uma queda por seu colega de escola Umetarou Nozaki, mas quando ela confessa seu amor, ele a confunde com uma fã e dá-lhe um simples autógrafo. Quando ela diz que sempre quer estar com ele, o jovem a convida para sua casa e pede a sua ajuda em alguns desenhos. Chiyo descobre que Nozaki é na verdade um renomado artista de shoujo mangá com um pseudônimo chamado Sakiko Yumeno. Ela então concorda em ser sua assistente, com a ideia de se aproximar dele. Eles começam a trabalhar em seu mangá “Koi Shiyo” (Vamos ter um romance), e no caminho se deparam com outros colegas de escola que os ajudam ou servem como inspiração para personagens das histórias. Das maneiras mais inusitadas possíveis.

CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS

Gekkan Shoujo Nozaki-kun é originalmente um mangá seinen yon-koma (tirinhas) publicado desde 2011 na revista GanGan Online, da Square Enix. A série de Tsubaki Izumi – também responsável pelo shoujo Oresama Teacher (esse publicado na editora Hakusensha) – atualmente se encontra com 6 volumes e é atualmente um dos mangás mais bem sucedidos da editora nesse gênero. Em 2014 o mangá ganhou uma adaptação animada pelo estúdio Doga Kobo, com 12 episódios ao total, cobrindo cerca de 45 capítulos do mangá e deixando os fãs na expectativa de uma continuação, principalmente depois da boa recepção nas vendas de DVDs e Blu-Ray da série (o que surpreendeu muito, já que a staff da série não era considerada de alto nível pela maior parte dos espectadores.

Gekkan Shoujo Nozaki-kun (2)Antes de começar a assistir Nozaki-kun, um amigo havia me dito que o anime tinha personagens bem originais e que essa era uma das melhores características da história; personalidades sempre se repetem, há o “tsundere” ou o “megane” na maioria delas, então fiquei intrigada, talvez o suficiente para dar uma atenção maior nesse aspecto. Pude perceber que Gekkan Shoujo Nozaki-kun realmente apresenta seus personagens e quem assiste vê cada um de forma individual, o que faz X ou Y ser diferenciado um do outro. Quantas vezes não assistimos um anime com trocentos personagens, mas não conhecemos nem a metade do que são? O anime é muito bem trabalho nesse sentido, fazendo com que o resultado seja um carinho especial por cada indivíduo que compõe o mesmo.

Falando sobre os personagens, está na hora de apresentá-los. Umetarou Nozaki é o protagonista distraído, workaholic, que desenha para uma revista shoujo sem nunca ter se apaixonado – algo extremamente compreensível, já que internet a fora temos várias fanfics +18 sendo escritas por pessoas de 12 anos – e que também é o maior foco de humor nessa história hilária. Sakura Chiyo é o que, supostamente, poderia ser chamada de “heroína de shoujo”; delicada, que sempre está do lado de seu pretendente e que não existe mesmo quando esse nem parece dar bola – Sakura, você precisa arranjar logo seu macho secundário. Mikoshiba Mikoto é o “tsundere” da história, que apesar de ter uma aparência fria consegue ser muito fofo em alguns momentos, fazendo jus ao seu apelido de “Mikorin”; ele me lembra muito um cachorrinho, aqueles pequeninos que até tentam passar a imagem de pitbulls, mas que no fundo só querem petiscos e cafunés da barriga.

Gekkan Shoujo Nozaki-kun (7)Seo Yuzuki é umas das minhas preferidas, sempre fui cativada por essas personagens que tem uma personalidade mais bruta – não é a toa que gosto tanto da Chizu de Kimi ni Todoke – e acredito que elas realçam ainda mais o humor, sem contar que conseguem se destacar, já que geralmente as protagonistas são o oposto. Mesmo sendo mulher, Yuu Kashima é o “príncipe da escola” que tem uma lábia tão boa com garotas quanto aquele cara galinha que esteve na sua sala no ensino médio. Masayuki Hori seria o “pai orgulhoso” de Kashima, que está sempre correndo atrás da mesma, já que ela vive matando as aulas do clube de teatro apesar de ser a estrela de lá. Só para finalizar a descrição dos personagens: Mikorin best guy.

Gekkan Shoujo Nozaki-kun (3)O que torna a obra tão engraçada é o fato de o tempo todo estar ironizando mangás shoujos, mas sem deixar que chegue a um nível ofensivo. Acredito que quem gosta da demografia deve ter se identificado muito em alguns momentos, principalmente em relação aos clichês usados; particularmente, assistia o anime pensando em coisas como “nossa, é bem assim que acontece” ou “isso só dá certo em mangá mesmo”. Um dos pontos altos de Nozaki-kun é exatamente esse, conseguir agradar públicos diferentes sem precisar mudar o foco do enredo.

Procurar um defeito na série não foi algo fácil e admito que o que vou escrever pode ser levado tanto como um aspecto positivo quanto negativo. Nozaki-kun é um mangaká extremamente workaholic que desde o começo apenas procurou por pessoas e até mesmo por momentos que seriam convenientes para o seu trabalho. Isso faz parte do quesito comédia, porém é como se ele vivesse a base de sua carreira profissional, fazendo com o que o mesmo se torne indiferente e adquirindo um papel de “insensível” apesar dessa não ser a verdadeira intenção. Então sim, vejo isso como um defeito, talvez até uma consequência da forma como sua personalidade foi moldada.

Gekkan Shoujo Nozaki-kun (4)COMENTÁRIOS FINAIS

Gekkan Shoujo Nozaki-kun é incrível. Ouso a dizer que é um dos melhores no quesito comédia, principalmente por se manter firme do começo ao fim em seu foco principal; um anime que realmente cumpriu o seu papel e que não deixou o braço a torcer mesmo quando estava “previsto” por um final clichê. Personagens cativantes, episódios que tiram risadas e tudo isso sem apelar para fórmulas já decoradas ou o tal do fanservice – falo de fanservice no geral e não apenas em garotas bonitinhas mostrando as calcinhas por aí. Meu conceito com o conjunto foi bem positivo, mas a pergunta que fica é: segunda temporada, when?

Gekkan Shoujo Nozaki-kun (6)

9 Comentários

Arquivado em Animes, Review

9 Respostas para “Review – Gekkan Shoujo Nozaki-kun

  1. Micael Okamura

    Foi um anime que me surpreendeu, e atualmente considero como uma das melhores comédias que já assisti. Ele não precisa de muito para ser incrível, seu jeito simples de conduzir as coisas o faz ser simplesmente foda. Não é como um Bakuman da vida, mas eu pelo menos acho muito melhor, claro que Bakuman é melhor no quesito de mostrar como realmente é a vida de um mangaká, mas em gosto pessoal e de comédia, Gekkan Shoujo é único.
    Só para fechar, Nozaki é o melhor e personagem mais troll que tivemos em 2014.

    Curtir

  2. O episódio em que o Mikorin precisa de dicas com “garotas” (acho que é o quarto) é simplesmente uma das melhores paródias/homenagens de simuladores de encontro de todos os tempos.
    São 12 episódios que passam voando e nenhum deles perde o pique.
    Destaque de 2014 no quesito comédia sem dúvida alguma. Gostei também de Gugure! Kokkuri-san, e apesar dos dois serem bastante diferentes (Kokkuri-san tendo aquela pegada sobrenatural e ainda mais nonsense), o entretenimento que me proporcionaram foi semelhante.

    Curtir

  3. Foi um anime que eu não dava nada para ele, mas que surpreendeu muito. Adorei os personagens e o humor. Como sou uma pessoa não chegada em shoujos, o humor sempre foi meu atrativo para este anime. Tanto que assisti 2 vezes este anime (nos dias de hoje, algo raro de se fazer). Faço a mesma pergunta: quando vem a 2ª temporada? Com tanta coisa desnecessária com 2ª temporada confirmada e esta pérola não?!

    Curtir

  4. Kushina

    Miyuuuuuuuki! Adorei o seu review! E diz muito sobre o que eu achei de Nozaki-kun também! O anime não tem defeitos e é uma gargalhada nova a cada episódio. Impossível não pedir uma segunda temporada logoooo! >-<""
    Parabéns e faça mais revieeeeews! hihihihi ♥

    Curtir

  5. Ali

    Mas como não falar nada do Wakamatsu? O episódio vergonha alheia dele com o Nozaki e a Seo foi um dos pontos altos.

    O anime é adaptação fiel do mangá, que é bem legal.

    Curtir

  6. Esperando a 2ª Temporada, saudades dessa delícia 😀

    Curtir

  7. Foi sem dúvida uma das melhores surpresas que tive nos últimos tempos.
    Anime gostoso de ver e divertido, com personagens carismáticos e piadas inteligentes. Aquela da caixa é uma das minhas favoritas.
    Sem dúvidas é um ótimo anime para descontrair.

    Visitem meu blog sobre os mangás publicados no Brasil:
    https://itadakimasuanimes.wordpress.com

    Curtir

  8. Gabriela Bassi

    Assisti ele beeeem depois que acabou, já q não sou muito fã de shoujo, mas vi muita gente falando bem dele pelo tumblr. Foi uma das melhores comédias que já vi, é muito bom! E o Nozaki e o Mikorin são meus personagens favoritos, isso com muita dificuldade pra escolher, pq todos são legais 😀

    Aguardando por tempo indeterminado pela 2ª temporada o/

    Curtir

  9. Lorena

    Esse anime precisa ter mais uma temporada, sério foi muito bom

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s