Cenas Marcantes #11 – Os melhores momentos de Dragon Ball

melhores momentos dragon ballPeraí que eu deixei cair os meus óculos de nostalgia.

Eu adoro Dragon Ball! Ele é uma daquelas histórias que eu consigo ver ou ler durante anos seguidos e não me sentir cansado pela repetição da história, tipo um Chaves ou Chapolin japonês. Isso se transmite bem aqui no Chuva de Nanquim, já que foram vários posts em que ele era o tema, ou que seus personagens ou falas apareciam como referência. E é claro que estou muito animado e feliz com a vinda de Dragon Ball Super, uma continuação que está corrigindo os erros de Dragon Ball GT, e melhorando o que era fraco no filme Battle of Gods. Além disso, o mangá está prestes a ser publicado integralmente por aqui em tanko pela primeira vez pela Panini, depois de uma versão meio tanko da Conrad.

Bem, eu quero falar mais do anime e falar mais um pouco de minhas experiências, por isso decidi fazer algo sobre as cenas que mais me marcaram, aproveitando para reviver essa coluna. Aqui estão os momentos que eu mais gosto em Dragon Ball! Lembrando que não é um top e sim uma lista! Vocês leitores comentem sobre o que faltou e falem também o que estão achando da Saga Super! Só espero que o YouTube não estrague a postagem como sempre…


GOKU SE TRANSFORMA EM MACACO GIGANTE

Lá no finalzinho da primeira saga de Dragon Ball encontramos Goku e seus amigos presos pelo Pilaf, sem nenhum meio de escapar ou esperança. Em um papo casual sobre a lua cheia, Goku revela que o seu avô pedia para ele nunca olhar para ela, e logo depois descobrimos o motivo. Essa é a minha lembrança mais antiga do anime. Dragon Ball passava sábado de manhã no SBT sem nenhuma ordem cronológica, e ver o pequeno Goku virar um macaco gigante foi algo incrível! A cena ainda me surpreendeu quando li o mangá anos depois, porque percebemos que o avô Gohan acabou sendo morto pelo garoto em uma dessas transformações.


TAO PAI PAI, O MITO

Tao Pai Pai foi o primeiro grande vilão que venceu o Goku na porrada, um assassino mercenário que mostrou todas as suas habilidades ao matar o General Blue usando apenas a língua, e que podia se locomover atirando coisas com toda sua força e subindo nelas logo depois.  A luta que estou colocando foi a primeira onde vemos o garoto quase morrer com um Dodonpa, e só sai vivo porque uma Esfera do Dragão absorve o dano que ele recebeu no peito. Depois disso temos a apresentação do Mestre Karin, todo um treinamento e finalmente uma revanche entre os dois. Depois disso, Tao Pai Pai reaparece em outro torneio de artes marciais, onde é vencido pelo Tenshihan, e aí só o vemos novamente lá na saga Cell.


KURIRIN MORRE PELA PRIMEIRA VEZ

Kuririn e suas mortes já se tornaram uma grande piada. Toda hora o cara vai lá e morre ou apanha feio, mas a primeira morte do garoto foi bem pesada e foi o começo do arco Piccolo Daimao. Logo após o fim do torneio de artes marciais temos a tradição de gastar todo o dinheiro da premiação em um restaurante ali perto, Goku esqueceu de pegar suas coisas e o Kuririn resolve ir buscá-las pelo amigo. Só que ele demora muito para voltar e todos percebem que algo está errado. A cena em que encontramos o cadáver dele inerte no chão, de olhos e boca abertos, somado com a confusão do leitor de não saber realmente quem o matou, e ainda sendo a primeira morte de muitas desse arco, tornam ela uma cena memorável. Ainda mais que logo depois vemos a destruição de Sheng Long, tornando impossível revivê-lo sem as Esferas do Dragão.


GOKU CONTRA PICCOLO DAIMAO

Enquanto Tao Pai Pai foi o primeiro vilão a ter um vitória contra o protagonista, Piccolo Daimao foi a primeira grande ameaça ao planeta Terra, e seu arco foi o momento em que a comédia foi deixada de lado e as batalhas tomaram conta da história, indo assim até o final da saga Z. Piccolo Daimao era um demônio que se libertou de seu aprisionamento com a ajuda de Pillaf e tinha como objetivo dominar o mundo, matando todos os guerreiros mais fortes e usando as Esferas do Dragão para recuperar sua juventude. As primeiras lutas são desastrosas e os personagens que tanto gostamos morrem rapidamente, Kuririn cai para um dos “filhos” do vilão, Mestre Kame e Chaos morrem nas mãos de Picollo, e até mesmo Sheng Long é destruído, sobrando assim apenas um Tenshinhan que não chegava aos pés do vilão e o Goku que só sobreviveu por causa da ajuda do Yajirobe. Eu acho a luta final muito boa e a cena final é excelente, onde Goku com apenas uma mão sobrando consegue atravessar o vilão e acabar com a ameaça.


GOKU SE TRANSFORMA EM SUPER SAIYAJIN

Primeiro momento da saga Z vem da melhor luta, na melhor saga do mangá, que infelizmente foi muito esticada no anime e tem um total de 3 horas só de porrada, enquanto no original não chega a ser tão enrolada. Freeza é um vilão incrível, montado durante toda a historia e durante as milhares de transformações contra Vegeta, Piccolo,Kuririn e Gohan, assim como a história do Super Sayajin, o objetivo do Vegeta durante todo o arco e que ele martela o tempo todo, como a grande ameaça ao Freeza.  Uma transformação que demora quase um episódio inteiro, de um Goku que estava transbordando de ódio e raiva, chegando a não parecer aquele cara que acompanhamos desde a infância e tratando de maneira ríspida seu filho.


GOKU VERSUS TRUNKS

Estávamos bem curiosos sobre o jovem misterioso capaz de se transformar em um Super Sayajin e que foi capaz de deter sozinho a invasão de Freeza. O cara ainda sabia quando e onde Goku iria voltar de seu longo treinamento em outro planeta. Trunks é um personagem que eu curto muito, mas essa cena só mostra o quanto o Goku era realmente poderoso em sua forma Super Saiyajin, afinal de contas aqueles eram golpes capazes de matar o Freeza e o cara defende a espada apenas com o dedo! Após isso temos as revelações sobre a ameaça dos androides e que de alguma maneira ele era filho do Vegeta e da Bulma?!?!?!?!?!?! (E tem o bônus do Vegeta com camisa rosa.)


VEGETA, O FILÓSOFO

Eu sempre passo esse vídeo quando me perguntam porque eu acho o Vegeta foda. Um dos grandes anti-heróis dos animes, com uma lista repleta de frases marcantes e momentos maneiros. E esse de longe é o melhor, pena que o video não pega a cena onde ele levanta o Goku desmaiado e dá uma bica nele, jogando para o Piccolo.


KAME HAME HA + TELETRANSPORTE

Um dos golpes mais incríveis de qualquer história de ação que eu já vi. Esse Kame Hame Ha foi tão inusitado que nem ao menos o Cell conseguiu reagir a tempo, afinal de contas pouco tempo antes eles achavam que o Goku estava prestes a sacrificar a terra com seu golpe. Um teleporte lindo e um Deus Ex Machina onde o Cell consegue ficar vivo mesmo com a cintura para cima sendo pulverizada com a força do golpe.


GOHAN SUPER SAIYAJIN 2

FINALMENTE ESSE CARA MORREU! Cara eu não suporto a regeneração do Cell, onde ele se recuperava totalmente não importando o quão forte fosse o golpe do adversário e muitas vezes voltava mais forte. O Kame Hame Ha vs Kame Hame Ha foi uma das cenas que eu mais desenhei quando era muleque e achava que podia fazer quadrinhos, onde basicamente é bola de luz contra bola de luz, e o psicológico dos personagens é quem ditava mais quem iria ganhar. Para mim o grande responsável pela vitória do Gohan é sem sombra de duvidas o Vegeta, que não foi um covarde e voltou para acertar um golpe que machucou o Cell a ponto dele se desconcentrar um segundo e dar a oportunidade necessária para o garoto.


MR. SATAN SALVA O MUNDO

Mr. Satan é um grande alivio cômico, um personagem que poderia muito bem se encaixar nas primeiras sagas da fase clássica e que só aparecia para falar besteira ou dizer que tudo era um truque. Até que na saga Buu vemos que na verdade ele quase salvou realmente o universo uma vez, se tornando amigo do Majin Buu gordo, mas que foi atrapalhado pelo assassinato do cachorrinho que culminou na versão evil do vilão e na destruição da Terra. E mesmo depois disso o cara realmente salva todo mundo, com o discurso que convenceu a população da Terra a levantar as mãos e dar a energia necessária para terminar a Genkidama. Uma cena que me deixa arrepiado até hoje e que quando garoto me fez ficar falando Satan até a minha mãe me dar um tapa na cabeça e me mandando parar de invocar o diabo.


O FINAL DE DRAGON BALL GT

Eu odeio Dragon Ball GT com todas as minhas forças e para mim o Dragon Ball Super já vale muito só por tirar essa fase da linha canônica, mas ainda assim não é como se não tivesse algo que não se aproveite. O final dele é muito melhor que o final original de Dragon Ball Z, onde o Goku sai voando com o Uub e não temos um fechamento, de fato.  Nele estamos no futuro, onde encontramos uma Pan bem velhinha vendo o seu avô caminhando entre as pessoas do torneio de artes marciais enquanto toca a música de abertura, e ainda temos um flashback de momentos importantes. Obrigado Goku e obrigado Akira Toriyama por essa infância incrível que você me deu!


Bônus: O PICCOLO DE PORTUGAL

Só mais uma curiosidade do que uma cena marcante. Durante minhas pesquisas para esse post acabei descobrindo como o Piccolo se chama em Portugal e eu não conseguia acreditar no que eu lia. Piccolo Daimao em português de Portugal é chamado de Coraçãozinho de Satan, mais uma nota nessa brilhante história que é a dublagem portuguesa de Dragon Ball Z.

13 Comentários

Arquivado em Cenas Marcantes

13 Respostas para “Cenas Marcantes #11 – Os melhores momentos de Dragon Ball

  1. Cherubim

    Realmente marcou a minha vida, e piccolo em italiano significa pequeno

    Curtir

  2. seiya

    Dragon ball é lenda, é incivel, apesar de prefirir a fase dele pequeno do que a z, no fator nostalgia só fica atrás de cdz

    Curtir

  3. Vinícius

    Me faltam palavras pra dizer o quanto eu ri desse trecho.
    “Uma cena que me deixa arrepiado até hoje e que quando garoto me fez ficar falando Satan até a minha mãe me dar um tapa na cabeça e me mandando parar de invocar o diabo.”

    Curtir

  4. Sadness

    Épico. Dragon Ball pra mim foi impecável em todos os sentidos, é difícil colocar em palavras o carinho que sinto pela obra, principalmente, pelo personagem Son Goku. Também não gostei muito do DBGT, as únicas coisas boas são as aberturas, encerramentos e esse final que me tira lagrimas até hoje. Obrigado Akira Toriyama. Obrigado Goku!

    Curtir

  5. Eu nunca li a saga dele pequeno até o fim mas dps de ler este Cenas Marcantes fiquei curiosa.DBZ é foda pra caralho !

    Curtir

  6. J.Cesar

    Algo curioso aconteceu comigo e Dragon Ball, tinha visto o Z e o GT ha muito tempo atras, quando era um muleque, e nao tem nenhum senso critico, vc so que que o Goku venca nao importa de qual forma.

    Eis que surge o Super, e me deu uma vontade de rever toda a obra, agora, sendo um critico ferrenho com centenas de filmes, animes, e series na lista, queria ver se minhas boas lembranças eram algo mais que nostalgia, se a obra realmente era boa. Então decidi ver o Kai, para cortar os fillers, e para minha surpresa minha admiração pela obra cresceu ainda mais, a saga de freeza considero o melhor arco de um shonnen que ja vi, é tão incrivel e bem escrito, a saga Cell ja é mais fraca na minha opinião.

    Mas minha maior surpresa mesmo foi ver o DB classico, nunca tinha visto, e é ate bizarro, eu conhecia os personagens no Z, mas nao sabia da importâncias dos mesmos la no inicio. E A melhor coisa que fiz foi ver db classico legendado, a pureza do Goku com a voz original, meus olhos brilhavam ns primeiros episodios com aquele goku tao ingenuo e a comedia que reinava toda hora, e ja afirmo que os primeiros arcos sao os melhores depois da saga freeza.

    ENFIM… so acrescentaria nessa lista, a cena onde o Goku se encontra com o vovozinho dele, que era ate então o unico laço do Goku e quando os dois se encontram e o Goku sai correndo e chorando, quebrou meu coração, marcante.

    Minha obra favorita, tem seus erros, mas nao tantos quanto alguns afirmam, Goku é o melhor personagem ja criado e tão copiado depois, e o Super ta uma bosta XXD

    Curtir

  7. Finalmente um post seu, @LukLukas, depois de tanto tempo. E finalmente um post seu que eu posso ler tranquilamente. xD
    Ótimo post @Luk!

    Não tenho muito a dizer, é meio difícil para mim, eleger cenas de uma franquia tão grande e tão marcante como Dragon Ball foi, é, e sempre será. Mas a seleção de cenas foi muito boa! =D
    ‘Coraçãozinho de Satan’ aprovou o post! kkkkkkkkkkk

    Curtir

  8. Lucas

    Dragon Ball é muito bom do começo ao fim. Sua simplicidade nos cativa e a cada episódio reassistido nos enche de nostalgia.
    Os dois últimos filmes e a nova série são bons também, mas jamais serão tão bons quanto a série que aprendemos a amar no passado.
    O que mais me decepciona nessa “nova era Dragon Ball” é o fato deles desprezarem os outros personagens para se focarem apenas em Goku e Vegeta. Gohan, por enquanto, é o mais desdenhado, chega a me dar tristeza na alma ver o que fizeram com ele. Bom, é Dragon Ball, não é? Então vamos assistir, mesmo que algumas coisas não sejam como antes…

    Curtir

    • Não @Lucas, não vamos assistir. Tem um monte de animes bons por aí, só por que é Dragon Ball precisamos ver nos martirizar assistindo DBS mesmo?? Não… não precisamos. A própria franquia não precisava deste anime, muito menos nós…

      Curtir

  9. seijin

    Falando em Dublagem de Portugal, não podemos esquecer da “Vegeta, olha bem!!”

    Curtir

Deixe um comentário