Comentando — Hai to Gensou no Grimgar #01-02

grimgarheaderO “RPG” da temporada.

Sword Art Online, Log Horizon, Gate e tantos outros animes que envolvem jogos. Nessa temporada temos mais um, baseado em uma novel e que logo convenceu esse velho de guerra a acompanhar, mesmo com todos os outros ditos lá atrás tendo sido lançados praticamente em sequência. Pois bem. O que esperar de mais um?


Hai to Gensou no Grimgar Anime Screen Comentários (13)Hai to Gensou no Grimgar #1-2
“Sussurro, Cântico, Oração, Despertar”
“Longo Dia do Soldado Trainee Voluntário”
★★★



Desde o primeiro trailer de Grimgar, seu visual fantástico já havia chamado a atenção. Realmente comprei todo o anime por causa daquela estonteante mistura de cores, bom character design e uma animação bem fluída – apesar dos pesares, não me lembro de grandes críticas ao A1-Pictures nesse sentido.

Pois veio o primeiro episódio. Clássico de apresentação de personagens, básico da história e uma palhinha do problema que os protagonistas terão que enfrentar. Por sinal, adorei tais apresentações, de forma clássica, lembrando muito o clima de RPGs antigos. A forma como o mundo foi sendo mostrado, todo o background. Realmente consegui achar aquilo tudo incrivelmente carismático.

Hai to Gensou no Grimgar Anime Screen Comentários (2)Mas enfim, logo de cara já percebi algumas coisas muito nítidas: se você gostou de SAO, Log Horizon ou outro anime que o foco ou o que te chamou a atenção foram as lutas, provavelmente Grimgar não será para você. Significa que não tem lutas? Nunca disse isso. Elas existem (a do segundo episódio foi muito bem animada, por sinal), mas em um primeiro momento não parecem ser o que a série quer te mostrar. Não comparando a história – repetindo: NÃO COMPARANDO A HISTÓRIA – Grimgar me passou um clima muito maior de .hack//SIGN, por exemplo (que se nunca assistiu, deveria).

Hai to Gensou no Grimgar Anime Screen Comentários (5)No episódio 2, minhas suspeitas se confirmaram ainda mais (sempre com a probabilidade de quebrar a cara nos próximos) e fomos apresentados a um combate que quis valorizar muito mais o espírito de sobrevivência, a dúvida dos personagens sobre o que estavam fazendo, e parte das indagações pessoais de cada um. A (bela) insert song no episódio foi vista pela grande maioria como uma cena cansativa e desnecessária no episódio, mas entendi que aquela era a proposta. E amei o ritmo que foi dado. Mostrar os personagens, exatamente daquela forma, parecia ser o que a série buscava.

Me interessou muito conhecer o conflito de cada personagem, embora nenhum tenha me chamado tanta atenção assim.

Hai to Gensou no Grimgar Anime Screen Comentários (11)Nenhu…

Hai to Gensou no Grimgar Anime Screen Comentários (12)…ma.

Hai to Gensou no Grimgar Anime Screen Comentários (1)Ok, ela me chamou a atenção, mas é outra história.

O fato é que em uma análise fria, muito pode se dizer do que esperamos. O Cavaleiro NegroRanta – tendo que acender até os mais sujos métodos para crescer (quase um Anakin Skywalker), nosso protagonista Haruhiro descobrindo a verdade aos poucos e ligando as peças de sua falta de memória, alguém do grupo os traindo (não faça isso, Manato!!) e algum personagem morrendo. Não dá pra botar a mão no fogo por isso. Aliás, eu realmente espero estar errado! Mas depois de ver tantos animes, por tantos anos, parece que alguns ingredientes são colocados lá justamente para fazer um bom Shokugeki no Soma. Digo, uma boa receita.

Hai to Gensou no Grimgar Anime Screen Comentários (6)Grimgar apresentou uma trilha sonora que encaixa perfeitamente no clima, apesar de esperar mais de sua opening e ending – tanto sonora quanto visualmente. É realmente bonito e muito atraente. Se você negar isso está sendo apenas cego.

“Mas as novels são melhores!”

E não são elas que eu estou lendo. Estou vendo um anime e vou analisá-lo como tal. Mídias diferentes, linguagens diferentes. Não vá ao cinema comparando Guerra Civil com a HQ, e não reclame da cena diferente dos distritos em Jogos Vorazes. Aquilo não é o papel e aquilo não é feito só pra quem leu o original.

Hai to Gensou no Grimgar Anime Screen Comentários (4)É verdade que mesmo sendo a proposta da série seja de passar um timing mais lento, outras séries conseguem fazer isso melhor e de forma menos maçante (Mushishi e Natsume Yuujinchou estão aí pra não me deixarem mentir), mas mesmo assim não o considerei de todo o mal por estarmos meramente no episódio 2. E mesmo com o tal clima lento, algumas dúvidas já surgem, mas as duas principais são:

Hai to Gensou no Grimgar Anime Screen Comentários (10)

  • Quem são eles?

Estudantes normais que ficaram presos em algum jogo de alguma forma, talvez? Acho possível. Eles não têm memória de nada, mas vivem citando coisas do mundo real.

Hai to Gensou no Grimgar Anime Screen Comentários (9)

  • Alguém lá sabe onde eles estão?

Muito provável. Alguém os colocou lá e deu pra perceber que não foi algo sem querer. Eles devem estar ali por algum motivo. Quem? Meu palpite é que o líder daquele grupo do primeiro episódio tenha alguma coisa a ver.

Grimgar pode ir longe nessa linha tênue entre o slice of life e o RPG’ style. Apresentou potencial, um bom desenvolvimento técnico e questionamentos que nos fazem querer descobrir mais sobre aquele universo. Veremos como a série se sai no episódio 3 em diante. Novamente: espero estar errado e que ele não caia nos tradicionais caminhos de outros animes. E se o fizer, que faça bem feito.

Hai to Gensou no Grimgar Anime Screen Comentários (7)Aguardo vocês nos comentários do próximo episódio.

11 Comentários

Arquivado em Animes, Comentando

11 Respostas para “Comentando — Hai to Gensou no Grimgar #01-02

  1. Tenho expectativas boas em relação ao Grimgar, não que esses 2 primeiros ep. tenham sido os melhores e mais revolucionários que eu já assisti, talvez se eu tivesse em uma época mais turbulenta da minha vida eu ja tivesse dropado o anime kkkkk. Na minha opinião o Grimgar segue um ritmo devagar, adicionando fatores na história e na personalidade dos personagens, creio eu que com o foco na convivência e sobrevivência dos personagens, que pelo amor de deus eu espero um amadurecimento gradual nos próximos ep., nada mais justo se o anime for focado mesmo em sobrevivência, que eles sejam sobreviventes não um bando de crianças num excursão escolar kkk, mas da forma como o anime vem seguindo eu me vejo obrigado a assistir, e quem sabe ver um bom desenrolar de história, sem contar a linda animação e OST.

    Curtir

  2. Paulo

    Eu achei até o momento esse anime bem chato, sobretudo pelos personagens que são bem desinteressantes, mas vou esperar o terceiro episódio para decidir se dropo ou não.

    Curtir

    • Estou com esse mesmo sentimento, Paulo, infelizmente estou seguindo o anime para ver o que raios virará… epi.5, 3 enrolando, 1 depre e esse quinto que vi mais “meh” ainda.
      Primeira vez que vi imaginei que seria algo fascinante, a estética artística do anime me encantou, música também… só que as cenas paradas pqp…
      Pelo que to lendo, era pra eles serem “noobs”, mas putz, noobs ao extremo da incapacidade de pensar além é um abismo pra mim de incompetência, mesmo sendo “jovens”.
      Enfim, vou continuar vendo só pra ver que treta mais vai rolar…

      Curtir

  3. Breno

    Eu só achei meio chato foi o ritmo dado até aqui (o 2º Ep foi 19 min música e 1 matar mostro lá). O que eu estou achando mais interessante é a falta de habilidade e de instinto de sobrevivência dos protagonistas, o que abre um bom leque de opções para o desenvolvimento de ambos. Um diferencial que eu vejo é que, diferente de outros animes do gênero em que os personagens correm risco de morrer de verdade, é que nesse os protagonistas não começam fodões.

    Curtir

  4. Midoriya Izuku

    Eu gostei, quem leu a LN diz o ritmo vai ser assim lento então quem valoriza ação em vez de história melhor dropar agora.

    Acho que o moleque bocudo vai ter um bad end ou alguém vai morrer por causa dele.

    Curtir

  5. SirCanavar

    Achei os personagens muito estereotipados com interações um tanto desinteressantes o que dificulta um pouco me fazer importar com eles. Mas todo o resto, premissa, o caminho do plot, animação, todo o resto me fez criar algumas boas expectativas, apenas gostaria que os personagens se desenvolvessem um pouco mais para frente.

    Curtir

  6. Cristofh

    To assistindo na marra… desenvolvimento lento de mais. Sobrevivencia… ok! Mas hunterXhunter também tem sobrevivência + estrategia + personagens carismáticos… isso de usar luta como pano de fundo e se concentrar no psicológico – social ta ruim, em minha opinião.

    Curtir

  7. “Sword Art Online, Log Horizon, Gate e tantos outros animes que envolvem jogos.” Gate? Dih, Gate não envolve jogos, mas sim o Exército Japonês invadindo uma Terra Média em Anime. Não é por que o mundo é medieval que vai ser um RPG.

    Curtir

  8. Daniel Barcelos

    Foram episódios um pouco lentos demais para o meu gosto, e, ainda que sejam um alivio refrescante comparado ao cúmulo do super OP que foi assistir Overlord (eu amei Overlord, mas Ainz era É O FINAL BOSS DA HISTÓRIA) eles estão No0Bs demais pro meu gosto.
    Tá beleza, é para passar um ar mais real e sério sobre ter que lutar para viver e tals…. todo mundo lembra como foi matar o primeiro mob de monstros agressivos no Ragnarok, 1kk de poção só para não morrer e tudo mais…. e é isso de bom que Grimgar tem a oferecer: O começo do jogo do ponte de vista de um noob sem item e sem a menor noção de como se joga, todos nós já estivemos no lugar deles, e isso que é o mais interessante nas lutas.
    Sobre o slice of life ele é bom, gostosinho até de assistir, os personagens me agradaram e o relacionamento deles é bem orgânico… como está tudo um mar de rosas (fora as espiadas no banheiro cof) eu faria a aposta de que que o grandão (Moguzo?) vá morrer tankando um Boss Goblim para os outros fugirem até o final, mas isso sou eu viajando.
    Anyway, é o slice of life dos N0oBs, para quem gosta de fazer Role Play em todos os personagens de RPG que joga, esse papo de ter que lutar para comer e os medos das lutas são a visualização de tudo aquilo que você imagina fazer mas não pode nos jogos.

    Curtir

  9. Victor Hugo

    Eu gostei de Grimgar, apesar de achar quase todos os personagens super básicos e até sem graça, são muito bem feitos, tirando a arqueira, não sei porquê.. Mas adorei ela kkk
    A única coisa que ta me incomodando é o fanservice, todo episódio tem uma cena onde mostra o corpo das garotas pra agradar os punheteiros.. Uma pena, espero que cortem isso logo e que o desenvolvimento continue bom

    Curtir

  10. Huruno-sama

    Bom com o desenvolver do anime, está de encher os olhos, eu achei muito bacana como vc colocou esse inicil da jornada que estamos acompanhando, escolheu bem as palavras pra descrever boas críticas sobre Grimgar. Espero que vc torne a comentar ainda mais sobre o assunto!
    -Huruno-

    Curtir

Deixe um comentário