Primeiras impressões – Toriko

O novo grande hype da Shonen Jump recebeu um anime mas será que deu tudo certo? Podem me tacar pedras mas dessa vez eu vou ser duro.

Toriko foi criado por Mitsutoshi Shimabukuro e é a promessa da Shonen Jump para ser um dos mangás mais populares da revista e um anime deve dar uma ajuda para atrair novos leitores. Tanto que, para chamar mais atenção foi feito um especial de 40 minutos com o pessoal de One Piece, que eu sei que nem preciso comentar sobre. Mas será que todo esse marketing influenciou na qualidade do anime?

A história

No mundo Gourmet, o que mais se preza é o sabor e a textura dos alimentos, mas não é tão fácil conseguir os mais caros, raros e deliciosos. Para isso são contratados os Bishokuya’s, que são caçadores especializados na caça e coleta de ingredientes.

Toriko é um Bishokuya, um dos Quatro Reis Celestiais que tem como sonho completar o menu perfeito da sua vida, que é separado em: Aperitivos, sopa, peixe, carne, prato principal, salada, sobremesa e bebida. Ele é um dos caçadores mais habilidosos do mundo, encontrou 2% dos 300 mil ingredientes que existem no mundo e por causa disso regularmente é contratado por restaurantes ou pessoas ricas para procurar novos ingredientes e animais raros.

Komatsu é o cozinheiro chefe de um hotel de luxo 5 estrelas que tem como sonho ser um dos melhores cozinheiros do mundo, fazer os melhores pratos com os melhores ingredientes. Ele é fraco e tímido mas passa a acompanhar Toriko depois de vê-lo caçar quando foi contrata-lo para capturar o crocodilo Galala, que possui um nível de captura 5.

Considerações Técnicas

Lembram sobre o que eu comentei no post de Steins;Gate sobre como o hype pode atrapalhar um anime? Bom justamente esse foi um problema de Toriko comigo. Eu fiquei tão empolgado com o anime chegando que resolvi ler o mangá algumas semanas antes e me apaixonei pela história, então o anime tinha de tudo pra ser incrível.

Podemos ver claramente o cuidado que estão tendo com o anime: uma música legal com elementos da história, animação boa da Toei e o dublador do Toriko era a voz que eu realmente imaginava para ele. E é até ai que meus pontos positivos vão. O episódio com One Piece é tão ruim que eu nem vou considerá-lo. Foi um saco aguentar 40 minutos de um filler mal escrito sendo que poderiam ter feito um episódio legal de 20 minutos baseado no capitulo especial One Piece x Toriko Cross Epoch. Então vamos para os dois episódios de verdade e minhas reclamações.

Eu tive um grande problema com a adaptação do mangá para o anime: eles estão correndo com a história para chegar logo aonde o manga começa a pegar fogo, que é na caça a Baleia Baiacu. Isso não quer dizer que você pode cobrir 07 capitulos em 2 episódios, sendo que o primeiro capitulo tem 63 páginas. Eles tiraram o chefe do Komatsu conversando sobre o porque dele querer gastar tanto dinheiro para contratar o Toriko, a parte inteira dos dois embarcando no navio do Tom e os comentários sobre o Komatsu ter que fazer um testamento porque ele certamente vai morrer e mais algumas coisinhas. Um de vocês deve vir e me falar que “Ah, essas coisas não tem tanta importância então podem tirar” e ai vem minha segunda reclamação.

No fim do segundo episódio aparece um noticiário chamado Notícias Gourmet e uma apresentadora chamada Tina que resume que ingredientes que o Toriko pegou no episódio. Até ai tudo bem, coisa de anime. Mas então, qual é a minha surpresa quando essa Tina aparece no terceiro episódio como uma personagem na história? Não tem necessidade dessa cena filler com ela! Faça a cena do Toriko na casa dele (que é feita de comida) saindo para caçar o Shakredonon e iria durar o mesmo tempo. São essas pequenas coisinhas que me irritam. Fora o politicamente correto de não mostrar ele fumando ou bebendo algo alcoólico.

Opinião geral

Eu fui um pouco duro com o anime, mas é porque eu sou fã de Toriko. Isso não quer dizer que o anime é ruim, longe disso, só que ele poderia ser melhor. Eu ando lendo a opinião de muitas pessoas que não leram o mangá e eles estão gostando bastante, então dever cumprido, eles estão conseguindo atrair novos leitores para o mangá aparentemente.

Sim eu recomendo o anime, mas eu já vou dizendo que deveria ler o mangá também. Torço muito para que não entre em filler muito cedo, a história só tem 138 capítulos até o momento (o mangá está em andamento) e pelo o que eu vi o pessoal que cuida da adaptação não sabe muito bem como usar o maravilhoso mundo Gourmet.

por Luk.

27 Comentários

Arquivado em Animes, Primeiras Impressões

27 Respostas para “Primeiras impressões – Toriko

  1. Red

    Devo dizer que não quis ver Toriko.
    Simplesmente a “base” dele não me agradou, e eu simplesmente joguei fora, nem para ver o especial, ou mesmo o primeiro episódio eu me prestei.

    Além de que, esses hypes não conseguem me agradar nunca, colocar One Piece junto dele me fez ter ainda mais antipatia pelo anime, afinal, eu realmente não gosto de One Piece.

    Mas enfim, eu vou TENTAR dar uma chance para Toriko, embora eu provavelmente vá ler o mangá (desde Pandora Hearts eu estou extremamente decepcionado com animes que tenham um mangá bom), eu vou dar uma olhada nos primeiros episódios, e ver se vou continuar assistindo ou não, como fiz com a maioria dos novos animes (embora eu só tenha desistido de uns dois ou três até agora.).

    Curtir

  2. Como eu disse no meu blog, Toriko é um anime agradável e de fato não passará disso! É um amontoado de fórmulas que deram certo em outros animes baseados em mangás da Jump e será sempre “mais do mesmo”. Porém ainda sim é algo que me cativa, já que é uma trama bem leve e descompromissada. Continuarei assistindo, talvez não regularmente, mas sempre que tiver tempo darei uma atualizada..

    E valeu pelo link alí do lado! =D

    Curtir

  3. De certo modo, eu concordo com o Red…

    O anime não chamou minha atenção. E como gastaram um precioso espisódio de One Piece para fazer o tal especial – coisa que odiei – nem dei chance ao anime! xP

    A história não me cativou tanto, não gostei do protagonista e nem gosto tanto de animes longos… já basta OP! o/

    Quem sabe, mais pra frente, eu não me arrependa? Foi assim com One Piece… só vim assistir depois do episódio 200 ter sido lançado no Japão, mesmo ja “conhecendo” a série de vista! heheh

    Ah, só por curiosidade. Fizeram o contrário disso com 07-Ghost, um dos mangás que chegarão este ano pela Panini. Pegaram 1 capítulo e transformaram em 3 ou 4 episódios! LOL

    Curtir

  4. Sinceramente, não gostei de Toriko… O tema é meio chatinho.
    A verdade é essa… Acho os personagens legais, mas o mundo Gourmet não me chamou a atenção. Se fosse os mesmos personagens, só que com um outro tipo de história, derrepente eu acho que poderia gostar. Os bons animes dessa nova temporada se chamam Deadman Wonderland e Ao no Exorcist. (Minha opinião).

    Curtir

  5. Lestion

    Cara, eu esperava mais de Toriko, eu estava empolgado com o anime, eu realmente estava doido pra assislito, eu não leio o mangá, quando eu vi primeiro episódio eu não curti, até agora to sem ver o resto dos episódios que sairam, esse é um anime que não me motivou muito sabe, não sei por que, mais eu vo ler o mangá de Toriko, quem sabe com o mangá eu não vo e de uma chance ao anime. Dificil, fato que irá ser, mais é possivel.

    Otima primeiras impressões Luk. Ai eu recomendaria uma primeiras impressões daquele novo anime dessa temporada, Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai. É bem legal esse anime. Acho que você ja viu ele, ou não.. Bom, até o proximo post.

    Curtir

  6. Roger Hatake

    Eu achei o anime muito forçado, da para assistir tranquilo, mas tem partes que o anime fica muito estranho, como os braços dele virarem garfo e faca e com dois golpes derrotar feras enormes.
    Estou só falando do que vi até aqui do anime, pois não li o manga, por isso até não posso falar muito, mas acho que o anime tende a melhorar, vamos ver no que da!

    Curtir

  7. Lestion

    Fiz um erro absurdo ali

    “Mais é possivel”

    Mas é possivel*******

    Da até vergonha viu e.e’

    Curtir

  8. Rapaz, você disse na sua postagem exatamente tudo o que pensei a respeito do anime de Toriko. Eu sou muito fã do mangá e acompanho a série semanalmente desde a edição em que ele estreou (lá em meados de 2008). Pra mim é um dos melhores títulos da Shonen Jump atualmente.
    Mas de fato, certamente serviu para atrair as pessoas a ler o mangá.

    Só espero que com o sucesso de Toriko, os scanlators dêem mais atenção à “Seikimatsu Leader Den Takeshi!”, a série anterior de Shimabukuro.

    Curtir

  9. Entao, veja só, isso tudo é jogada da revista, ela quer uma coisa boa, mas n tao boa quanto o manga, porque eles querem que eles consumam o manga e n o anime!
    Entao, veja só, se voce for escolher entre ler ou assistir, voce vai querer qual, se o anime fosse tao bom quanto, ia perder publico e n ganhar!(manga) sacas?

    Curtir

  10. Chip

    só uma observação:

    o capítulo especial One Piece x Toriko Cross Epoch não foi passado para anime pois o anime do One Piece ainda não apresenta os novos visuais dos personagens.

    era só isso mesmo.

    Curtir

  11. Al.

    Tava vendo teu top 5 de animes shounen e tenho mais ou menos a mesma opinião e quanto à Toriko realmente é coisa da mídia e do capitalismo, sou fã de One Piece mas a opinião do Red ali em cima até compreensível eu mesmo me irrito com essas piadas do anime cada vez mais presentes e iguais em todos (coisa que não tem no mangá por exemplo). Mudam, censuram, tornam algo diferente do que o criador fez no mangá. Cada vez menos animes me interessam.

    Curtir

  12. Julion

    toriko pode ser mais um Goku, oops, Dragon ball clone com dificuldade de até mudar a cor do personagem principal(laranja exterior – azul escuro/preto interior – musculos)
    falando de toriko
    desde o começo do anime.. já se fala do Zebura(zebra-san) uhahua, quando a versão animada chegar na fase dele, aí as coisas ficam mais interessantes, o mangá pelo menos está otimo na fase atual.

    só para adiantar
    este shounem possui evolução dos personagens, graças a Kami-sama e Goku.(nao deus).uhauahuaa

    Curtir

  13. Ramom

    Na minha opinião vai ser só mais um, mas não vou dar o veredito antes da hora, tenho que esperar lançar mais alguns episódios e ver se a imagem que tenho desaparecerá. Quanto ao especial com OP, foi uma total perca de tempo.

    Curtir

  14. Pingback: Pequenas primeiras impressões | Gyabbo!

  15. XandeUB

    Eu concordo! O animê teve vários cortes que não tem no mangá e isso abala quem lê Toriko, eu de certa forma fiquei triste com esses cortes, mas nada que se possa tirar o brilho desta série.
    Outra coisa que me tirou do sério foi aquela Tina… Qual a necessidade dela?
    Quem lê o mangá aqui, na parte que o Zonge tava entrando na caverna e ele é atacado por aquelas centopéias, a cena ficou bem macabra e legal no mangá mas no animê eles tiraram e colocaram uma cena infantil deles fugindo com a Tina.

    Fora esses dois detalhes, o animê vai bem das pernas, Toriko é muito bom e vai longe xD

    Curtir

  16. Denis

    Concordo plenamente e o que mais me irritou mesmo no toriko anime foi o fato de quando ele usa a Knife ele nao cortar nada que raiva disso cara pra boicota um coisa dessas fica mto mais legal, no epi do crocodilo galala mesmo ele corta o pescoço com a knife no manga mas no anime chééééé isso eh foda

    Curtir

  17. Lucky

    Achei uma bosta esse anime/manga 🙂

    Curtir

  18. Ví essa primeira impresão e vou dizer que concordo com tudop que vocÊ disse e digo que dropei o anime por causa da tina… ela é o cumulo do anime.

    Curtir

  19. Nat

    podiam tentar fazer nesse anime como em gintama, eles não cortam nada que tem no manga, mas acho que talvez eles queiram uma visão diferente do toriko, acabei de ver o 1 epi, e me deu a impressão de informação faltando, cenas cortadas foi estranho…vou continuar vendo pra ver se tenho uma impressão diferente, e talvez eu leia o manga pra ver se é bom como dizem 🙂

    Curtir

  20. rafiq

    HUAHUAHUA…. leio Toriko desde o começo e o maga é bem divertido….
    já o anime, sério…. nenhuma necessidade de enfiarem goela a baixo de todos a Tina, eu dropei o anime na época do lançamento por causa dela… retomei semana passada… achei que ela ia sumir em algum momento… mas não…. tudo bem… em toriko faltam personagens femininas, só lembro da Rin e da Setsu, mas daí a inventar, tenha dó… to dropando denovo (episódio 43), vou ficar só com o manga que ta ficando bem interessante.

    Curtir

  21. Heverson

    Vou começar a assistir Toriko porque acabei vendo alguns spoilers e fiquei curioso pra saber se é bom ou não, agora tirei minha conclusão, vou começar a assistir e a ler o mangá e estou apostando minhas fichas de que Toriko é um anime muito bom. Não assisto Shounen desde que Katekyo Hitman Reborn acabou.

    Curtir

  22. carlos

    Não gostei achei muito bobo! O principal é um Kenshiro do Hokuto no Ken com golpes cheio de esteriótipos! Parece um pretexto alienante para tornar natural a pesca e a caça de animais!Como baleias,golfinhos,focas!Que os animais existem unicamente para satisfazer o paladar dos homes! O cara fuma maconha e vai caçar capivaras e micos.Ridiculo!

    Curtir

  23. carlos

    Observação não sou vegetariano e nem ecologista!Só acho que tem muita coisa melhor do que isso!

    Curtir

Deixe um comentário