Review – Kare Kano: as razões dele, os motivos dela.

O que acontece quando uma pessoa decide tirar sua “máscara” e começar a viver sendo ela mesma?

Alguns talvez podem dizer que estou uns 5 anos atrasado para essa review, mas eu respondo: antes tarde do que nunca! Kare Kano é um shoujo de autoria da Masami Tsuda e foi publicado no Brasil em 2006 pela editora Panini, possuindo um total de 21 volumes. Na época de seu lançamento eu ainda estava na escola e uma amiga começou a comprar o mangá, acho que cheguei a ler alguns volumes mas ficou por aquilo mesmo. Tempos depois eu já tinha vontade de ter o mangá, então vieram algumas pessoas me falando bem dele e surgiu uma oportunidade de comprá-lo completo, assim o fiz. Não me arrependi!
Estou atualmente no volume 7 do mangá, vou fazer o review com base na leitura desses volumes e não vou dar  spoilers importantes, então não precisam de preocupar muito.

A história

Kare Kano – as razões dele, os motivos dela – conta a história de Yukino Miyazawa, uma garota que é a típica estudante modelo: ótimas notas, boa nos esportes, bonita e elegante. Sempre disposta a ajudar os outros, Yukino é admirada por todos os seus colegas. Porém, isso tudo é apenas uma fachada, porque na verdade ela é considerada a Rainha da Vaidade! Isso mesmo, essa não é a verdadeira personalidade da garota, ela apenas gosta de ser elogiada e contemplada pelas outras pessoas, um egocentrismo sem tamanho. Assim, desde pequena ela vem guardando esse segredo dos outros, exceto de sua família, claro, pois quando está em casa ela é desleixada e fica o tempo todo estudando para poder sustentar suas boas notas. Mas tudo isso muda quando ela entra no ensino médio e conhece seu novo “rival”: Sôichiro Arima. Ele, assim como a Yukino, tem notas altas, é bom nos esportes e bonito A diferença é que o Arima não faz isso para chamar a atenção das pessoas, ele é perfeito naturalmente e isso enfurece a protagonista  que começa a tratá-lo como um inimigo. Tudo ia bem até que acontece algo que vai mudar completamente o rumo da vida dos dois estudantes perfeitos: Arima descobre o segredo de Yukino e passa a chantageá-la, pedindo para a garota fazer suas tarefas escolares enquanto ele fica no bem bom descansando. Mas rapidamente descobrimos que isso era somente uma brincadeira do Arima, e os dois então decidem parar de se esforçar para serem perfeitos e agradar os outros e começam a ser quem realmente são, assim eles se tornam amigos e em pouco tempo passam a namorar. Então a história começa a se desenvolver.
O ponto onde estou no mangá agora é mais ou menos onde acaba o anime, e está ficando muito interessante. Percebemos que está acontecendo uma grande confusão dentro da mente do Arima e mesmo que ele tente esconder dá pra notar que algo o está chateando. Estou bastante curioso para saber as razões por trás do comportamento dele.

Opinião geral

Bem, eu estava um pouco desapontado com shoujos (por causa de Black Bird, é) mas ao começar a ler Kare Kano esqueci disso completamente, nem sei dizer exatamente o que me fez gostar desse mangá… Se é a sensibilidade da Masami Tsuda, o modo como ela conta a história que faz com que você possa olhar para o personagem e se ver ali, naquela situação. Também algo que eu gosto muito em mangás é quando o autor consegue transpor todo o sentimento do personagem somente numa imagem, sem precisar utilizar textos, acho esse artifício muito legal e sempre costumo reparar. Ou o fato da série se manter com o pé no chão, ou seja, sem utilizar de coisas absurdas que nunca aconteceriam só para chamar atenção, ou ainda o carisma presente em praticamente todos os personagens. E esse é outro assunto interessante: Kare Kano possui vários personagens e todos eles têm seu papel lá dentro, todos têm suas vidas, sentimentos, e estão lá por algum motivo. Não fica parecendo que os coadjuvantes estão ali só para cumprir cota (Talvez exceto a pobre Tsubasa, que depois de se acertar acaba virando mais um “cachorrinho” do que qualquer outra coisa. xD). Além da Yukino, que está sempre ativa e sorridente, disposta a enfrentar qualquer problema que apareça, e do Arima que é sempre gentil com todos, temos a família da Yukino. Eles são figuras à parte presentes em diversos momentos cômicos da série – e também momentos sérios. Foi emocionante a lição que o pai dela deu para o professor que queria o fim do namoro do Arima e da Yukino. Outros personagens que posso citar são o Asaba, mulherengo folgado e melhor amigo do Arima, o trio de garotas que acabou ficando amigo da Yukino quando ela estava enfrentando problemas com a sua turma por causa do plano da Maho de acabar com a reputação da garota, e a própria Maho que foi perdoada pelo que fez e passou a andar com o grupo.

Mais personagens ainda vão surgindo, e é interessante como aos poucos a autora vai se aprofundando neles fazendo com que a história nunca fique cansativa, nos apresentando sempre situações novas.
Vi que algumas pessoas ainda falam que o traço dela não é muito bom… Eu não concordo, acho o traço dela muito bonito, agradável eu diria. Ela consegue passar mensagens somente através do olhar do personagem, como já comentei mais acima. E também um destaque são os personagens chibi nas cenas cômicas, que não tem como não rir.

Considerações finais

Bom, quem gosta de mangás que falem do cotidiano, acontecimentos do dia a dia, não de modo simplório, mas natural, com certeza recomendo Kare Kano. Os problemas que vão surgindo são interessantes e não há enrolação para serem resolvidos. A comédia é leve e de fato engraçada. Outro ponto legal é que junto com o mangá tem alguns one shots (histórias curtas de somente um capítulo) da autora, e valem muito a pena serem lidos. O primeiro deles lida sobre insegurança e falta de autoconfiança, o segundo sobre o preconceito. É incrível a capacidade da autora de te emocionar sem precisar dar muitas voltas e, como eu disse, quem passou por coisas parecidas consegue facilmente se enxergar nos personagens e compreendê-los.
Sobre a edição da Panini, o mangá é de 2006 e desde essa época já percebemos o tratamento um pouco mais diferenciado que ela dá aos mangás, comparando com as demais editoras. As contracapas ainda não eram coloridas mas já possuiam desenhos, e quando tinha espaço colocavam uma galeria ou preview da próxima edição. Sem contar a sessão de cartas que eu gosto bastante (Apesar de já ter visto gente reclamar… Mas sou da opinião de que se não gosta, basta não ler). Ainda também sempre presente o glossário, os sufixos e o aviso de que você abriu o mangá pelo lado errado personalizado.
Finalizando, quem quiser correr atrás do mangá vale a pena, talvez seja difícil achar alguns volumes, mas acho que ainda se encontra em sebos ou de pessoas que querem se desfazer da coleção.

por Trunks

Publicidade

18 Comentários

Arquivado em Mangás, Review

18 Respostas para “Review – Kare Kano: as razões dele, os motivos dela.

  1. Saudações

    Karekano é bom demais. Não tive a oportunidade de ver o mangá, mas o anime é simples e direto no ponto.

    Trunks, acertaste no ponto nesta ótima review.

    Até mais!

    Curtir

  2. Ricardo FH

    Não me lembro de ter ouvido o nome dessa série, mas me pareceu muito boa, só não vou pesquisar mais sobre pois já compro mangas demais, e tenho muitos outros em mente, pois sou muito consumista com esse tipo de coisa, rsrsrsrs.
    Mas sobre onde encontrá-los, eu não procurei, mas na Comix é quase certo que tenha (os otakus paulistanos devem saber do que estou falando, e para quem não sabe, já inventaram o Google, é só colocar lá Comix Book Shoop), pois lá tem quase tudo que você possa imaginar.
    E ótimo post mais uma vez, e Obrigado Comix!

    Curtir

  3. Nossa bateu uma vontade de ler o mangà… Eu sò vi o anime e adorei”menos o episodio 18.”

    Curtir

  4. Ótima review, Trunks! Apesar de você não ter lido tudo ainda, acredito que você cobriu bem todos os pontos importantes e captou o espírito da obra [apesar que talvez você não goste de algumas coisinhas que vão acontecer do meio para o fim]. Também acho a Tsuda uma mangaká muito competente, tanto nos desenhar quanto passar as emoções dos personagens e contar suas histórias.

    Agora, ao ler sua review fiquei com muita raiva, pois acabei lembrando da minha burrice. É que eu comprei apenas os vols.1 e 2 na época. Alguns anos depois li tudo pela net e fiquei de comprar os outros volumes, só que quando fui fazer isso, já era. Resultado: não pude colecionar um dos meus mangás favoritos. Espero que seja republicado algum dia, nem que seja nos EUA e em outro formato.

    J

    Curtir

  5. Hayashy Bullock

    Eu ja vi o anime e comprei a coleção completa há muito tempo atrás. A história vai amadurecendo até o final da série. Mas achei precipitado você fazer esta resenha sem ao menos ler toda a obra! Por que tem muito chão ainda! Eu, particularmente, gosto muito do mangá, mas…

    Curtir

  6. Eu dia que essa review vem em boa hora, afinal coisas asim não tem um momento vem quando se é hora de fazer uma análise( e isso pode levar algum tempo……..XD).
    Mas foi uma excelente escolha se devo dizer, o anime é muito bom e o mangá, sou doida para ler, mas é claro vai achar………procura, procura não é assim não fácil( mas ainda não desisti).
    Muito legal vc mencionar a questão do traço, tanta gente mete pau, sabe tá certo que nem todo(a) mangaka pode fazer o que os fãns esperam, mas acho que isso faz parte( não se pode agradar a gregos e troianos, uns ahcam firme e outros…….XS).
    Ótima escolha mesmo, se eu fosse fazer algo assim escolheria um mangá marcante tb, e esse tipo de artigo(review) é muito bom, continue o bom trabalho. XD

    Curtir

  7. Rayovac

    cara que massa… é bem do tipo que eu gosto, ainda não tinha ouvido falar desse manga… com certeza final de semana vou dar uma conferida valeu pessoal =)

    Rayovac!

    Curtir

  8. Sempre recomendo o mangá de Karekano. É um dos mangás que mais gostei de ler, cuja coleção não me desfaço por dinheiro nenhum (assim como CCS, Fruits Basket, Paradise Kiss e Nana – esse último ainda em andamento).

    Ele prova que ainda existem bons shoujos (mesmo que poucos ultimamente).
    Black Bird é legal, tenho até o volume 7, mas vampiros não me impressionam muito. Não me cativam. Acho que banalizaram tanto o tema que fiquei esgotada.

    Mas Karekano sabe explorar a rotina como ninguém. =)

    Curtir

  9. Mugi-chan

    Dificilmente se encontra algum shoujo tão bom quanto Kare Kano, talvez Todoke? Mas nem tanto…
    Kare Kano é simples e completo. E Tsuda é uma figuraça!!!

    Curtir

  10. HSKAJINO

    Na minha opinião, o melhor “shoujo classico”. Sem excessos de originalidade (leia-se: firulas, situações absurdas, confusões ilogicas). Coisas que eu considero que Kimi Ni Todoke tem.

    Eu não gosto do anime não viu! Um aviso ao pessoal que comentou acima. Não estou falando que é ruim! O anime teve um série de problemas (por isso que terminou antes do final da série).

    Pelo que eu li na época, o Estudio Gainax estava com problemas de pessoal (o mega sucesso de Evangelion provocou um exodo dos artistas). Ai teve aqueles desenhos estanhissimos do final da série…

    Curtir

  11. Adorei a review :3 Kare Kano é simplismente uma das histórias que eu mais amo! Mas não cheguei a ler o mangá, fico com muita vontade de tê-lo completo, mas tenho medo de não conseguir completar a coleção (que já me aconteceu com sakura card captors x-x”) Caso eu ache os primeiros volumes, vou comprar todo o restante da coleção *-* é um anime com lições pra vida toda (: Eu me acho um pouco parecida com a personagem, por tirar notas boas sempre e ter um bom comportamento na escola só pra não ouvir meus pais reclamarem -qq mas o colegial estraga qualquer um né 8D HSAUHSAUSH ando mais solta e conversadora ultimamente :xx mas me acostumei a tirar notas boas e não quero mudar isso x-x” -nerd-

    Enfim, minha vida nao tem nada a ver com isso 8D HSUAHSUAHSA muito bom trabalho com as reviews! Sempre que posso, venho aqui dar uma lida :3

    Curtir

  12. Muito boa a resenha, mas uma coisa eu garanto, se vc achou boa por ter lido até o sétimo volume, é porque não chegou na segunda fase da história, pois aí vai achar EXCELENTE!
    O anime cobriu a primeira fase toda, não dando detalhes da peça de teatro, senão me engana do volume 9, que por si só é impressionante, e dá vontade de reproduzir a peça, mas ao chegar na segunda fase da estória, há um aprofundamento psicológico muito maior dos personagens, e você trava, com medo de saber o que vai acontecer.
    Recomendo fazer uma nova review quando terminar o mangá (mas vamos desconsiderar último(s) capítulo(s))

    Curtir

  13. KiraNaru

    Tava fuçando na internet em busca de alguma materia legal até q achei essa. gostei bastante mesmo!

    karekano é uma das minhas series favoritas e eu tbm super recomendo ela. Os personagens são inesquecíveis… Pena q eu não consegui comprar todos os volumes do mangá… T-T

    Curtir

  14. xxxMrBacon

    Sobre a Tsubasa… vai se aprofundar mais na história dela e do Kazuma lá no vol. 11
    Gosto demais de KareKano, um dos meus mangás favoritos, de fato! xD
    Tenho a coleção aqui, sempre que dá, pego e releio! xD
    Um dos meus personagens favoritos é o Reiji… :3

    Curtir

  15. Arashi

    Foi o primeiro anime que assisti legendado. Claro que me apaixonei. É muito engraçado e divertido! Fiquei besta com o final (inexistente) e fui atrás do mangá. Quando li tudo, foi inegável: um dos melhores títulos que já li. Vou dizer que o Trunks falou tudo. Ótima review de um ótimo mangá! =D Quem não leu, leia! Garanto que não vão se arrepender.

    Curtir

  16. Karekano foi um dos primeiros shoujos que assisti. Confesso que o anime me decepcionou um pouco por estar incompleto, mas quando li o mangá não teve como não me apaixonar (*_*). Recomendo também Fruits Basket, tanto o anime quanto o mangá. É preferível assistir o anime primeiro, porque ele, apesar de incompleto, dá uma boa introdução a história. Pra quem gosta de shoujos é uma ótima pedida.

    Curtir

  17. Esse mangá é foda! Preciso fazer uma review dele também D:
    Achei fantástica a mudança de sensação que a autora consegue passar…o que começa com um mangá altamente cômico, passa a se tornar um mangá perturbador (no bom sentido). E ainda assim…continua com um misto das duas coisas. É ótimo!

    Curtir

  18. Pingback: Volume 25 do mangá ‘Switch Girl!!’ será o último | ChuNan! - Chuva de Nanquim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s