Eu Recomendo #11 – Conhecendo Esportes Alternativos

Recomendo Esportes AlternativosSó não tem a São Silvestre.

E chegamos com o primeiro Eu Recomendo do ano (ok, teve a última parte do resumão de 2012, mas ele não vale) com um dos gêneros que vocês mais pedem durantes esses quase 2 anos de blog. E para isso estou de volta depois de ficar afastado desde o Eu Recomendo #08 de Mechas (já disse que o resumão não vale!) e justamente para falar de animes de Esportes, o meu gênero preferido! E muitos já devem ter percebido, porque eu estou sempre comentando de um anime desse tipo por aqui. Tanto que eu tive que mudar um pouco a ideia que os nossos leitores poderiam ter dessa lista.

Os animes de esportes mais mainstream já apareceram nessa coluna. Comentei de Hajime no Ippo no primeiro Eu Recomendo #01 de Shounen de Porrada, Giant Killing apareceu no Eu Recomendo #05 de mangás Seinen. Fora que eu já fiz um Cenas Marcantes só sobre esportes que conta também com One Outs, Major, Slam Dunk e Initial D (que o youtube teve o prazer de tirar quase todos os vídeos e um dos motivos para eu ficar desanimado quanto a essa coluna). Então a lista com esportes mais conhecidos já está pronta, porque eu faria a postagem com todos esses animes e só incluiria Real, que eu já fiz até um review sobre.

Mas não é só de Futebol, Baseball e Corridas são feitos os animes de esportes, também temos aqueles que quase ninguém conhece ou acompanha e deles também são feitas ótimas historias! E é isso que eu resolvi tratar! E vamos deixar de papo furado e partir para as recomendações, não se esqueçam que vocês também podem comentar sobre os animes que faltaram na lista! Não precisam ser só sobre esportes “alternativos”, muitos animes de esportes mainstream ficaram de fora, como o famoso Eyeshield 21.

hikaru no goHikaru no Go

Esporte: Go.
Demografia: Shounen
Anime: Studio Pierrot, 2011, 75 episódios + 1 especial
Mangá: Shounen Jump, 1998, 23 volumes (Completo)

Sinopse: Shindou Hikaru é um garoto de 12 anos que acabou de ter a mesada cortada por ter acertado apenas 8% das questões na prova e vai para o sótão do avô para tentar achar algo para vender. Lá ele encontra um tabuleiro de GO que parecia estar manchado de sangue, só que sua amiga não consegue ver a mancha e o jovem Hikaru ouve uma voz misteriosa enquanto ele tentava limpar o sangue. Essa voz era a de um fantasma que apenas ele pode ver, seu nome é Fujiwara no Sai, um habilidoso jogador de Go do passado que por causa de alguns eventos acabou tirando sua vida. Ainda sem conseguir descansar em paz, ele acabou tendo o espírito preso no tabuleiro de Go e vai precisar de Hikaru para atingir o seu grande objetivo: a Mão de Deus. Só que o garoto não se interessa e não sabe nada sobre o jogo…

Comentários: Hikaru no Go está fácil entre os meus mangás/animes favoritos. Comecei a ler ele apenas por curiosidade depois de saber que o desenhista era o Takeshi Obata, mesmo desenhista do Death Note (o anime da moda na época). Primeiro olhei o número de capítulos e me surpreendi, afinal de contas são mais de 100 para um mangá de GO? Mas a qualidade da história é impressionante, você começa a ler e não para, mesmo sendo sobre um jogo que você não consegue compreender direito. A trama da minha sinopse parece ser simples, mas o mangá nos mostra algumas questões até mesmo profundas em alguns momentos. O desenvolvimento de personagens e a arte são invejáveis, coisa que você não vê em qualquer história. Pra mim Hikaru no Go só perde para Slam Dunk e Real no gênero esporte, porque esses dois realmente são de outro mundo.

chihayafuruChihayafuru

Esporte: Karuta
Demografia: Josei
Anime: Madhouse, 2011, 2 temporadas de 25 episódios
Mangá: Be Love, 2007, 19 volumes (Em andamento)

Sinopse: Chihaya Ayase é uma garota que sempre fala a primeira coisa que vem a cabeça e que possui uma grande admiração pela irmã, tanto que o seu sonho seria vê-la se tornar uma top model do Japão. Um dia somos apresentados ao mais novo aluno transferido da sua classe, Arata Wataya, que é um alvo de gozação de toda a classe e mesmo assim ela resolve se aproximar dele. É com essa amizade que Chihaya tem o primeiro contato com Karuta, que para ela era apenas um jogo no começo e que no fim vai se tornar o seu grande objetivo e interesse com o passar dos anos. Taichi Mashima, que era um dos responsáveis pelas brincadeiras com Arata, acaba também se interessando mais pelo jogo, por teimosia e para mostrar que era muito melhor que o garoto. Logo após entrar no colegial, Chihaya resolve fundar um clube para jogar campeonatos e cumprir uma promessa feita anos atrás com os dois garotos, mas o grande problema é que o esporte não é popular e isso acabaria atrapalhando seus planos.

Comentários: Chihayafuru trouxe novamente aquele ânimo de todo anime com um esporte novo. Afinal de contas quem já tinha ouvido falar de Karuta? Tudo o que nos é mostrado sobre aquele mundo é novidade e acabamos presos na gostosa história que começamos a acompanhar. Os personagens são bem trabalhados e carismáticos, a animação é linda e o tom entre o sério e a comédia vem na medida certa. Tinham saído alguns boatos sobre o fracasso que tinha sido as vendas dos DVDs/BluRay e isso tinha até me desanimado já que a primeira temporada terminou totalmente em aberto.Só que agora em janeiro está começando a segunda temporada do anime, esperamos que continue firme e forte! Além disso, o mangá é constantemente elogiado e continua também sendo um sucesso no Japão.

bamboo bladeBamboo Blade

Esporte: Kendo
Demografia: Seinen
Anime: AIC A.S.T.A, 2007, 26 episódios
Mangá: Young GanGan, 2005, 14 volumes (Completo)

Sinopse: Toraji Ishida é o treinador do clube de Kendo da escola Muroe, que atualmente só tem duas garotas inscritas, sendo que só uma treina realmente. Ele acaba aceitando uma aposta em um encontro com o seu amigo que também é um treinador de um clube de Kendo, ela envolvia uma luta entre as duas escolas, se Ichida ganhar ele ganharia refeições de graça por um ano inteiro. O problema é que ele precisaria de 5 garotas para essa competição e conseguir mais 3 garotas não seria a garantia de vitória. Ishida encontra uma caloura extremamente talentosa faltando um mês para a partida, seu nome é Tamaki Kawazoe. A partir daí… bem, só o tempo responderá.

Comentários: Bamboo Blade é muito mais puxado para a comédia do que para o esporte em si, diferente dos animes aqui citados e isso não quer dizer que ele é ruim. Divertido demais, a história em si não é espetacular, mas os seus personagens conseguem ser a atração principal. Todos são divertidos, cada um com uma personalidade diferente do outro e que todos conseguem cativar do seu jeito. E as partes que são voltadas para as lutas de Kendo são muito bem feitas e até mesmo emocionantes, já que na maioria das vezes são lutas em equipes e você fica nervoso para saber se eles vão conseguir passar por aquela fase. A grande pena do anime é que ele não é finalizado, mas após o fim você pode procurar pelo mangá, que está traduzido em português (só procurar no tio Google que vocês acham).

overdriveOver Drive

Esporte: Ciclismo
Demografia: Shounen
Anime: Xebec, 2007, 26 episódios
Mangá: Shounen Magazine, 2005, 17 volumes (Completo)

Sinopse: Shinozaki Mikoto vive em uma grande rotina, sua vida basicamente é ir até o colégio e depois voltar para casa e isso parecia que nunca iria mudar até que ele conhece Fukazawa Yuki e se apaixona pela garota. Um dia Yuki pergunta se ele não gostaria de se juntar ao clube de ciclismo do colégio e ele aceita mesmo sem nunca ter praticado nenhum esporte. O problema é que ele aprendeu a andar de bicicleta faz pouco tempo, mas o garoto tem uma dedicação imensa e um grande potencial para se tornar um grande esportista.

Comentários: O grande problema dessa série é o começo bem lento, você vai até estranhar, mas aos poucos eles vão se soltando e o ritmo começa a ficar cada vez mais forte. Over Drive me ensinou algumas coisas sobre ciclismo, como os vários tipos de corredores, a diferença que faz você estar nos pelotões e como uma subida pode ser complicada. O anime possui apenas uma corrida, ele não cobre todo o mangá, mas mesmo assim ele é muito competente. Devo ter visto os episódios da competição em apenas 2 dias. É emocionante e eu nunca pensei que iria dizer isso de uma competição de ciclismo. Over Drive é aquele caso que mostra o quanto os japoneses conseguem tornar qualquer coisa emocionante. O mangá foi publicado na Shounen Magazine onde conseguiu uma boa reputação. O lado bom é que os scans da vida estão retomando a tradução da série, então é um bom momento para você pensar na possibilidade de lê-la.

shion no ouShion no Ou

Esporte: Shogi
Demografia: Seinen
Anime: Studio Deen, 2007, 22 episódios
Mangá: Afternoon, 2004, 8 volumes (Completo)

Sinopse: Shion Yasuoka é uma garota apaixonada pelo shogi, um dos jogos de tabuleiro mais tradicionais do Japão. Porém sua paixão te uma única motivação: a morte de seus pais. Quando pequena, Shion viu seus pais serem assassinados em sua frente, e por causa do choque ela acabou se tornando uma garota incapaz de falar. A única lembrança foi uma peça de shogi largada em cima do corpo do seu pai, que teria ligação com o assassino e com o futuro da garota. Agora ela deve se tornar uma mestre no esporte e resolver muitos mistérios para chegar até as pessoas que causaram o maior trauma de sua vida.

Comentários: Shion no Ou foi adaptado pelo estúdio Deen e é um dos casos que a série cobre praticamente toda a versão em quadrinhos. Mesmo sendo feito pelo contestado estúdio Deen, a série consegue te prender dentro do clima de mistério imposto por um jogo e um plot de suspense que ajuda muito no desenvolver da mesma. Ao contrário de Hikaru no Go, por exemplo, Shion no Ou acaba tendo um foco muito maior na personalidade dos personagens e na resolução do caso envolvendo Shion. Nem por isso o esporte é deixado de lado, sendo usado até o fim para o entendimento da história, afinal a peça que começa tudo é realmente a que termina. Infelizmente o mangá é bem difícil de se encontrar completo, mas o anime deve saciar a sua sede.

kokou no hitoKokou no Hito

Esporte: Alpinismo
Demografia: Seinen
Mangá: Young Jump, 2007, 17 volumes (Completo)

Sinopse: Mori Buntarou prefere ser deixado em paz em seu primeiro dia em um novo colégio, mesmo assim um colega de classe continua o enchendo e deixando ele cada vez mais irritado. Esse colega de classe o provoca, dizendo que nunca mais iria irritá-lo se Mori conseguisse escalar o prédio da escola. Mori aceita o desafio, mesmo sabendo que um erro poderia significar a sua morte e durante todo esse trajeto ele acaba sentindo uma série de emoções que vão marcá-lo desde esse primeiro contato até a vida adulta com o alpinismo.

Comentários: O único “apenas mangá” dessa lista, Kokou no Hito está aqui porque não merece ser deixado de fora. Um mangá maravilhoso que me foi indicado pelo nosso parceiro Judeu Ateu do blog Mangás Undergrounds. Como ele mesmo disse, o mangá parece começar clichê, mas aos poucos ele vai mostrando a sua verdadeira cara e te prende de uma maneira que você só vai se sentir bem quando finalmente terminar de ler o último capitulo. Não fiquem desanimados com a primeira fase do mangá, ele cresce muito depois. Você vai ver que tem algo a mais ali só olhando para a qualidade da arte do autor Shinichi Sakamoto. Ele consegue nos passar a beleza do pico de montanhas ou até mesmo o quanto opressor pode ser a altura assustadora ou os perigos que a natureza traz para os alpinistas em vários momentos.

52 Comentários

Arquivado em Animes, Eu Recomendo, Mangás

52 Respostas para “Eu Recomendo #11 – Conhecendo Esportes Alternativos

  1. Também tem o novo trabalho da autora do Honey & Clover, a Chica Umino: March Comes in Like a Lion (3gatsu no Lion) que fala de um jogar de Shogi. Obviamente que não sei se é somente sobre Shogi.

    Curtir

  2. Hawk-

    ciclismo é golden boy /o/ (sei q minha resposta foi idiota .-)

    Curtir

  3. Justin

    Tem Kurogane sobre kendo tambem

    Curtir

  4. Lista interessante…Com alguns animes que botarei na minha lista pra ver no futuro. ^^

    Da lista os que conheço são:

    Over Drive é muito bom! Tem personagens bacana e uma história bem divertida de acompanhar. O maior problema desse anime pra mim é inúmeros flashbacks inúteis que tem durante a corrida.

    Chihayafuru é um anime que não considero a “última bolacha do pacote” como muitos consideraram em sua season 1 mas nem por isso me atrevo a dizer que é ruim.

    E surpreso(mais muito feliz) que incluiu Kokou no Hito na lista. Comecei a acompanhar o mangá algumas semanas atrás por acaso e o achei bom demais. Tanto que até coloquei como avatar do meu face a capa do volume 1 do mangá tamanha a empolgação. =D Por um acaso até iria cita-lo aqui mesmo não sendo um anime pq é uma obra que merece ser lida.

    PS: Um anime de um esporte que recomendaria, sem sombra de dúvidas, é o fantástico Cross Game.

    Curtir

  5. KuroKami

    Um mangá de esporte que eu li e gostei, no ano passado, foi Glaucos, o esporte abordado no mangá e o Free-Diving (mergulho livre) nesse mergulho a pessoa tem que mergulhar o mais fundo possível sem ajuda de aparelhos, apenas prendendo a respiração, no mangá eles querem chegar a 100 metros de profundidade, mas na realidade o recorde já e de 121 metros de profundidade, isso no masculino, no feminino o recorde e de 88 metros.

    Glaucos tem 4 volumes e foi traduzido pela Uchiha Scans.

    Curtir

  6. Chihayafuru é o unico anime da lista ai que eu vi, e putz, é um dos melhores animes que já vi ❤
    A arte é ótima, os personagens são bem trabalhados e a historia também, recomendo muito para o pessoal que está com o pé atras de ver ~

    Hikaru no Go ta na minha lista ~

    Curtir

  7. Gostei mt da lista, os únicos que conhecia era Over Drive, Chihayafuru e Hikaru no Go.
    Acho mt estranho o pessoal gostar tanto de Hikaru no Go! Assisti ele ao mesmo tempo que Chihayafuru e não consigo descrever o quão horrível eu o acho. Sério mesmo. Os personagens terminam exatamente do mesmo jeito que começam, o que acontece com o Sai é broxante, e nem aquele campeonato no final do mangá esquenta as coisas…
    Sobre Chihayafuru, é, provavelmente, meu anime preferido EVER. Acho que a importância e a complexidade que ele dá pros personagens, principalmente pros coadjuvantes, é uma coisa que nunca vi fazerem tão bem feito em outro anime.
    A única coisa que acho que poderia ser melhor, como você mesmo comentou no review de Chihaya (eu acho),eram as competições de Karuta. Chihayafuru podia aprender muito com One Outs. Sem dúvidas eu acho que há muito espaço pra estratégia no Karuta, mas infelizmente a série negligencia um pouco este aspecto.
    No mais, nada mais.

    Curtir

  8. Over Drive é realmente incrivel a unica corrida q tem no anime é muito emocionante mesmo

    Curtir

  9. Tem um erro no início da matéria.
    O anime de Hikaru no Go é de 2001, e não de 2011.

    Curtir

  10. Gabriel Fernandes

    Esse de alpinismo me interessou DEMAIS, pena que não tem lançado nos EUA pra poder importar :/ e duvido que chegue aqui algum dia, o jeito é ler por Scans mesmo.

    Curtir

  11. *Lendo o tópico quando vejo um que me interessa muito*
    Kokou no Hito
    2 segundos depois, vejo que só existe mangá dele.
    Delícia. =D
    Ç_Ç

    Curtir

  12. Nano

    Eu acho , que Air Gear cairia bem nesta lista.Se bem que o ”esporte” em Air Gear vai se perdendo com o passar dos capítulos…

    Curtir

  13. Podia ter citado Dontem Prism Solar Car x)

    Curtir

  14. Puts, uma ótima matéria, todos grandes mangás, mas Air Gear realmente fez falta, apesar do que estar no mangá não é bem um ‘esporte’, mas é um ótimo shounen. Shion no Ou eu nunca tinha lido mas depois de conferir me pareceu uma excelente obra apesar da arte não ser tão refinada como Hikaru no Go (comparar também seria apelação.)

    Curtir

  15. Kemeko

    Kokou no Hito é com certeza um dos três melhores mangás de esporte que eu já li e um dos melhores mangás ever. Todas as fases da vida do Mori são excelentes e desenvolvem o personagem pra fazer com que ele chegue no ponto que ele chegou no fim do mangá. Acompanhar a evolução do personagem é uma experiencia muito boa, ainda mais se levar em conta a arte magnífica que o mangá tem. Acho que qualquer pessoa que procura alguma coisa mais profunda em termos de mangás de esporte deveria ler pelo menos os primeiros quatro volumes da história pois não vai se arrepender.

    Curtir

  16. diogo27amorim

    Acho que faltou girls of the wilds

    Curtir

  17. Carlos

    Nao foi citado Saki? Sobre Mahjong estilo Riichi [Maajan]? Ou nao eh considerado esporte?

    Curtir

  18. Zé Lelé

    Faltou Girls und Panzer

    Curtir

  19. Parabéns Luk, meus sinceros parabéns, você finalmente conseguiu.
    Uma lista onde eu não discordo das suas escolhas. Aproveite porque dificilmente vai se repetir. Não li no entanto…

    Curtir

  20. Fiquei bastante interessado nesses mangás, se possivel gostaria de mais recomendações de bons mangás de esporte (que não sejam os de sempre né…)

    Curtir

  21. Se parar pra pensar a gente encontra animes e mangas de esporte alternativos mais interessantes e realistas que os esportes convencionais, apesar que nós não estamos acostumados a esses esportes talvez por isso eles se tornem tão interessantes, mas mesmo assim é uma coisa pra se pensar, porque os esportes convencionais não conseguem ser “convencionais” e sempre colocam coisas do além para destaca-lo?

    Rayovac!

    Curtir

  22. Rp

    Falta aí Akagi, de mahjong

    Curtir

  23. Gouka

    Tem também o mangá Glaucos, de mergulhadores, mais exatamente, de mergulho em apinéia (google it)

    Curtir

  24. Shion no Ou seria um bom substituto pra hikaru no go aqui no brasil

    Curtir

  25. MMC

    Regatta – Canoismo
    Eyeshield 21 – Futebol Americano

    Curtir

  26. Dante

    Faltou Eyeshield 21!
    De longe um dos melhores mangás de esportes que li, simplesmente sensacional!

    Curtir

  27. Lucas Waroshi

    Pessoal falou de Donten Prism Solar Car e aí eu lembrei que esse mangá existia xd Bom, eu só incluiria nessa lista Kurogane, que é sim uma recomendação válida. Kokou no Hito é um dos mangás mais belos que li, não só na arte, mas também na história de vida de Buntarou e como o autor expressa os sentimentos dele na obra. 10/10.

    Curtir

  28. Lucas

    tem Cross Manage, da Jump! C:
    aposto que quase ngm já ouviu falar sobre lacrosse!! hahah

    Curtir

  29. Caio

    Hirako no Go, Overdrive li os mangás e gostei muito recomendo o primeiro ja está completo, contudo o segundo ainda não encontrei todos os cap. para ler. Já Kokou no Hito li o mangá gostei do começo, porém achei que começou a ficar meio estranho dai parei der ler lá pelo cap. 100. Recomendo Regatta, mas não está completo.

    Curtir

  30. Estou tentando lembrar em que capítulo eu parei em Hikaru no Go para voltar a lê-lo.
    Li até mais ou menos a metade e achei fantástico! Diferente da maior parte dos mangás, a história não se sustenta no carisma dos personagens – mesmo que eles tenham de sobra – ou na arte – mesmo que Obata se garanta – e sim num roteiro bem contruído que não insulta sua inteligência mesmo com o fator sobrenatural da trama.

    (É fato que todos mangás de uns tempos para cá avacalharam demais na dose de ilogicidade sobrenatural para se safar – ou afundar-se mais ainda – dos furos de roteiro.)

    Curtir

  31. Bruno

    Recomendo Slam Dunk =)

    Curtir

  32. Kokou no Hito deveria ser um filme. Um puta dum filme.

    Curtir

  33. Ricardo

    Estou lendo Kokou no Hito (quase terminando)… realmente mt foda esse manga! Recomendadíssimo!

    Curtir

  34. Max

    Luk meu amigo, queria saber se existe algum projeto para hikaru no go, pois a historia terminou de um jeito q deixa um q de continuação… ou estou errado? Na verdade não quero aceitar ali é o fim. =)

    Curtir

  35. Vou assistir Hikaru no Go.

    Vocês poderiam fazer mais desses “Eu recomendo” , que as vezes eu fico sem saber o que ler/assistir. hahaha abraço

    Curtir

  36. Luciano Hayashy

    Faltou Major! Você já chegou a assisti ou ler o mangá, LUK? Se não, pelo menos veja a PRIMEIRA TEMPORADA! É fantástica!!! Recomendadíssimo!

    Curtir

  37. Desses eu vejo Chihayafuru e já li Hikaru no Go, mas o melhor anime/mangá de esporte q eu já vi/li com certeza é Eyeshield 21.

    Curtir

  38. Tem também o Ginban Kaleidoscope que é sobre patinação artística no gelo, apesar dele ter um foco maior na comédia romântica.

    Curtir

  39. thatios

    Recomendo Yawara: A Fashionable Judo Girl. Como podem perceber é sobre judo e tem mangá completo com 29 volumes (331 capítulos) e tem anime completo com 124 episódios e 1 filme e um especial que são a conclusão da obra.
    É simplesmente 5 estrelas por isso fica a recomendação.

    Curtir

  40. Adoro Hikaru no Go a ssim como Chihayafuru mas não se pode esquecer de Cross Game pois é perfeito.

    Curtir

  41. Pingback: Review – Kokou no Hito: O mais belo e profundo mangá de esporte | ChuNan! - Chuva de Nanquim

  42. Beleleu

    falta o Igo Soccer do Nichijou!

    Curtir

  43. Danilo

    to curtindo mto Yowamushi Pedal , capaz de eu curtir Over Drive tbm

    Curtir

Deixe um comentário